Resenha: O Casal Que Mora ao Lado

Título Original: The Couple Next Door
Autora: Shari Lapena
Ano: 2017
Editora: Record
Páginas: 294
Compre: SubmarinoAmazon

Acabei recebendo este livro através de uma ação do Grupo Editorial Record e depois de todos os elogios que o mesmo recebeu no Mochilão da Record, eu corri para conferir a leitura. A princípio, devido aos meus outros compromissos, fiquei de dar apenas uma olhadinha no primeiro capítulo e o que aconteceu foi que eu não consegui largar mais a história, não consegui abandonar aqueles personagens e ficar de fora de todo o mistério que envolve O Casal Que Mora ao Lado.

O thriller é uma aposta da editora e nele adentraremos na história de um jovem casal de pais. Marco e Anne Conti são convidados para um jantar entre amigos na casa ao lado e o convite apareceu em uma boa hora, pois Anne já não sai de casa há muito tempo. Cora é um bebê muito agitado e tem apenas seis meses idade e como seria uma noite para adultos, ela não poderia ir junto. Na última hora, a babá telefona avisando que não poderá ficar com a bebê e para não estragarem os planos, não restou outra alternativa a não ser deixarem a pequena Cora sozinha, apenas na presença da babá eletrônica. Eles estariam a poucos metros de casa e de meia em meia hora se revezariam para darem uma espiadinha na criança. Tudo ficaria bem, não ficaria?

Durante o jantar Anne não consegue relaxar totalmente, ela se sente uma péssima mãe deixando a filha sozinha em casa e o fato da vizinha Cynthia estar se insinuando para o marido também a incomoda. Após apresentar os primeiros indícios de que bebera demais, Anne decide que é hora de voltar para casa e com um pouco de insistência, Marco cede aos pedidos da esposa. Ao voltarem para casa, o pior pesadelo de suas vidas inicia, eles se deparam com a porta entreaberta e ao subirem as escadas até o quarto de Cora percebem que ela não está no berço, nem por perto, em lugar nenhum.

"O detetive Rasbach observa as desavenças se aprofundando na relação do casal. A tensão que ele detectou assim que chegou ali se transformou em algo mais: culpa. A linha de frente sólida que os dois formavam nas primeiras horas da investigação começa a ruir."


Narrado em terceira pessoa pela perspectiva de três personagens, a cada capitulo conseguiremos nos envolver pelos diferentes pontos de vista da narrativa. Será possível compreender como Anne e Marco lidam com a situação e de que maneira isso os afeta individualmente. A propósito, fazia um bom tempo que não me rendia a uma leitura em terceira pessoa de forma tão imersiva, a narrativa da autora é ótima e ideal para este tipo de gênero, e os capítulos curtos contribuem ainda mais.

Shari Lapena conseguiu tecer um elaborado de tramas, cheias de reviravoltas e descobertas a cada página. O livro é um bom thriller, uma história ousada com personagens mais do que complexos, personagens que apresentam falhas reais, o que faz com que o leitor se identifique ainda mais com o enredo. As personalidades de cada personagem são reveladas a cada linha, porém, percebemos que autora nunca entrega verdadeiramente todos os detalhes, ao ponto que o desvendemos completamente, um grande trunfo na construção narrativa, algo que nos vicia pela leitura.

O fato dos pais serem consideramos os principais suspeitos do caso é apenas o início das muitas surpresas que encontraremos ao longo da trama. E isso não é spoiler! Aos poucos desvendaremos nuances de Anne que na verdade não é uma mãe tão exemplar assim e de Marcos, que também se mostra bastante desestabilizado desde o nascimento da filha. O casal que antes fora perfeito revela-se não tão estruturados quanto pareciam ser.



O casal ao lado, Cynthia e Graham, também se mostram indiferentes a situação dos vizinhos e despertam a curiosidade do leitor. Onde eles se encaixariam naquela rede de mentiras? Os personagens secundários são igualmente intrigantes e todos, sem exceção, contribuem com a atmosfera misteriosa que envolve a leitura. Talvez, o único que tenha ficado deslocado, no meu ponto de vista, é o Detetive Rasbach, mas eu entendo que em tramas assim, a polícia sempre está a um passo atrás. Apesar disso, é Rasbach que irá ponderar os vários lados e as várias possibilidades que irão aparecer no caso de Cora. É ele que direciona o leitor para o que pode estar acontecendo entre os depoimentos dos suspeitos e na montagem dos acontecimentos, é a visão externa que precisamos para termos um equilíbrio na história.

Como recebi este livro envolto de uma frauda com um cheirinho de bebê, o perfume acabou penetrando nas páginas e está, mesmo que não intencional, experiência sensorial acabou contribuindo com a leitura. Mesmo desaparecida, a presença de Cora é tão marcante que chega a ser impossível não se sentir angustiada com toda a situação. É possível até sentir uma certa empatia pelos pais e familiares, mesmo quando estamos completamente desconfiados de todos e temos todos os motivos para julga-los. Nisto a autora conseguiu transmitir sentimentos bem palpáveis. 

Eu li este livro de uma só vez, pois a história além de envolvente é completamente viciante. Não tem como se concentrar em outra coisa quando só pensamos em todas as revelações e em todos os segredos desvendados nesta história. O leitor até pode crias suas hipóteses quanto ao suspense do livro, mas são tantos fatos e questões novas acontecendo e aparecendo que é impossível que o leitor não se surpreenda com o desfecho. A autora conseguiu com maestria conduzir o leitor a uma montanha russa de emoções em um contexto onde qualquer um pode ser o suspeito e ser capaz de tudo. Recomendo, para ontem!

18 comentários

  1. Bem instigante esse livro fiquei super interessada em ler, adoro esse clima de mistério que deixa o leitor ansioso por respostas, a leitura parece surpreender com todo esse conflito, deve ser difícil desconfiar de um personagem em especifico, já que todos tem seus segredos inclusive os próprios pais e por essa eu não esperava, que também fossem suspeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso aí Maria, recomendo muito a leitura, ainda mais se tu não tem o costume de ler o gênero! É um ótimo começo. Beijos

      Excluir
  2. Olá,
    Bem instigante essa trama, parece aquele filme de misterio que você fica pensando, analisando todas as formas e situações. Eu gostei bastante da historia, de como a autora vai se desenvolvendo ele, mas fiquei muito curiosa com a bebê que sumiu, o que será que realmente aconteceu com ela!? Aquele velho suspense no ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Lily, tenho certeza que quando tu descobrir o que aconteceu com o bebê tu vai ficar CHO-CA-DA!

      Excluir
  3. Joi!
    Que drama, hein?
    Imagina ver seu bebê 'sequestrado' e a partir daí, vários segredos serem revelados e poder acompanhar todo trabalho policial para que seja encontrado. Nem imagino a angústia que essa mãe passou...
    Deve ser um ttremendo thriller psicológico.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa é sensacional Rudy, impossível não querer ler!

      Excluir
  4. Olá!
    Gosto muito desse gênero de leitura. Adoro um bom suspense, mistérios e segredos. Que prenda a atenção e que te surpreenda no final. E esse enredo parece muito legal.
    Sua resenha está super bacana, muito bem escrita e me deixou mais curiosa pela leitura do livro.
    Obrigada.
    Beijos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! Fico feliz que tenha conseguido transmitir toda atmosfera do livro na resenha! ♥

      Excluir
  5. Oiee!
    Amo trilhar mas faz tempo que não leio um.
    Gostei muito desse, fiquei bem curiosa com tantas reviravoltas e me perguntando onde os pais estavam com a cabeça em deixar a bebê sozinha em casa.
    Esse já vai pra minha lista de desejados, espero conferir em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um ótimo livro para tu voltar a ler o gênero Iêda! Eu adorei e estou super viciada agora em livros assim, outro que li neste mês foi A Garota do Trem, extremamente bom!

      Excluir
  6. Oi Joi,
    Achei bem misterioso o enredo. Agora o que me deixa abismada é deixarem a criança sozinha em casa. Não faz sentido algum, parece que pediram pra sumir com ela #horrorizada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aichha, eu achei isso, mas dentro das condições até que achei tudo bem, porém, depois fiquei completamente chocada com tudo! Leia logo! hahahaa

      Excluir
  7. Esse livro está fazendo o maior sucesso. Eu gosto de thrillers e já li muitos, só que no momento eu estou querendo algo que realmente me surpreenda e como eu só ouvi falar coisas boas desse livro, vou já adicionar na meta. Obg pela dica! Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a divulgação que a editora fez em cima do livro, todos precisam conhecer esta história pois realmente é um livro muito bom e instigante! Beijos Joi

      Excluir
  8. Oi!
    Tinha visto esse livro antes, mas ele ainda não tinha me chamado atenção, forem lendo a resenha fiquei muito curiosa para poder ler essa historia, gostei muito desse mistério que temos, parece que a autora consegue criar uma trama interessante e bem mistério, se tiver oportunidade quero muito ler essa historia !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo que eu li sobre o livro Suzana eu tbm tive este sentimento, achei só mais um livro, mas quando falaram sobre no Mochilão do livro eu achei mega interessante e voltei para casa louca para ler. Resultado? Não parei até concluir a leitura. Beijos

      Excluir
  9. O que foi o final desse livro?? Meu Deeeus que livro desesperador!
    Não podia ter terminado de forma melhor, as coisas se encaixam perfeitamente! Só queria saber o que acontece logo depois! Será que terá uma sequência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil viu. Acho o livro deve terminar por ali mesmo!
      E amei o final tbm! hahaha

      Excluir