Resenha: Aconteça o que Acontecer

Título Original: Aconteça o que Acontecer
Autora: S. E. Lazari
Ano: 2017
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 224
Amazon - Saraiva

Aconteça o que Acontecer é o livro de estreia da autora nacional, S. E. Lazari e essencialmente neste livro, a autora falará sobre a busca da felicidade e todos os percalços que encontramos no meio do caminho.

Sofia está recomeçando. A pouco teve que enfrentar a traição vindo das duas pessoas que mais confiava na vida e depois veio o golpe final. A perda repentina do seu pai, fez com que Sofia despertasse a escuridão dentro dela. Agora, dia após dia, ela tenta reunir forças para dar a volta por cima na sua vida, mas para isso ela precisará enfrentar o que vê diante do espelho primeiro. 

As coisas começam a se encontrar quando Sofia procura a ajuda de Ricardo, um psicologo que acaba se revelando um grande amigo. É através de Ricardo que Sofia conhece Lorenzo, alto, moreno e um modelo de tirar o fôlego. Sofia parece não acreditar quando o mesmo se mostra bastante interessado nela, porém, para navegar rumo a felicidade tão desejada, ela precisará aprender a enfrentar muitos dos seus demônios, muitas das suas inseguranças e principalmente, perceber que a vida real não é feita apenas da perfeições. 

"Perfeito! Essa palavra de apavorava: família perfeita, trabalho perfeito, Sofia perfeita, noivo, casamento... Era muita pressão, era uma prisão..."



Quando iniciei a leitura não imaginei que encontraria uma personagem tão real e tão próxima de mim. Sem dúvidas, Sofia tem muito de várias pessoas que conheço, ela é um pouco de cada amiga, de cada mulher. Talvez seja por isso que é tão fácil se identificar com os problemas e conquistas de Sofia, uma personagem tão visceral e crível. Sofia é uma mulher de fibra, humana, que acerta, erra, cai e levanta diversas vezes nesta história, porém, assim como a vida real, sempre busca forças para se reerguer.

Ao longo de nossas jornadas, pessoas entram e saem de nossas vidas, algumas passando despercebidas, outras deixando marcas permanentes em nossos corações. É assim, sem saber o que esperar que nos entregamos a Lorenzo, o homem perfeito e digno dos contos de fadas. Ele é o típico homem que insistimos em afirmar que não existe. Porém, lendo esta história, me dou conta que muitas Sofias e Lorenzos podem existir a nossa volta, prontos para entrarem na vida de alguém. 

A narrativa é feita em terceira pessoa, o que permite uma visão bastante ampla dos fatos e a compreensão dos sentimentos explorados pela autora. É possível se emocionar muito com a história de Sofia e se compadecer muito das suas angustias. A narrativa da autora é muito gostosa de acompanhar, sua escrita é fluida e extremamente envolvente. Além da história ser suficientemente cativante, a escrita da autora contribui para que a leitura ganhe um bom ritmo e quando percebemos, as páginas vão virando e o leitura acaba.



Apesar da autora incluir alguns elementos não tão prováveis na trama, nos apresentando até uma vilã em potencial, acredito que os acontecimentos não são tão impossíveis assim. Existe uma ou outra abordagem que a autora tenta incluir na trama que ao meu ver, não teria tanta relevância assim no resultado final, mas são detalhes tão pequenos que nem atrapalham no entendimento da trama. O que realmente importa é que Aconteça o que Acontecer vai contar uma história de amor e todo o fardo que acompanha novos relacionamentos. Todas as inseguranças, descobertas, a entrega e o autodescobrimento dos personagens será abordado de uma forma muito real e bastante próxima do que vivemos.

S. E Lazari trabalha bastante a fé em sua obra. Sofia tem uma relação bastante próxima com Deus e por diversos momentos veremos alguns trechos da leitura onde Sofia conversa diretamente com ele. Já tive contato com autores que também trabalharam a fé dentro de suas obras, e me surpreendi positivamente com o quanto a autora passou naturalidade nesses momentos. Nas outras obras que li tudo me pareceu bastante forçado, o que acabou influenciando no meu julgamento com a obra. Aqui não, tudo acontecia com tal profundidade que até pude me ver rezando com Sofia. 

Os personagens secundários da trama são igualmente encantadores, pessoas que eu desejaria ter facilmente no meu círculo de amigos e familiares. Muitos se mostram como grandes alicerces nesta história, exatamente como amigos reais devem ser. Karen entra na vida de Sofia como um anjo, demonstrando afeto, empatia e benevolência nos mais singelos atos. O interessante aqui é que vemos os papéis se invertendo em diversos momentos, o apoio mutuo que é demonstrado através da relação das duas é inspirador. Ricardo também se revela um grande amigo de Sofia, mas achei que a relação dos dois acabou ofuscada pela relação médico e paciente entre eles.



