Resenha: As Cores do Amor

Título Original: As Cores do Amor
Autora: Camila Moreira
Ano: 2017
Editora: Paralela
Páginas: 320
Amazon - Saraiva

Henrique é o filho único de Enzo Montolvani, um poderoso coronel da soja e, portanto, seu único herdeiro. Criado para assumir todos os negócios da família, Henrique teve uma infância regrada e moldada conforme os caprichos do pai, mas isso nunca fora o que Henrique realmente sonhava. A saúde frágil do pai o fizera jamais confrontar o velho e por este motivo sempre fora submisso as suas exigências. Para afogar um pouco das suas frustrações, Henrique cresceu sob a fama de ser um cafajeste na região, bastante rico, ele nunca teve problemas em ostentar noitadas com muita bebida e mulheres, hábitos que causam enorme desprezo para o pai.

As coisas realmente parecem tomar um rumo diferente quando Henrique conhece no casamento de um dos seus melhores amigos, Sílvia. Uma linda mulher negra, uma beldade que ele precisava possuir. A mulher perfeita aos seus olhos e que logo estaria envolvida por ele também, o problema é que Enzo Montolvani jamais aceitaria o relacionamento. Seus sentimentos se revelam tão fortes que Henrique precisará enfim se impor e finalmente tomar as rédeas da própria vida se quiser ser feliz.

Se você já ouviu falar sobre Henrique Montolvani, provavelmente você não está enganado. Henrique foi um dos personagens secundários de 8 Segundos, livro da autora lançado em 2015 e que tinha como protagonistas Pietra e Lucas. Neste volume haverá uma troca de papéis e Pietra e Lucas aparecerão como personagens secundários, mas, assim como Henrique, fundamentais para o desenvolvimento do enredo.

"Tô disposto a lutar, Sílvia. Algo que nunca fiz em toda a minha vida, e que tô pronto para fazer por você."

Em As Cores do Amor, Camila Moreira irá trabalhar o racismo e o relacionamento abusivo entre pai e filho como mote principal, mas também irá cortejar algumas problemáticas sobre o romance, que na minha opinião, precisam ser mais constantes em livros. Então, trabalhando assuntos extremamente pertinentes e que me chamavam a atenção, logo criei algumas expectativas quanto a leitura, mas nem todas foram saciadas.

Falando sobre a protagonista, é fácil criar empatia por Sílvia, sempre muito bem posicionada, jamais se sentiu inferiorizada, mesmo quando monstros preconceituosos atravessavam o seu caminho. Desde jovem, lidou como a morte do pai e com o abandono da mãe como uma leoa e criou sua irmã mais nova da melhor maneira possível, deu a volta por cima e se tornou uma mulher cheia de atitude. Porém, sendo uma personagem bastante real, ela fraqueja em determinados momentos assim como todos nós.

Todo o relacionamento de Henrique e Sílvia se desenrola numa velocidade relâmpago e a narrativa se mostra um pouco corrida. Não que isso atrapalhe no entendimento da história, porém não tive tempo para me envolver com os personagens e nem tempo para digerir os problemas secundários que o casal acaba enfrentando como ciúmes e a falta de confiança. São muitos os desencontros que eles enfrentam e ao meu ver, vindo de dois adultos bem crescidos, algumas cenas e atitudes me pareceram bem infantis. 

A química entre o casal funciona, mesmo  que cada um tenha que enfrentar seus próprios demônios, juntos eles são como bálsamo um para o outro. Camila nos apresenta um romance de conto de fadas, que faz com que nossos corações fiquem mais quentinhos, porém, quando as cenas mais quentes são desenvolvidas há uma quebra de ritmo na narrativa. Ambos se mostram bastante safados na cama (o que não é nenhum problema, pelo contrário), mas se você espera apenas um romance cheio de açúcar pode se sentir um pouco chocado com o linguajar e a forma como tudo é explícito.



Os personagens secundários são um show à parte. Pietra e Lucas são grandes amigos e estão sempre dispostos a ajudar. Com poucas cenas dá para ver que Pietra mereceu ter um livro só para ela, o que despertar bastante a minha curiosidade em conhecê-la mais profundamente. Outros personagens que aparecem ao longo da história acabam desempenhando papéis cruciais para o enredo, cada um com uma personalidade e com uma presença diferente. Até Enzo Montolvani ganha sua própria aura quando entra em cena, talvez ele seja um dos personagens mais bem trabalhados pela autora, méritos dela com certeza, afinal, não é tão fácil criar vilões.

Regado por alguns clichês, As Cores do Amor acerta em trabalhar um assunto que, infelizmente, ainda é bastante presente na nossa sociedade, mas quando a autora sabe conduzir a história todo o clichê é bem-vindo e eu adoro. Sinto que Camila Moreira realmente criou uma boa história, mas pecou com o excesso em algumas cenas e com a falta de profundidade em outras. De qualquer maneira, a mensagem principal é passada, nenhuma característica define uma pessoa e as cores que realmente importam são a do amor.
Confira resenha de 8 Segundos:
1. 8 Segundos

21 comentários

  1. Oi, Joi!!
    Adorei a resenha do livro e gosto muito dos livros da Camila Moreira, li 8 Segundos já tem um bom tempo, mas lembro que gostei muito da estória e agora quero muito ler esse livro que fala de preconceito racial no relacionamento desses dos personagens. Sem dúvida quero muito ler essa estória.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Que livro mais amor <3 amei a premissa dele, não parece um daqueles velhos clichês que estamos cansados de ler, parece uma história extremamente agradável com personagens muito bem construídos! Além disso essa capa me ganhou <3 adoraria ler ele futuramente se tivesse a oportunidade, amei bastante sua resenha e isso me incentivou! Beijos!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já havia visto várias resenhas sobre o livro, mas nunca tive nenhum contato com a autora.
    Acho legal ela abordar um tema que ainda encontramos bastante no dia de hoje, mas ela parece ter lidado com assunto de uma forma bem conduzida.
    Não sou muito fã daquele velho clichê, mas acho que arriscaria a leitura.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Não conheço 8 segundos, mas achei muito legal a ideia de um livro com inversão de papéis secundários e principais. Concordo que clichês bem trabalhados são ótimos, não vejo problema alguma nisto!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  5. Eu li 8 Segundos e gostei, mas não morri de amores. Agora, fiquei com vontade de rever os personagens.
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa autora e estou doida por esse lançamento!
    Adorei a sinopse, sou apaixonada pelos personagens dela, então tenho certeza que vou gostar bastante, mesmo sendo clichê.
    É muito legal que nesse livro fale sobre racismo, um problema que quase nunca é citado em livros de romance.

    ResponderExcluir
  7. Ah, que resenha linda. Muito obrigada. ❤

    ResponderExcluir
  8. Eu já li o primeiro livro de Amor não tem leis dessa autora, e até gostei do livro, mas não tive muita vontade de ler o segundo livro. Eu tenho vontade de ler 8 Segundos, mas confesso que não fiquei com muita vontade de ler esse livro. Parece que os protagonistas não são muito bem desenvolvidos, e parece que os personagens secundários são melhores desenvolvidos. Até achei muito legal os temas tratados, mas não fiquei com muita vontade de ler =/
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Maioria dos livros agora tem aquele personagem que é rico e mulherengo, até que ver uma mulher e "BOOM" quer ela pra ele a todo custo ~mais só pra um caso mesmo kkk
    Fiquei curiosa nessa parte do relacionamento abusivo e racismo, mais isso de o romance numa velocidade relâmpago me desanimou muito. Gosto de ler um bom romance mais que não apresse as coisas muito rápido o que parece que é o caso nesse livro.

