Resenha: Meu Amigo Dahmer

Título Original: My Friend Dahmer
Autor: Derf Backderf
Ano: 2017
Editora: Darkside Graphic Novel
Páginas: 290
Amazon - Saraiva

É possível perceber que seu colega de classe poderá virar um serial killer no futuro? Meu Amigo Dahmer é a primeira graphic novel lançada pela Darkside e nela, o quadrinista John Backderf, sob o pseudônimo Derf Backderf, relata o período que estudou ao lado de Jeffrey Dahmer, quem anos depois acabou sendo descoberto como um dos seriais killers mais terríveis dos Estados Unidos.

Para construir esta história, o autor precisou de muito mais do que sua própria vivência com Dahmer, mas também consultou colegas de classe, arquivos do FBI e da mídia, professores e antigos diários mantidos por ele e por sua família. Além disso, entrevistas feitas com Dahmer após ter sido preso também foram utilizadas para ajudar na veracidade e cronologia dos fatos. Em um breve prefácio, o autor conta como foi receber a notícia que seu antigo colega de classe havia se tornado um serial killer, a ideia de criar o quadrinho e como uma história que a princípio deveria ter apenas 24 páginas acabou ganhando as proporções que tomou até conquistar um renomado prêmio do gênero em 2014.

Na sétima série do colégio Eastview, John Backderf conheceu Jeff Dahmer, um garoto solitário e completamente invisível. Sem amigos, Dahmer sofrera o que praticamente muitos adolescentes sofreram e sofrem até hoje devido a exclusão. Alvo de piadas e insultos, o fato de se isolar ainda mais era apenas uma questão de tempo. Filho de Lionel e Joyce Dahmer, Jeff não recebia a devida atenção em casa e crescera num ambiente hostil. A saúde debilitada da mãe e as discussões constantes em casa contribuíram para que ele se isolasse ainda mais eu seu mundo particular.

"Tive amizades normais no colégio [...] e não tive amizades muito próximas depois da escola." - Jeff Dahmer



Jeff foi notado pela primeira vez quando o Fã Clube Dahmer fora fundado por John e outros colegas, a intenção era incentiva-lo a replicar em público uma imitação bizarra que fazia do decorador que um dia fora a sua casa. Ainda na adolescência, desenvolvera o habito de dissecar animais mortos e mantinha um cemitério particular com as carcaças. Para tentar esquecer todos os pensamentos ruins que o atormentavam, logo Dahmer começou a ingerir álcool, virando alcoólatra com apenas 15 anos de idade. Estes e outros hábitos estranhos eram apenas os primeiros sinais de um adolescente perturbado.

O mais interessante de toda esta história relatada por John é perceber o quanto todos os sinais estavam ali, claros e ninguém fora capaz de fazer nada. E quem poderia? Visto como um estranho, praticamente todos seus colegas sabiam que tinha algo de errado com Dahmer, porém, conforme o próprio autor diz, todos eram crianças e não sabiam a dimensão que isso poderia virar dali uns anos. Onde estavam os responsáveis por Dahmer quando o mesmo gritava por socorro? A intenção de Backderf não é justificar tais atos deste assassino, mas eu acredito que seja de pelo menos alertar as pessoas que os sinais existem e as vezes só precisam de um gatilho para serem despertos. Se Jeffrey Dahmer tivesse recebido a atenção merecida, tudo seria diferente? É possível então criar empatia por um ser tão cruel? Não foi assim com a realidade de Dahmer, o menino recluso que sofria bullying, que não tinha uma boa estrutura familiar e que acabou despertando em si o mal adormecido.



Acredito que seja esta a melhor discussão que a graphic levanta. É saber se há como identificar os traços de uma personalidade doentia logo no começo, antes que um potencial psicopata comece de fato a matar. Pelo que li, percebo que há uma resposta para esta questão e sem dúvidas é algo que o autor e todos os colegas de Dahmer precisarão lidar pelo resto de suas vidas, porém, quem eram eles para fazer algo? Apenas crianças vivendo suas vidas como deveriam viver.

Dividindo a graphic novel em cinco partes na narrativa, o autor irá contar desde a primeira vez que notou Dahmer até o dia em que um dos seus colegas vira Dahmer pela última vez, na época, o mesmo já tinha cometido o seu primeiro crime. Ao final da edição, John também apresenta ao leitor todas as fontes que utilizou para a cronologia da história, destacados por páginas para a localização do leitor. Como material extra, também pode-se encontrar cenas cortadas da edição finalizada, descritas e justificada do porquê da exclusão e também as cenas desenhadas em rascunho pelo quadrinista. Fotos reais onde aparecem juntos, rascunhos da planta da casa de Dahmer e até o anuário que fora removido da escola também estão anexados ao final desta edição. Sem dúvidas, temos registrado aqui um amplo dossiê do início da vida de um dos seriais killers mais hediondos da década de 90.

