Resenha: Ligeiramente Perigosos

Título Original: Slightly Dangerous
Autora: Mary Balogh
Ano: 2017
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Amazon - Saraiva

Terminar uma série causa sentimentos conflituosos dentro da gente. Por um lado, torcemos para que todos os mocinhos e mocinhas encontrem a felicidade, mas por outro, nos despedimos de uma família que durante muito tempo também foi nossa. Ligeiramente Perigosos é o sexto e último livro da série Os Bedwyns da autora Mary Balogh lançado pela Arqueiro. 

Após ver todos seus irmãos mais novos se casarem, o Duque de Bewcastle com seus 35 anos se vê cada vez mais solitário e recluso em Lindsay Hall, a mansão dos Bedwyns. Em sua reputação não há uma rachadura de quer, muito reservado e extremamente severo, Wulfric Bedwyn nem pensa em se casar e gerar herdeiros, afinal, não havia necessidade devido a existência de todos seus irmãos e sobrinhos a caminho.

Forçado a ir a mais um evento social da temporada, Wulfric causa alvoroço com sua chegada, porém, dentre todas as mulheres presentes, apenas uma é capaz de despertar sua atenção. Christine Derrick é o inverso de Wulfric, viúva já há alguns anos e deixada sem muitas riquezas para viver confortavelmente, já não é tão vista em meio a nobreza, pelo contrário, prefere viver no campo sem as regras do decoro. Muito bonita e dona de um carisma sem igual, Christine provoca em Wulfric um desejo a muito tempo adormecido, mas suas sinceras intenções poderão despertar os mais confusos sentimentos e a lógica deixará de tomar as rédeas pela primeira vez em sua vida.

"A Sra. Derrick espalhava luz, apesar das sombras que ele vira nela de relance. E por mais que não desejasse, Wulfric ainda estava fascinado por aquela luz."


Preciso dizer que sou uma fã incorrigível desta série e o quanto ansiei por esta leitura. Durante os livros anteriores acompanhamos a imagem de Wulf sendo construída pouco a pouco, do menino de 12 anos que fora criado para ser duque e ter como consequência a vida que sempre sonhou lhe sendo arrancada. Não demorou muito para que ainda adolescente, ele começasse a criar os traços do o homem frio e carrancudo que conhecemos durante a série, mas que em alguns momentos, demonstrava nos pequenos gestos traços de um bom homem. Imaginem minha alegria ao, finalmente, conhecer o duque misterioso e mergulhar na escuridão do seu coração depois de tanto tempo com esta família, me dá uma satisfação sem igual. Mesmo quando personagem secundário, Wulfric já esbanjava atitude e sua presença era sentida antes mesmo de entrar em cena. Ter finalmente em mãos o livro que o revela como realmente é, foi o melhor que eu poderia esperar desta série.  

Ligeiramente Perigosos tem um "quê" de Orgulho e Preconceito. Foram muitas as comparações que fiz entre Wulfric e o orgulhoso Sr. Darcy e entre Lizzie e Christine, que compartilham tanto de suas atitudes e princípios. Amei como a autora desconstrói a rigidez da nobreza em um homem com as impulsividades e a independência de Christine, que não tem medo de ser feliz com as coisas mais simples da vida.



Como sempre, amei a narrativa de Mary Balogh e a forma como ela vai tramando a história e derruba estereotipos da época. Toda a problemática que envolve a vida de Christine é bastante rica em detalhes e com isso a autora consegue criticar diversos pontos da época e que até refletem hoje em dia. O preconceito social, a posição da mulher como viúva experiente são só alguns dos temas. Amei cada página em que a personagem coloca o duque em seu devido lugar e amei ainda mais a forma como ele pondera tudo e rasteja novamente até ela. 

Neste livro, Wulfric enfim revela todas suas facetas, entrega suas nuances embalado apenas por seus sentimentos, mesmo (ainda) extremamente polido. Confesso que é encantador vê-lo evoluir na trama, lidando com coisas totalmente fora de seu controle, algo completamente atípico para o poderoso e imponente Duque de Bewcastle. Sua enfim rendição ao coração e os conflitos internos que acontecem como consequência disso, rendem as melhores cenas de toda série. Já imaginaram Wulfric simplesmente rindo ou se jogando em um lago? Isso são só algumas das coisas que acontecem quando Christine está por perto, devido ao seu talento em se meter nas situações mais constrangedoras.



De todos os livros até aqui, Ligeiramente Perigosos deve ser o livro mais leve devido as suas problemáticas não tão profundas. Porém, a grande responsável por todas as cenas onde não segurei o riso e estampei aquele sorriso bobo no rosto foi Christine, seu carisma e forma de enxergar a vida causam isso ao leitor. Os diálogos entre ela e o duque são ótimos e afiados, é realmente delicioso ler cada pedacinho desta história onde Wulfric segue desaprovando cada atitude de Christine e ela o desdobrando sempre.

Um agradecimento especial a Arqueiro pelo trabalho gráfico incrível que fez ao longo de toda a série. Todas as capas são maravilhosas e todas as artes correspondem em cheio com as protagonistas de cada livro. Sem dúvidas esta é uma série que sempre estará em destaque na minha estante.

Ligeiramente Perigosos conclui com perfeição a série. A autora trabalhou as mais diversas tramas nesta saga e conseguiu despertar também os sentimentos mais distintos. Até aqui, cada livro com suas peculiaridades e com o seu próprio tom, foi responsável por este final encantador. Os Bedwyns me conquistaram do início ao fim, me envolveram em histórias únicas, me apresentaram personagens singulares e cenas memoráveis. Sou grata por ter, enfim, acompanhado Christine e Wulfric concluindo a jornada até aqui. Terminei a leitura agraciada por um casal que mesmo sendo de mundos tão diferentes, encontraram o equilíbrio certo para ficarem juntos e darem as boas-vindas ao amor, que sempre dá um jeito de chegar na hora certa.
Confira a série Os Bedwyns:
1. Ligeiramente Casados
2. Ligeiramente Maliciosos
3. Ligeiramente Escandalosos
4. Ligeiramente Seduzidos
5. Ligeiramente Pecaminosos
6. Ligeiramente Perigosos

19 comentários

  1. Diz uma série que estou louca para ler é essa! Serio já li tantas coisas positivas sobre essa série que não vejo a hora de enfim começa a leitura dela. Tenho só os dois primeiros livros então achei melhor espera compra todos pra começa a ler tudo de uma vez.
    Mais tenho que dizer que entre todos Ligeiramente perigosos é o que mais quero ler. Sou daquelas pessoas que gosta dos personagem mais misteriosos e sombrio kk
    Parece que o relacionalmente do Wulfric e da Christine é tipo cães e gatos >.<
    E pra um livro ser marcado como favorito tem que ser um livro MUITO bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo romances de época, e sou doida pra ler o restante dessa série. Até hoje eu só li o primeiro livro, e gostei bastante dele, mas ainda nem comprei os próximos. É uma pena que a série já terminou, mas pelo menos terminou com chave de ouro né?! A história desse livro parece ser super apaixonante, e acho que também vou ficar com uma sorriso no rosto o livro todo. E se esse livro é parecido com Orgulho e Preconceito, já sei que vou amar <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi.
    Eu comecei a ler essa série, só que não consegue me apegar a escrita da autora e nem aos personagens, motivo pelo qual me fez desistir totalmente de ler, eu gostei bastante da premissa desse livro, o fato de que ele quebra padrões é demais e eu já me encantei, os personagens parecem interessantes, mas ainda não sei se darei outra chance.
    P.S Eu sei como é esse sentimento quando a série chega ao fim.
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da série, mas lendo sua resenha, deste livro que concluiu muito bem as obras, fiquei bastante curiosa e entusiasmada com a leitura, pois me pareceu ser uma romance de época instigante, e envolvente, onde vamos conhecer o tal Duque misterioso. Outros pontos que me chamaram a atenção, e o fato da autora criticar alguns pontos daquela época, criar um pensamento para a mocinha além do seu tempo, tudo isto de forma geral, me cativou a esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Engraçado você comentar que te lembrou Orgulho e Preconceito, pq já tinha achado esta foto da capa parecida com Lizzie...hahaha
    Terminar séries gera sentimentos conflituosos mesmo né? Medo de terminar, curiosidade de saber o final e apreensão se vai ser ruim o final! hahahaha
    Nunca li nada desta série, mas prece bem interessante, ainda mais sabendo que a conclusão foi boa! Bjosss

    ResponderExcluir
  6. Já comentei sobre esse livro nas suas postagens no Instagram e no YouTube e só quero dizer novamente que amei o livro e o Wulfric, o melhor da série! ❤
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu sou doida por romances de época, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa série que todos falam bem.
    Vou tentar comprar os primeiros na Black Friday e dar uma chance para essa série que deve ser maravigold!
    Adoro livros sobre família esse deve ser muito bom, e as comparações com Darcy e a Liz Bennet deve deixar o livro ainda melhor porque eu amo orgulho e preconceito!

    ResponderExcluir
  8. Preciso ler esse série dizem que é muito boa. A leitura parece ser muito gostosa e agradavél, além de divertida os personagens parece que conseguem ganhar o leitor até mesmo o Duque que parece não ter nada de encantador ainda bem que ele evolui.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa série! Eu já li os três primeiros livros dela, e amei todos os livros. A escrita da Mary Balogh é super gostosa, e os livros dessa série são muito fofos! Esse livro parece ser simplesmente perfeito também, e eu estou doida pelo livro do Wulfric. Eu já vi mais gente comparar esse livro a Orgulho e Preconceito, e ele parece lembrar bastante mesmo. Tenho certeza de que vou amar esse livro, só é uma pena que ele seja o último da série =/
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi, tenho um fraco por séries de romances de época, mas não quero começar mais nenhuma sem terminar as que eu estou ainda :/
    Porém, esse em especial, pela sua resenha, estou muito curiosa por vc ter comparado os dois protagonistas com os de Orgulho e Preconceito, quem não ama o Mr. Darcy né? Já vi que vou ficar completamente apaixonada pelo Wulfric, vou querer pra mim hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Não tenho dúvidas de que essa série deve ser muito encantadora. Gosto muito desse estilo de leitura, mas não pretendo começar a ler esse série, por agora, pois minha lista de leituras ainda é muito grande. Mas quem sabe em outro momento. Bom saber que o último livro fechou muito bem a série.
    Sua resenha demonstra o quanto você se encantou com os personagens e os enredos. Linda resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Joi!!
    Gosto muito de romances de época e sem dúvida essa série faz parte da minha lista de desejados. Tenho o segundo e o quarto livros e por isso ainda não comecei a ler esses livros, mas quero muito comprar os próximas estórias para enfim começar a ler essa série do começo!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Oi Joi,
    Estou sempre acompanhando resenhas de séries de romances de época que acho interessante e tenho lido muitas críticas positivas sobre Os Bedwyns e do quanto Ligeiramente Perigosos era o livro da série mais aguardado pelos fãs, o que me deixou extremamente curiosa para conhecer a escrita de Mary Balogh. Wulfric pode ser frio e fechado quando se trata de suas emoções, mas deve haver motivos que justifiquem seu jeito arrogante de ser. Já Christine é uma grande surpresa, apesar de seu estado civil ela parece bem conformada e não se deixa abater pelas regras da sociedade. Ela pode ser o oposto do Duque, mas, com certeza, é quem ele precisa ter ao lado não só no amor, mas no companheirismo e amizade. A história dos dois, realmente, lembra Orgulho e Preconceito, tem alguns elementos clichês, mas não tenho dúvida de que é envolvente, emocionante e muito divertida.

    ResponderExcluir
  14. Joi!
    Tão bom ver um livro que estávamos curiosos para ler, ser ainda melhor do que esperávamos.
    E melhor ver que os protagonistas parecem com os protagonista de Orgulho e Preconceito,festa do estica e puxa...kkk
    Gostaria de ler e gostaria também de entender porque essas escritoras de romances de época vão buscar nomes esquisitos para seus protagonistas.
    Wulfric, fala sério.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi,
    Romance de época é o meu gênero literário favorito e faz tempo que quero ler a série Os Bedwyns, pois quero muito conhecer a escrita tão elogiada da Mary Balogh. Sem falar que amo uma saga que envolve uma família “unida” e irônica assim (Que saudades dos Bridgertons ♥).
    Só vejo comentários positivos a respeito da autora, que seus livros vão além do romance e abordam assuntos mais sérios, reflexivos e polêmicos, gosto de livros que trazem algo a mais. Pelo que já li nas resenhas, os livros são muito envolvente, ainda mais com o cenário histórico abordado, e é muito empolgante saber que esse livro fecha a série com chave de ouro.
    Adoro essas personagens que fogem totalmente das regras impostas pela sociedade, e pelo jeito a Christine é dessas. Fiquei intrigada para conhecer o Duque e espero ser cativada por essa família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Por incrível que parece, tenho esse livro porém não li porque não tenho conhecimento geral da série, pretendo compra os livros anteriores para poder ler. A trama é muito maravilhosa e envolvente e também ser um romance de época maravilhoso. A capa é linda e quero muito começa essa leitura!

    ResponderExcluir
  17. Quero muito começar a ler a série, adoro romances de época e tenho visto muitas coisas positivas a respeito desta.
    Acho legal o livro lembrar algumas características de orgulho e preconceito, me deixa mais ainda empolgada para a leitura.
    As capas são maravilhosas, e a arqueiro arrasa como sempre nos romances de época!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi ;)
    Tenho na minha estante os 4 primeiros livros dessa série, mas ainda não consegui tempo para ler todos haha.
    Amo romances de época, acho que é meu gênero favorito, e nessas séries em que cada livro fala sobre um irmão eu prefiro ter tempo pra ler tudo de uma vez, senão leio um e fico na curiosidade para ler o próximo kkkkk
    Já li umas resenhas desse livro, e vi algumas pessoas dizendo que o Wulfric é chato, e as vezes irritante no começo... mas a autora parece ter desenvolvido bem ele ao longo da história. Já a Christine parece legal, acho que vou gostar dela ;)
    Vou ver se arrumo tempo para ler logo a série, adorei sua resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Aahhhh a leitura pelo visto é muito gostosa, estou super curiosa para ler essa série, eu amo romances de época e quero ler todos possíveis hahaha. Tenho certeza de que é inevitável não se apaixonar por Wulfric, mesmo com o jeitão dele todo fechado, acredito que ver ele se entregando ao amor aos poucos é maravilhoso.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir