A Torre Negra - Crítica

The Dark Tower

Lançamento: 24 de agosto de 2017
Com: Idris Elba, Matthew McConaughey, Tom Taylor
Gênero: Fantasia, Aventura

A Torre Negra é baseado na série homônima do autor Stephen King, que coleciona adaptações de suas obras em seu curriculum.

Nesta fantasia urbana conheceremos Roland Deschain (Idris Alba), o último pistoleiro que jurou proteger o mundo da chegada das trevas. Porém, tomado pelo desejo de vingança, seu principal objetivo agora é perseguir o Homem de Preto pelo deserto que é seu mundo. Walter, (Matthew McConaughey) deseja destruir a Torre Negra e assim abrir o portal que separa e protege todos os mundos. Para que o seu plano tenha sucesso, ele precisa encontrar a criança certa, a única capaz de derrubar a torre. Jake Chambers (Tom Taylor) vem tendo sonhos estranhos desde a morte do seu pai. Nestes sonhos ele encontra O Pistoleiro, O Homem de Preto, crianças capturadas e uma torre incomum que vai até o céu. Confuso entre o real e o imaginário, Jake resolve ir atrás de respostas, mas antes que tenha a oportunidade, o perigo pode encontra-lo.

É importante dizer que minha crítica sobre o filme será baseada apenas na minha experiência com o próprio. Eu ainda não li os livros de Stephen King, portanto, não tenho como fazer algum tipo de comparação entre a obra e a adaptação. De qualquer forma, é coerente dizer que os fãs mais ferrenhos possam se sentir decepcionados com o longa, como é de praxe para a maioria das adaptações literárias. Porém, me surpreendi ao terminar de assistir o filme e perceber que me senti tão órfã como um fã poderia ficar.


A primeira dificuldade que enfrentei foi não conseguir me aproximar de nenhum dos personagens. Mesmo o garoto Jake, é pouco aprofundado e eu não consegui me importar com os perigos que ele enfrenta durante a trama. O filme também peca devido sua classificação indicativa, que limita as cenas de ação e o impacto que elas poderiam causar no público. É frustrante, porém não posso negar que os confrontos entre o bem e o mal é bastante envolvente, o embate entre um pistoleiro e um feiticeiro entrega ao público cenas regadas de efeitos visuais, envolvendo balas e cacos de vidro, mas que acaba perdendo o brilho com uma conclusão esperada e descomplicada demais. Nestas cenas, o diretor Nikolaj Arcel abusa da câmera lenta, o que traz um brilho maior para a performance de Idris Alba na pele de o pistoleiro. 

A relação de Jake com Roland evolui devido a identificação entre ambos, os dois sofrem pela perda do pai e ao final isso contribui para que esta ligação amadureça. Existe um constante paralelo entre os dois personagens que são de mundos diferentes, um devastado e outro ainda prospero, e nestes diálogos abre-se a brecha para que exista pequenos alívios cômicos durante a trama, o que acaba rendendo alguns momentos de descontração para o público.



Algumas explicações sobre fatos existentes e apresentados acabaram ficando aquém para mim. Não tive respostas de algumas revelações, que ao meu ver, acabaram se mostrando bastante relevantes para o entendimento da relação de Roland com o Homem de Preto. Eu posso estar bastante enganada, mas fiquei com a sensação de que A Torre Negra tinha potencial para ter sido bem mais. Mesmo com um elenco de peso, o filme é apenas bom. Faltou ousadia, entrega e graça, mas claro, não nego que isso pode ser apenas birra de uma crítica meia-tigela. 

Uma curiosidade sobre o roteiro é que o mesmo não segue a cronologia escrita pelo autor, o filme é composto por fragmentos de todos os oito livros da série. De qualquer maneira, há a possibilidade de uma continuação, mas tudo depende da boa e velha bilheteria. Easter Eggs também podem ser encontrados, basta prestar atenção e perceber as diversas referências com outras obras de Stephen King. A Torre Negra chega aos cinemas nesta quinta-feira.

19 comentários

  1. Ola!
    Eu não li nenhum livro de King mas tenho uma imensa vontade de ler. O filme tem uma ação incrível, já vinha com essa vontade de assistir por mais que não tenha muito conhecimento da história, mas cada um tem uma percepção do filme diferente e espero pensar diferente sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Tinha altas expectativas a respeito deste livro, mas pela sua crítica, não pareceu demonstrar o potencial que a sinopse e o trailer demonstram, a pior coisa que tem e durante um filme você ficar perdido na trama, não haver explicações palpáveis para tal acontecimento, ou muito menos relação plausível. Mesmo assim pretendo dar uma chance e assistir, quando for publicado na internet, pois confesso que não irei aos cinemas.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive muita vontade de ler essa série, acho a história até interessante, mas não me atrai muito. Eu até tenho vontade de ver o filme, mas também não é uma prioridade. E pelo jeito o filme nem está tão bom assim, acho que ele poderia ser bem melhor. O elenco realmente é muito bom, só é uma pena que faltou ousadia...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que pena que o filme não é tão bom!
    Eu adoro os livros do King, porém ainda não li Torre Negra e ainda não assisti ao filme.
    E agora acho que não verei mais. Gosto muito de ver opiniões antes de ver filmes ou ler algum algum livro, gostei demais da sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro do Stephen King ~tenho alguns deles na minha estante kkk
    Não tinha visto nada desse filme ainda, na verdade nem sabia que estavam fazendo ele não acompanho filmes de fantasia e aventura ~sou mais de filme de terror <3
    Ele tem cara de ser bom pelo menos pra quem gosta desse tipo de filme.