"Naquela noite lá em Ohio, naquela noite impulsiva. Desde então, nada foi normal. Esse tipo de coisa permanece pela vida inteira. Depois do que aconteceu, pensei que ia tentar viver da forma mais normal possível, deixar aquilo enterrado. Mas coisas assim não ficam debaixo da terra." - Jeff Dahmer




Vale ressaltar que apesar de todos os fatos descritos nesta história serem verdadeiros, detalhes sobre a vida conjugal dos Dahmers levantou muitas controvérsias. Durante anos, Joyce e Lionel contaram versões diferentes dos fatos e sobre a relação individual que tinham com o filho e família. Lionel Dahmer, inclusive, lançou em 1994 o livro A Father's Story's, onde fala sobre o dia que descobriu - junto com o resto do mundo - que seu filho era um assassino. Neste relato Lionel falara profundamente sobre sua vivência e percepção que tinha do filho entre outros assuntos que recaíram pesadamente sobre sua cabeça. Um relato em particular acabou sendo julgado equivocado por Jeff logo após do lançamento do livro. Nele, Lionel descreve Dahmer como um adolescente tímido e introspectivo, porém, Dahmer sempre afirmou que sempre tivera uma boa relação com seus colegas, o que acabamos descobrindo ao longo desta leitura.



Sendo a primeira graphic novel lançada pela Darkside, preciso dizer que a mesma está impecável, mantendo a já conhecida qualidade de seus livros. Em capa dura, papel em ótima gramatura e uma folha de guarda lindíssima também, é um trabalho gráfico bem elaborado e acabado. Gostei muito do traço do autor, o modo como ele equilibra a narrativa apenas com o preto no branco, utilizando-se do recurso para trazer à tona uma atmosfera mais sombria nas partes mais tenebrosas da história. Sem dúvidas é uma edição para todos os fãs do selo Crime Scenes ter na estante.    

Meu Amigo Dahmer conta o início da vida de um psicopata. Entre os anos de 1978 e 1991, Jeffrey Dahmer assassinou 17 homens, todos de formas hediondas envolvendo estupro, necrofilia e canibalismo. Aos 31 anos, O Canibal de Milwaukee foi preso e declarou-se inocente alegando insanidade, após três anos foi morto dentro da prisão. Não foi fácil saciar esta minha curiosidade mórbida em conhecer mais profundamente a história de Dahmer, foi uma leitura bastante densa de uma história perturbadora, mas de modo algum me arrependo, pelo contrário, recomendo que todos leiam e reflitam sobre a importância dos sinais.


Para saber mais sobre a vida de Jeffrey Dahmer recomendo a série Mentes Diabólicas do Canal Freak TV. 

23 comentários

  1. Joi!
    Primeira vez que vejo uma Grafic Novel relatar fatos reais e ainda mais voltado para um enredo de psicopata.
    Difícil na adolescência principalmente, tentar identificar os 'sintomas' de um possível psicopata, principalmente no caso de Dahmer que era uma pessoa excluída e mesmo que todos os sintomas estivessem ali, a mostra, quem perceberia em fase tão turbulenta?
    Acredito mesmo que a HQ traz um questionamento importante.
    Parabéns para DarkSide.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi,
    Não conheço a história deste Serial Killer, mas esta grafic me despertou um interesse de assim o faze-lo, principalmente porque acho este tema muito interessante. Dá para ver que Dahmer tinha muitos problemas, alguns mais comuns e típicos de crianças e adolescentes e outros mais profundos que foram crescendo conforme provocações e exclusão iam aumentando. É difícil saber se o que ele se tornou já fazia parte de sua essência ou se é consequência de negligência e desinteresse. Claro que não dá para culpar ninguém (muito menos John que era uma criança) ou justificar seus atos, mas é uma história tão cheia de "e se?" que fica difícil ignorar alguns fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Gi, as histórias desses serial killers são todos cheios de "e se", simplesmente não tem como entender.

