Resenha: O Que Me Faz Pular

Título Original: Jiheisho no boku ga tobihaneru riyu
Autor: Naoki Higashida
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Páginas: 190

Quando penso na imensidão do território pertencente ao mundo da literatura, fico extremamente encantada. A literatura é inclusiva não apenas na quantidade de assuntos e temáticas abordadas nas páginas e mais páginas delicadamente guardadas nas estantes de seu reino. Ela é inclusiva em sua essência, no real sentido da palavra. Para além das temáticas ou assuntos polêmicos, das obras desconhecidas ou dos livros mais vendidos, a literatura abraça com carinho as mais diversas culturas, os mais diversos povos, cada indivíduo, suas características e tudo aquilo que nos difere e nos une como seres humanos.

Em meio a tantas histórias fantásticas, repletas de importância sendo reais ou fictícias. Dentre tantas narrativas inspiradoras, uma chama a atenção por sua simplicidade, pela graça com que foi capaz de abordar um assunto delicado e principalmente, pela idade do autor que a escreveu. 

Naoki Higashida, pessoa formidável que me acompanha na jornada da passagem dos anos – nós dois nascemos em 1992 – foi diagnosticado com tendências autistas e, mais tarde, acaba sendo localizado, demarcado em um ponto mediano dentro do espectro do autismo. Naoki enxerga o mundo de forma única, de uma maneira que nós talvez nunca seremos capazes de compreender em sua totalidade. A forma como ele se conecta com as pessoas, com o mundo a sua volta, é extremamente diferente da qual estamos acostumados, da qual em nossa ignorância consideramos como “normal”. Ele enfrenta dificuldades que se assemelham e diferem das nossas, ao mesmo tempo, encara um dia após o outro. E assim como muitos de nós, enfrenta batalhas que o resto do mundo talvez nunca tenha ouvido falar.


Quando tinha apenas treze anos Naoki realiza algo que, em meio ao pensamento racional, limitado e totalmente especializado, era considerado uma grande dificuldade, quase impossível de ser concretizado. Porém, aos olhos daqueles que o acompanhavam dia após dia, conheciam suas batalhas e dedicavam tempo e afeto, o impulsionavam e serviam de suporte para tentar cada vez mais, mostrava apenas o quanto a paciência, carinho e a forma como lidamos com as situações realmente fazem a diferença na vida das pessoas. Com apenas treze anos, Naoki Higashida escreve um livro e responde perguntas preciosas para todos aqueles que convivem com o autismo, mas principalmente, abre as portas de seu mundo para todos aqueles que, como eu, nunca realmente compreenderam o que é o autismo.

O Que Me Faz Pular se apresenta através da estratégia de perguntas e respostas. Com uma escrita simples, direta, graciosa e acolhedora, Naoki nos insere em seu mundo. A obra pode contar com apenas 190 páginas, mas as lições, mensagens e informações contidas dentro de si vão muito além dos números que representam. Este livro mostra como, verdadeiramente, um autista pensa, porque faz o que faz, age como age, quais são suas dificuldades e o que sentem quando não somos capazes de compreender o que estão passando. Ele introduz um tema delicado e importante ao mundo literário, abre espaço para discussão e compreensão, mas acima de tudo, mostra que, embora as batalhas sejam diferentes, e nem sempre sejam analisadas sob o mesmo prisma, assim como nós, um autista muitas vezes só precisa de apoio, carinho e suporte para superar seus obstáculos.

Muito mais do que deixar a sua marca no mundo, ter sido abraçado pelo adorável mundo da literatura, Naoki Higashida nos mostra a importância da compreensão, da empatia, do suporte que oferecemos uns aos outros e que faz toda a diferença quando enfrentamos nossas batalhas. 


Em um mundo em que o conhecimento está parcializado, onde evitamos falar sobre determinados assuntos por medo ou falta de compreensão, O Que Me Faz Pular nos insere em uma realidade que, por muito tempo manteve-se desconhecida, e mostra o quanto ainda precisamos percorrer para que o senso comum e a falta de empatia sejam superados. Muito mais do que uma dica de leitura, esse livro é obrigatório. E muito mais do que repleta de informações importantes, essa obra, com toda sua graça e habilidade, surge para nos mostrar que mesmo diferentes, mesmo enxergando o mundo de formas diversas, em essência somos todos iguais!

40 comentários

  1. Nossa como eu ainda não conhecia esse livro?
    Normalmente não é o tipo de leitura que eu leio, mais como não fica curiosa depois de sabe sobre o que esse livro fala? impossível não fica interessada.
    Ele parece um daqueles livros que mesmo depois de termina a leitura a gente ainda se pega pensando sobre ele. Já sei qual próximo livro que vou compra e ainda passa na frente dos outros pra ler, ainda porque é um livro pequeno e com certeza com uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      O que Me Faz Pular é um livro adorável, e o lado bom é que ele também é curtinho, então não tem porque deixar de ler essa obra que nos apresenta tantas informações preciosas com relação ao autismo !!! ^^

      Excluir
  2. Izabel!
    Interessante ver como uma pessoa que quase não consegue se comunicar, supera suas dificuldades e chega a escrever um livro que pode auxiliar muitas outras pessoas que estão na sua condição e ainda fala sobre seus sentimentos e traz outros escritos dele.
    Fascinante!
    Desejo uma ótima semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem contigo ???
      Esse livro é maravilhoso !!! Sou apaixonada por ele, não troco, vendo ou dou o meu exemplar de jeito nenhum !!! XD
      Além de apresentar uma história de superação, ele é recheado de informações sobre o autismo, é impossível deixar de compartilhá-lo !!!

      Excluir
  3. Oi!
    Nossa, que livro fantástico! Traz um tema tão importante e difícil, oferecendo conhecimento e reflexão. Como você citou, é uma leitura obrigatória. Gostaria muito de saber mais do assunto. Espero ter a chance de fazer a leitura!
    Resenha perfeita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem contigo ???
      Se tiver a oportunidade de ler esse livro eu recomendo com todo o meu coração. Infelizmente, o autismo ainda é um assunto pouco abordado e compreendido em nossa sociedade, por isso um livro como esse deve ser divulgado !!!

      Excluir
  4. Nossa, parece incrível!!! Me interessei muito! Sempre quis entender melhor o mundo de um autista.

    Ps.: Pra quem não tem muito contato com a literatura oriental este parece nome de escritor de mangá! E o título é impossível de ser lido! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tália, tudo bem ???
      Naoki é um ser extraordinário !!! Fiquei extremamente feliz ao ler esse livro e espero ter conseguido trazer um pouquinho de sua essência através de minha resenha !!!
      Como o livro foi originalmente lançado no Japão, não poderia deixar de compartilhar o título original em japonês, torna tudo ainda mais especial !!! ^-^

      Excluir
  5. Sempre me interesso e muito por livros que se tratam do autismo, pois de certa forma este e um transtorno ainda muito pouco conhecido, e só quem passa pode dizer aos outros o que ter este sentimento, ou o que se passa em sua cabeça, e construção da sua personalidade. Enfim, algo que me incomodou nesta obra foi o fato de ser realmente uma entrevista, pergunta resposta, que limita e muito o que se deve ou não dizer, talvez se fosse descrito em texto corrido talvez fosse uma estória mais aproveitada. Ainda pretendo dar uma chance a esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, tudo bem contigo ???
      O Que Me Faz Pular foi escrito quando Naoki ainda era jovem, tenha em mente que, além da idade (se não estou enganada ele tinha apenas 13 anos quando escreveu esse livro) ele também estava enfrentando o desafio de escrever seu primeiro livro, por isso o formato de perguntas e respostas !!! Apesar de tudo, a obra é uma graça e contém uma quantidade absurda de informação, transformando o livro em leitura obrigatória !!!

      Excluir
  6. Tenho tido um certo fascínio por obras que nos mostra assuntos delicados por um prisma mais delicado e muitas vezes um olhar infantil dos personagem sobre o assunto (como em O Extraordinário, O Olhar de Milo,...) Mas esse se deferencia pelo fato do próprio autor ser o dono da história, digamos assim. Definitivamente entrou pra lista de livros que quero ler :)

    Psicose da Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo bem contigo ???
      Estou torcendo para que tenha a chance de conferir essa obra, tenho certeza de que não irá se arrepender !!!
      Depois não esquece de me contar o que achou !!! ;)

      Excluir
  7. Esse parecer ser um livro que mesmo depois de já ter acabado de ler, ainda fica lembrando das mensagens que ele passou!
    E eu amo isso, adorei esse livro e espero ler em breve, parece ser muito fácil de ler e tem poucas páginas, porém cada linha tem um significado especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herica, tudo bem ???
      Espero que tenha a oportunidade para conferir essa obra, sei que sou suspeita para falar, mas ela vale a leitura !!!

      Excluir
  8. Eu li esse livro no ano passado. Eu tinha me interessado por esse livro, justamente por falar um pouco do autismo. Eu nunca tinha lido nada parecido, mas esse realmente é um tema que me interessa bastante. Eu também gostei muito do livro, apesar dele ser curtinho, ele consegue passar um ótima mensagem. Com certeza também entrou para os meus favoritos.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Que Me Faz Pular é maravilhoso né ?! Fiquei aqui super animada por saber que já leu a obra e também curtiu a leitura !!!
      Impossível deixar de indicar essa obra, ela é tão adorável, recheada de informações sobre um assunto que ainda não é completamente explorado e compreendido, que, se deixasse a obra de lado, não seria capaz de me perdoar !!! ^^

      Excluir
  9. Eu já vi esse livro na livraria, mas nunca tinha dado muita atenção a ele. Achei ele interessante por tratar do autismo, esse realmente é um tema bem delicado, e eu conheço muito pouco o assunto. Fiquei com bastante vontade de ler esse livro, ele parece ser muito bom mesmo. Adorei a dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que curtiu a dica, espero que tenha a oportunidade de conferir essa obra !!!

      Excluir
  10. Interessante e importante essa leitura por abordar esse tema, que dificilmente se vê em livros e ainda mais pelo próprio autor ser o narrador e ter autismo, desperta curiosidade em saber como ele conseguiu e como convive no dia a dia com as dificuldades que aparecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa obra é tão maravilhosa que seria impossível deixar de indicá-la para vocês !!! S2

      Excluir
  11. Oii Izabel ;)
    Gosto de livros que abordam temas fortes, e acho que nunca tinha lido um livro em que o próprio autor teve esse problema de autismo e aborda ele no livro.
    Ele parece uma pessoa incrível, e conseguiu um feito desse, de abrir as portas do seu mundinho para que os outros, leitores como nós, pudessemos entender o que se passa na mente dele.
    Adorei sua resenha, me deixou com muita vontade de ler o livro e espero me emocionar com a história do Naoki ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bem contigo ???
      O Que Me Faz pular é um livro maravilhoso, além de abordar um tema complexo e ainda pouco explorado em nossa sociedade, ele o faz de maneira tão simples e graciosa, é difícil não se encantar por essa obra !!!
      Estou aqui torcendo para que tenha a oportunidade de conferir essa obra !!!

      Excluir
  12. Eu não conhecia este livro, mas acabei adicionando ele em minha lista de leituras após ler sua resenha, achei bem diferente a história ser através da estratégia de perguntas e respostas, sem dúvidas é uma história delicada e forte em que Naoki Higashida, conta sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Fiquei aqui super feliz por saber que se interessou pela obra !!! Estou torcendo para que tenha a oportunidade de conhecer esse livro e se inspirar pelos pensamentos do Naoki !!!

