O Tipo Certo De Garota Errada | A. C. Meyer

Título Original: O Tipo Certo De Garota Errada
Autora: A. C. Meyer
Ano: 2018
Editora: Galera
Páginas: 280
Amazon

O Tipo Certo De Garota Errada conta a história de Malu e Rafa. Os dois se conheceram na faculdade de Direito, porém Malu não gostava do curso, só estava estudando para agradar aos pais. Ela faz mais o tipo artista, uma pessoa que gosta de viver aventuras e não gosta de seguir regras. Os dois se sentem atraídos um pelo outro, mas não admitem o sentimento. Além disso, Malu tem um relacionamento difícil com os pais, já que ela não é nada do que eles esperam. Ela é a típica ovelha negra da família, destoando completamente de seus parentes. A narrativa do romance segue contando como o relacionamento de Malu e Rafa tem seus altos e baixos e seus desencontros. Até que um dia algo grave acontece e parece ser um ponto que definirá para sempre se os dois ficarão juntos ou não. 

Comecei a leitura bem otimista, as primeiras páginas me deixaram interessada. Apesar do clichê tão usado da garota problemática que não se dá bem com os pais, o livro estava me ganhando. Porém, conforme os capítulos foram passando, fui percebendo que a história começou a ganhar rumos um tanto dramáticos demais, coisas que já vi anteriormente em outras leituras.

Apesar disso, gostei da escrita da autora, dos diálogos e da construção dos personagens. O que me impediu de gostar completamente do livro foi o rumo que a história seguiu. Não foi algo inovador e que prendeu a minha atenção durante toda a leitura. Em alguns momentos eu gostava da história, mas em outros parecia que eu já sabia exatamente o que iria acontecer. Não sei se isso aconteceu por eu já ter lido muitos livros desse gênero ou pelas escolhas da autora. Mas realmente não fui completamente conquistada pela história.



Falando um pouco sobre a parte editorial, gostei bastante da capa e achei a revisão impecável. A editora fez um ótimo trabalho e está de parabéns. O livro é narrado em primeira pessoa, o que eu gosto bastante e a diagramação ficou muito boa, há várias referências musicais ao longo da edição. A escrita da autora é leve e gostosa de ler, os personagens tem personalidades marcantes e consistentes. Infelizmente, a história em si não me agradou tanto, mas pode ser que agrade muitas pessoas que gostam de um romance com muitas reviravoltas.

O Tipo Certo De Garota Errada é um livro indicado para quem gosta de romances que contenham acontecimentos marcantes. Quem ama um clichê e consegue aproveitar a história mesmo prevendo o que acontecerá a seguir, vai curtir esta leitura. Acho muito válido histórias que abordam este furação de mudanças e sentimentos que vivemos no início da vida adulta, que aborde as inseguranças, as descobertas, os relacionamentos. Tudo é tratado de uma forma bastante leve pela autora.

Devido toda minha carga literária, a leitura não deu tão certo comigo, mas li muitas resenhas positivas sobre ele e sei que agradou muitos leitores. Essa é a graça da literatura, não há livro ruim, apenas histórias que agradam a diferentes tipos de pessoas. Por isso é importante lermos resenhas, mas também termos sempre a mente aberta para novas histórias e novos autores. Muitas vezes um livro que mudou a vida de alguém pode não ter tido o mesmo impacto em outra pessoa. O mais importante é se divertir e viver a experiência que somente a leitura proporciona.

13 comentários

  1. Olá! Comecei a resenha meio que revirando os olhos pelo tipo de história que achei que seria, mas fui lendo e confesso que gostei muito da premissa. Eu ainda não li nada da autora, e acho que para começar, este livro é uma boa dica. Gosto do romance, mesmo com esses clichês que a gente conhece.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  2. Oi Raíssa,
    Já conheço a escrita da autora, sou apaixonada por uma outra série dela, mas não nego que é clichê.
    Só de ler "ovelha negra da família" sei que vou me identificar com a protagonista, e o que seria da vida sem uns dramas? rsrs.
    Gosto dese formato de narrativa, apesar de não ter te conquistado, imagino que em mim terá o efeito contrário.
    Também acho a edição belíssima... Que capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse não me conquista também... Estou dando uma pausa nos romances justamente porque os clichês não tem me prendido :(

    Mas pelo que li aqui, acho que gostaria do estilo de escrita da autora! Quando voltar a ler romances, darei uma chance :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a definição: Não existe literatura ruim! É muito isso que penso, gosto! Questão de gosto, apenas isso.
    Já li algumas resenhas muito positivas deste livro,mas sim, em contrapartida, li algumas bem negativas, sobre a condução do enredo.
    Eu? Sou fã de um bom clichê e de quebra, de um drama..rs
    Então com certeza, o livro vai me agradar e muito.
    Lerei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. É um pouco difícil hoje ver romances inovadores e que não sejam clichês sabe? Original, meio difícil. Um vai pegando as coisinhas um do outro e quando vc vê são quase todos iguais. Mas isso não quer dizer que o livro seja ruim só porque parece com um que você leu a um mês atrás rs
    Eu sou suspeita pra falar, leio todos, mesmo clichês, tem uns que cansam demais a leitura sim, principalmente quando a protagonista é chata sabe? Meio morta.
    Mas enfim, sobre o livro a sinopse dele não me cativou muito... Eu sou fisgada ou pela capa ou pelo enredo. E nem um dos dois esse livro tem para mim
    Mas, adorei a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raíssa,

    Apesar da previsibilidade, o enredo consegue chamar atenção, visto que através da história de vida da personagem, a autora tem a possibilidade de passar algo real e cheio de sentimento para o leitor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Raíssa,
    Não fiquei nada empolgada para ler esse livro. Já li um livro dessa autora, e lembro que gostei dele quando eu li, mas não gostei da história desse aí :/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Raíssa
    Não conheço a escrita da autora. Mas gosto de clichê.
    É um livro que quero ler, mas sem expectativas e pressa.
    Gostei do que você disse que não tem livro ruim, é uma questão pessoal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro em e-book e logo a princípio comecei a me identificar com a Malu mas a história não tomava o rumo que eu achava que ela iria tomar e de certa forma para mim não foi uma leitura a nível dos outros livros que a autora Já escreveu

    ResponderExcluir
  10. Olá, existem muitos livros que seriam mais aproveitados se o leitor os tivesse lido antes de ter tido contado com outras obras semelhantes, e este parece ser o caso. É notório que a autora desenvolve uma história pouco original, porém a forma com a qual a mesma a conduz parece ser ótima, deixando ao leitor uma trama bem construída e que traz alguns ensinamentos. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Adoro historias que tenham reviravoltas deixam a trama mais envolvente e agitada, mas não gosto quando são previsíveis, que não acontece nada de novo, então fiquei em dúvida se leria, ainda não conheço a escrita dessa autora. A personagem passa por conflitos que muitos passam é até interessante saber como vai ser resolvido, mas quando é bem trabalhado.

    ResponderExcluir
  12. como você disse, para quem tem uma certa bagagem de leituras e já leu vários gêneros este tipo de leitura não funciona muito, pois não consegue prender e chamar a atenção. Eu até leio livros clichês e bobos de vez em quando. Mas só pra intercalar com outras leituras e esvaziar a mante, sabe?
    p.s.: odiei este título e esta capa :/

    ResponderExcluir
  13. Oi Raíssa!
    Eu li um único livro da autora até hj acredita?
    Estou louca pra conhecer outras obras dela assim como este livro, que já está nos meus desejados.
    Parece trazer um enredo bacana, ainda mais pq adoro livros que abordam romances marcantes...
    Bjs!

    ResponderExcluir