Gostei que a autora tratou a depressão com bastante delicadeza ao longo do enredo, mostrando vários lados da doença. Sofia vai passar por vários estágios durante o livro, desde os mais sombrios aos mais tênues e também aqueles onde a condição deixa de ser um risco iminente. Gostei muito desta abordagem, principalmente quando casado a problemas que serviram como gatilho na vida de Sofia. O fato da autora demostrar que uma pessoa diagnosticada com depressão pode e deve ter uma vida saudável rende um grande elogio da minha parte. 

Em suma, Aconteça o que Acontecer foi uma grata surpresa, uma leitura leve, divertida e bastante profunda também. A vida tem de suas artimanhas, de suas facetas e armadilhas, mas mesmo assim, sempre encontramos um modo de sermos felizes, de encontrar o amor. Mesmo que o caminho seja cheio de obstáculos, esta história narra que não podemos perder a fé, principalmente em nos mesmos. O sol sempre nasce em um novo dia, a vida não para.

26 comentários

  1. Oi, Joi. Estou cada vez mais animada com os livros nacionais que estou ganhando espaço no mercado. Eu não conhecia a autora mas já vi que irei amar o livro dela, provavelmente. Adoro romances assim, que mostram personagens falhos e inseguros, a procura da felicidade.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom né Miriã, que os livros e autores nacionais estão ganhando espaço! Já era hora! Os personagens são falhos e inseguros, você tem razão. Graças a Deus, pois não somos perfeitos!!! Tomara que goste da leitura!! Bjsss! Paz e luz na sua caminhada!

      Excluir
  2. Joi!
    O livro parece trazer uma amplitude grande quanto aos temas abordados: depressão, fé, crença, relacionamentos...enfim, uma grande gama de assuntos diversos que servem para entreter.
    Gosto de leituras assim, porque nos fazem crer ainda mais nas pessoas e ainda fortalecem nossas crenças 'religiosas', se é que posso denominar assim.
    Deve ser uma ótima leitura.
    Desejo um final de semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!!!!
      Gostei muito do seu comentário! Você me parece bastante sensível e cheia de dons!Tomara que consiga ler meu livro, adoraria saber sua opinião!! Bjss Paz e luz!

      Excluir
  3. Adorei Joi!!!! Esta nova 'geração' de autores nacionais está demais né? Amando os livros atuais, e principalmente o fato de estarem em todos os gêneros literários! Quero muito dar oportunidade à estas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço essa autora e nem o seu livro. Livros nacional estão ganhando grande espaço agora :)
    Nunca estamos preparado pra uma traição e nem uma perda de uma pessoal importante, isso que foi que chamou minha atenção pra esse livro.
    No começo da resenha achei que seria um livro que a personagem do começo ao fim ia fica só no drama que estava passando, mais pelo jeito não é o caso.
    Espero te uma oportunidade de ler ele :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Angel (amei esse nome)! Tomara que você encontre uma oportunidade para ler meu romance. Nunca estamos preparados para uma traição, para uma grande perda...mas isso não vai nos impedir de continuar a caminhada, sempre com fé e esperança. Boa leitura e paz nos seus caminhos.

      Excluir
  5. Oi Joi,
    Gosto de livros onde o protagonista (a) precisa recomeçar após algo de ruim acontecer em sua vida e Aconteça o que acontecer parece trabalhar muito bem com isso. Sofia é aquele tipo de personagem que mesmo que eu não tenha passado pelos mesmos problemas que ela irei me identificar e até aprender com cada situação que ela terá que enfrentar. Achei muito interessante a autora trazer a relação da Sofia com Deus, pois isso, para mim, trás algo bem real e próximo. É um livro que não exitarei em ler quando tiver a oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha e das mensagens que o livro passa! Entrou para a minha listinha de romances reais desejados! Ultimamente, tenho escolhido ler os mais idealizados, mas é sempre bom um pouco de realidade. =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Tudo?
    Estou voltando a blogosfera e decidi visitar os blogs amigos. Gostei da resenha não conhecia o livro nem a autora.Pareceu bem emocionante e real, pelos seus comentários. Aquele tipo de livro que nos sentimos amigos dos personagens.Amei essa capa também parece transmitir bem o enredo da história, se puder também quero conhecer.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, que alegria ler seu comentário. Acredito que você vai sim se tornar amiga dos personagens. Assim como você vai se reconhecer num personagem em algum momento da história, pois a vida é assim, um romance cheio de altos e baixos. bjssss! Paz e luz!

      Excluir
  8. Eu não conhecia esse livro, mas já coloquei ele na minha lista. Essa história parece ser ótima, e muito linda! Gostei muito de saber que a Sofia é uma personagem bem real, e que os personagens são encantadores. Esse parece ser o tipo de livro que eu iria gostar desde o começo, adorei conhecer ele!!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Como não se apaixonar por uma trama mais real? Adoro livros de fantasia e de aventura, porém adoro também ler romances mais reais e humanos e que podemos fazer semelhança entre os personagens dos livros com os da nossa própria vida.
    Achei bem interessante a trama.
    Valei pela dica. Ainda não tinha visto esse livro em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Joi!!
    Gostei muito da resenha e da indicação do livro, achei bem interessante a autora abordar assuntos como: a depressão, o amor, amizade e a fé!! Adorei essa indicação dos Talentos da Literatura Brasileira!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    É a primeira vez que vejo falar desse livro. Que legal saber que tão bonita obra, é nacional.
    Parece ser uma leitura que aborda vários temas importantes, de uma maneira leve e divertida.
    A premissa é bem interessante e gostaria de ler!
    Linda resenha. Obrigada pela indicação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e nem a autora, mas bem legal termos mais uma nova autora nacional.
    Não é um gênero que eu goste de ler e também não é uma premissa que tenha despertado aquela vontade.
    Mas é uma boa dica para quem gosta do gênero!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o livro, mas a história dele parece ser bem bonita! Eu gosto de ler livros nacionais assim de vez em quando, e adorei conhecer esse livro. Gostei de saber que a autora soube trabalhar com delicadeza a depressão, e também gostei de saber que a fé nesse livro não ficou nada forçada (também já li alguns livros que pareceu bem forçado e isso me incomodou bastante). Gostei muito da dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Joi.
    Essa é a primeira vez que vejo falar do livro, mas estou encantada com essa premissa, o fato de que a personagem tem uma personalidade mais voltada a realidade tona tudo ainda mais interessnate, eu estou ansiosa para ler o livro, pois sei sem sobra de duvidas que essa é uma leitura que me agradaria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi, fico feliz por saber deste livro, já fiquei maravilhada com a premissa dele, me identifiquei com o tema, pela busca da felicidade, pela volta por cima da personagem, também gostei de estar incluído um personagem que é psicólogo, imagino que os diálogos entre os dois sejam muito interessantes. Eu adorei a autora também, por ser nacional. Quero ler o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma historia bonita, não conhecia o livro, achei interessante abordar todos os lados da depressão, pois nem sempre conhecemos todos. Gostei por a personagem parecer uma pessoa como a gente, ter seus conflitos e problemas como nós, gostei de abordar a fé de uma forma mais forte, que ela vai conseguir superar as dificuldades.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia esse livro é ao ler a resenha me deixou bastante curiosa pela trama, tem uma história muito envolvente, mostra uma personagem forte, batalhadora e com seus medos e isso é uma humana incrível. Gostei bastante do livro, comcerteza já foi para lista de leitura.

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi,
    Adoro ser surpreendida por novas autoras nacionais *-* Não conhecia essa autora, mas já anotei essa indicação, pois me encantei com esse livro. Adorei a história, uma leitura fluida e envolvente, que traz personagens reais. O que mais gostei foi de saber que a Sofia é gente como a gente, uma mulher insegura, que recomeça, luta e que esta passando por um momento difícil, contando com o apoio de amigos. A protagonista cativa com sua personalidade forte, emocionando o leitor ao acompanhar a sua trajetória, como todas as reflexões geradas por essa história, seus altos e baixos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Joi ;)
    Não conhecia o livro ou a autora ainda, mas amei sua indicação, esse parece meu tipo de livro *-*
    Gosto demais de livros que emocionam, e despertam sensações no leitor, e esse parece com certeza um desses. Adorei que você disse que a personagem é super identificável e real, só por esse fato já gostei dela!
    Conheço pessoas que sofrem da doença, e realmente é uma luta a cada dia... espero gostar da forma como a autora aborda isso no livro, mas pelos seus comentários eu vou sim ;)
    Que bom que não há personagens "desperdiçados", e que até os secundários influem na história. Enfim, muito obrigada pela indicação, sem dúvida fiquei com muita vontade de ler e descobrir essa nova autora nacional!
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de livros com estórias reais, como está que vamos acompanhando o decorrer da estória, vamos percebendo que a personagem tem muito haver com pessoas, mulheres do cotidiano, que se encontra na mesma situação, ou com algo parecido. Vejo que a autora inclui algumas situações clichês, mas ainda sim consegue nos surpreender em outros momentos, isto e o que me deixou ainda mais cativada a está leitura. Porém enfim, gostei muito da narrativa, da premissa destá estória, que irei inclui-la na lista de desejados.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da resenha, não conhecia o livro ainda, mas parece ser bom, ainda mais quando ele trata de assuntos que devemos conversar não é mesmo, sobre depressão, sobre superação, espero ter a oportunidade de ler o livro e conhecer mais sobre a Sofia que é uma protagonista tão real, que nós nos vemos nela e vemos tantas pessoas que conhecemos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Verdade o que você cita, devemos conversar sobre a depressão, sempre com carinho, compreensão, com o coração e a cabeça aberta. Podemos salvar uma vida, e quem sabe, encontrarmos uma amizade para a vida inteira! Bjssss Boa leitura!

      Excluir