Resenha: A Mulher Perfeita é Uma Vaca

Título Original: La Femme Parfaite est une connasse!
Autoras: Anne-Sophie e Marie-Aldine Girard
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 155

Confesso que mesmo me aventurando por diversos gêneros literários, ainda encontro problemas para desbravar as fórmulas e experiências dos livros interativos, daquelas obras diferentes que, apesar de apresentarem uma ideia bacana, se materializam através de uma formatação bem diferente e leve. Ainda assim, não sou do tipo que simplesmente aponta o dedo para os gêneros que desconheço, que critica algo que simplesmente não é para mim e, apesar de nem sempre sentir vontade ou curiosidade para seguir pelos terrenos mais calmos e engraçadinhos, às vezes, assim, de vez em quando, resolvo dar uma espiada no lado de lá e acabo encontrando obras bacanas que valem a pena o compartilhamento.

A Mulher Perfeita é Uma Vaca foi uma obra que surgiu no meu caminho por acaso. Como em diversos outros momentos, descobri essa obra através de seu lançamento fora do Brasil, e, desde então, fiquei esperando pacientemente para ver com meus próprios olhos o que aquele livro tinha de tão especial. Como em diversas outras situações não sabia, e acredito que se soubesse provavelmente nunca teria me arriscado a realmente buscar essa obra, é que ela se encaixa naquele estilo de livros que trazem um formato diferenciado, uma ideia bacana e tem um pé nos livros interativos (mas assim, bem de leve).

“Se você veste M, não compre roupas P só por que a vendedora lhe lançou um olhar desafiador.”


Não se deixe enganar pelo título do livro. Embora pareça uma afronta as “mulheres perfeitas”, sua intenção vai muito além do que a simples crítica para com aquela inalcançável busca pela perfeição, imposta ao público feminino após anos e anos de marketing pesado e estabelecimento de padrões. Poderia dizer que o livro inteiro é uma grande piada, o que não estaria longe da verdade, mas aqui, invés de simplesmente fazer graça com a condição das mulheres em sua busca incessante pela bunda perfeita, cabelos perfeitos, relacionamentos perfeitos, emprego perfeito, encontramos também uma mensagem forte de desligamento para com os padrões a que somos impostas.

Com muito bom humor, ironias e alguns tapas na cara, as autoras nos apresentam um “Guia de Sobrevivência para Mulheres Normais”, que vem a ser, nada mais nada menos, do que uma mensagem ligada aos mais diversos campos de nossas vidas. Uma mensagem para que sejamos capazes de parar de se cobrar tanto. O que realmente se destacou enquanto conferia essa obra foi a forma divertida de enxergar o mundo que Anne-Sophie e Marie-Aldine Girard possuem. Muito mais do que dar ouvidos a todas aquelas vozes que surgem em nossas mentes, muito mais do que seguir padrões, do que buscar a perfeição, as autoras nos mostram como é fácil rir de tudo aquilo que se estabeleceu como “verdadeiro”. Elas nos mostram que não existe problema algum em ser imperfeito, que é possível rir na cara da sociedade e de seus padrões confusos, além é claro, de mostrar que não precisamos, a todo momento e todo instante, levar a vida tão a sério.


A Mulher Perfeita é uma Vaca não é um livro para todos, é possível que o público masculino queira distância da obra (e está tudo bem, eu entendo perfeitamente a posição de vocês), mas aqueles leitores que buscam algo leve, uma formatação acertada e mensagens bacanas, com certeza irão curtir esse livro. Porque afinal de contas, mulher nenhuma é perfeita, e as perfeitas são umas vacas!

20 comentários

  1. Olá,
    Eu pensei literalmente errado sobre esse livro, pensei que fosse apenas um titulo falando mal a mulher ou seria algo assim, mas quando li a resenha me supreendi com esse livro, parece aquele que não conta historia, apenas faz você ver as coisas que nos mulheres procuramos ser um padrão, procurar ser perfeita. Dever ser um bom livro para tenta tira isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem ???
      Realmente, esse livro não possuí uma história, é mais uma grande piada, um livro irônico, porém com reflexões bem bacanas sobre o "mundo feminino", rsrsrs.
      É um livro bem interessante, apesar de não ser exatamente a minha praia !!! XD

      Excluir
  2. Poxa vi esse livro tantas vezes e nunca sabia do que se tratava achava o titulo muito sinistro e então leio a resenha e não é que é bom? por isso que eu falo nunca julgue o livro pela capa, e o bom que mostra uma verdade tão significativa gostei demais.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília, tudo bem contigo ???
      Alguns livros conseguem ser mais misteriosos do que o necessário né ?! E as vezes isso serve como uma forma de espantar leitores em potencial ... Apesar de possuir um título bem diferente, essa obra é interessante, brinca muito com padrões, cobranças e muitos detalhes do "universo feminino".
      Fiquei super feliz por saber que minha resenha fez com que compreendesse melhor a obra !!!

      Excluir
  3. Izabel!
    Fiquei assim bem dividida quanto a ler ou não esse livro.
    Gosto das afrontas abertas quanto aos padrões de beleza social, mas daí levar para o lado da chacota, já não me interessa tanto...
    Quem sabe um dia ,né?
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Gosto de pensar nesse livro com bem humorado, como uma grande piada com fundos de verdade. Mas, como tantos autores já destacaram, um livro nunca será o mesmo para cada leitor, assim, tudo irá depender da forma como você irá compreender a obra.
      No final, vai de cada um né ?! ;)

      Excluir
  4. Oi.
    Sua resenha está ótima, mas dessa vez passo a dica, não é uma leitura de meu interesse.
    Para quem curte esse estilo, uma boa dica deve ser.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem ???
      Muito obrigada por gostar da resenha !!!
      Confesso que sai um pouco da minha curva com esse livro, rsrsrsr, não é exatamente o meu tipo de livro, mas ainda assim, fiquei feliz por ter arriscado. No final, tudo depende de quem vai ler né ???

      Excluir
  5. Já tinha visto esse livro e imaginado que seria outra coisa, pois não tinha lido nenhuma resenha, achei diferente e concordo que nós mulheres acabamos nos cobrando muito, parece ter muitas coisas boas, só não sei se leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem ???
      Esse livro mostra que não devemos julgar uma obra pela capa né ?! Ou pelo título, rsrsrsr.
      Apesar de ser uma obra interessante, percebi que não faz o gênero de muitos leitores ... No final, acredito que é uma ótima dica para fugir dos padrões de leitura, tentar algo novo !!!

      Excluir
  6. Admito que julguei o livro pelo título, mas eu gostei da ideia. Ultimamente estou em busca de livros com esses temas, que falam sobre algumas coisas da vida que a gente tem que enxergar com outros olhos. Já tinha visto esse livro em promoção na americanas e acho que vou comprar.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayane, tudo bem ???
      Espero que tenha a chance de conferir essa obra. E não esquece de me contar o que achou, após finalizar a leitura !!! ;)

      Excluir
  7. Oi Izabel,
    Também não sou muito fã de livros interativos, acho que por mais que tenha uma mensagem é meio infantilizado. Mas para quem gosta de dar um relaxada entre um livro e outro é uma proposta bacana.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha, tudo bem ???
      Não é exatamente a minha praia, hehehe, mas gostei da experiência. Deu para fugir um pouco da minha zona de conforto !!!

      Excluir
  8. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes, mas ainda não tinha parado para ver sobre o que a historia falava, achei bem interessante que esse livro seja mais puxado para o humor, fiquei curiosa sobre o que irei encontrar dentro dessas paginas, se deixando interessada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem ???
      Esse livro é bem diferente né ?! Possuí uma capa com modelo, um título não convencional, e uma forma interessante de lidar com temas atuais. Apesar de tudo, não é exatamente a minha praia, rsrsrs. Mesmo assim, a dica fica !!! XD

      Excluir
  9. Olá!
    Esse título engana e muito, acho que se fosse outro muito mais pessoas parariam pra prestar atenção nele. Eu por exemplo, quando li o título já repeli o livro de cara, ele acaba passando uma mensagem muito negativa sobre as mulheres, e talvez muitas meninas não o tenham lido por conta disso.
    Apesar da resenha ser favorável, é uma leitura que sei que não vai me agradar, pra mim pareceu um tanto auto ajuda, sei lá rsrs
    Só posso dizer que passo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iêda, tudo bem ???
      Uma coisa que essa obra, com certeza não é, é um livro de auto ajuda !!! XD
      Acho difícil explicar obras como essa, até porque não tenho o costume de me aventurar por esses livros, mas ele está mais para uma reflexão bem humorada, quase uma piada, com relação ao "mundo feminino". Vai refletir sobre padrões, busca por perfeição, entre outras coisas. Ainda assim, é uma obra que, como todas as outras, depende do leitor !!!

      Excluir
  10. O título é muito chamativo, não tem como não ficar curiosa. Mas depois de ler a resenha, vi que ele não é para mim. Também não gosto desse estilo interativo, todos os que tentei ler, nada mais eram do que um livros de auto ajuda, só que mais dinâmicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris, tudo bem ???
      Com certeza é um título chamativo né ???
      Confesso que não é minha praia, mas valeu pela experiência !!! XD

      Excluir