Orphan Black - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Graeme Manson e John Fawcett
Com: Tatiana Maslany; Jordan Gavaris; Maria Doyle Kennedy; Dylan Bruce; Kristian Bruun; Evelyne Brochu; Ari Millen.
Gênero: Ficção Científica; Drama; Suspense.
Duração: 44 minutos – 10 episódios
Lançamento: 2013

Eu nunca fui muito ligada em séries e nem mesmo em televisão, até um ou dois anos atrás eu acompanhava pouquíssimas séries e já tinha abandonado várias outras, tudo por falta de tempo ou por não conseguir ficar muito tempo sentada na frente da TV. Mas o mundo dá muitas voltas e as pessoas mudam, e um dia durante uma noite em que eu já estava quase desistindo desse aparelho maravilhoso e viciante que é a televisão, quando eu trocava de canal, e canal, e canal, eu descobri o segredo do universo. Tudo bem, na verdade, eu só descobri uma série mesmo. Porém não se deixem enganar pelas minhas palavras, existe ouro correndo por esses episódios!

Orphan Black é uma série produzida pela BBC, a mesma que lançou séries maravilhosas como Doctor Who e Sherlock. Lançada no ano de 2013, ela aos poucos foi chamando a atenção de todo o tipo de viciado em séries, e hoje reúne uma grande quantidade de fãs fiéis que esperam ansiosamente pelo lançamento da quarta temporada (e eu estou no meio desse grupo lindo de fãs fiéis). Logo no começo de sua vida, a série tinha tudo para dar errado, muitos não acreditaram que uma história como essa, que surgiu do nada e ainda é desconhecida por muitos, poderia crescer e se mostrar inteligente e instigante. Mas as previsões estavam erradas, e talvez a falta de algo novo e original fez com que ela crescesse e se mostrasse digna de indicação ao Emmy, tudo graças ao trabalho de uma atriz maravilhosa conhecida por Tatiana Maslany. Hoje, após três temporadas, eu ouso dizer que a série ainda tem muito o que contar, ainda possuí grandes segredos para quebrar a nossa cabeça, e principalmente, pode conquistar mais fãs ao redor do mundo.

Nossa história começa com estilo e aos poucos vai inserindo um mistério atrás do outro em nossa mente. Logo no primeiro episódio nós conhecemos a rebelde e incontrolável Sarah (Tatiana Maslany), no momento em que a encontramos, ela está voltando para a cidade onde morava, após passar muito tempo distante, sem dar notícias a ninguém, e sem aparecer para cuidar de sua filha Kira. No momento em que ela desembarca na plataforma, e espera pelo próximo trem, ela percebe uma mulher falando ao telefone. No momento em que desliga o telefona, essa mulher coloca sua bolsa, sapatos e casaco em um canto da estação e se joga na frente de um trem que estava se aproximando. No momento em que ela se vira para Sarah, esta percebe que as duas são idênticas, uma é o espelho da outra. Sem pensar duas vezes, Sarah pega a bolsa da mulher e foge do local. 


Sarah vê na morte de Beth, a mulher que se jogou em frente ao trem, uma oportunidade enorme. Incorporando o papel da ex-policial, ela pretende roubar todo o dinheiro que Beth deixou para trás e começar uma vida nova com sua filha Kira, e seu irmão Felix (Jordan Gavaris). Porém, aos poucos ela percebe que quanto mais se faz passar por Beth, mais será impossível continuar com a farsa e levar uma vida normal longe de todos os problemas e perguntas que Beth deixou insolucionados. Com o passar dos dias, Sarah descobre que ela e Beth não eram as únicas mulheres idênticas nessa história, existem muitas outras, e assim ela acaba conhecendo Cosima e Alison (também interpretadas por Tatiana). 

A partir do momento em que esse grupo formado por uma dona de casa frustrada, uma mulher que passou a vida fugindo e se metendo em encrencas, e uma cientista brilhante se reúnem, a série mostra o seu valor. Ela te prende, te faz pensar e criar teoria em cima de teoria, até que a temporada termine. Acontece que todas essas mulheres são, de certa forma, irmãs. Elas são clones de uma original que se perdeu no tempo. Elas são experimentos realizados por uma organização mais poderosa do que o exército. E juntas essas personalidades divergentes vão tentar descobrir o que existe por trás de tantos segredos contados para cada uma delas desde que nasceram.

Eu sei muito bem que após a minha pequena descrição da trama inicial dessa história, muitos de vocês ainda vão pensar que essa série não é tão interessante assim, ou quem sabe, podem acreditar que essa série não faz o seu tipo. Deem uma chance para essa história. Esqueçam os gêneros em que ela se encaixa, assistam aos primeiros episódios, assistam como quem não quer nada, e garanto que vocês vão se surpreender com a graça e a inteligência dessa história.




A graça de Orphan Black reside em dois elementos importantíssimos. O primeiro deles é a história muito bem bolada, encaixada, pensada e conectada. Tudo o que acontece nesse história possuí uma explicação, e tudo, de uma maneira ou de outra, está interligado. São poucos os acontecimentos que acontecem por acaso ou por acidente. Mesmo que, durante um episódio você se pegue perguntando como aquilo está acontecendo ou porquê, logo logo as respostas virão até você, mas não antes de deixarem mais perguntas. 

Os criadores souberam ligar muito bem o fator ficção cientifica com o suspense e o drama da história. Unidos, esses gêneros acrescentam força a série. Como eu já comentei várias e várias vezes, essa é uma série inteligente, porém imersiva (já estou viajando já, rsrsrs). Você ficará tão preso à história, sentirá tanto carinho por determinados personagens, que por vezes suas teoria serão influenciadas por tudo aquilo que você e determinado personagem acreditam ser certo. E confiem em mim, os próprios personagens irão te manipular, irão fazer com que suas visões mudem o tempo todo.


O segundo fator importante, se não o mais importante, são todos os clones que aparecem ao longo do desenvolvimento da história. E nós não podemos falar nas nossas queridas clones, sem destacar o maravilhoso trabalho de Tatiana Maslany. A atriz é o destaque da série, ela é magnifica, o trabalho que ela faz interpretando todas as clones é perfeito. Tatiana consegue passar de Sarah, para Cosima com uma facilidade muito grande. Ela nos confunde, nem percebemos que se trata de uma única pessoa interpretando papéis diferentes. O trabalho da atriz está tão impecável que podemos diferenciar as personagens pela voz, pelo jeito como elas falam, pela maneira como se comportam. É claro que o cabelo, maquiagem e figurino também auxiliam na diferenciação, mas é a atuação de Tatiana que fecha com chave de ouro. As personagens, todas elas, são carismáticas. Elas nos surpreendem, fazem com que o jogo mude a todo o momento, com o passar o tempo, é impossível não torcer por elas, não sentir carinho pelas clones.

Orphan Black é uma série inteligente, carismática, cheia de reviravoltas, mistérios e momentos de boas risadas (porque sem risadas o mundo seria cinza e triste). Essa é uma série que provou que tem potencial e que merece uma chance no seu coração. Orphan Black conseguiu alcançar um posto que pouquíssimas séries, até hoje, foram capazes de alcançar, se tornou minha favorita. E para terminar essa resenha eu só tenho mais uma coisa a dizer: keep calm e join the clone club!

39 comentários

  1. Não conhecia essa série, mas fiquei super curiosa para começar a assistir, vou assistir o primeiro episódio e se curtir vou dar continuidade a série. No momento estou somente assistindo Sobrenatural e comecei a assistir Fear The Walking Dead, por que amo The Walking Dead e até que não vem a 6° temporada tem que aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariele, tudo bem contigo ???
      Fiquei extremamente feliz por saber que você se interessou pela série e pretende assistir ao primeiro episódio !!! Como uma fã assumida de Orphan Black, nem preciso dizer que fiquei ansiosa para saber o que você vai achar dessa série, estou aqui torcendo para que goste !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Não conhecia essa série e olha que sou fã de séries,rsrs, quando tenho tempo tento conciliar ler e assistir seriados.Gostei da história sobre clones, e também da atriz, fazendo vários personagens, adorei, vou conferir com certeza!!Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, tudo bem ???
      Fiquei super, mas super feliz por saber que você se interessou pela Orphan Black !!! *-*
      Eu sou apaixonada por esse seriado, hoje digo sem pensar duas vezes que não vivo sem ele, rsrsrs, de tanto que gosto. Espero que você goste da série tanto quanto eu, e estou aqui morrendo de curiosidade para saber o que você achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Não conhecia essa série, mas estou interessada depois da sua dica.
    Tentarei procurar e pretendo assistir, mas no momento preciso colocar todas as que já assisto em dia.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem ???
      Flor, fiquei super feliz por saber que você gostou da dica. Você nem imagina o quanto eu fico feliz quando me dizem que gostaram das dicas que eu compartilho com vocês !!!
      Estou aqui torcendo para que goste dessa série !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oi, Bel! AI MEU DEUS! *_*
    Eu amo Orphan Black. Não sei o que dizer ... adorei o post!
    A minha clone favorita é a Helena <3