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi,
    E não é que o mestre do terror tem mais uma obra adaptada para o cinema e eu só li uma delas. A torre negra é mais um livro de King que não li, mas me parece muito interessante, como a maioria. É incrível que o autor coloca elementos clichês na trama, mas no geral a história sempre foge do comum. Personagens bem desenvolvidos são o ponto chave de qualquer história e quando isso não ocorre fica difícil para o telespectador se conectar com eles. Não sei isso foi só na adaptação ou é algo já presente no livro. Gostei do elenco escalado, principalmente Matthew McConaughey (adoro seus trabalhos) e estou bem curiosa para assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  7. Já faz algumas semanas que não tenho me interessado por nada da programação do cinema e não gosto quando isso acontece!
    Eu gostaria de ir ao cinema uma vez por semana, mas infelizmente nem sempre me interesso pelo que está em cartaz. Por isso, é sempre bom encontrar dicas de cinema nos blogs literários que eu acompanho!
    Dessa vez a resenha não me deixou interessada, mas mesmo assim gostei de saber mais sobre o filme.
    E esta semana eu já tenho um escolhido. Vou assistir João, o Maestro! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Joi!
    embora não tenha ainda lido essa série do Mestre, fiquei um tanto quanto decepcionada também, porque achei que seria mais uma super produção e ver que não nos apegamos aos personagens e que não há uma cronologia na sequência, apenas trechos que cortam de uma época a outra, me entristeceu um pouco, embora a vontade de assistir, mesmo com todas as críticas, ainda persista.
    Desejo um final de semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do trailer, e estou curiosa demais pra ver o filme. Não gosto de ver filmes baseados em livros que não li, mas neste caso abrirei exceção pois não lerei tão cedo...kkkk
    Estou amando a escrita do autor lendo It!!! Virei mega fã ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu fui assistir esse filme no cinema hoje, e sinceramente não gostei muito. Eu também achei esse personagens mal desenvolvidos, e isso foi o que mais me incomodou. Nem a história eu gostei muito. Eu também acho que faltou ousadia nesse filme, ele poderia ter ser bem melhor =/
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi, Joi!!
    Ainda não fui assistir esse filme e também não li essa série de livros de King. Gostei muito do trailer do filme, e no momento estou assistindo uma série na Netflix baseado em um dos livros de King The mist!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Sou super fã do King, porém essa foi série que ainda não li e quer ler antes de assistir haha
    Adorei o trailer e esse elenco maravilhoso, ainda Idris Alba de quem eu sou super fã!
    Uma pena que tenha faltado um pouco de ousadia, espero que tenha uma continuação sim.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Gosto muito da escrita do King e como fã, quero muito ler essa série que parece ser fantástica.
    O filme, imaginava que seria uma super produção, uma pena saber que difere um pouco da obra. Mas mesmo assim, ainda pretendo conferir, mesmo depois que sair dos cinemas.
    Mas gostaria de ler a série de livros primeiro!
    Ótima crítica, muito bem escrita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. OI Joi.
    É uma pena o filme não tudo o que esperava.
    Eu já tinha visto uma resenha sobre o livro e achei a premissa bem interessante, mas eu assim como você, ainda não li o livro, o fato que fica alguns pontos sem explicação também me incomodaria, é uma pena que não se conectou com os personagens, mas infelizmente acontece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi,
    Ai eu to doida para ver esse filme, mesmo que sua resenha não tenha sido tão boa, ainda estou curiosa quanto ao filme (e com expectativas um pouco altas, o que só piora o tombo kkkk). Eu também tenho muito interesse em ler essa série do Stephen e que pena que eles não seguiram a cronologia..

    ResponderExcluir
  16. Confesso que esperava mais do filme, achei que seria um filmaço mas pelo visto deixou a desejar que pena. Também não li os livros, quanto ao filme fiquei meio desanimada em assistir. Adoro ação acho a melhor parte e eles limitaram que tristeza. Se os personagens não nos conquistam fica difícil o filme agradar e torcemos por eles.

    ResponderExcluir
  17. Oi Joi,
    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro do grande Stephen King, mas pretendo corrigir isso até final do ano, pois esse autor é muito aclamado e sinto que estou ficando de fora kkk.
    Quanto ao filme, não é um gênero que busco assistir no cinema, então vou aguardar para conferir em casa essa adaptação. Pelo jeito os fãs vão ficar um pouco decepcionados, mas isso é de certa forma esperado, mas aqueles que aguardavam uma super produção não vão ter suas expectativas alcançadas. Como não li os livros não tenho nem ideia do que esperar ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Joi ;)
    Ainda não consegui ler nenhum livro do King, mas tenho muita vontade depois de ver várias críticas positivas por ai. Só vi o filme Misery, adaptação do livro dele, e gostei bastante.
    Gostei dos seus comentários, mas confesso que não me interessei muito em ver Torre Negra... não parece fazer meu estilo de filme/livro sabe :/ uma pena!
    E que chato o fato de o expectador não conseguir se conectar com os personagens, só isso já teria me desanimado para ver o filme. QUem sabe no futuro eu não me interesse mais haha
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Hello, tudo bom?
    Eu como você não li os livros do King, e nem vi esse filme ainda, e devo dizer que não tenho nenhuma vontade de ler, e pela sua critica não to perdendo nada em não ver o filme, complicado eles colocarem trechos dos oito livros em um só filme, eles podem acaber pecando muito ai.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir