Blindspot | 1° Temporada


Criado por: Martin Gero
Com: Sullivan Stapleton; Jaimie Alexander; Rob Brown; Audrey Esparza; Ashley Johnson; Luke Mitchell
Gênero: Policial; Suspense; Drama
Duração: 23 episódios – 42 minutos

Durante uma noite caótica, movimentada e luminosa, como tantas outras noites antes desta, a famosa Times Square presencia aquele que pode vir a ser considerado um dos eventos mais bizarros e misteriosos de sua história. Em determinado momento um homem desconhecido abandona uma grande mala de lona, em seguida, as forças policiais são contatada e cercam o perímetro desta bagagem peculiar, acreditando tratar-se de uma bomba plantada por terroristas. O que ninguém esperava era que uma mulher nua, com o corpo coberto por tatuagens, saísse da mala sem o menor resquício de memória de como e por quais motivos ela foi parar ali.

Uma vez que em suas costas encontra-se tatuado o nome de Kurt Weller, importante agente do FBI, a misteriosa mulher, nomeada Jane Doe (denominação atribuída à indivíduos cuja verdadeira identidade é desconhecida) é levada para o quartel general da agência de investigações. A partir deste momento, dá-se início a uma série de direcionamentos que, além de revelarem corrupções drásticas e profundas ligadas a órgãos e o próprio governo dos Estados Unidos, descortina os planos de um grande grupo terrorista.




Contando até o momento com quatro temporadas produzidas pela Warner Channel, Blindspot trabalha com questões de corrupção apenas como plano de fundo para edificação de um plano mais amplo. Seu maior trunfo, e isso diz muito sobre os Estados Unidos, além de revelar uma breve parte das intenções de seu criador, está na abordagem e construção de um forte grupo terrorista que, pouco a pouco, é desmascarado e combatido por bravos agentes do FBI. Desta forma, o seriado se apropria de características da realidade para elaborar uma narrativa policial onde um corajoso grupo de agentes é reunido com o intuito de evitar ameaças terroristas, desvendar seus planos e eliminar seus líderes afim de evitar um colapso geral das maiores instituições ligadas ao governo norte americano.

Apesar de delinear uma trama interessante, além de um time de personagens que se complementa, evoluindo de forma natural ao longo dos episódios e temporadas, o seriado remete fortemente a relevância do entretenimento, presente em grande parte das séries produzidas pela Warner Channel. Os episódios desenvolvem-se de forma bastante simples, de maneira com que não seja cobrada grande atenção aos detalhes, nuances e possíveis interligações por parte do espectador. Trata-se do típico modelo de seriado com uma temática policial investigativa que busca distanciar-se das clássicas séries de comédia, mas que não pretende exigir muito do espectador – como acontece em casos como The Sinner, para citar apenas um exemplo.








Desta forma, não ressalto apenas uma narrativa simples onde não será exigido grande nível de concentração ou elaboração de teorias por parte do espectador, mas a triste necessidade de descrever cenas que este pode compreender com o simples ato de olhar para a imagem que se estende diante de seus olhos. Analisando a frequência com que estas situações ocorrem ao longo dos episódios e temporadas de Blindspot, não poderia deixar de expressar meu descontentamento, uma vez que se desconsidera o intelecto do espectador e toma-se um caminho bastante utilizado por produções que esquecem ou simplesmente ignoram a presença do receptor da história contada.


De maneira geral, Blindspot é um seriado interessante, uma verdadeira espécie de entretenimento que pretende fugir das clássicas séries de comédia, instigando o espectador a continuar assistindo, mesmo com suas falhas e deslizes. Desde que não levada profundamente a sério, analisada por sua verdadeira essência e características, ela pode salvar os dias em que tudo o que queremos é assistir algo sem compromisso, mas cuja história instigue levemente nossa imaginação. Não se trata de uma verdadeira obra prima, de algo imprescindível na vida de apaixonados por séries, mas sim de algo mais leve para os momentos em que nossas mentes estão cansadas das fortes tramas intrincadas, observadas em outros seriados.

18 comentários

  1. Está aí uma série que até me prendeu por quase duas temporadas. Começou bem, um enredo diferente, personagens até que construídos bem, mas sei lá, acabou meio que se perdendo para mim.
    Acabava enxergando tudo mais do mesmo e os episódios ficaram arrastados, sem grandes novidades.
    E a medida que ia se desvendando um pouco do passado da moça tatuada, eu me perdia ainda mais.
    Acabei desistindo dela. E tenho quase certeza que não darei sequência não!
    Mas a crítica elogia muito. Então com certeza, é somente questão de gosto mesmo!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai nem me fale !!! Eu estou aqui finalizando a segunda temporada e já morrendo de medo de que a pouca estabilidade que eles tinham vá pelo ralo, hahaha. Nunca levei Blindspot muito a sério, mas acho o seriado bem bacaninha por ser mais engraçadinho e sem tanta complexidade, só que se as próximas temporadas decaem não tem como salvar né ?!
      Vou continuar assistindo para descobrir o que me aguarda, rsrsrs

      Excluir
  2. Olá! Esta aí uma série que eu até comecei a acompanhar, mas por falta de tempo, não consegui dar continuidade, nem sabia que já estava na quarta temporada, até gosto desse tipo de série, cheia de mistérios e investigações, mas como meu dia continua tendo apenas 24 horas, tive que optar em assistir outras, como Havaí 5.0, Chicago PD e minha queridinha Law & Order: Special Victims Unit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com séries é assim mesmo né ?! A gente acaba tendo que fazer uma triagem e selecionar aquelas que quer mesmo continuar acompanhando. ^-^
      Mas se tiver a chance de dar continuidade ao seriado não esquece de me contar o que achou. Estou finalizando a segunda temporada e já com um pouco de medinho do que pode vir a seguir, rsrsrs

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de ver uma vez por essa atriz, mas não é meu tipo de série. Achei legal a coisa toda das tatuagens e o plot com fbi e tudo isso, corrupção, investigação, grupo terrorista...
    Mas quando vi trailer e o que estavam falando já deu pra perceber que seria daquele tipo de série padrão do
    gênero e nem dei chance. Sei lá, pode ser boa, mas não tenho essa paciência toda não. Não é lá meu estilo mesmo =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo acompanhar outras séries do gênero, essas no estilo policial ou investigativas, mas a forma como encaro Blindspot é a seguinte: é uma série bacana para passar o tempo, mas não podemos levar tudo muito a sério pois existem vários furos e situações precipitadas que, acredito eu, nunca viriam a acontecer na realidade do FBI.
      De resto, vale a pena para diversificar, rsrsrs, mas se não faz o seu estilo eu já adianto, tu não está perdendo muita coisa não, rsrsrs

      Excluir
  4. Oi, Izabel
    Assisti aos primeiro episódios sem muita muita expectativa, mas confesso que gostei muito.
    Vi as duas temporadas e espero que a Netflix coloque as outras temporadas no catalogo logo, fiquei muito curiosa com ultimo episódio da segunda temporada.
    Claro que não é tão complexo como The Sinner, mas adorei Blindspot.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blinspot é bem bacaninha né ?! Não é uma série que eu levo muito a sério, hahaha, mas gosto de assistir alguns episódios vez ou outra. Acho a premissa bacana, mas se fosse melhor executada seria ainda melhor !!! XD
      Também estou aqui torcendo para que a Netflix disponibilize logo as próximas temporadas, já estou finalizando a segunda e queria emendar com a terceira.

      Excluir
  5. Oi Izabel,
    Me lembro que quando vi o trailer dessa série fiquei muito empolgada, pois além de ser uma série policial ela promete um mistério bem diferente. O episódio piloto cumpre o seu papel muito bem, pois apresenta a história e os personagens e deixa o telespectador louco para assistir a mais episódios. Acredito que essa primeira temporada foi a que, até agora, teve mais conteúdo a ser explorado, pois tudo ainda era uma novidade. Eu continuo assistindo, pois gosto dos personagens, mas confesso que a narrativa em si não tem sido a mais original ou empolgante. Para quem, assim como eu, gosta de série de investigação policial, Blindspot é uma boa recomendação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei mega empolgada quando vi o trailer dessa série pela primeira vez !!! Lembro que estava passando pelos canais da TV quando parei um pouquinho na Warner e logo entrou a chamada de Blindspot, fiquei super curiosa e adorei a ideia da moça tatuada (até porque ela me lembrou a Lisbeth Salander). *-*
      Mas é como você disse, a narrativa não é super original e o seriado não é impecável, mas vale a pena conferir, nem que seja para assistir algo um pouco diferente !!!

      Excluir
  6. Não conhecia a série é que de uns tempos pra cá prefiro não assistir séries que não tenham seu final, pois correm o risco de serem canceladas e tenho uma raiva disso, então estou concentrada em assistir e terminar as que já acabaram. Mas fiquei até interessada pelo mistério da mulher das tatuagens, adoro mistério e investigação acho que deixam a historia mais interessante, pena que deixa a desejar em alguns pontos, mas quando tiver um final vou querer dar uma conferida, vai que gosto rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não sou o tipo de pessoa que se importa muito com o fato de a série ter sido finalizada ou não, rsrsrs, mas super te entendo pois a minha mãe é assim e, como ela gosta de assistir uma série do início ao fim, sei como é chato quando ela tá empolgada na história e ela foi cancelada ou ainda não foi finalizada com novas temporadas. No fim depende de cada um né. ;)
      Mas quando Blindspot for finalizada tente dar uma conferida nela, vai que tu curte !!!

      Excluir
  7. Oi Izabel.
    Eu assisti alguns episódios de Blindspot e concordo com você. É uma boa série policial para entertenimento, mas é bem superficial.
    Não exige do espectador muito atenção aos detalhes, para desvendar casos ou fazer ligações com outros fatores.
    Ainda não vi The Sinner, mas quero muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para levar Blindspot muito a sério né ?! XD
      Mas confesso que gosto do seriado, sempre que ando desanimada com os seriados mais complexos volto pra ela e sempre acabo me divertindo !!!

      Excluir
  8. Não conhecia a série e nunca ouvi falar.
    Gosto de mistérios e investigações e a mulher cheia de tatuagens me intrigou rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu acho mais fascinante em Blindspot é essa ideia de iniciar a trama com a moça sem memória e cheia de tatuagens !!! Eles acertaram em cheio né ?! Deixa todo mundo intrigado.

      Excluir
  9. Estou para ver Blindspot desde o lançamento da 1º temporada, mas sempre vou adiando. Eu adoro as histórias das tatuagens revelarem planos de corrupção e um alvo maior, o terrorismo - que me lembra um pouco de Quântico (recomendo MUITO!!!). Pensava estar ainda na 3º temporada, logo tenho que me adiantar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar de Quântico, mas confesso que nunca fui atrás para assistir. Vou deixar anotado aqui e assim que surgir a oportunidade dar uma conferida. Confesso que não tenho o costume de assistir séries policiais ou investigativas, sempre fico para as mais sombrias, pesadas ou complexas, rsrsrs, mas estou tentando diversificar um pouco.
      Espero que tenha a oportunidade de conferir Blindspot. Não esquece de voltar aqui e me contar o que achou, após assistir alguns episódios !!! ;)

      Excluir