    Que venha a 4ª temporada!! *-*
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Markus, tudo bem contigo ???
      E que venha a quarta temporada !!! *-*
      Fiquei tão feliz por saber que você também gosta de Orphan Black !!! Mas falando sério, não tem como não amar né ?! A história é muuuuito perfeita !!!
      Eu sempre fico na dúvida na hora de escolher a minha clone preferida, mas diria que a Cosima e a Helena estão ali disputando pela preferencia !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Adoro essa série, acho ela magnifica e envolvente, sem falar na atriz que da um espetáculo de interpretação. Indico ela para todo mundo que conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bem ???
      Eu sou igual a você, também indico a série para todo mundo que conheço !!! Não tem como não se encantar e instigar com essa história né ?! Vale muito a pena assistir !!!
      ^^

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi Ry!!
    Comecei a assistir essa série, mas parei no meio por preguiça hahaha
    Mas ela é muito boa mesmo, vou ver se deixo a preguiça de lado e termino de assistir!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ra, tudo bem flor ???
      Não acredito no que você acabou de me dizer ... Oo
      Menina, você precisa voltar a assistir essa série, Orphan Black é amor, é vida, é a alegria de nossos dias, rsrsrs. Fiquei super feliz por saber que você já assistiu até uma parte, temos que conversar sobre a história um dia desses !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oii Bel, tudo bem?

    Ah nossa, fiquei tão feliz de ver você falando dessa série maravilhosa *-*. Só vi até a segunda temporada, estou esperando a terceira ser postada no Netflix, mas é maravilhosa e super viciante.

    Nossa, é incrível como sempre criamos milhares de teorias, mas quando sempre somos surpreendidos e logo estamos criando outra teoria. A Tatiana é incrível e sério, como a atuação dela é maravilhosa, nos faz amar algumas e odiar outras... e é super legal que em momento algum sentimos que alguma delas estão descaracterizadas. Outros personagens também são maravilhosos como Félix que virou um verdadeiro irmão para a Cosima e a Alison também e a Kira, gente, nunca vi uma criança tão inteligente.

    Essa série é muitoo boa e acho que todos devem assisti-la e seu post está incrível!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo ótimo e contigo ???
      Aiiiin, flor, fiquei tão feliz por saber que você também assiste e gosta de Orphan Black !!! É uma série muito boa mesmo, indico para todo mundo sem pensar duas vezes, rsrsrs.
      E Rafa, você precisa assistir a terceira temporada. Menina, a história fica cada vez mais confusa e insana, mas te garanto que vale muito a pena. A terceira temporada não desaponta, e digo mais, acho que a quarta temporada vai ser muito incrível !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  8. Ai. Meu Deus *000*
    Eu nem posso acreditar que o Estante acabou de resenhar Orphan Blaack!!! Terminei a segunda temporada (as únicas que tem na Netflix) e estou amaaando... A Tatiana é mesmo uma atriz incrível, tanto que você realmente consegue acreditar que são pessoas diferentes, kkk... Ah, e já parou pra pensar como deve ser gravar as cenas?? Eu já e parece ser muuuito complicado ;)
    Bjs, Juh.
    P.S: Adorei a resenha e, se você amou Orphan Black, há uma grande possibilidade de gostar também de Sense8 *------------*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh, tudo bem ???
      Pois é, Orphan Black também está aqui no Estante Diagonal !!! Mas não poderia ser diferente né ?! Com uma série maravilhosa como essa, acredito que é nosso dever compartilhar, rsrsrs.
      Já ouvi falar nessa Sense 8, mas até agora não tive tempo de sentar e assistir ao primeiro episódio para saber se eu me interesso ou não. Vale a pena mesmo ?!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Todo mundo que eu conheço assiste ou já assistiu essa série, menos eu rs
    Gosto da premissa e dos temas que ela aborda, mas tenho tantas série que acompanho que ainda não me sobrou tempo pra conferir mais esta. Apesar disso, curiosidade é o que não falta! Essa mistura de humor ácido com assuntos densos realmente parece uma combinação interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrini, tudo bem ???
      Flor, você precisa assistir Orphan Black, garanto que se assistir não irá se arrepender !!!
      Tenta arrumar um tempinho para assistir a série ?! Quem sabe você fica viciada assim como eu !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  10. Conheço varias pessoas que assistem essa serie, mas eu ainda não comecei pois já estou assistindo a varias series que ainda não terminei mas essa esta n topo da minha lista para assistir assim que eu terminar algumas das que estou assistindo. Essa serie parece ter um bom misterio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, tudo bem ???
      Que pena que você está com várias séries já iniciadas, mas tente arrumar um tempinho para encaixar a Orphan Black na sua lista de séries !!! Tenho certeza de que você vai curtir essa história !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  11. Ameiiii a resenha, ainda mais que falou da minha série favorita do momento!!!!
    Só quem assiste sabe do talento da Tatiana Maslany, ela arrasa!!!
    Eu nao consigo ver a mesma pessoa interpretando os clones, para mim sao pessoas diferentes! A Alysson e a Cosima sao as minhas preferidas...comecei a gostar da Helena depois que entendi ela melhor e a cena dos clones dançando foi a melhor!
    A série tem mto mesmo pra contar, eu surto a cada eps! hahaaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, tudo bem contigo ???
      Aiiiin, a Orphan Black também a minha série preferida do momento !!! *-*
      Depois que eu comecei a assistir, já arrastei minha irmã para o vicio, e logo que terminamos as três temporadas, já arrastamos uma prima também, rsrsrs. A série é boa demais para não compartilhar né ?!
      Eu confesso que sempre fico na dúvida na hora de escolher minha clone preferida. Cada uma delas possuem um lugarzinho especial no meu coração (exceto a Rachel, odeio ele). Mas diria que a Cosima e a Helena estão lutando pela preferência !!!

      Beijinhos

      Excluir
  12. todo mundo fala dessa serie, eu nao queria ver ate pq nao sabia do que se tratava e nem estava a fim de saber, mas dps que li essa serie eu precisooo ver logo! mds parece ser mttt boa e vc esta falando super bem dela entaoo mais um motivo para ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila, tudo bem ???
      Como fã assumida da série, acho que sou bem suspeita para falar, hehehe, mas te garanto que o seriado não desponta. A história é muito bem pensada, tem muito mistério e suspense em toda a narrativa, e nenhuma temporada deixa a desejar !!!
      Estou aqui torcendo para que você comece a assistir e que goste tanto quanto eu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. Eu amooo Orphan Black com todo o meu coração! ❤ Amo o trabalho da Tatiana, é fabuloso como ela consegue interpretar clones de personalidades tão distintas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, tudo bem ???
      Vou copiar o que você disse, porque partilho da mesma opinião e sentimento que o seu: "Eu amooo Orphan Black com todo o meu coração! ❤"
      É difícil não se apaixonar por essa série né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Preciso ser sincera e confessar que nunca vi, nem ouvi falar desse série. Mas depois de ler esse post, me pergunto: Onde eu estava todo esse tempo?
    Sou uma apaixonada por seriados, e sempre estou procurando algo novo para assistir, principalmente agora que a maioria que vejo está em hiatus. E essa post veio na hora certa.
    Orphan Black parece ser demais!! Sarah tentando voltar para casa para encontrar sua filha, mas no meio do caminho encontra três mulheres idênticas á ela. Nem preciso dizer que estou mais que interessada, né? Vou correndo procurar para assistir e quem sabe em breve possamos estar discutindo sobre a série, não é mesmo?? ;P
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem contigo ???
      Você nem imagina o quanto eu fiquei feliz por saber que você gostou da dica !!! Eu fico muito contente quando vocês comentam que se interessaram pelas coisas que compartilho por aqui, mas esse caso é especial, pois simplesmente amo essa série !!!
      Flor, assim que você quiser pode vir aqui, ou em qualquer outro lugar, que eu ficarei mais do que animada em discutir Orphan Black com você !!! Adoro conhecer as teorias de outras pessoas, e comparar com as minhas !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  15. Conheço algumas pessoas que amam Orphan Black e super me recomendam, mas eu nunca tive oportunidade de parar para assistir ao menos um episódio. Talvez, o motivo maior também deve ser por eu não ser muito fã de séries. Enfim, acredito que irei dar uma chance à Orphan Black, afinal, seus comentários no post são bem convincentes, huehue...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Que pena que você não é muito fã de séries ... mas quem sabe vai ser a Orphan Black que vai te deixar apaixonada por séries, não é mesmo ?!
      Estou aqui torcendo para que você goste dessa história, e também morrendo de curiosidade para saber o que você vai achar de todos os mistérios desse seriado !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. Oi!!
    Eu já ouvi falar dessa serie sim e sendo sincero tenho muita vontade de ver, mas eu já vejo tantas que não quis adicionar mais um então simplesmente finjo que não vejo meus amigos loucos a cada episodio que ele veem!! Quem sabe um dia eu veja no netflix né?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, tudo bem ???
      Poxa, que pena que já está assistindo a várias outras séries ... :/
      Mas e se enquanto você espera sair a nova temporada de um dos seriados que você assiste, começar a assistir Orphan Black ?! Assim você consegue conferir essa história enquanto espera a outra continuar !!!
      Vou ficar aqui torcendo para que consiga assistir. E não esquece de me contar o que achou depois que você assistir tá ?!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Eu já estou há muito tempo vendo gente falando dessa série, mas nunca procurei saber qual era a história em si. Quando vi que você tinha feito um post aqui no Estante corri para ler e, carãaaan, já tá na minha listinha do Netflix! Eu tenho que confessar aqui que o Netflix roubou meu coração, tanto que nem tenho lido tanto quanto antes =x

    Beijos, Ryokobel!

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Ai, nem me fale de Netflix que eu não tenho, rsrsrs. Preciso assinar, mas até agora não rolou. Poxa, com tanta série e filme que eles adicionam, é uma mão na roda né ?!
      Espero que você goste de Orphan Black, te garanto que a série não irá te desapontar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  18. Olá, acredita que eu não conhecia a série ainda? Eu como uma amante de séries já anotei o nome dessa e está na minha listinha das que quero ver :D , adorei a premissa dela, chamou bastante minha atenção!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin, tudo bem ???
      Fiquei super feliz por saber que se interessou pela série !!!
      Estou aqui torcendo para que goste de Orphan Black. A sim, e não esquece de me contar o que achou, depois que você assistir ao seriado tá ?!

      Beijinhos

      Excluir
  19. Oiee ^^
    Ainda não comecei a ver essa série (vou finalizar The Vampire Diaries primeiro), mas minha irmã e minha mãe estão viciadas. Já cheguei a ver algumas cenas, então já sei que a história é um pouco macabra e muito diferente de tudo o que eu já vi. Estou bastante curiosa e animada para conhecer.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, tudo bem contigo ???
      Ai que legal flor, fiquei feliz por saber que sua mãe e sua irmã assistem Orphan Black, agora só falta você começar a assistir também !!! *-*
      Estou super curiosa para saber o que você vai achar dessa série, espero que goste dela tanto quanto eu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  20. Antes de assistir Orphan Black nenhum interesse havia se despertado, já tinha baixado todos os episódios da 1¤, 2¤ e 3¤ temporada, porém sempre adia o dia para assistir. Até que em um belíssima dia resolvi da uma chance aqueles vídeos que estava no meu cartão de memória. Meu Deus, foi a melhor coisa que fiz. A série me envolveu desde o primeiro episódio. Amei o enredo, os personagem, TUDO. E quando fui dar-me conta, já estava finalizando a primeira temporada e iniciando a segunda, e isso em apenas UM DIA.
    Agora espero ansiosamente pela quarta temporada, pois já considero Orphan Black uma das séries preferida. <33

    ResponderExcluir