Outlander - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Ronald D. Moore
Com: Caitriona Balfe, Sam Heughan, Tobias Menzies
Gênero: Fantasia, Histórico, Ficção científica, Romance
Duração: 16 episódios - 42 minutos
Lançamento: 2014

Outlander, sem dúvidas nenhuma entrou para o meu hall de séries queridinhas. Nesta, assim como em Game of Thrones eu comecei do avesso, não sei dizer que se é pelas obras originais me intimidarem, mas a verdade é que sou completamente apaixonada por estes dois mundos tão diferentes. Conheci a obra primeiro através da blogosfera, mas resolvi primeiro, me aventurar pela série de TV.

Inspirada pela obra de Diana Gabaldon, Outlander contará a história de uma viajante no tempo. Parece maluco, mas não é, pelo contrário, é uma história além da magia. Em 1945, Claire Randall (Caitriona Balfe) serviu como enfermeira nas linhas de frente na Segunda Guerra Mundial e durante 6 anos ela ficou afastada de seu marido Frank Randall (Tobias Menzies). Após o final da guerra o casal resolve viajar para a Escócia para uma segunda lua de mel, e se reaproximarem como um casal depois de tanto tempo separados.

Seu marido Frank, é um historiador e aproveita a viagem para visitar marcos históricos da região e também, ir em busca de documentos de seus antepassados. Em umas dessas viagens, em um misterioso círculo de pedras localizada em Inverness, Claire presencia um ritual de druidesas e automaticamente se sente atraída por isso. No dia seguinte neste mesmo lugar, inexplicavelmente, Claire é transportada no tempo em 200 anos. De volta ao ano de 1743, Claire agora está em uma Escócia violenta e envolvida aos levantes Jacobitas, rebeliões entre a Escócia e a Inglaterra.

Ela chega no meio de um combate entre um grupo escoceses e ingleses, e nestes conflitos, Claire conhece Jamie Frasser (Sam Heughan), um jovem guerreiro escocês e também Jonathan "blackjack" Randall (Tobias Menzies), que posteriormente descobre ser um antepassado de seu marido. Agora, Claire está exposta a intrigas, perigos e ameaças e sua vida passa a correr riscos que desconhece. Para se manter viva e em segurança ela terá que ceder a muitas barreiras, inclusive aquelas que protegem seu coração.


A história de Outlander te envolve de uma tal maneira que chega a ser difícil expor nesta resenha, são vários os fatores que te prendem. É o contexto histórico bem desenvolvido. O paralelo que a autora e os roteiristas conseguiram ao mesclar a ficção com os fatos históricos. Os jogos políticos e convenientes que são totalmente presente e imprescindíveis no enredo. As paisagens belíssimas, a fotografia, a clareza dos costumes e tradições da época. A trilha sonora encantadora. A construção dos personagens e principalmente a evolução deles durante a série. Por fim, também todo o dilema que Claire vive, conforme sua estadia no 'passado" pode ser definitiva.


No meio de toda esta loucura, no meio de combates e com o privilégio de saber o que vai acontecer na história, Claire tem o poder de se proteger ou de se encrencar ainda mais, paralelamente vamos vivenciando o seu impasse de continuar fiel ao seu marido que a tem como desaparecida no passado ou se render ao seu atual presente. Sem alternativas, não há como julgá-la quanto a isso, mas é claro que isso terá consequências e algumas abalarão consideravelmente o seu coração e a história. Seria possível estar dividida pela sua vida antiga e a nova? Entre duas vidas que jamais poderiam ser conciliadas? E se o seu futuro fosse o passado? Como lidar com esta nova realidade? Veja e descubra!


Apenas na estreia do seu primeiro episódio, a série garantiu sua renovação para uma segunda e terceira temporada, o que prova o quão a exibição da série foi bem trabalha, e ela como um todo é grandiosa. É um episódio melhor que o outro, e um mais envolvente que o outro. Eu dei muitas risadas com a inocência de Jaime, mas também suspirei pelo homem que é, torci pela bravura de Claire, odiei Jack com todas as minhas forças e chorei em muitas das cenas injustas. É impossível não querer mais assim que se finaliza a série, mas já aviso, preparem-se, ela é para quem tem coração forte e gosta de grandes emoções.


Por fim, deixo uma curiosidade sobre os atores. Por muitas cenas me questionei sobre a química e a intimidade que os protagonistas partilhavam, foi quando descobri que há rumores que a atriz e modelo Caitriona Balfe namora com o querido Sam Heughan, tem coisa mais fofa? Só nos resta torcer que este relacionamento não acabe e consequentemente não mele com o casal da série né?! Me resta apenas indicar Outlander, e depois de assistirem se rendam ao livro, assim como estou fazendo no momento, não deixem que os números de páginas te intimidem, pois se a série é inspirada no livro, cada página vai valer a pena.


32 comentários

  1. Joi tudo bem?
    Eu tenho os livros de Outlander aqui e ainda não comecei. estou tentando reunir coragem para ler Outlander e também Game of Thrones. Não gosto de Game of Thrones quanto série da HBO, acho que me darei melhor com os livros, mas impossível não querer assistir Outlander depois da sua resenha. Aliás, eu já fiquei até curiosa para saber se ela vai se envolver com o rapaz do passado ou permanecer fiel ao seu marido do futuro. Vc está lendo o livro? Me avise quando sair sua resenha do livro, vai ser legal saber sua opinião entre ambos, me diz qual gostou mais depois!!

    Beijokas e boa leitura

    Alice
    http://naprateleiradealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice tbm tenho o primeiro aqui, estou lendo (bem bem) lentamente. Estava com planos de ler um capitulo por dia, mas não está rolando hahaha preciso ser mais severa comigo mesma!

      Excluir
  2. Humm, adorei o trailer, a trilha sonora, gostei demais, vou querer assistir, e o livro vou querer ler também, valeu pela dica...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Joi! Tudo bem? Desde quando lançaram a série, eu fiquei louca para assisti-la, mas não consigo fazer isso sem ter lido os livros e como eles não são lá baratos eu acabo entrando nesse ciclo vicioso e não leio e assisto nada :/ Mas isso por um lado acaba aumentando ainda mais a minha curiosidade... Gosto muito de histórias com viagens no tempo e levando-se em conta a ambientação de "Outlander", tenho certeza que ela será uma das minhas favoritas! Espero pode conferi-la logo :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jéssica, paguei 49,90 no meu, me arrependi um pouco já que ainda não o li, mas pelo menos está aqui. Um dia leio! Juro!

      Excluir
  4. Oiii,
    Sei que parece meio exagero mais Outlander é vida! :3
    Adoro essa série!
    Como você disse, ela ficou muito bem trabalhada e a história nos prende do começo ao fim.
    Ainda não li os livros mas com toda a certeza eu irei ler!.
    Super recomendo tambem :)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a série é apaixonante, com qualidade do inicio ao fim!

      Excluir
  5. Oiee meninas ^^
    Como AMO Outlander de alma, paixão, amor e coração não pude deixar de passar aqui...haha'
    Também conheci a série através de blogs, mas como são muitos livros (gigantes e caros, ainda por cima), também decidi ver a série primeiro, e mal estou aguentando até a próxima temporada *-* #TeamJamieForever
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamie é muito amor ♥ Quero ler o livro antes de começar a segunda temporada!

      Excluir
  6. Amoooooo Outlander! Li os oito livros e sigo a série também ótima resenha!

    Inajara

    http://vintageandgeek.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    nossa só tinha visto os livros e confesso que ainda não li nenhum.
    Nossa adorei!!!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hello!!
    Essa série ta mega comentada, pelo menos no mundo literario, hehe. Acho que se deve aos livros, quem consegue vencer o preconceito dele ter quase mil páginas e segue em frente, acaba amando!
    Eu ainda vi a série, quero ver se compro os livros e começo primeiro a leitura, a série depois eu assisto.
    Achei a estoria até bem legal, a moça ir para o passado e conhecer o gato do Jamie Frasser!! Acho que mtas meninas assistem por causa dele, hehe.
    Ainda quero virar fã!!! Mas primeiro o livro, hehe.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Suzzy eu fiz assim, vi a série e agora estou louca pela leitura, quero muito, mas muito mais detalhes!

      Excluir
  9. Gostei de saber que existe a serie
    com certeza vou dar uma conferida nela
    tenho muita vontade de ler os livros, mas ainda não tive oportunidade

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  10. Caramba eu não sabia que tinha série. Já tinha ouvido falar dos livros e não tinha curtido nadinha. Sério mesmo, julguei logo que seria chato e queria nem saber. Agora com a sua resenha da série, eu consegui ver por um outro lado e até me parece interessante. Até mesmo porque é cheia de conteúdo né. Não algo enfadonho como eu imaginava (não me pergunte o porque kkkk) vou assistir com certeza e quem sabe depois ler os livros.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz Mulher? hahahah eu fiquei sabendo mais sobre a série e depois cheguei aos livros, e o melhor os livros já tinham sido lançados no Brasil a bastante tempo no Brasil!

      Excluir
  11. Heey!
    Eu ainda não sabia que há uma série sobre Outlander haha, só conhecia os livros, que por sinal tenho muita vontade de ler =)
    Com certeza vou assistir a essa série, já estou procurando no PopCorn Time :3
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  12. Oi Joi, tudo bem?

    Tenho vontade de ver a série, mas cadê o tempo e o ânimo? Desde que criei o blog, não tive mais tempo de acompanhar série. E agora com a mudança de trabalho, fica mais difícil ainda. Mas essa é uma série que eu gostaria de acompanhar, principalmente porque as chances de ler o livro são tipo... ZERO =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhaha entendo Kel, ainda pelo tamanho deles! Mas eu ainda sou muito viciada em séries, acho que se não fosse tanto teria mais tempo para ler....mas né?!

      Excluir
  13. Oi Joi, tudo bom?


    Culpa sua, comecei a ficar viciado nessa série, já engoli a primeira temporada inteira e olha que to sem tempo!
    Vou dar um tempo e começar os livros, e porra, que livros grandes não?

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Enormesssss! Mas será que tem qualidade, por todo o hipe que tem acredito que sim. Agora só falta tempo para me dedicar a leitura!

      Excluir
  14. Oi Joi, tudo bem?

    Essa série realmente parece ser boa, eu vejo muita gente apaixonada pela série e pelo Jamie, mas eu não consegui nem começar a ler os livros ou assistir a série. O enredo não me atraiu inicialmente. Quem sabe no futuro eu dê uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa capaz Ana? Primeira pessoa que vejo que não curtiu, mas são gostos né?! ^^

      Excluir
  15. Tenho visto falar muito sobre essa serie, e ela esta até na minha lista de series para começar a assistir,mas como já tenho muitas que cmecei e ainda não terminei, por isso ainda não comecei a assitis Outlander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm ando com este pensamento Brenda, primeiro vou terminar de ver as que tenho em andamento, depois me dedico a outras ^^

      Excluir
  16. Oi Meninas!

    Claro que eu tinha que vir surtar aqui né?? QUEM NÃO CURTE OUTLANDER MEU DEUS??? Os livros são maravilhosos, já foi pra meu top 5 livros da vida HAHAHA. Agora a série?? SOCORRO. Muito bem feita.

    Exelente. Nem tenho do que reclamar porque está sendo muito bem adaptada. O final da primeira temporada foi pesado, como o livro. E aguardo loucamente a segunda temporada, porque o segundo livro é maravilhoso também. Puro amor <333

    Chorei por dentro com esse post lindo! Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhoiiii Obrigada Caah, pois é eu me apaixonei! Agora preciso ler os livros, preciso de força, foco e fé!

      Excluir
  17. Ainda não tive a oportunidade de assistir, no começo achei monotona e parei. Mas quero retomar. Estou com os dois primeiros livros na fila de leitura e quero ler o livro antes de assistir a series.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, não achei nem o primeiro monótomo e depois dele a coisa só melhora ^^ De uma segunda chance sim! Vale a pena!

      Excluir