Resenha: Dois Irmãos

Título Original: Dois Irmãos
Autor: Milton Hatoum
Arte: Fábio Moon e Gabriel Bá
Ano: 2015
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232


Compre: Saraiva - Amazon

No começo desse ano, os irmãos Fabio Moon e Gabriel Bá começaram a fazer comentários e destacar em suas redes sociais um projeto muito interessante e querido. Os dois anunciaram que estavam preparando uma HQ baseada no romance de Milton Hatoum, Dois Irmãos, vencedor de um prêmio Jabuti e já traduzido para oito idiomas. 

Como sou fã do trabalho destes irmãos, e como adoro uma boa história em quadrinhos, não tive outra opção a não ser solicitar um exemplar para chamar de meu, e então, depois de um certo tempo, iniciar uma leitura que me deixaria fascinada e morrendo de vergonha por não ter lido o livro que deu origem a essa HQ maravilhosa.

A premissa de Dois Irmãos é simples, porém é nos detalhes, nuances, e em todo o seu contexto que mora a complexidade da história e também a beleza da narrativa. Logo no início da narrativa, trazida para nós pelas mãos habilidosas de Bá e Moon, conhecemos os também gêmeos, Yaqub e Omar. Os dois possuem personalidades e traços muito diferentes, porém é através do crescimento e criação que cada um recebe, que suas personalidades se fortalecem e os dois irmãos, que um dia eram grandes amigos, entram em uma enorme rivalidade. 

Tudo começa na infância, por causa das primeiras paixonites e interesses amorosos. Durante um dia em que diversos amiguinhos e coleguinhas se dirigem para o grande casarão da cidade, onde havia sido instalado um projeto para passar um filme para que as crianças assistissem, Omar vê Yaqub com seu interesse amoroso, e durante um acesso de raiva atinge o irmão com uma garrafa, deixando seu rosto marcado para sempre.


A partir desse incidente, a rivalidade entre os irmãos, que antes se escondia no meio das brincadeiras de criança, surge com força total, e todas as possibilidades de reconciliação são jogadas em um grande abismo. Para tentar ensinar algo aos filhos, Halim, pai dos gêmeos pretende mandar os dois para o exterior. Porém, Zana, a mãe possessiva e controladora, não permite que Omar parta, fazendo com que este fique debaixo das asas "protetoras" da mãe enquanto o outro filho fica meses longe da família. Durante a volta de Yaqub ao Brasil, acontece o reencontro entre os irmãos, e as grandes diferenças entre eles apenas fortalecem a antiga rixa, fazendo com que um fique fora do caminho do outro, apenas nos momentos de interesse pessoal.

Confesso que enquanto lia essa história em quadrinhos, não conseguia parar de pensar no livro que deu origem a obra. Ficava pensando nos detalhes que ficaram de fora, se havia alguma informação, alguma história secundária, algo mais nas páginas do original, algo que pudessem tirar algumas das dúvidas que surgiram ao longo de minha leitura. Minha curiosidade cresceu ao conferir o trabalho realizado por Gabriel Bá e Fabio Moon, e acredito que não conseguirei ficar muito tempo longe desse livro, em algum momento terei que buscar a obra de Milton para descobrir tudo o que posso sobre a rivalidade destes dois irmãos.

Além de uma história maravilhosa, temos uma narrativa precisa e de fácil entendimento. Bá e Moon criaram uma HQ muito fácil de ser lida e admirada. Mesmo nos momentos de flashback, mesmo durante os comentários de nosso narrador, é fácil compreender os motivos por trás de todos os acontecimentos destacados. É fácil entender, pensar e refletir sobre tudo e todos. Se uma narrativa muito bem montada não bastasse, somos agraciados com as belíssimas ilustrações destes gêmeos que estão representando muito bem o Brasil no mundo das histórias em quadrinhos. Cada quadro é uma obra de arte. Mesmo naqueles quadros mais simples e sem grande quantidade de detalhes, percebemos a importância do que foi destacado. 

A HQ possuí o traço dos irmãos, e isso já é um espetáculo a parte. É como se o livro transpirasse criatividade e trabalho duro, como se suas páginas guardassem segredos, os desenhos escondessem as respostas para toda a rivalidade presente ao longo da história. Essa HQ exalta a obra de Milton Hatoum, mas também destaca o trabalho de Bá e Moon, aqui encontramos o melhor dos dois mundos.



Se você é um leitor apaixonado por histórias em quadrinhos, se quer ingressar nesse mundo maravilhoso, se busca algo interessante para ler, se quer conhecer a obra de autores nacionais, Dois Irmãos é o seu livro. Com uma narrativa acertada, uma história complexa e que se abre para um leque de reflexões, com ilustrações maravilhosas e personagens marcantes, Dois Irmãos nos traz o melhor do mundo da escrita e das histórias em quadrinhos.

Aqui a criação, as ligações familiares, os anseios de jovens e adultos são esboçados, estudados e destrinchados. Nesta obra percebemos como a criação interfere no caráter e forma adultos confusos e vingativos. Essa obra destaca muito bem que a realidade é o que é, e devemos lidar com ela. Por isso, prepare-se para algo grande, e descubra como irmãos nem sempre são unidos e confiáveis.

18 comentários

  1. Que legal essa HQ, ainda não tinha conhecimento dela! É péssimo isso de rivalidade entre irmãos, e o pior é que é difícil encontrar irmãos que se dão bem de verdade. Falo por experiência própria kkk mas o livro deve passar ensinamentos bem marcantes :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Espada do Verão", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me dou muito bem com meu irmão ^^ Somos muito iguais! Ele é 5 anos mais velho que eu!

      Excluir
  2. Que livro fofo!!!
    Não conhecia ainda e confesso que adoreia a sua resenha.
    Isso de rivalidade entre irmãos me deixa curiosa.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem contigo ???
      Fiquei muito, muito, muito feliz por saber que gostou da minha resenha, e também por saber que sentiu curiosidade com relação a obra. Espero que tenha a chance de ler essa HQ maravilhosa !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Olá!!
    Amei conhecer a historia e o trabalho de Fábio Moon e Gabriel Bá, fiquei muito curiosa em ler, até porque quadrinhos é muito bom de se ler nos deixa sempre loucos por mais.. Quero conhecer um pouco mais sobre a rivalidade desses dois irmãos espero ter a oportunidade de ler.
    Bocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem ???
      Fiquei aqui muito feliz por saber que você ficou curiosa com relação a essa HQ !!! Fico sempre muito feliz quando vocês curtem as dicas que eu trago aqui para o Estante Diagonal !!!
      Tomara que tenha a chance de conferir essa história, e não esqueça de me contar o que achou quando você ler tá ?! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  4. Ilustrações bem bonitas e a história é interessante. Eu não desconheço essa rivalidade entre irmãos. Tenho uma irmã e sei bem como é... ciúme, inveja. É até bem normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, tudo bem ???
      Eu sou bem suspeita para falar, pois adoro o trabalho do Gabriel e do Fábio, então só terei elogios com relação a obra e suas ilustrações, rsrsrs.
      Com relação a rivalidade entre irmãos, confesso que não conheço bem esse lado. Tenho uma irmã mais nova mas nós nos damos muito bem. Mas no caso da história da HQ, eu entendi bem como toda essa rivalidade surgiu ... ^^

      Beijinhos

      Excluir
  5. Que lindo esse trabalho, adoro histórias em quadrinhos, mas nunca li nada assim, rivalidade entre irmãos, ainda não conhecia o trabalho desses autores, mas esse livro me deixou com uma curiosidade tremenda, muito bom, a capa está bem diferente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, tudo bem ???
      Fiquei super feliz por saber que ficou curiosa para conhecer um pouquinho mais do trabalho do Gabriel Bá e do Fábio Moon. Espero, do fundo do coração, que goste dessa história tanto quanto eu gostei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Adoro HQ e esse eu já tinha ouvido fala e me apaixonei pela sua resenha, ele não só mas uma HQ e sim uma HQ que mostra laços de família muito lindoo
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kayna, tudo bem contigo ???
      Fiquei muito, muito, muito feliz por saber que gostou da minha resenha. Você nem imagina o quanto eu fico animada e contente quando vocês comentam que curtiram as minhas resenhas e se interessaram pelas minhas dicas !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi :) Eu tive uma enorme surpresa com esse post! Quando comecei a ler não tive muito interesse porque não gosto de ler HQ's, mas aí quando comecei a ler a premissa do livro que tive uma surpresa! Eu já assisti uma peça com a mesma história e mal sabia eu que existia um livro sobre! Fiquei muito interessada e agora estou considerando a possibilidade de ler um HQ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, tudo bem ???
      Menina, você nem sabe o quanto eu fiquei feliz com o seu comentário. Adoro saber que vocês gostaram das minhas dicas e que pretendem ler os livros que eu comento por aqui. Espero que consiga ler Dois Irmãos, e que goste dessa história tanto quanto eu gostei !!!
      A, e não esquece de quando você ler me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. UOUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, eu to chocada! Não sabia que tinha uma HQ desse livro! Eu ainda não li Dois Irmãos, o livro, no caso. Mas tá na minha lista tem bem uns 2 anos já e agora eu to na duvida se leio o quadrinho primeiro ou o livro original, ó vida cruel.

    Beijão
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Que legal, fiquei feliz por saber que você já conhecia o livro original e que está interessada nele. Eu ainda não tive a chance de ler o livro, mas super recomendo a HQ, acredito que ela é um exemplar magnífico, e apesar de não ter lido o livro original, acho que a HQ fez jus a história !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  9. Sou maluca pelos gemeos!
    Fui em evento para vê-los. Tenho dedicatória com desenho que fizeram de mim.
    Estou bem ansiosa para ler esse <3
    Fiquei mó feliz de ver que alguém alem de mim conhece!
    | Sorteio do livro Banksy |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Ai que sonho !!! Confesso que agora fiquei com inveja de ti, rsrsrs. Eu iria adorar poder ir a um evento para conhecer os dois. Eles são tão talentosos, admiro muitíssimo o trabalho deles !!!
      É bom encontrar outras pessoas que também curtem as coisas que gostamos né ?! Fiquei super feliz por saber que você também gosta do trabalho deles !!!

      Beijinhos

      Excluir