      Excluir
  3. Primeiro livro da DarkSide que não acho a capa bonita kkk
    Mais diferente da capa que não chama muita atenção não se pode dizer o mesmo sobre a leitura! Diz um Graphic Novel que estou louca pra ler é esse *-*
    A gente lendo a historia pode até parece que os sinais estava todos ali, mais acho que no máximo todos só pensou que o Jeff era super estranho por tudo que ele estava vivendo com o bullying e a família.
    Então claro que estarei lendo ele...mais fiquei curiosa pra saber mais sobre o Dahmer e também sobre essa série Mentes Diabólicas tenho certeza que é bem interessante :)

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse livro nos lançamentos, mas nem tinha dado muita atenção a ele, por ser uma HQ, e eu não sou muito fã de HQs. Mas não nada sobre a trama do livro, e agora depois de ler sua resenha, fiquei bem interessada. A história dele é muito interessante, e me deixou super curiosa para saber mais desse personagem, ainda mais sabendo que foi baseado em uma pessoa real. Com certeza vou querer ler esse livro! Adorei a resenha e a dica :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nao tenho habito de ler HQ mas sei que tem histórias incríveis. Esse me deixou bem curiosa com a trama, o livro tem a finalidade de mostra que as pessoas demonstra sinais sobre o que está acontecendo mas tememos que ver e perceber isso, gostei muito disso. Espero algum dia ler os HQ assim!

    ResponderExcluir
  6. E muito difícil deparar com um livro que retrata os psicopatas, principalmente a relação dos sintomas, que confesso não da nem para culpar são desconhecidos pelas pessoas, e por mais que demonstrem de forma clara, e algo do qual precisamos saber manejar. Gostei muito da sua resenha e do conteúdo deste livro, e por isto pretendo sim lê-lo, até porque está em uma edição linda.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li esse tipo de livro e estou doida para compra=lo!
    Adoro a Dark Side e livros sobre serial killer é um dos meus preferidos, simplesmente amo ver filmes e ler notícias sobre essas pessoas.
    Tenho certeza que muito bom as ilustrações.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de livros de quadrinhos de vez em quando, e já quero esse livro!! Eu vi esse livro nos lançamentos, mas não sabia nada sobre ele. Ele parece ser muito bom, e achei essa história fascinante! E até um pouco bizarra pelo cara ter feito tudo isso mesmo. Já coloquei o livro na minha lista!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler a resenha e já parei para ir ao Google descobrir a diferença entre HQ e Grafic Novel! Já dá para ver que não sou do ramo, né? :)
    Não tenho nenhum dos dois na minha coleção. Mas a maioria é tão linda!
    Confesso que, no caso, também não me interessei pela trama, mas quero conhecer mais e quem sabe incluir uma Grafic Novel na minha estante.
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Desta série de quadrinhos da Darkside comprei só Wytches, foi o que me interessou mais. Ainda não li, chegou este mês, mas achei a edição maravilhosa! Toda colorida! Achei que valeu a pena demais!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Joi!!
    Fiquei encantada com a qualidade dessa graphic novel da Darkside, sem dúvida eles sabem como caprichar em tudo que fazem!! E com relação a estória achei bem interessante, a ideia de fazer uma estória baseada em fatos de um psicopata e como as pessoas não identificaram tão perturbação em Jeffrey Dahmer.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Não sou acostumada a ler Grafic Novel, mas essa me chamou bastante atenção.
    Ainda mais por ser baseada em fatos reais, desperta mais ainda curiosidade para saber mais sobre como era estar tão perto de um e não saber.
    A darkside arrasou na edição, parece ter ficado incrível (apesar de não ter gostado muito da capa haha)

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Nossa, essa HQ está fantástica. Gosto desse tema em livro e filmes, mas achei muito interessante nesse estilo. Deve ser uma leitura forte e perturbadora, como você comentou, mas a curiosidade me despertou interesse. E edição DarkSide, realmente já motiva.
    Gostei muito da resenha e indicação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Uma das coisas que chamou a minha atenção, e que, depois que fiz a conexão não consegui mais parar de pensar sobre o assunto, é a grande diferença encontrada entre as famílias de Dahmer e dos garotos de Columbine, por exemplo. Tu sabe que me interesso mais pela parte adolescente, que adoro livros que abordem casos de adolescentes "estranhos", assassinos, que por algum motivo desconhecido liberam um mal muitas vezes inacreditável sobre colegas e professores. Como conheço bastante do caso Columbine não consegui parar de pensar nas famílias, em como o ambiente familiar nem sempre interfere nos acontecimentos futuros.
    É claro que cada ser humano possuí uma cognição diferente, uma forma de pensar, de ver o mundo ou até mesmo maior receptividade a traumas, mas nem sempre o fato de ter vindo de uma família com problemas pode ser a causa para o que aconteceu no futuro. O que Dahmer fez é condenável, da mesma forma como o que os garotos de Columbine. Mas onde a coisa pega é justamente os sinais.
    Sei que a gente conversou bastante sobre isso, mas acho muito fácil, e ao mesmo tempo não tiro a importância do que encontramos da HQ, que após tudo ter acontecido, olhando em retrospecto, perceber os detalhes que indicam um possível comportamento que se desenvolveria em algo mais. O problema é que nem sempre o mesmo comportamento, em seres humanos diferentes, significará a mesma coisa. Somos complexos demais, é difícil, sem um contexto extremamente bem montado e interligado, compreender e diferenciar uma personalidade que é somente estranha, de uma que pode vir a se tornar algo mais. E quanto mais eu volto a pensar no assunto, mais eu penso na importância de deixar claro que, em retrospecto, após tudo ter se desenrolado, é fácil perceber que aqueles atos, aqueles comportamentos indicavam algo mais, mas, como você, eu, um pai ou uma mãe pode um dia imaginar que aquele filho estranho, isolado, com raiva do mundo, que escuta músicas pesadas, que não quer falar sobre as coisas que vive todos os dias por N motivos - comportamentos que eu mesma já apresentei - farão com que o indivíduo se "transforme" em um serial killer, ou uma possível peça no massacre de uma escola ???
    É difícil entende ??? E não consigo parar de pensar que todo o assunto precisa ser mais abordado, pois estamos muito longe de encontrar uma solução pra muitos desses casos ... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fixando este comentário a resenha!

      Verdade Bel, é tudo muito complexo e as vezes, buscar o entendimento é ainda mais complicado. Acho que nunca conseguiremos entender em sua totalidade a mente humana, nem suas motivações, etc. Tudo vem de carácter, pois como bem falou, estrutura familiar nem sempre contribui com isso, como no caso dos garotos de Columbine. As vezes é simplesmente algo que esta escondido em nossa mente e basta uma oportunidade para despertar.

      Excluir
  15. Oi Joi.
    Eu já tinha visto falar desse livro, mas confesso que ele iniciantemente não me chamou a a tenção não, porém tenho que reconhecer que ele tem uma premissa para lá de interessante, o fato que ele nos faz refletir sobre um assunto tão triste é ainda mais interessante, mas é essencial prestarmos a tenção nas pessoas que estão a nossa volta, por que os sinais de uma mente doentia estão lá e infelizmente na maioria das vezes não vemos, eu quero muito ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Uma leitura importante e interessante ainda mais por sr abordada em uma HQ. Deve deixar o leitor aflito e angustiado com as coisas que o personagem é capaz de fazer e nos deixar refletindo sobre a questão de como isso acontece e nem percebemos, as vezes é difícil imaginar que alguém possa se tornar um psicopata, deve ter pessoas que até demonstra essa lado mais desumano, mas acho que as pessoas em volta não percebem ou não querem acreditar. Fiquei bem curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  17. Oi Joi,
    Como já havia falado em outro comentário de um post de outra Graphic Novel, adoro esse formato de leitura, geralmente é rápida e, até então, só li histórias envolventes que eu gostei muito. Gostei da temática dessa também, acho importante que tenhamos em mente os sintomas e como se "desenvolve" a psicopatia. Estou curiosa para essa leitura. Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi,
    Que livro denso! Apesar de ser uma graphic novel, esse enredo cruelmente realista traz uma história perturbadora de um psicopata, pelo jeito o autor pesquisou muito para desenvolver esse livro, montando de certa forma um quebra cabeça desde a infância desse garoto que se transformou em um serial killer. A edição está muito caprichada, Darkside sempre arrasando, esses traços mostram o quão sombria é essa história. É uma leitura que levanta muitos pontos para refletir, mesmo que seja difícil identificarmos pessoas com essa personalidade, afinal, vivemos num mundo onde muitos se isolam e vem de uma base familiar negligente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii Joi ;)
    A Darkside mais uma vez acerta ao trazer essa graphic novel para cá, adoro eles haha
    Ainda não tive a chance de ler Meu Amigo Dahmer mas quero em breve começar a leitura, e pelo visto vou gostar demais!
    Nunca li um livro desse "gênero" que fosse escrito em forma de quadrinhos, por isso me chamou muito a atenção a forma como o autor abordou a história. Ele parece ter feito uma pesquisa e tanto para dar veracidade aos fatos narrados na obra, então pelo menos disse não podemos reclamar!
    Acho que já vi Mentes Diabólicas (não me recordo direito), mas me interessei demais em ver esse episódio que conta a história do Dahmer... mas depois de ler o livro claro.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, existe o filme desta HQ também, é o mesmo título se não me engano! Beijos

      Excluir
  20. Achei super bacana a ideia da Grafic Novel, eu já tinha ouvido falar e tenho curiosidade de ler, e conhecer mais, pois temos algo real ai, que realmente aconteceu, e quem imaginaria um dia estudar com um serial killer né, espero ler em breve e que eu goste.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir