Resenha: A Árvore dos Anjos

Título Original: The Angel Tree
Autora: Lucinda Riley
Ano: 2017
Editora: Arqueiro
Páginas: 496
Amazon - Saraiva

A Árvore dos Anjos conta a história de três gerações da família Marchmont. Além de outras histórias paralelas. Começamos em 1945, conhecendo Greta, uma garota de dezoito anos que é dançarina em um clube considerado nada respeitável. A jovem saiu de casa cedo e foi para Londres com o sonho de se tornar atriz, mas só encontrou uma oportunidade no clube. 

Um dia ela conhece um soldado americano e se apaixona loucamente. Ele a pede em noivado, mas antes de os dois oficializarem a união, o noivo de Greta descobre onde ela trabalha e a abandona sem nem dizer adeus. Entretanto ele deixa algo para trás. Greta descobre que está grávida e ela não tem ideia de como sustentará uma criança sozinha e sem renda fixa. É quando David, seu amigo oferece ajuda. Ele manda Greta para a propriedade onde ele cresceu, Marchmont. Lá moram a mãe de David, LJ e o tio dele, Owen. Greta vai, totalmente agradecida pela ajuda, mas o que ela não esperava era que o destino se encarregaria de mudar sua vida.

Muita coisa acontece nesse meio tempo e depois que Greta dá a luz à Francheska, ela decide sair de Marchmont e volta à Londres. Mais uma vez David estende a mão à Greta e a ajuda a se reerguer. Quando Francheska está com quatro anos de idade ela se transforma em uma atriz mirim de muito sucesso, entretanto, lidar com a fama desde tão cedo transforma a garota de uma maneira não muito positiva.

"O amor é uma coisa muito estranha, Cheska. Ele pode mudar sua vida, fazer você fazer coisas que, à luz do dia, você saberia que estavam erradas."

Vou parando por aqui pois é provável que eu acabe soltando algum spoiler, o que estragaria totalmente a experiência de leitura de vocês. O que eu posso dizer desse livro é que ele é bastante complexo. Começamos a história em um cenário e ele vai mudando drasticamente ao longo do livro.



Quando eu li a sinopse do livro achei bem diferente do começo dele e só depois fui entender os nomes e acontecimentos que a sinopse trazia. Com certeza Lucinda Riley montou uma trama cheia de detalhes e muito bem pensada. Não faço ideia de como ela conseguiu elaborar essa história, mas tenho certeza de que deu um certo trabalho. A escrita da autora é cativante e ela desenha o cenário e os personagens de maneira muito eficiente. O livro é bem detalhado e nos pegamos acreditando que aquela história poderia muito bem ser real, de tão bem escrita.

A Árvore dos Anjos foi o primeiro livro que li da aclamada Lucinda Riley. A autora teve sua série As Sete Irmãs relançada recentemente pela Arqueiro. Quando iniciei a leitura eu estava cheia de expectativas e apesar do meu ritmo de leitura não ter sido dos melhores, eu gostei muito da história e recomendo para quem também curte embarcar em livros complexos e bem estruturados.

Com certeza todas essas histórias unidas em um único livro trazem uma grande carga emocional e foi isso o que me conquistou nessa leitura. Eu gosto dessas histórias complexas, em que os personagens não são perfeitos e cometem erros que os levam a lugares que eles nunca imaginaram estar. Além disso a personagem da Francheska é toda estranha e ficamos abismados em como uma garota aparentemente tão inocente pode ter um lado tão sombrio. É realmente uma história surpreendente, fala sobre amor, perdas, arrependimento e como as nossas escolhas guiam constantemente nossas vidas.

Enfim, recomendo a leitura para quem ama livros que são mais do que a sinopse. A Árvore dos Anjos é como uma caixinha de surpresas que vai te revelando uma história diferente a cada capítulo.

18 comentários

  1. Já tentei ler um livro da Lucinda Riley que seria "A casa das orquídeas" mais não conseguir fazer a leitura dele todo e desisti.
    E enquanto eu estava lendo sua resenha em algumas partes me fez lembra de A casa das orquídeas, pode ser só impressão mesmo...mais por isso esse livro não me interessou por acha que do mesmo jeito que o outro não vou gosta da leitura também. Mais fiquei curiosa sobre a personagem Francheska, quantos anos essa garota vai até o livro pra ter esse lado tão sombrio? kk

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho vontade inclusive tenho um aqui em casa. Fiquei bem intrigada com essa filha da personagem e do que ela é capaz de fazer. Parece ser uma historia bem elaborada que deixa o leitor ansioso pelo que estar por vir. Gosto quando a historia surpreende não é o que esperamos, fiquei bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raíssa,
    Histórias que são construídas ao longo de anos e gerações permite a nós, leitores, uma maior relação com os personagens. Nem sempre isso conta positivamente para a trama, mas Lucinda Riley já é conhecida por desenvolver dramas familiares e histórias cativantes. A árvore dos anjos tem uma premissa bem interessante com uma personagem (Greta) que trás muita veracidade devido as dificuldades enfrentadas. Ainda não conheço a escrita da autora, mas me vejo facilmente dando uma chance as suas obras.

    ResponderExcluir
  4. Raíssa!
    A Lucinda Riley é também uma das melhores, se não a melhor autora na minha opinião.
    A forma como ela cria duas histórias em um livro apenas e no final consegue interligar aas duas histórias de forma crível, dando aqueles desfechos arrasadores, me deixa encantada.
    E não foi diferente nesse livro que claro, quero ler e que pude apreciar através de sua tão bela análise.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada da Lucinda, mas sempre vejo bastante gente elogiar os livros dela. Confesso que pela sinopse, eu não fiquei com tanta vontade de ler o livro, mas gostei de saber que o livro é bem mais do que essa sinopse mostra. Fiquei bem curiosa para conhecer ele melhor, e gostei de saber que ele é bem detalhado. Já vou colocar na minha lista!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu já li um livro da Lucinda, e gostei bastante da escrita da autora. Tenho muita vontade de ler mais livros dela, e acho que vou gostar bastante desse livro. Pelo jeito a autora fez um trabalho incrível nesse livro e gostei de saber que você gostou do livro. Com certeza vou ler esse livro também :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Quando tinha o lançamento desse livro, fiquei bem curiosa pela sinopse do livro e ao ler a resenha fiquei bem curiosa com a trama, tem uma premissa maravilhosa e ao mesmo tempo me deixou curiosa pelo que irá acontece. O livro é maravilhoso, a capa incrível e desejo muito ler ele.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da autora, mas já vi várias pessoas falando bem dos livros dela!
    Gosto de livros mais emotivo, então já sei que irei gostar muito do livro.
    Não leio muito histórias que são entrelaçadas, pois me confundo muitas vezes, porém acho que esse irá me agradar.
    Adorei a capa, é maravigold.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de estórias bem elaboradas, daquelas que nos faz acreditar que realmente e real, de tão bem descrita, e construída. Outro ponto que me chamou a atenção, foi o fato de que apesar de ser uma leitura complexa, ainda sim possui uma carga emocional que envolve o leitor, de forma que quero saber qual será o desfecho da estória. Amei a premissa deste livro, e pretendo lê-lo com certeza.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Conheci essa autora pelos marcadores de livros! Ganhei um em uma compra anos atrás e outro recentemente. Depois disso passei a reparar na capa dos livros quando vou a livraria, mas confesso que nunca cheguei a ler uma sinopse.
    Agora, fiquei curiosa com o que você escreveu na resenha. Já estava entrando na história quando você parou para evitar spoiler. :D Vou reparar mais nos livros dela em uma próxima ida à livraria.
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raíssa!!
    Que livro mais surpreendente, não imaginava que esse livro tinha um estória tão emocionante assim. Ainda não li nada da Lucinda Riley mas sem que seus livros são fantásticos!! E que bom que esse livro vai muito além da sinopse.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Conheço a autora, porém não sabia sobre este livro e estou bem interessada agora.
    Confesso que saber que Francheska tem um lado meio sombrio me empolgou mais ainda para a leitura.
    Gosto quando vida personagens tem bastante reviravoltas.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler a série As Sete Irmãs, pois acho a sinopse muito rica e cativante.
    A Árvore dos Anjos também despertou meu interesse, pois história complexas e que trazem uma boa reflexão, sempre acrescentam muito. E lendo sua ótima resenha, fiquei motivada.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Eu ja tinha ouvido falar da autora, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada de sua autoria, a premissa desse livro é interessante eu fiquei bastante curiosa para ler, é uma pena que a leitura foi um pouco arrastada para você, infelizmente acontece, eu estou curiosa demais para saber o que acontece com a menina e qual é o desfecho final do livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Raíssa,
    Estou doida para ler esse livro, sou fã da Lucinda Riley, ela é uma das minhas autoras favoritas. Sou apaixonada pelos livros da autora, a cada livro que leio eu fico completa e absolutamente envolvida com a história. Uma coisa que adoro em seus livros são as narrativas mesclando o passado e presente, e esse vai ser muito especial por trazer a vida de três gerações. Os personagens que a autora cria são incríveis, e já tenho as minhas desconfianças quanto ao David, esse cara vai me conquistar logo no inicio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Raissa,
    Já ouvi falar da autora, porém, confesso, ainda não li nada dela. Gostei bastante da premissa, achei interessante a história abordar três gerações de uma família. Além da mudança absurda do cenário, também teria a mudança dos costumes, dos valores e da sociedade em geral, por isso, é um livro que eu, com certeza, darei chance para ler. Beijoss!

    ResponderExcluir
  17. Olá Raissa ;)
    Gosto de livros assim, e que vão além da premissa, como você disse.
    Nunca li nada da autora também, mas vi a editora fazendo propaganda de Árvore dos Anjos, e depois de ler a sinopse fiquei doida pra ler, pois adorei o que o livro ia abordar. Acho que o mais legal do livro são os personagens, pelos seus comentários, e estou curiosa para descobrir o que vai acontecer com a filha da Greta!
    E que bom saber que o leitor se surpreende durante todoo livro... acho que vou adorar ele e a escrita da Lucinda! Espero ler o livro em breve, e gostar como você ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Eu infelizmente ainda não li nenhum livro da Lucinda Riley, mas tenho muita curiosidade de ler, fiquei com vontade de conhecer essa estória complexa criada pela autora, conhecer cada personagem principalmente a filha de Greta. Gostei muito da resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir