Gravidade - Crítica

Gravity

Lançamento: 11 de outubro de 2013
Com: Sandra Bullock e George Clooney
Gênero: Ficção Científica

Filmes premiados e indicados ao Oscar, com certeza terão lugar certo aqui no blog e nós não poderíamos deixar de falar sobre o campeão em premiações do ano: Gravidade. Dirigido por Afonso Cuarón o filme que carrega um orçamento estimado de 80 milhões de dólares tem uma das melhores fotografias feito no espaço. Ao decorrer do filme somos regados e ficamos totalmente extasiados de muita tensão, aflição e muita falta de fôlego. Então, vamos ao enredo! 

Ryan Stone (Sandra Bullock) é uma engenheira médica e está em sua primeira missão espacial, ela está sob o comando do veterano astronauta Matt Kowaski (George Clooney) que conta os dias para sua aposentadoria. Em meio a missão um desastre no espaço acontece, os dois são avisados pela central de comando que um míssil russo teria acertado um satélite desativado próximo e isso ocasionaria um desastre em massa. Após a destruição de outros satélites, devido a reação em cadeia de destroços no espaço, (inclusive o telescópio que eles estavam efetuando uma manutenção) os dois se veem sem comunicação com a Terra, sua nave está totalmente danificada e o inevitável acontece: os dois estavam sozinhos no espaço e cada vez mais sem oxigênio.


A partir daí que você começa a perder todas suas unhas e a tensão e angustia tomam conta de todos seus sentidos, simplesmente piscar pode fazer você perder um detalhe importante. Ryan e Matt tem apenas um cabo que prendem um ao outro e o Jetpack de Matt para se locomover no espaço, sua única opção é ir atrás de outra nave para conseguirem um abrigo e quem sabe, voltar para a Terra a salvo e é claro, tudo isso com pouquíssimo tempo restando.

Os dois vão atrás de uma nave chamada Soyuz que permite a volta de um ou mais astronautas para Terra. Matt acaba ficando sem o seu combustível de propulsão no Jetpack e sua locomoção no espaço e de Ryan fica ainda mais comprometida, ao chegarem ao Soyuz mais próximo, descobrem que o mesmo também foi danificado pelos destroços.

Ryan consegue se prender em uma corda de um dos paraquedas ativado pela nave, porém o “peso” de Matt a estava puxando para baixo o que poderia ocasionar - caso os dois se desprendessem - a morte eminente, pois ambos ficariam à deriva e sem oxigênio no espaço. Matt resolve tomar uma decisão surpreendente, a luta pela sobrevivência apenas começaria. 


Posso garantir que as cenas e os efeitos especiais de Gravidade nos proporcionam momentos tensos e nervos à flor da pele. Esta atmosfera acontecesse ao decorrer de todo o filme, do início ao fim. Os críticos e físicos de plantão garantem que o filme deixa de lado algumas lições básicas de física, mas sinceramente? E aí? Em nenhum momento isso me incomodou no filme, lembrando que se trata de uma ficção, todo o enredo e a necessidade de sobrevivência de Ryan faz você simplesmente se entregar ao personagem, pois basicamente, o filme todo é você e ela.

Desde o início sabemos que a personagem está em sua primeira missão e que ela esta totalmente despreparada para isso, o que é totalmente fora da realidade. Sabemos que jamais a NASA permitiria uma pessoa tão crua no espaço. Mas como falei, nada disso tirou meu interesse no filme, e nem ofuscou sua mensagem de nunca se entregar, lute por sua vida, sobreviva.

Finalizando, outro ponto forte do filme é toda a alusão e analogia com a humanidade e a evolução da vida na Terra, como por exemplo: a cena em que Ryan fica em posição fetal é sensacional e ao mesmo tempo aos olhos de outros imperceptível. Ao final temos o final épico retratando a evolução humana, pra mim foi um cenário surpreendente! Spoiler: A forma como ela luta para sair da sua roupa pesada, a maneira que ela sai do lago se arrastando até se levantar meio curvada e então andar totalmente ereta no fim, é de arrepiar! Seria a intenção de Afonso Cuarón apresentar um contraponto sobre a criação do homem? que a vida se originou no espaço através do Big Bang? O que você acha?

12 comentários

  1. Vou tentar assistir hoje. Estava meio na duvida de via ou nao, mas já que você deu 5 e sinal que é muito bom.
    Obrigada :D

    http://www.canseideserpop.com
    http://www.facebook.com/canseideserpop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender =) Pelo menos para mim foi um bom tempo gasto! Obrigada pela visita. Bjao!

      Excluir
  2. Oi joi, tudo bem?
    Quero muito assistir esse filme, só leio crítica positivas, além de que essa temática sempre me chamou a atenção.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repostagem do dia 01/04 - Oi Amanda! Realmente indico o filme, alem do bom =)

      Bjao e obrigada pela visita ^^

      Excluir
  3. Oi Joi, tudo bem?

    Quando chega a época próximo ao Oscar eu gosto de ir vendo todos os que estão concorrendo. Mas confesso que Gravidade não chamou a minha atenção. Acho que pelo fato dele se passar no espaço acabou nao estimulando o meu interesse.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kel! Tudo otimo!

      Quando fui ver este filme nao tinha visto nada sobre ele, mas depois sai do cinema impressionada pelos efeitos e dinamismo do filme, sendo que na grande maioria do enredo é apenas vc e a Ryan. Recomendo muito, espero que assista =)

      Obrigada pela visita. Beijos Joi

      Excluir
  4. Oi, Joi!
    Gostei bastante do seu texto, mas não sei se Gravidade é o tipo de filme que me atrairia.
    Fiquei com um medo gigante do personagem de Clooney ser tipo o protagonista de Armageddon, que se sacrifica por um bem maior. Acho que seria muito clichê, considerando que Armageddon também trata de desastres espaciais. E poxa, um míssil russo? heuaheuahea
    Entretanto, não posso deixar de ficar curiosa. O filme foi muito premiado, então deve ter uma abordagem interessante e questionamentos bacanas sobre a humanidade. Quem sabe uma hora eu decida baixar e assistir, né? =D
    Seja sempre bem-vinda lá no blog!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri tudo bem?

      Não vi a participação do Clooney por este lado, pelo contrario achei ele bem "presente" hehehehe. Éee não fica bem especificado a causa desse míssil no filme mas isso nao me atrapalhou pra te falar a verdade, confie em sua curiosidade e assista sim, te garanto que vai te render umas horinhas de entretenimento

      Sobre os questionamento sobre a humanidade para mim foram incríveis e ao mesmo tempo sutis.

      Obrigada pela visita =D Bjs Joi

      Excluir
  5. Só ouvi elogios a respeito desse filme.
    Sempre tive curiosidade de assistir, mas até hoje não consegui.
    Adorei a matéria e seu blog.
    Estou seguindo, espero que possa conhecer o meu.
    Beijos.

    Em Casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repostagem dia 04/04 - Obrigada pela visita =) e que bom que te influenciei positivamente em relação ao filme. Posso te garantir, é excelente!

      Bjs

      Excluir
  6. Tenho muita vontade de assistir "Gravidade" e com todos esses elogios só fiquei com mais.
    Ainda não consegui assistir nenhum dos filmes indicados ao Oscar esse ano (de tanto assistir séries, estou atrasadíssima com meus filmes), mas esse é uma das minhas prioridades. "Trapaça" é outro que estou bem curiosa para ver.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana tudo bem?

      Nossa gravidade sem duvida é um otimo filme para se começar a ver, todos os indicados são filmes sensacionais!

      E sobre séries nem me fala, estou com várias pela metade hahaha!

      Obrigada pela visita e volte sempre =)
      Joi

      Excluir