    ResponderExcluir
  10. Eu já li O Amor Não tem Leis e 8 Segundos dessa autora. E gostei muito dos dois livros, e gostei da narrativa da autora. Mas pelo jeito esse livro não é tão bom quanto os outros da autora. Eu achei bem interessante o livro envolver racismo e relacionamento abusivo, mas acho que não vou gostar muito desse relacionamento relâmpago dos protagonistas, e também não vou gostar dessa narrativa corrida. Eu ainda quero ler o livro, mas não é prioridade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Joi.
    Eu já tinha ouvido falar dessa autora, mas confesso que nunca tive curiosidade em ler seus livros, eu adorei a premissa dele e o fato de que a autora fala tão abertamente de um assunto que hoje em dia em pleno seculo 21 não deveria existe, que é o racismo já me encantou, não se leria mas gostei bastante da premissa e os personagem parecem ser bem interessantes.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Depois de ter lido 8 segundos, estava ansiosa pelo lançamento desta obra, e vejo que ambos segue uma mesma premissa, de um romance clichê, onde vão havendo algumas revira voltas no decorrer do romance, como por exemplo o preconceito existente na família do personagem masculino, a respeito da cor da mocinha, isto de certa forma ainda existe, e é muito real, por isto acredito que esta vai ser uma leitura agradável. Uma pena que em alguns momentos foram corridos, mal desenvolvidos e outros exagerados de mais.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conheço a escrita da autora. Parece ser uma leitura que nos deixa refletindo sobre os temas abordados que infelizmente ainda existe na realidade. Não gosto de relacionamentos que acontecem rápido demais, prefiro ir curtindo aos poucos, fiquei em duvida se leria, pois em alguns momentos deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  14. Oi Joi, ainda não tinha ouvido falar da autora, nem do livro 8 Segundos. Pela sua resenha, fico triste que o relacionamento dos personagens são feitos de uma forma muito rápida, isso não costuma me convencer.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    É a primeira vez que vejo falar dessa autora. Não conheço sua escrita.
    Parece uma boa leitura, apesar desses pontos negativos que você citou.
    Não sei se um dia irei ler, mas para quem gosta desse estilo de leitura, acredito que vale a pena conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Joi!
    Nunca li nenhum livro da autora, mas já gostei de saber que é um livro hot, porque gosto demais do estilo.
    E saber que a autora cria novas expectativas dentro do livro que consegue manter o leitor ligado na leitura, não tem coisa melhor, né?
    Pena ter excesso em alguns trechos e poupou em outros.
    Ainda assim espero poder ler.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  17. Oi Joi,
    Já li o livro 8 Segundos da Camila Moreira, e apesar de não ter sido cativada pela história (o casal não me conquistou) eu acabei me surpreendendo com a narrativa da autora. Quero ler outros livros da autora, e As Cores do Amor é um deles. Gostei da história, traz uma personagem bem forte e guerreira, pelo que li vou gostar da personalidade da Silvia. Agora quanto ao Henrique... acho que ele é o tipo de personagem que vai conquistando aos poucos o leitor, espero que o amadurecimento desse homem seja perceptível.
    Gostei dos assuntos inseridos na história, mas o que fica a desejar é o aprofundamento, achei a trama um pouco superficial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gostei muito desse livro, já tinha lido varias resenhas dele e me encantou com a história. Sei que o racismo ainda existe em nossa sociedade é a forma de como está sendo trata no livro é maravilhoso, desejo muito ler ele é também conhecer o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  19. Oii Joi ;)
    Adorei sua resenha! Gosto dos livros da Camila, e tenho a série O Amor Não Tem Leis, que ainda não tive a oportunidade de ler, e tenho 8 Segundos, que já li e gostei demais... só não sabia que As Cores do Amor era um spin off dele!
    Eu adoro a escrita da Camila, ela está sempre tentando superar as expectativas, e esse novo livro dela parece ter uma história linda, e aborda um tema que como você disse ainda acontece muito em nossa sociedade atual.
    Enfim, gostei dos seus comentários e estou ansiosa para ler logo o livro ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi Joi,
    Li 8 Segundos ano passado e amei, mas não esperava que fosse ter mais um pouco de Lucas e Pietra, mesmo que como personagens secundários em uma outra história. As cores do amor me chamou atenção pelo relacionamento marcado pelo preconceito e pela incapacidade das pessoas de evoluírem. Silvia já provou que tem uma presença marcante e isso, aparentemente, se reflete em sua personalidade, pois passar por tudo o que passou deve ter sido um desafio, mas o que me deixa mais feliz é ver que ela não se deixará vencer pelos preconceitos. Com Henrique, a autora explora outros problemas e mostra um personagem que terá muito o que enfrentar e crescer durante a narrativa.
    Estou muito ansiosa para ler este livro e espero que consiga me envolver com os personagens como foi em 8 Segundos.

    ResponderExcluir
  21. O livro pelo visto é bem clichê né, mas parece ser uma leitura bacana, ainda não li nada da autora, pois pelo visto os livros dela tem essa pegada mais hot né, achei engraçado o casalzinho ter todo aquele romance água com açúcar e no quarto safados hahaha, todo mundo gosta de safada entre quatro paredes hahahaha, não pretendo ler o livro por agora.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir