Resenha: Muito Mais que 5inco Minutos

Título Original: Muito Mais que 5inco Minutos
Autora: Keféra Buchmann
Ano: 2015
Editora: Paralela
Páginas: 144

- postada originalmente por mim no Livros e Chocolate Quente.

Conheci a Kéfera no começo de 2014, a princípio não tinha ideia do que ela fazia pelo YouTube, mas sei que vi um vídeo, achei engraçado, ri muito e continuei acompanhando. Nesta época ela ainda não tinha tantos seguidores assim e se não me falha a memória, deveria unir cerca de 2 milhões de seguidores na plataforma, o que já era muito.

Sei que durante este tempo, até o dia de hoje, pude acompanhar diversas fases dela. Vi ela ser a cara de ações publicitárias, iniciando e terminando namoros, mudando-se de Curitiba para São Paulo, virando apresentadora de TV, sair em turnê com sua peça de teatro, ser a youtuber mais influente e a primeira mulher a conquistar a marca de 10 milhões de inscritos no Brasil. Também é preciso salientar o lançamento dos seus dois bestsellers, estrear filmes e agora, lançar o seu primeiro romance. 

Isso é um pequeno resumo de Kéfera Buchmann. E o que levou ela ao estrelato? Sem dúvidas sua personalidade e carisma, com aquele jeito que todo mundo deseja não esconder, sem pudores e sem medo de ser feliz, falando palavrões, simplesmente falar sobre coisas banais, situações que todos já passaram ou vão passar em suas vidas. Tudo isso somado a sua autenticidade foram a base desse sucesso. Eu como fã sou suspeita para falar, mas saber do lançamento do seu livro foi uma grande alegria, finalmente eu poderia conhecer mais sobre ela.


Em parte, o livro é narrado de um jeito descolado, como se estivéssemos em um bate-papo com a autora. Cumpre com o objetivo de apresentar um pouco mais sobre a Kéfera, mas ele não mostrou muito mais do que já sabia através dos seus vídeos. Para quem conhece ela a pouco tempo, acredito que não vá pensar como eu e até vá tirar proveito da parte autoajuda que o livro proporciona, principalmente para o público jovem, mas para mim, confesso que foi uma pequena decepção.

O livro inicia com a youtuber contanto sobre sua infância e pré-adolescência até a data que resolveu publicar seu primeiro vídeo. O interessante é saber que nem sempre a autora foi a garota sorridente. Kéfera conta suas dificuldades durante a infância, sua experiência com o bullying e autoestima e de que maneira conseguiu superar cada um de seus problemas. Desta forma, Kéfera usa de sua influência, consegue ajudar outros jovens que sofrem igualmente e que ao final a idolatram por ter podido ajuda-los, mesmo que indiretamente.

Alguns momentos engraçados de sua adolescência também aparecem por aqui, como o primeiro beijo, primeiro namorado e o primeiro pé na bunda. Quem nunca? Sem contar também suas cenas constrangedoras na presença deles.

Em suma, tudo que encontramos em seu canal, encontramos no seu livro, inclusive fotos da querida da Vilma Teresa, cachorrinha da raça Pug da autora. A diagramação da Paralela está linda e caprichada, alguns detalhes e títulos são na cor vermelha, assim como algumas páginas em especial, que também propõem interação com o leitor. A leitura é rapidinha e é possível conclui-lo em apenas uma tarde.

Recomendo para quem é fã e também para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a sensação do YouTube, conheça e se divirta! O desfecho dá a atender que teremos um novo livro, o que realmente já aconteceu, Tá gravando e agora?, lançado ano passado, fala sobre os bastidores, como foi lidar com este estouro na sua vida e com o seu canal, parte da qual estava mais interessada, admito! 

Atingindo uma legião de fãs ou haters, uma coisa é certa, Kéfera com apenas 24 anos já conquistou o Brasil, uma geração inteira que esgotou seu livro nas livrarias. Ela garantiu que sua fama fosse mais do que cinco minutos, bem-sucedida, com certeza é uma web celebridade com méritos, um fenômeno sem dúvidas, e o melhor? Sendo ela, simplesmente.


19 comentários

  1. Este e aquele livro que não me cativa, em certo momento da vida desta youtuber acompanhei seu trabalho, e realmente sua carisma, e alegria, de viver sem pensar no outro era o que mais contagiava seus seguidores, mas chegou um momento que ela acabou se enquadrando naquilo que a sociedade queria e ai foi o que perdeu a graça. Outro ponto que fez não querer ler esta obra, e que uma vez li que não foi ela que escreveu este livro, não sei se e verdade ou não, mas enfim, não tem uma premissa que me cativa.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca cheguei a assistir algum dos videos dela no YouTube, mais pra disse a verdade nunca me interessei em parar e ir ver o porque de tanto sucesso, só não é coisa minha acompanhar youtuber.
    Então respeito quem curte os videos dela e gosta dos seus livros até porque cada um com o seu gosto...mas é um livro que eu nunca iria ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei interessante esse livro contar um pouco mais da história dela. Mas acho que eu não ia gostar muito do livro. Eu já até assisti alguns vídeos dela, mas não gostei muito. Então nem tenho vontade de ler ao livro =/
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que nunca assisti nenhum vídeo dela, mas sempre vejo bastante gente falar dela. Não sei se eu iria gostar de ler esse livro, eu sinceramente não tenho muita curiosidade de conhecer mais dela. Mas com certeza o livro é uma ótima dica para os fãs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante dela, acho ela carismática e engraçada.
    Não sou nenhuma fã, porém não desmereço o trabalho dela!
    Acho que esse livro é mais para quem é fã e quer conhecer mais sobre ela.
    Não leria, pois não tenho interesse.

