Leve-me Com Você | Catherine Ryan Hyde

Título Original: Take Me With You 
Autora: Catherine Ryan Hyde
Tradução: Débora Isidoro
Ano: 2018
Editora: Darkside Books
Páginas: 336 

Leve-me Com Você é um bestseller do New York Times, publicado no Brasil pela Editora Darkside Books em uma edição primorosa, com cores lindas, um corte verde água de encantar e detalhes que remetem a trama e aos cenários que visitaremos durante a leitura. Mas não é somente o trabalho gráfico que encanta, e sim, a história de amor de um pai pelo filho e entre pessoas desconhecidas. 

August Shroeder é um professor de ciências que está partindo em seu motor home para uma viagem de férias de verão. Mas há outro motivo por trás dessa jornada, na verdade seu objetivo é chegar a reserva natural chamada Yellowstone para espalhar as cinzas de seu filho Phillip, que morreu há dois anos. Uma perda como essa não se supera tão facilmente e ele ainda sofre com a fase de negação. 

Com problemas em seu veículo, August se vê obrigado a parar em uma oficina mecânica para manutenção. Enquanto espera, ele conhece os filhos do mecânico, que brincam com seu cãozinho Woody. Os garotos são Seth, que tem doze anos e Henry de sete, e são as crianças mais fofas que você vai conhecer. 

Uma proposta inusitada surge desse encontro. Wes, o pai dos garotos, quer que August leve seus filhos durante os três meses de férias junto com ele em sua viagem. Pois a verdade é que ele não tem com quem deixar as crianças, já que ficará preso novamente. Em troca, ele não precisará pagar pelo conserto do trailer, nem pelas peças e até receberá de volta o dinheiro do guincho, o que é tentador para August já que precisa de dinheiro para o combustível e não estava contando com esse imprevisto.



Muitas dúvidas permeiam a mente de nosso protagonista. Como se tornar responsável pelos filhos de outra pessoa? Como ter companhia em uma viagem que planejava fazer sozinho? Sua vontade é dizer não, mas será que vai conseguir? 

“Seth o interrompeu. “Pai!”, gritou. Tão alto que feriu o ouvido de August do lado dele. “Pai! Adivinha? Ele disse sim!” E August pensou: Ai, caramba. Eu disse? Eu disse sim? E por que eu fiz isso? E como posso ter feito isso sem nem sequer discutir o assunto antes?” 

E assim eles partem para uma road trip repleta de aventuras e descobertas. A viagem que seria regada a dor e melancolia acaba ganhando um novo significados e juntos eles visitarão muitos lugares lindos e inesquecíveis, mas também passarão por algumas dificuldades. 

Nesta história temos duas crianças fofas e que roubam a cena quando aparecerem. Henry não fala com ninguém exceto seu irmão, por conta do trauma de terem ficado em um abrigo na última vez em que seu pai foi preso. Seth, por sua vez, fala pelos cotovelos, mas sempre com muita educação e dotado de uma inteligência surpreendente, também é um menino muito cativante e nos conquista com seu jeito único de ser. Woody é o mascote, um terrier pequeno e fofinho, que se apegou demais aos meninos assim como nosso querido August. 

Catherine Ryan Hyde nos encanta por falar sobre as imprevisibilidades da vida, sobre nossos vínculos com as pessoas e os imprevistos que acontecem conosco de forma positiva. Às vezes planejamos à risca as nossas vidas, mas ela sempre dá um jeito de nos guiar por um novo e tortuoso caminho, que na maioria das vezes, é exatamente aquilo que precisamos.

Leve-me Com Você é um livro maravilhoso, carregado de emoção e que toca o coração do leitor. É impossível não torcer por esse trio. Ao fim da viagem ficamos apreensivos com o que pode acontecer e queremos que eles sejam felizes e fiquem protegidos. Está é uma história sobre luto, mas que abordará outros temas também, como alcoolismo, amizade, transformação e amor. Eu tenho certeza que esta história ficará para sempre guardada em sua memória e em seu coração.

14 comentários

  1. Olá! Eita que já caiu uma lágrima aqui durante a leitura dessa resenha, o livro parece ser bem intenso, mas também cheio de amor, drama e também fofurice, com esses dois irmãos, imagino como é difícil (senão impossível) para August tenta superar a perda de um filho, embora acredite que Seth e Henry possam o ajudar bastante nessa viagem, mas acredito que a curiosidade em descobrir como será o desfecho desta história é o que me motiva e lê-la o mais depressa possível, Sem contar que a Darkside arrasa muito nas suas edições, é um livro mais lindo que o outro!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh!!!Quanto sentimento em uma resenha. Puxa...
    Eu não tinha lido nada a respeito deste livro e o que era só uma capa linda(mais uma) da DarkSide, acabou se tornando um dos livros mais desejados!!
    Que história que deve mexer com nossos mais profundos sentimentos.
    A perda, o título do livro sendo colocado ali nos braços de um pai. Sentimentos meio que se debatendo e a entrada de novos sentimentos.
    Quero muito poder conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ownn que resenha mais fofa! rs
    Esse livro parece ter uma história bem linda mesmo ;)
    Imagino o quanto deve ter sido difícil para o personagem essa situação de levar os 2 filhos de um desconhecido com ele para jogar as cinzas do filho.
    Mas imagino que esse livro seja repleto de aprendizados.

    ResponderExcluir
  4. Leve-Me Com Você têm uma premissa tão encantadora. Os personagens possuem características próprias que pode nos trazer diversas situações durante a narrativa, inclusive alguns que se completa de tão opostos que são. As crianças parecem dominar a obra com uma leveza surreal, além de completar sentimentos vagos no protagonista. A história delas com o pai também me tocou. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Eu não li esse livro mas eu tenho certeza de que irei chorar muito durante a leitura. É claro que irei ler. Leituras assim, com certeza, nós carregamos no coração sempre.
    Ansiosa para ter esse livro e começar a ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cami,
    Sempre amei as edições da Darksider, e essa não é diferente, é belíssima .. Quando colocada da forma que você citou, vemos o tanto que ela condiz com o enredo.
    Confesso que achei ele bem sofrido, mas também original, difícil ver na literatura esse lado da paternidade, achei emocionante demais!!
    Não tenho dúvidas de que é, ao mesmo tempo que triste, uma história de superação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Deve ter ficado uma viagem divertida e interessante com duas crianças que deixam as coisas mais alegres e um cachorro, apesar do motivo da viagem que é bem triste. As vezes acontecem coisas que nem esperamos e que acabam surpreendendo acho que foi assim com o personagem nessa viagem. Achei estranho o pai das crianças pedir isso a um estranho e fiquei me perguntando se não tinha nenhum familiar mas só lendo para saber o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  8. Cami!
    Não tem como um livro que abosda essa gama de assuntos: "redenção, amadurecimento, solidão, amizade, superação, injustiça, luto, perdão, recomeços, e outros" ser um livro ruim, embora como falou, a autora exagerou nas descrições, mas até gosto dos detalhes, sabia?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Amooo!Esse é o tipo de história que me envolve. August será conquistado por essas crianças certamente. Afinal, não há nada mais sincero e puro que o amor de uma criança.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cami
    Tenho 2 livros da caveirinha do selo Darklove e a Darkside sempre dá um show nas edições.
    Li o livro no ano passado e agora em janeiro estou relendo eu amei apesar de abordar os temas: luto, perda, amor, amizade, recomeço e claro chorei em determinadas passagens do enredo.
    Aquela cena do Seth e Henry estar arrumadinhos com as malas prontas esperando August para viajar é de partir o coração.
    A segunda parte do livro também é muito interessante, não vou falar muito porque é spoiler. Recomendo a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro ano passado e foi um dos meus favoritos, realmente tocou meu coração, e estou amando o selo darklove

    ResponderExcluir