Título original: The Tiger Saga #5: Tiger’s Dream
Autora: Colleen
Houck
Tradução: Raquel
Zampil
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Páginas: 600
Amazon
Amazon
A narrativa construída ao longo de O Sonho do Tigre baseia-se na intenção de explorar o futuro de Kishan e Anamika após sofrerem e aceitarem as consequências dos eventos finais de O Destino do Tigre. Enquanto Kelsey e Ren direcionaram-se para um adorável “felizes para sempre”, cultivando seu amor e usufruindo das regalias que o império monetário dos irmãos tigres conquistou, as figuras de Kishan e Anamika ficaram para trás no tempo, espaço e planos de sua verdadeira criadora.
Relegados ao passado, levados a assumir as responsabilidades e poderes de Damon e Durga, destinados a conviver e servir juntos para o resto de suas vidas, estes queridos personagens iniciam a jornada do quinto e último livro da Saga do Tigre com diversas discussões e, da parte de nosso amado tigre negro, todo o tipo de lamentação acerca do futuro, amor e possibilidades perdidas. Aquele que deveria ser o livro onde observaríamos a trajetória de Kishan e Anamika, onde descobriríamos mais detalhes sobre seu passado, traumas e relacionamento, logo transforma-se em uma última e enorme missão a ser cumprida, esta, envolvendo uma vez mais, ainda que de forma indireta, as figuras de Kelsey e Ren.
“[...] um vilão pode machucar sua mente e seu corpo. Ele pode tomar as coisas que são mais preciosas para você. Mas não pode diminuir quem você é. Seu coração e sua alma pertencem a você.”
Quando Phet ressurge com uma lista misteriosa onde pontuam-se momentos específicos da trajetória e desafios dos personagens que, juntos, consolidam o casal principal desta série, perceberemos que, muito mais do que abordar o destino de dois personagens abandonados após seus sacrifícios dolorosos, encontraremos outro elemento ao longo do desenvolvimento desta etapa final. Ao solicitar ao tigre negro e sua Deusa que voltem no tempo e direcionem elementos afim de que todo e cada evento ocorra da forma como deveria ocorrer, segundo a lógica dos livros anteriores, também retomaremos acontecimentos cruciais para a contextualização e edificação da famosa Saga do Tigre, como observada, amada e acompanhada ao longo dos quatro primeiros livros da série.
Assim apresenta-se O Sonho do Tigre. Na mesma medida em que acompanhamos o relacionamento de Kishan e Anamika, observamos suas brigas, os segredos que escondem um do outro, o carinho que cresce a cada segundo que passa e, as lições que aprendem juntos, enxergaremos acontecimentos conhecidos de livros anteriores sob novo prisma, por meio de novas visões, repletos de novos detalhes e contextos.
Embora auxiliem a explorar novos aspectos da personalidade de Kishan e Anamika, demonstrando, ainda, eventos importantíssimos para os caminhos percorridos no passado dos dois personagens, a retomada de acontecimentos ligados às aventuras dos quatro livros anteriores é cansativa. A estratégia, muito utilizada em obras e séries recentes, nunca foi uma de minhas preferidas. Porém, as falhas que observei no delineamento do último capítulo de uma saga que amo de todo o coração não se limitam à retomada de situações sob nova perspectiva, mas remetem também ao fato de que, mesmo destacando como personagens principais as figuras do tigre negro e Deusa Durga, estes muitas vezes são obscurecidos pela constante presença de Kelsey e Ren.
Esperava nesta obra uma história voltada ao relacionamento de Durga com seu tigre Damon, ansiava por conhecer mais do passado de Anamika, desejei descobrir e acompanhar a beleza da personalidade de Kishan e, acima de tudo, ser capaz de acompanhar a construção de seu destino juntos. Apesar de receber tudo o que desejei, de formas muitíssimo parecidas com as que imaginei desde a finalização de O Destino do Tigre, ao retomar incontáveis vezes o romance de Kelsey e Ren, bem como os desafios que enfrentaram para permanecerem juntos no final, senti que uma parte do brilho desta nova história se perdeu. Para além de minha crítica com relação ao que considero ser uma das maiores falhas desta obra, resta somente destacar a torturante repetição de palavras, frases e explicações.
Sou perfeitamente capaz de compreender que o perfume de “flor de lótus e jasmim” é delicioso, inebriante e encantador; que as longas pernas de uma deusa são magníficas; que os longos cabelos negros são rebeldes e ao mesmo tempo maravilhosos; que os olhos verdes clamam por aproximação e escondem vários segredos, mas não sou obrigada a reler estes mesmos atributos de novo e de novo infinitas vezes. Ainda que a trajetória dos personagens e, principalmente, a relação entre eles, não se baseie somente nestes elementos, é irritante observar quantas vezes eles surgem ao longo da narrativa.
Entretanto, O Sonho do Tigre é um final digno de uma saga maravilhosa. É emocionante, cativante, belo, encantador e repleto de significado e magia. Emociona o leitor e expressa um destino digno para dois personagens tão queridos, sendo um deles o meu preferido de toda a série. Contudo, é um livro com falhas que poderiam ter sido solucionadas de diversas maneiras. Dentre elas, por meio da redução do número de páginas e exclusão de elementos desnecessários aos objetivos principais e verdadeiramente relevantes ao percurso que Collen Houck desejava trilhar. Mesmo em seus deslizes, Kishan e Anamika destacam-se como os principais elementos deste livro e, é graças a eles e por conta deles que busquei a leitura desse livro, mas também amei ter superado cada ponto que considero desnecessário ao longo da leitura. Seu destino é emocionante e repleto de significado, entretanto, cabe a cada amante da série decidir por realizar a leitura ou não.
Olá, tenho interesse em ler a série há muito tempo, e agora que ela está completa não vejo a hora de começá-la. Houck dá uma conclusão satisfatória para uma das premissa mais originais da literatura, ainda que em alguns pontos a obra seja monótona por conta dos acontecimentos pouco relevantes. Imagino que para quem acompanhou cada livro lançado deve ser difícil se despedir de universo e personagens tão queridos. Beijos.
ResponderExcluirOi Alison, tudo bem contigo ???
ExcluirSe tiver a oportunidade de realizar a leitura desta série saiba que está mais do que recomendada !!! A Colleen realmente conseguiu criar algo único aqui e o mais bacana de tudo é que à sua própria maneira ela foi capaz de apresentar para muitos leitores - principalmente os mais jovens - detalhes de uma cultura que não é muito explorada, ou divulgada na literatura.
Só por esse motivo já vale a pena conferir a série né ?! ^-^
Oi Izabel,
ResponderExcluirAinda não tive oportunidade de ler a série, mas gostei bastante das resenhas que li até entao.
Primeiro que adorei a fantasia criada, achei o enredo original, e acho bacana ver no caminhar, como os personagens evoluem. Quanto as repetições, são mesmo um saco, não é porque algo deu certo que ele deve ser repetido diversas vezes, apesar disso, gostei do caminhar que a história teve!
As capas são maravilhosas, sou apaixonada. Que bom que é digno, apesar das ressalvas, vemos que é uma ótima série.
Beijos
Também é trabalho das resenhas, e dos resenhistas, apontar o que pode não ter dado muito certo ao longo da obra né ?! É claro que isso acaba envolvendo um pouco o lado pessoal do leitor, mas acho importante ressaltar o que não agradou, assim outros leitores também ficam sabendo !!!
ExcluirE é exatamente como você disse, apesar das ressalvas, essa é uma série maravilhosa !!!
Já ouvi falar muito dessa serie de livros do Tigre, ainda não tive oportunidade parar ler, infelizmente, pois falam muito bem. As capas são lindas, gosto mais da A Maldição.
ResponderExcluirAdorei a resenha, beijos
Também acho as capas dessa série maravilhosas !!! Talvez desgoste um pouco da de O Sonho do Tigre, mas isso pois gostaria de uma capa com animais e não pessoas, hahaha. Mas não se pode agradar todo mundo né ?! XD
ExcluirQuero muito ler essa série, mas fiquei um pouco desanimada com esse que poderia ter terminado com chave de ouro, também não tenho paciência com repetições de coisas, da uma desanimada e fica uma leitura arrastada. Mas pelo menos parece que o final dos personagens Kishan e Anamika agrada e que da para saber mais sobre eles, mas esperava mais ação e acontecimentos para ficar uma leitura mais eletrizante rs.
ResponderExcluirEu sempre desconfiava que essa estratégia de rever os acontecimentos de uma história pelos olhares de outros personagens não me agradaria, rsrsrs, com O Sonho do Tigre confirmei isso ...
ExcluirSinto que se ele possuísse menos repetições, e consequentemente, uma quantidade menor de páginas, o livro ficaria perfeito. Mas no fim admito que vale a pena passar uma frustraçãozinha para acompanhar mais da trajetória de Kishan e Anamika !!! *-*
ResponderExcluirOlá! Ainda não li essa série, e apesar de todas as coisas positivas que li sobre ela, não tenho o desejo de iniciar essa leitura, ainda que a história pareça ser muito gostosa de acompanhar e as capas serem bem lindas, o enredo e o número de livros não me cativaram.
O importante é saber o que nos agrada né ?!
ExcluirMas às vezes também é legal tentar algumas leituras diferentes, elas podem nos surpreender positivamente !!! ;)
Olá, Izabel
ResponderExcluirAinda não li essa série, mas acompanhei as resenhas dos livros.
Gostei muito da história criada ao longo da série.
As capas dos livros são maravilhosas não vejo a hora de começar a ler.
Beijos
Vou ficar aqui torcendo para que tenha a oportunidade de iniciar essa leitura Luana !!!
ExcluirÉ claro que sempre faço alguns comentários com relação ao que poderia ser modificado, ou mesmo melhorado, hehehe, mas no fim vale muito a pena conferir essa história !!! *-*
Se conseguir realizar a leitura não esquece de me contar o que achou.
Oi, Izabel,
ResponderExcluirVemos que esse é um livro completo em todos os quesitos, que o romance e a fantasia se entrelaçam. E, por esse ser o último volume, é um mar de acontecimentos - que deixam os leitores ligados a cada um deles.
E vemos também que a autora abusou um pouco da escrita, hahaha, ela poderia ter reduzido um pouco o número de páginas e de "flashbacks", assim a leitura seria mais fluída e mais completa. ;)
ExcluirTenho e li somente três livros desta série e não vejo a hora de concluir ela! Engraçado que li em algumas resenhas deste livro que ele era meio desnecessário e agora lendo aqui no blog, entendi que este livro precisava sim, existir! Para que a saga tivesse um final digno e que pudesse fechar o ciclo não só de Anamika,mas também de Kishan!
ResponderExcluirCom certeza, lerei este e o livro anterior também!
Beijo
Eu já estou aqui super curiosa para saber o que vai achar do final desta série !!! *-* Adoro conhecer a opinião de vocês com relação aos livros que comento por aqui !!!
ExcluirE com relação aos comentários de outras resenhas, defendo totalmente a existência desse último livro. É verdade que ele possuí alguns pontos negativos, mas se tantos outros leitores, como eu, tinham por preferido o Kishan, é mais do que necessário fechar a trajetória dele de uma forma digna e tão bela quanto a de Ren !!!
Oi Bel! Gente, sou doida demais pra ler essa saga! Primeiro por causa dessa ambientação linda de morrer que a autora criou, toda essa fantasia do circo e de como o tigre é um príncipe e tudo mais.. Saber que o fim da história esclarece e fecha tudo, que os personagens conseguem se mostrar mais encantadores em suas falhas e erros, é muito bom! Quero muito ver por quais caminhos eles percorrem antes de chegar ao final, que parece ser muito satisfatório. Obrigada pela resenha!
ResponderExcluirBjoxx
Eu já estou aqui super ansiosa para saber o que vai achar dessa história Aline !!! *-* Espero que tenha a oportunidade de conferir essa saga e se apaixonar por esses tigres encantadores !!!
ExcluirE pode ter certeza, esse último livro, apesar de suas falhas, fecha a história de uma forma tão linda que até fez com que essa leitora derramasse algumas lágrimas !!!