    ResponderExcluir
  6. Não assisti nenhum video da youtuber e so a conheci quando lançaram esse livro vi em blog, nem sabia quem era. Deve ser legal o livro saber como ela chegou a onde esta fazendo sucesso. As historias que ela conta que aconteceram com ela parece ser divertidas.

    ResponderExcluir
  7. Olá Joi ;)
    Acompanhava a Kéfera há uns anos no Youtube, mas depois que o conteúdo dela começou a decair (pelo menos para mim), parei de assistir, e não tenho interesse nenhum em ler o livro dela :/
    Realmente não há como negar que ela tem personalidade e carisma, e gosto desse jeito dela de não ter medo de ser feliz de jeito nenhum.
    Não sabia que o livro é narrado em forma de um bate-papo com a autora, mas gostei bastante desse formato.
    E a Vilma Teresa é demais claro, ô cachorrinha fofa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi diversos comentários referentes a este livro, eu não acompanho youtubers, então por este motivo, não tenho interesse em ler este livro, mas para quem acompanha o canal da Kéfera, este livro é uma boa dica de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Imagino uma boa leitura, mas deixo passar a dica.
    Não conheço nada de Youtubers e não tenho interesse em livros nesse estilo.
    Mas para quem é fã e já conhece o trabalho da autora, com certeza irá gostar.
    ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Já faz algum tempo que eu tenho esse livro na Minha estante porém confesso que ainda não tive coragem de ler justamente porque tem essa febre de youtubers publicando livro por aí mas enfim gostei que o livro é bem gostoso de ler mas acho que assim como você também ficaria decepcionada em relação ao que o livro descreveu sobre ela já Que acompanho a Kéfera a bastante tempo e a companhia diversas de suas fases.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente não sou muito fã da Kéfera, não conhecia e não acho que seja uma leitura que chame minha atenção. Então infelizmente passo a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Assistia os vídeos da Kéfera no início de seu canal, lembro que passava horas em frente o computador assistindo os vídeos dela, quando o livro foi lançado, acabei lendo somente por curiosidade mesmo, li ele por ebook e achei bem legal, principalmente para quem não conhece muito ela, realmente a maioria das coisas que estavam no livro, já sabia, mas foi legal ler assim mesmo, para quem quer conhecer mais sobre ela, acho bem legal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não sou fã da Kéfera, e são raríssimas as vezes que assisti algum vídeo dela.
    Li o livro para passar o tempo, mas não é uma leitura que eu tenha gostado.
    Para quem é fã vale a pena, caso contrário não muito né aha

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  14. Eu não curti essa moda de youtuber escrever livro. É claro que não se pode generalizar, mas essa onda de livro cheio de dicas e ilustrações... Só se eu tivesse dinheiro sobrando! =)
    Em relação a Kéfera, gostei do conteúdo dela durante uma época, mas não tenho mais paciência e acho ela muito desrespeitosa. Não tenho vontade de ler, assistir ou comprar nada do que ela produz. No entanto, super respeito quem é fã!
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Joi,
    Ta aí um livro que nunca pegarei para ler, não só por ser de youtuber - isso nem é o que mais incomoda, pois acredito que há pessoas, sendo youtubers ou não, têm algo a acrescentar em nossa vida - mas a Kefera..
    Me identifiquei com muitas pessoas aqui nos comentários, também assistia a Kéfera há um tempo, mas hoje acho que as coisas subiram a cabeça dela, e como a usuária Lana disse aqui, ela acabou se enquadrando no que a sociedade queria..

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Sou mais uma leitora que deixa passar essa dica de livro, conheço a Keféra só de nome mesmo, nunca vi um vídeo do seu canal e confesso que não tenho curiosidade em conhecer. Então, sinceramente não tenho interesse em ler esse livro já que não mostra muito mais do que é encontrado nos vídeos dela, mas com certeza é uma ótima leitura para os fãs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu não vi nenhum vídeo dela e também não tenho muito conhecimento sobre ela, mas é bom saber que há mulheres que estar nesse mudo de youtubers. Nao tenho muito interesse de ler esse livro mais para quem gosta será incrível.

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi,
    Não acompanho a Kéfera, mas já assisti alguns de seus vídeos há um bom tempo atrás. Acho que ela é um exemplo de alguém que soube usar o youtube a seu favor (mesmo tendo alguns momentos mais intensos) e através dele conseguiu atingir objetivos maiores na vida. Por isso, eu consigo entender o sucesso que ela faz entre os jovens, principalmente, pois muitos se inspiram nela para seguir a mesma carreira. A respeito do livro, já tinha lido algumas resenhas de leitores que se decepcionam pois esperavam um conteúdo inédito, mas o mesmo apresenta as mesmas coisas do canal. Mas para quem é fã, acredito que seja uma leitura legal para se fazer.

    ResponderExcluir
  19. Oi Joi, tudo bom?
    Sei que é fã, mas tai um livro que nunca senti vontade de ler, eu já vi uns videos dela e eles são super divertidos, eu gostei, não a acompanho, na verdade eu não acompanho nenhum youtuber, mas achei bacana a ideia do livro de contar por tudo que passou, e tem o segundo mostrando como foi sua vida depois do sucesso, pois muitas vezes não temos noção de como a vida de alguém muda quando ela faz sucesso né.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir