Mad Max: Estrada da Fúria - Crítica

Mad Max: Fury Road

Lançamento: 14 de maio de 2015
Com: Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult
Gênero: Ação, Ficção Científica

Hoje temos resenha dupla! o/ Acompanhem a minha opinião em preto e a da Ryokobel em rosa!

Depois de 30 anos da trilogia Mad Max protagonizada por Mel Gibson, George Miller volta como diretor, roteirista e produtor da franquia mais insana que eu já assisti em toda minha vida. E o melhor, volta acompanhando por toda a tecnologia que o ano de 2015 provem, provando que a ideia genial de Mad Max continua sendo bem explorada pelo cineasta.

Trinta anos foram necessários para que a mente criativa e maravilhosa de George Miller pensasse, formulasse novas ideias e guardasse energia para o que estava por vir, e o que estava por vir era nada menos do que insano, absurdo e estupidamente maravilhoso. É verdade que, Mad Max não é um filme com início, meio e fim, pelo contrário, acredito que o telespectador pegue apenas parte do meio, assim meio perdido, muito mal explicado e muito mais interpretado por nossas cabeças. Mas de jeito nenhum isso é uma coisa ruim, eu diria que é algo simples mas genial, o simples é sempre mais. .


O filme começa em quinta marcha e nele já somos apresentados à Max (Tom Hardy) um viajante solitário desse novo mundo. A sociedade enlouqueceu completamente, existiram guerras por gasolina e água, a sociedade que conhecemos hoje não existe, ou seria mais fácil interpretar que nunca existiu? As cidades acabaram e o deserto tomou conta de tudo, ou seja, foi a ação dos seres humanos (ou empresas) impactando no futuro (algo diferente de hoje em dia?), e apenas três cidades controlam o que resta dessa sociedade, aqueles que ainda detêm poder de grandes reservas desses meios, no caso da comunidade de Immortal Joe (Hugh Keays-Byrne), água. É assim que ele controla e explora esta população, e assim que ele é endeusado com direito a discípulos e promessas de ida a Valhala para quem morrer para a sua glória.

Após ser raptado pelos seguidores de Joe e de ter sido desumanizado e mantido como bolsa de sangue para os meias-vidas, mais precisamente de Nux (Nicholas Hoult), Max vê a oportunidade de estar no meio de uma guerra e possivelmente de ser livre novamente. A Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), em meio de mais uma de suas expedições em busca de gasolina, aproveita a oportunidade para se arriscar e acobertar a fuga de algo precioso, algo que mostra, mais uma vez humanos tratados como objetos no reinado de Immortal Joe, tão valioso que ele move um exército para o resgate. Em meio de uma perseguição de tirar o fôlego, sem interrupções, com cenas incríveis, memoráveis e totalmente brutais, Max e Furiosa resolvem se aliar em meio a esta fuga insana.


É difícil falar sobre o enredo em si e as motivações de cada personagem e eu não diria que é algo complexo de se entender, é um enredo que apresenta diversas nuances de entendimento, algo que possibilita diversas analises para o telespectador. Dentre elas o ciclo da trama, com a fuga, a perseguição e a percepção de que no estado em que eles se encontram e no estado em que esta sociedade está, fugir é loucura e depois o final, que eu não classificaria de outra maneira sem ser de redenção. Miller dá uma aula de narrativa, o filme não é apenas um filme sem significado, com um monte de explosões aleatórios e muita violência, ele vai além, é necessário enxergar as entrelinhas e pensar um pouco (puxa!). Eu diria que o filme passa de seis a sete críticas sociais, reais e atuais da nossa sociedade.


Existem muitas quebras de paradigmas neste filme, uma é o fato do próprio Max, o protagonista da história que está menos Mad e mais Max, ele fica de lado e Furiosa leva todos os créditos, com suas motivações, quaisquer que sejam, e sua força. E é esta força feminina dentro do filme que é notável, não é sutil, é claramente marcante. Ela está lá para nos mostrar que não, as mulheres não são indefesas, que sim, elas podem mudar o mundo. A representatividade feminina em Mad Max marca uma nova era para as franquias, o que andou até incomodando a crítica, e minha pergunta é porquê? Mas voltando as atuações, nenhuma deixou a desejar, os atores encarnaram os personagens, com atuações eletrizantes e visualmente fascinantes, todos ganham destaque.

Falando em visual, cenário e fotografia impecável (John Seale), temos a trilha sonora (Tom Holkenborg) que na minha opinião arrepia desde o trailer. Existe cena que te envolva mais quando unida a música clássica e instrumental? Estas músicas são totalmente impactante diante as cenas e cai como uma luva. Pode se dizer que o bizarro se saiu perfeitamente aqui? Quem viu sabe o que estou falando, mas falarei apenas três coisas: tambores, guitarras e alto falantes. O trabalho desse homem merece todo o nosso respeito e admiração. A trilha sonora não apenas complementa, mas se integra a trama, se infiltra nas cenas de ação e nos faz vibrar com tudo o que vemos, ouvimos e, porque não, sentimos ao longo do filme. Sobre os efeitos? Miller evitou o quanto pode utilizar dessa tecnologia, então sim, grande parte de todas as explosões e capotamentos que vemos em Mad Max, são reais! Essa estratégia criou uma obra de arte fantástica, criou sequencias brutais, insanas, maravilhosamente bem montadas, que deixam qualquer um com o queixo caído e dão ainda mais realidade e emoção para o filme.

Outro detalhe que vale a pena ser destacado é a redução de fala dos personagens, praticamente não encontramos diálogos, eles existem, sim, mas são curtos e diretos, vão direto ao assunto e nos dão apenas a informação que necessitamos para entender o mínimo possível desse universo brutal e insano. Aqui precisamos prestar atenção e usar um pouco a mente (puxa! de novo) para entender certos aspectos, e isso é um trunfo enorme do filme!


Mad Max é o filme de ação do ano! Com a direção certeira de George Miller, ele mostra que chegou para desbancar qualquer outro filme do gênero. O filme chega para mostrar uma fórmula única, de ação pura que prende o espectador do começo ao fim, mas que também faz uso de elementos muito próximos de nossa realidade, nada do que vemos em Mad Max (bom, talvez alguns pequenos detalhes) é impossível de acontecer, para ser sincera, os acontecimentos são totalmente possíveis. Tudo neste filme está impecável, tudo foi feito para mostrar que sim, George Miller voltou, e voltou para ensinar. 

O novo Max Rockatansky estava perdido no tempo, e de certa forma está perdido no meio de uma cronologia que não conseguimos destrinchar, resumindo, Mad Max atropela mesmo sem Mel Gibson! Testemunhem produtores e atores fazendo jus ao original e digo mais, testemunhem o melhor e uma volta gloriosa. Como melhor filme de ação do ano (sim, eu já me arrisco!), seria Mad Max: Estrada da Fúria um remake? o próximo de uma cronologia? Nem mesmo Miller nos deu grandes informações sobre em que ponto essa nova história se encaixa, mas aí está a graçaA questão é que ninguém sabe, e já rendeu diversas discussões, mas sinceramente, 30 anos depois, ninguém quer saber mesmo.  

Quer saber mais? Escutem este NerdCast, mas se você não viu o filme ainda, cuidado com spoilers.

34 comentários

  1. Acho que já vi um filme parecido com esse, mas bem antigo e também não possui o mesmo nome.
    É bem legal essas resenhas que você faz de filme! *-*
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir com certeza, mesmo não sendo muito fã do original.

    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  3. Nossa Joi, você me deixou super afim de ver o filme agora! kkkk sério, eu nem estava dando muita bola pra ele e agora fiquei mega curiosa!
    Adorei tua crítica!
    beijinhos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alice, adorei saber que a minha resenha influenciou você positivamente ^^

      Excluir
  4. Fiquei curiosa para assistir este filme agora, adoro filmes relacionados a ação e aventura, adorei a resenha. Vou assistir em breve.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Fiquei super curiosa para assistir esse filme. Adoro enredos cheios de ação, e esse parece não ser total sem sentido, se prestarmos bastante atenção, assim como você, vamos captar bastante coisas.
    Vou querer assistí-lo em breve.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamoraados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, normalmente, estas reflexões não aparecem durante o filme! Por isso nunca faço uma resenha logo depois que vejo um filme. Sempre deve haver um espaço para refletir!

      Excluir
  6. Oii, tudo bem?? Eu te marquei na TAG espero que responda!
    Link: http://apenasmais1livro.blogspot.com.br/2015/06/tag7coisas.html

    ResponderExcluir
  7. olá,
    Nada contra esse tipo de filme, mas essas histórias me desagradam muito, muito mesmo. Não costumo gostar, exceto exceções raríssimas. Mas gostei da resenha, a fotografia e os efeitos parecem ótimos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    não conhecia o filme, mas não faz muito meu estilo, acho que não assistiria

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Joy!!

    Eu conhecia esse filme porque aqui em SP teve uma super propaganda para ele sabe? Banners em tudo que é lugar, mas tava sem condições de ir ao cinema pq a faculdade tava me surtando, mas estou com muita vontade de assistir, aprendi a gostar desse tipo de filme por causa do meu namorado que curte muito.

    Gostei bastante da sua resenha! E espero conseguir ~baixar~ em breve :p


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sp sempre rola algo assim né Ani? Bom, aqui em POA não tem nada disso =/

      Excluir
  10. Oi!
    Estava até pensando em ir ver o filme mas acabei perdendo a vontade, gostei da resenha, pelo jeito os efeitos ficaram ótimos.
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha ficou óotima, bem completinha! Não sou lá muito fã de filmes de ação, então vou acabar esperando pra assistir em casa mesmo, porque de fato é uma história super bem construída!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/desafio-de-genero-suspense-ultima-vitima.html
    Tem resenha nova no blog de "A Última Vítima", vem conferir!

    ResponderExcluir
  12. Oi Joi,
    Eu nunca tinha ouvido falar de Mad Max antes do lançamento desse filme, acredita?
    Não sou muito fã de filmes de ação, então quando vi o trailer já pensei 'lá vem mais um filme que vai me deixar tonta e desnorteada' HAHAH' muita explosão, gente morrendo e violência.. é claro, é a realidade, é nosso futuro, mas enquanto eu puder evitar, prefiro ver uns unicórnios, corações e coisas fofas kkkkk <3 Excelente análise do filme, se algum dia eu assistir, vou ficar ligada nos pontos que você ressaltou ;D

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Mariana, mas eu sou meia doida mesmo e adoro tudo isso. Mas claro, apenas no cinema hahahaa

      Excluir
  13. Olá, nunca ouvi falar desse filme, e infelizmente não é muito o meu estilo :/
    Vou deixar passar esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ai, meu Deus. Quando abri a página do blog e vi essa resenha, até me arrepiei! <3
    Eu estou tão mortalmente arrependida de não ter ido assistir Mad Max no cinema. Na semana de estreia, não tive como ir, e quando fui tentar assistir na segunda semana, já não tinham mais seções legendadas. Sério, esse cinema daqui é um saco! E que me perdoem os dubladores, mas eu odeio filme dublado. Enfim... Já li várias críticas sobre o filme e é simplesmente genial. E aquela coletiva de imprensa deles no festival de Cannes, você viu? O cara perguntando pro Tom Hardy se ele não achou estranho tantas mulheres em um filme "para homens". Argh, sério cara?! Nós vamos dominar o mundo. Alguém ainda duvida?! Pode prestar atenção, os filmes com personagens femininas fortes estão com tudo -e eu adoro. Fui assistir Jurassic World e todo mundo vibrava com a Claire correndo o filme inteiro de salto alto, kkk. Eu vou ter que esperar aparecer o filme em boa qualidade, para poder assistir, mas estou aproveitando para ler as HQs de Mad Max da Vertigo, que são uma espécie de prelúdio para o filme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa totalmente bate aqui Lary o/ Ver filme dublado, na minha opinião, não tem como =/ não consigo colocar na cabeça como alguém prefere ver alguem dublando com uma voz as vezes nada a ver, do que a voz real do ator =/ sad!

      Excluir
  15. Não faz muito o meu tipo de filme sabe!?
    Amei a sinopse, mas não faz o meu estilo de filme, se fosse um livro acho que teria me atraído mais.

    ResponderExcluir
  16. MAD MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAX *0*
    Eu AAMO ver filmes e já assisti a versão antiga, mas não fui no cinema ver a nova (ainda)... Que bom que gostou, mas, para falar a verdade, assistiria de qualquer jeito, kkkk.

    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
  17. Hello!!
    Charlize Theron é uma diva!! Adoro o trabalho dela e que beleza e classe que ela tem!
    Vou assistir mais por ela do que pela história, já vi os outros filmes da série e confesso que acho uma confusão danada. Gosto de filme rápido que desenvolvimento e tal, mas esse é rápido demais, hehehe.
    Vou assistir esse com certeza e espero que eu goste.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  18. ta todooo mundo falando super bem desse filme scrr lkdsjlksja nao to querendo ver porque nao gosto de filmes assim mas minha mae ta praticamente me obrigando a ver com ela kkkk
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada sim! hahahha ela deve conhecer os outros filmes ^^

      Excluir
  19. oii
    nossa adoro filmes assim pura aventura, eu costumo assistir sempre na casa dos meus primos pois eles amam esses filmes então sempre comprar o dvd, na minha cidade não tem cinema aff se não ia em um cinema assistir imagina em 3D , nossa seria demais... abraços amei

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!
    Eu também vi esse filme, na verdade eu fui ver com a cara e a coragem, porque eu não tinha visto nenhum dos três filmes que antecipam esse, mas ainda assim fui e só posso dizer um coisa que filme fantástico, sai da sala de cinema completamente sem reação e maravilhado. E não não é um remake é uma continuação, mal posso esperar pelo próximo filme!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisson, apesar da qualidade serem meio "bosta" veja os primeiros, tu vai ver várias referencias e vai ter várias reflexões tbm!

      Excluir
    2. Alisson, apesar da qualidade serem meio "bosta" veja os primeiros, tu vai ver várias referencias e vai ter várias reflexões tbm!

      Excluir
  21. Infelimente não tem cinema na minha cidade então não pude assistir quando foi lançado, estou esperando para comprar em dvd ou assistir com uma imagem melhor na internet. Quero ver se assisto aos filmes anteriores pois nem me lembro muito sobre mad max.

    ResponderExcluir
  22. Eu estava louca para ir no cinema ver esse filme e nem consegui. O jeito agora é esperar pelo DVD.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera sim Ana, vale super a pena e de repente tem até cinemas passando viu!

      Excluir