Autores: Maya Angelou e Jean-Mihel Basquiat
Tradução: Anabela Paixa
Ano: 2018
Editora: Darkside Books
Páginas: 48
Amazon
E edição de A Vida Não Me Assusta, trazida para o Brasil pela Darkside Books, é uma edição comemorativa de 25 anos da publicação da obra. O livro, que faz parte do selo Caveirinha da editora, tem como foco atingir o público infantil, mas se você tiver a oportunidade de ler este livro, tenho certeza que você se sentirá extremamente tocado.
No meu caso, o que seria uma simples leitura que não tomaria nem quinze minutos do meu tempo, acabou virando um grande soco no estomago e dias numa espiral de pensamento. Afinal, eu tenho medo de quê?
A organizadora do livro infantil, Sara Jane Boyer, escritora e editora, tem como foco associar ativismo social e artes em geral. Assim, surgiu o premiado livro que soma o poema da poeta e ativista Maya Angelou e as obras do artista Jean-Michel Basquiat, um dos mais renomados artistas plásticos do século XX. Dois artistas negros de universos distintos, mas que se identificam por manifestarem os mesmos tipos de obstáculos que já viveram, mas que nunca desistiram. Sendo assim, imagem e poema se unem e atingem o leitor de diferentes formas.
O poema fala sobre a vida, as inseguranças, os desafios, o universo ao nosso redor, fala sobre tudo. Fala sobre as questões universais que vivemos, que estamos passando hoje e que gerações e gerações passarão no futuro. O principal é perceber o quanto podemos utilizar de cada aprendizado da vida. A forma como tudo isso nos afeta, como tudo nos agrega e nos molda para virarmos o que somos como pessoas. Sem dúvidas este pequeno livro é a dose certa de coragem que precisamos.
A forma como este inofensivo livro irá te afetar, dependerá muito de você. Com certeza uma criança irá enxergar este livro de uma forma, talvez até compreender a parte mais superficial do poema, mas quanto mais velhos somos, quanto mais coisas vemos do mundo, mas coisas vemos também dentro dessas páginas e quando percebi isso, foi um verdadeiro choque.
A edição foi traduzida e provavelmente muito do significado do poema possa ter se perdido no meio do caminho, mas ao final da edição podemos ler o poema na integra. Nesta mesma sessão há um espaço para a biografia de Maya Angelou e de Jean-Michel, com um detalhamento de suas obras e o impacto de seus trabalhos e vida no mundo.
Esta edição revela que mesmo com suas obras individuais e singulares, Maya Angelou e Jean-Michel conseguem conversar entre si, se complementam e conseguem passar uma só mensagem. E o leitor, com sua própria forma de absorver a obra, acaba contribuindo para esta leitura seja ainda mais, como uma forma de se manter sempre viva. Segue a minha recomendação para uma leitura em família, para os pequenos, que podem se encantar e se divertir ao dar seus primeiros passos no mundo mágico da fantasia e da imaginação, e também para os adultos, que poderão conhecer mais sobre estes artistas e se sentirem tocados por tamanha intensidade e delicadeza.
Oi, Joi,
ResponderExcluirA fórmula utilizada - ao enaltecer os mais variáveis fundamentos tão primordiais -, rende um bom enredo e um intuito a ser passado.
Não tinha conhecimento da grandiosamente que podemos encontrar nesse livro, portanto, é uma leitura mais que garantida - para quem sabe, realizá-la no futuro.
Este livro com certeza deve ser maravilhoso!!E vou muito pelo que você falou, uma leitura que tinha tudo para ser rapidinha, acaba se tornando de certo modo, algo para ser levado para o resto da vida.
ResponderExcluirNão é o medo infantil, é o questionamento sobre medo que cada um de nós tem. Nossos medos mais secretos e que vivem ali, nos confrontando quase que diariamente!
O livro está na lista de desejados tem um tempo e esta edição da DarkSide é impecável!!!
Beijo
Oi Joi,
ResponderExcluirConheci esse livro esses dias, e apesar de no início não ter dado muito bola, agora quero muito ler ele! Espero comprar logo
Oi Joi,
ResponderExcluirAmei saber que a Darkside criou um selo voltado para o público mais jovem e com histórias tão interessantes. Só recentemente tive um pouco mais de conhecimento sobre Maya Angelou e fiquei bem intrigada com toda sua trajetória de vida e suas obras. Poder ver algo neste âmbito sendo voltado para o universo infantil é incrível. Acho importante ressaltar que um livro infantil não precisa ser compostos só de desenhos. Ter um conteúdo mais completo e de boa qualidade (como as obras Jean-Michel, por exemplo) é essencial tanto para o desenvolvimento da criança quanto para uma aproximação com os pais ou com quem for o responsável por guia-la durante a leitura. A Vida Não Me Assusta me parece ser uma obra maravilhosa (tanto em conteúdo quanto em edição) e uma ótima recomendação para todas as idades.
Oi Joi,
ResponderExcluirSempre tento enaltecer em meus comentários, como livros infantis foram escritos para todas as idades, a diferença é a visão que teremos cada fase da vida...
Acredito que uma criança iria amar a edição, por chamar a atenção, e por ter uma linguagem que busca a compreensão dele, e no nosso caso, nos tocar, nos fazer enxergar ali momentos que já conhecemos...
Já havia lido algumas resenhas dele, tenho certeza de que, além de charmoso, tem uma história muito bonita.
Que bom que mantiveram traços originais.
Beijos
Esta coleção Caveirinha da Darkside serve tanto para as crianças quanto para os adultos...hahaha
ResponderExcluirSe eu tivesse filhos certamente iria querer que lessem um livro assim. Acredito que seja uma boa opção para ser trabalho em escolas também! Além do mais a edição parece linda!
Já vi resenhas desse livro e amei, serio. Apesar de ser um livro voltado para o publico infantil, porque adultos não podem ler também né? rs
ResponderExcluirE ele nos passa uma mensagem bem interessante, sobre nossos medos, como enfrenta-los... É uma ótima historia parar ler para os pequenos.
Bjs
Muito interessante e parece ser diferente, a leitura deve mexer com a nossa mente, fiquei impressionada por o poema falar sobre tudo e com ilustrações, deve nos afetar de uma forma que demora para ingerir tudo. Ideal também para presentear. As dificuldades que os dois passaram são exemplo para nós que não devemos desistir.
ResponderExcluirOlá Joi,
ResponderExcluirAssim que eu vi a obra de Basquiat na capa eu tive um choque e vim correndo ler. Não sabia da existência desse livro, mas ele realmente falou comigo mesmo sendo infantil eu gosto de obras que me instigue a pensar.
E sobre o que você disse de perder o significado do poema por causa da tradução é uma completa verdade, quando se sabe a lingua original do livro fica muito melhor para entender o conceito.
Blog Covil Dourado | Facebook
Olá, não sabia que a Darkside tinha um selo para livros infantis, visto que as obras mais comuns são destinados ao público mais velho. É incrível como algumas obras destinados a crianças exigem uma interpretação mais aprofundada, e neste livro o leitor, seja ele de qualquer idade, possui a tarefa de desvendar os poemas e retirar desses algum ensinamento. Beijos.
ResponderExcluirOlá! A leitura constrói o individuo, auxiliando no entendimento de assuntos distintos. Por várias razões, criei o hábito de ler muito nova, tanto que aprendi a ler sozinha e super apoio que desde pequeno o estimulo em ler seja realizado. O livro resenhado nos traz ilustrações lindíssimas e poemas que parecem que estão nos refletindo. E pode ser uma leitura tanto para os grandes quanto os pequenos. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBjoxx
Oi, Joi! Não costumo ler muito poema nem livros infantis, mas as indicações sobre esse livro foram tantas que ele acabou atiçando minha curiosidade! A edição está lindíssima, realmente a darkside sempre arrasa.
ResponderExcluirOi Joi!
ResponderExcluirAah que fofura esse livro, tenho interesse em conhecer a história, li alguns comentários que me deixaram animada pra ler.
Amei a capa e as ilustrações.
Bjs!
Olá, Joi
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas desejo ele desde seu lançamento.
Gosto muito de livros infantis, leio para minhas crianças. Para elas é mágico, lindo, mas para os adultos trás mensagens que ficamos tempo pensando a respeito.
Beijos