Desventuras em Série - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Daniel Handler, Barry Sonnenfeld
Com: Neil Patrick Harris; Patrick Warburton; Malina Weissman; Louis Hynes; Presley Smith;
Gênero: Drama; Suspense, Aventura
Duração: 8 episódios – 50 minutos

Anos atrás, a mais diversa gama de leitores, viu-se fisgada pela trágica história de três irmãos que, durante um dia agradável na praia, receberam a notícia de que seus pais haviam morrido em um terrível incêndio. Estas três crianças foram deixadas para trás, abandonadas por aqueles que deveriam olhar por elas. O fogo levou seus pais, sua casa e todas as boas memórias que algum dia eles poderiam construir. A promessa de uma vida feliz é jogada para baixo do tapete, toda a esperança desaparece do horizonte, uma vez que, para seu novo tutor, aqueles considerados adultos e responsáveis escolheram um vilão maquiavélico. 

Este vilão, que surge sem ser convidado em nossa história, possuí um plano terrível para ficar com a fortuna deixada para os três irmãos Baudelaire, porém, mesmo quando seu plano é descoberto e seus disfarces desmascarados, ele insiste em voltar de novo e de novo. E, no meio das diversas desventuras destes pobres irmãos, leitores de todas as idades se encantaram com um narrador carismático e uma escrita bem-humorada.

Estes leitores apaixonados, os quais acabei de lhes apresentar, podem ter se decepcionado quando, por motivos desconhecidos, uma série de filmes não vigou. Porém, quando a retomada da trajetória dos irmãos Baudelaire foi anunciada, dessa vez em formato de seriado – e vamos combinar, nada mais certeiro do que criar uma série de Desventuras em Série – pela nossa querida Netflix, todos os apaixonados pela perseverança de Violet, Klauss e Sunny viram uma nova esperança surgir no horizonte. É sobre a retomada dessa história, sobre a graça de encontrar personagens tão carismáticos na tela da televisão, que venho comentar com vocês hoje.


A primeira temporada de Desventuras em Série se propõe a explorar a história dos quatro primeiros livros, dividindo-se assim, dois episódios para cada livro. Porém, algo que muitos dos que ainda não leram a obra escrita ou estão retomando a leitura, não previram, era o fato de que poderiam surgir spoilers ao longo da primeira temporada. 

Logo no primeiro episódio o espectador recebe uma informação bombástica, essa informação, esse detalhe que a princípio parece se tratar de um spoiler, será desenvolvido ao longo de todos os episódios, unindo-se aos acontecimentos da narrativa principal. O que de início surgia como um grande furo, no fim destaca-se como uma sacada dos produtores, uma forma de deixar o espectador instigado e ainda, uma estratégia de fazer com que quem assistiu o seriado possa criar diversas teorias, mesmo que não tenha lido os livros.

Assim, aquilo que no começo do seriado me deixou frustrada e desanimada, acabou se tornando algo capaz de trazer uma curiosidade ainda maior com relação aos livros e com a gama de possibilidades presente nas temporadas seguintes.


Quando comparamos o catálogo diversificado de séries produzidas pela Netflix, além do investimento diferenciado, depositado em cada um de seus títulos – vide destaque de Stranger Things (resenha aqui) no Super Bowl - torna-se nítida a diferença entre Desventuras em Série e os demais seriados da companhia. 

Apesar de abusarem da famosa tela verde, dos cenários serem simples e complementados por computação gráfica, confesso que o resultado final me foi extremamente agradável. Ao longo de cada cena, o que se destacava era a forma adorável e certeira com que se utilizou a computação gráfica para dar conta da falta de cenários maiores e mais elaborados. A atmosfera, as cenas, a montagem de Desventuras em Série possuí aspecto antigo, nos lembra algo que víamos antigamente, mas não sabemos destacar com precisão o que verdadeiramente é. Além de uma história interessante, cada episódio apresentado é agradável aos olhos, é dirigido de forma brilhante, mostrando que não se faz necessário um enorme cachê para produzir bom material.


Juntamente a belíssima forma com que foram dirigidas e elaboradas as cenas, destaca-se aquilo que, em minha humilde opinião, é a cereja do bolo. Sabemos que o narrador e autor de Desventuras em Série é Lemony Snicket, são suas palavras que nos conduzem através das dificuldades dos irmãos Baudelaire, porém, aqui Lemony Snicket é elevado para o posto de personagem e narrador. A todo momento, a figura do autor surge para acrescentar algo a história, para compartilhar uma nova informação, para explicar o que significa essa ou aquela palavra. A forma como o autor foi integrado ao seriado é brilhante, diferente daquilo que estamos acostumados a observar. Esse detalhe fecha de maneira única o produto final.

Tenho que admitir que, embora Neil Patrick Harris tenha tirado o Conde Olaf de letra, foi Patrick Warburton quem me surpreendeu. Seu aspecto sério, seus comentários, as piadas separadas para sua figura, cada cena em que aparecia me foram preciosas. Onde Neil Patrick acerta ao mostrar seu lado caricato, nos trazendo um Conde Olaf maldoso, cômico, carismático (se é que isso e possível), não tendo medo de entrar de cabeça em cada disfarce do personagem. Patrick Warburton me conquistou com cada a pequena mudança em sua entonação, com as sutilezas de seu personagem, com a narração certeira de uma série que, sem sua figura, não seria o que é!


Desventuras em Série, apesar de não possuir o brilho e peso de outros seriados produzidos pela Netflix, destaca-se como mais uma boa jogada da companhia. A série entretém, instiga o espectador, promete mais mistérios e quem sabe, algumas revelações. O elenco agrada, incorpora seus personagens e mostra a que veio. Assim como na série de livros, aqui encontramos uma história capaz de encantar um público diverso, uma narrativa bem amarrada, habilmente executada, comprovando que, quando se trata de seriados, a Netflix já se estabeleceu no mercado e ainda é capaz de mostrar frescor em suas produções!


20 comentários

  1. Eu ainda não assisti e nem li os livros da série, mas provavelmente vou assistir somente a série já esta adicionado na minha lista da Netflix e estou louca para começar essa aventura, adorei principalmente o elenco porque sei que a Netflix tem esse maravilhoso dom de escolher as pessoas perfeitas que cabem aquele personagem, não tenho duvida de que vou adorar.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem ???
      Tenho certeza de que vai gostar de Desventuras em Série. O seriado ficou tão bem feitinho, e tão gracioso, que não tem como não gostar !!!
      Depois que assistir não esquece de voltar aqui e me contar o que achou !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Aiiin eu até gostei da série e tal, mas sei lá... Não consegui terminar de assistir, alguma coisa me travou..
    Mas vou tentar terminar haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termina siiiiiim, Ra !!!
      É tão bacaninha essa série, vale a pena dar uma segunda chance pra ela !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  3. Izabel!
    Infelizmente não assisti o primeiro filme, não li os livros e não acompanhei a série da Netflix, mas espero que seja tudo provisório e em breve possa apreciar tudo, porque acho as crianças extremamente inteligentes e apesar de todo sofrimento que passam na mão do Conde Olaf, elas conseguem se livrar de alguma forma.
    “Ouse saber!(Sapere aude)” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem ???
      Espero que tenha a chance de conferir esse seriado, e também os livros e o filme !!! Desventuras em Série, como um todo, é uma história muito bacana, gostosa de acompanhar, tenho certeza de que irá curtir !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oá,
    Se eu não me engane eu já vi esse filme, porém não assistir ainda a serie, acho que seria super legal e interessante, já faz muito tempo que essa historia e antiga mas deve ser super legal a serie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem ???
      A série é realmente muito bacana. Espero que tenha a chance de assisti-la !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi Izabel!
    Eu assisti o filme e adorei, porém antes de ver a série tenho vontade de ler os livros (existem muito detalhes que não passam como também tem algumas diferenças).
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha, tudo bem contigo ???
      Eu confesso que queria ter lido, pelo menos os primeiros livros, antes de assistir o seriado ... Infelizmente não consegui. Mas me arrisco em dizer que apesar de ser melhor sim, ler primeiro e depois assistir, a primeira temporada não vai interferir tanto na sua experiência de leitura. Então fica mais com relação a cada um quer !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi Izabel,
    O que conheço de Desventuras em série foi o que assisti na adaptação cinematográfica e gostei bastante. Apesar de ser uma leitura infanto-juvenil eu gosto do ar de mistério que autor escolheu para a trama. Os Baudelaire passam por muitas aventuras e é uma mais estranha que a outra, mas deve ser divertido acompanha-los nas diferentes situações que terão que enfrentar. A série de TV esta muito bem falada, e sendo uma produção da Netflix, não tenho dúvidas. Ainda não tenho certeza se lerei os livros, mas pretendo dar uma chance a série!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, tudo bem contigo ???
      Espero que tenha a chance de conferir a série, ela está realmente bem feitinha, merece nossa atenção !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  7. Os livros ainda não li, mas comecei assistir, é uma historia divertida mas ao mesmo tempo muito sofrida com o interesse falando mais alto com esse tutor que nem se preocupa com o bem estar dos órfãos só com a fortuna deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem ???
      Fiquei feliz por saber que já está assistindo o seriado. Ele é bem bacaninha né ?!
      Adorei o fato de que eles conseguiram dosar muito bem o bom humor e o lado mais sombrio da história !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oi Izabel.
    Eu estou louca para assistir essa série.
    Ainda não li os livros, mas assistir o filme a muito tempo atrás e adorei, a história é bem interessante e concordo com você, pelo que vi os cenários ficaram incríveis, não vejo a hora de assistir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene, tudo bem ???
      Os cenários desse seriado são uma graça !!! Adorei cada detalhe que eles inseriram, é de fazer brilhar os nossos olhinhos !!! *.*
      Espero que tenha a chance de conferir o seriado também !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Eu nunca li os livros, apesar de sempre ouvir todo mundo falar bem sobre eles. Lembro que assisti o filme, apesar de não me recordar muito bem do enredo. Pretendo conferir a série, porque, como todo mundo sabe, sempre tem espaço para mais uma série na nossa lista rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lediani, tudo bem ???
      Espero que tenha a chance de conferir o seriado, garanto que ele não irá te desapontar !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  10. AAAAAA to louca pra ver essa série! Pirei quando vi que o Neil Patrick ia fazer o Olaf <3 e só vejo comentários positivos sobre! Mal posso esperar pra começar a ver! Alguém me doa a senha do netflix? Hahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória, tudo bem contigo ???
      Espero que tenha a oportunidade de conferir esse seriado !!!
      O Neil Patrick está maravilhoso de Conde Olaf ... Mas confesso que meu preferido foi o Patrick Warburton de Lemony Snicket !!! XD

      Beijinhos

      Excluir