Já tem dois anos que postei uma lista de contos natalinos, de diversos gêneros, para quem curte entrar de cabeça no clima de final de ano. Eu sinceramente adoro e sempre procuro fazer estas leituras e trazer uma resenha temática nesta data tão especial. Neste ano não será diferente, mas antes, resolvi atualizar esta lista com contos que saíram recentemente de autores queridos conheço. Espero que gostem!
Todos Nós Vemos Estrelas (Larissa Siriani e Leo Oliveira)
Disponível na Amazon
Quando o Natal se aproxima, as pessoas ficam mais nostálgicas, amáveis e caridosas. Bem, isso é o que se espera. Porque para Lisa não. Ela só gostaria de passar as férias trancada em seu quarto com seu livro favorito. Mas... e quando seus planos falham miseravelmente e você precisa lidar com acontecimentos inesperados e visitas que parecem - ou talvez sejam mesmo - de outro mundo? Uma história de fantasia recheada de magia, amizade, família, amor e estrelas. Porque é disso que o Natal é feito.
Aconteceu no Natal (Barbara Sá)
Disponível na Amazon
Fazer um pedido, jogar uma moedinha na fonte e acreditar que ele vai se realizar é a maior balela para Melinda. A jovem não acredita em destino, mesmo que essa palavra venha ultimamente surgindo muito na sua vida. Vinda de seu irmão, de um senhor na rua e até de Augusto, seu paquera. E é com ele que Melinda viverá um romance mágico às vésperas do Natal, descobrindo que talvez isso tenha sido um empurrãozinho do destino.
O conto propõe trazer a voz dos escritores enquanto pessoas LGBTQ+ para ilustrar as experiências de seus personagens a partir de uma perspectiva mais próxima. Escrever com essa propriedade de fala é algo conhecido como “own voices” no mercado internacional e é muito importante para a diversidade na literatura. Aqui Vitor Martins, Bárbara Morais, Lucas Rocha, Alliah e Mareska Cruz contarão histórias sobre amigos secretos, amizades, perus assados, viagens sobrenaturais e o Natal em todos os anos.
Um Encontro de Natal (Shirley Ramos)
Disponível na Amazon
Laura não está nem um pouco ansiosa em passar a ceia de Natal com sua família. Todo ano ela é bombardeada com observações nada discretas. Por isso, faltando poucas horas para a meia-noite de Natal, Laura embarca na Estação Trianon-Masp, na Avenida Paulista, certa de que as próximas horas serão de absoluta tortura. Ela só não contava que a magia do Natal e uma pane no metrô pudessem surpreendê-la com a aventura mais maravilhosa e romântica de sua vida.
O Natal dos Neves: Conto de "Os 12 Signos de Valentina"
Disponível na Amazon
A família Neves é peculiar. Grande, barulhenta e cheia de opiniões, é exatamente o oposto do ambiente em que Isadora cresceu. Talvez seja por isso que Andrei esteja tão receoso em apresenta-la aos pais e aos irmãos durante a data mais caótica do ano: o Natal. Ou talvez seja porque ele está 100% pronto para dizer as temerosas três palavrinhas para a namorada, "eu te amo", mas precise encontrar o momento perfeito para isso.
O Natal dos Brachmann: Uma História de "O Amante da Princesa"
Klaus Brachmann é um homem recluso, que não quer nada além de criar sua filha em paz. Mas o Natal é uma data para ser celebrada em família, e nada impedirá Berta Prilgsheim de ver seu querido irmão este ano. E quando um desastre transforma as festas em desespero, eles precisarão se unir mais do que nunca para superarem suas dores juntos.
Mirabilia
Disponível na Amazon
Mirabilia: Contos de Natal é o conjunto de maravilhas que nasceu do encontro entre pessoas que cultivavam o sonho de escrever. Cada um a seu modo, os 22 autores que compõem esta obra aprenderam a respirar e observar o mundo, calçar os sapatos do outro, enxergar muito além do próprio território e recriar a ordem da vida em contos para rir, chorar, pensar. São provas honestas de uma experiência que virou alegria, sonho realizado, uma mirabilia coletiva.
Contos de Natal par Viajar
Três histórias que completam a série Viagens, publicada pelo Clube P.S.: em 2018. As autoras Clara Savelli, Juliana Ribeiro e Lavínia Rocha nos guiam por contos natalinos durante nossa contagem regressiva para um dos dias mais esperados do ano.
Um Ano de Comemorações
Em Um Ano de Comemorações o leitor passeia pelos doze meses do ano, vivendo com os personagens todas as emoções das datas comemorativas de cada mês. Volta às aulas, dia da mulher, primeiro de abril, dia das mães, dia das crianças, aniversários e Natal. Essas são apenas algumas das comemorações que aparecem na coletânea, capazes de despertar risadas, lágrimas e o calor da esperança no coração. Uma coletânea ideal para ler um conto por mês ou para devorar tudo de uma vez!
Vocês também podem conferir a lista anterior que citei antes! Alguns contos estão sendo disponibilizados (ainda) gratuitamente e os links vocês poderão encontrar clicando aqui. Não deixem de conferir também as minhas indicações de livros que seguem a mesma ideia, alguns inclusive, com resenhas postadas no ED. E vocês, tem mais dicas de conto natalinos? Compartilha com a gente!
Amei a listinha. Quero muito ler Aconteceu no Natal da Barbara Sá, gosto muito dos videos dela e do blog Segredos entre amigas, tenho certeza que o conto dela deve ser um amorzinho.
ResponderExcluirTodos nós vemos estrelas parece ser bem legal, fiquei com vontade de ler.
Beijos,
garotaeraumavez.blogspot.com
Com certeza quero ler todos nós vemos estrelas. Amo a temática do natal também!!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Delícia!!! Amo esta época do ano, por todo este clima de solidariedade, bondade e amor que paira sobre todos nós.
ResponderExcluirE o cinema já capricha neste mês com seus filmes docinhos e melosos(amo), por isso, adorei ler o que li acima. Além de amar contos, amo Natal e que maravilha poder juntar os dois assim!!!!
Quero poder conferir todos e me emocionar!!!!
Beijo
Queria ler esse primeiro, parece estar uma graça.
ResponderExcluirTodas as cores do natal chamou atenção pela coisa lgbt e por ter vários autores também. Não costumo ler livro de natal no natal, acabo pegando esse tipo de leitura em qualquer data do ano mas raramente no natal. Seria bom mudar isso ^^
Olá! Ahhhh o Natal, uma das melhores épocas do ano e é sempre bom ler um conto com o tema, para ir entrando no clima neh! Desses citados o que mais chamou minha atenção foi “Aconteceu no Natal”, fiquei bem curiosa com a sinopse.
ResponderExcluirOi, Joi
ResponderExcluirGosto muito do Natal, mas com algumas perdas na minha família o Natal já não é tão maravilhoso quanto antes.
Mas vou anotar suas dicas e quero ler todas se possível.
Beijos
Oi Joi,
ResponderExcluirEu não sou uma pessoa muito temática, ou seja, não costumo entrar no clima das datas comemorativas. Por isso não escolho leituras baseadas em temas natalinos ou para entrar no clima de natal, por exemplo. Mas isso não quer dizer que não vá me interessar por algum conto ou história com esta temática. O que mais gostei de sua lista é que ela contém histórias de autores nacionais e que só comprova o quanto nosso país tem ótimos talentos. Adorei que a Barbará Sá lançou um conto, pois acompanho o trabalho dela e isso me deixa mais empolgada ainda para ler.
Não sou muito de ler contos, acho que são muito curtos e fico querendo mais rs. Mas estou tentando ler mais, então não li nenhum desses, mas fiquei com vontade de ler todos nós vemos estrelas, pois tem fantasia que adoro. E Um ano de comemorações, gostei da ideia das datas comemorativas de cada mês. O da Barbara Sá despertou minha curiosidade já acompanhei seu blog.
ResponderExcluirOi Joi.
ResponderExcluirAdorei as indicações. Gosto muito de ler contos de Natal, ainda mais nessa época do ano.
Fiquei com bastante vontade de ler Todos nós vemos estrelas, Aconteceu no Natal, Todas as cores do Natal, O Natal dos Neves, Um ano de comemorações. Achei as capas super fofas e gostei bastante das indicações ser de autores nacionais.
Beijos
Adoroooooooo livros de Natal!
ResponderExcluirDessa listinha, eu só li Aconteceu no Natal da Barbara Sá.
Mas já anotei os outros para ler em 2019 ;)
O clima de Natal era um dos melhores para mim, porém, com o tempo, esse sentimento foi evaporando. Continuo gostando da data, mas não com a mesma magia. Fiquei de ler alguns livros esse ano, mas deixei passando em branco. Sobre suas indicações: amei a grande maioria, me encantaram pela capa, mas os que mais me conquistaram foram Todos Nós Vemos Estrelas e Um Ano de Comemorações.
ResponderExcluir