      Excluir
  13. Oi.
    Essa é a primeira vez que vejo falar desse livro porém confesso que essa capa já me encantou a Dora que tem essa coisa de perguntas e respostas O que é difícil ver em muitos livros, enfim adorei estou muito ansiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível deixar de compartilhar essa obra maravilhosa !!! S2

      Excluir
  14. O livro parece ser bem interessante, acho fantástico que alguém como Naoki Higashida possa transmitir para todos nos que podemos realizar várias coisas boas!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Essa obra é maravilhosa, adorável e repleta de informações sobre um tema que infelizmente ainda é pouco abordado em nossa sociedade. Impossível não compartilhá-la !!! ;)

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, mas estou encantada!
    Acho bem legal quando autor colocar esse esquema de perguntas e respostas, e ainda nos faz ver como a compreensão e empatia são algo muito importantes.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  16. Oi Izebel,
    Adoro livros com temáticas delicadas assim, num mundo de tanto ódio, é importante desenvolvermos a empatia, compreensão.. Infelizmente as pessoas que realmente deveriam desenvolver esses sentimentos, não desenvolvem, por isso que as coisas estão do jeito que estão :/
    A leitura parece ser bem rápida e já adicionei no Skoob!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Fiquei super feliz por saber que se interessou pela obra, espero que tenha a chance de conhecer um pouco da história do Naoki !!!
      É como você comentou, é importante desenvolvermos empatia, porém, sem discussão e conhecimento torna-se cada vez mais difícil vir a compreender o mundo do outro, seus desafios e alegrias. Por isso gosto tanto dessa obra. Em uma sociedade que ainda não compreende totalmente o autismo, Naoki surge para apresentar um pouco de seu mundo para nós !!!

      Excluir
  17. Oi Izabel,
    Confesso que não dei atenção a esse livro quando vi o lançamento, que ledo engano! Foi uma grata surpresa ler essa resenha e me deparar com esse livro maravilhoso. Histórias como a do Naoki nos traz um sentimento tão necessário hoje em dia: a empatia. Somos induzidos a apontar e a condenar os erros dos outros, sem tentar compreender o que realmente esta acontecendo, a triste e cruel realidade de julgarmos sem nos colocarmos no lugar da outra pessoa. Também não sei praticamente nada sobre o autismo, então fiquei cativada por esse livro, quero conhecer a história desse autor tão jovem e que em poucas páginas traz belas e valiosas lições sobre esse tema, conquistando o leitor com sua escrita simples e direta.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli, tudo bem contigo ???
      Você não imagina o quanto fiquei feliz, é por comentários como o seu que fico ainda mais animada para continuar trazendo indicações que fogem um pouco do padrão de lançamentos e "tendências" no mundo literário !!!
      Adorei saber que curtiu a obra e espero, do fundo do coração, que tenha a oportunidade para conferir esse livro. O autismo é pouquíssimo abordado até hoje, mal compreendemos o que se passa na mente e os desafios enfrentados por pessoas com essa síndrome, por isso acho tão importante compartilhar esse tipo de obra !!! ^^

      Excluir
  18. Uaw! Que livro diferente!
    A resenha me deixou bem interessada!
    Vou ficar de olho nele! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Gostei muito do livro, será uma ajuda muito incrível para aquelas pessoas que têm alguém com autismo, apesar de conhecer pouco essa doença sei que são pessoas especiais e ver que alguém conseguiu escrever um livro mesmo com isso foi uma consquistou maravilhosa, amei o livro.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Eu já tinha visto o livro, mas não tinha procurado saber sobre o que ele se tratava, parece ser um livro muito bom, não imaginava que ele fosse nesse formato, pergunta e resposta, e que foi escrito por um menino de 13 anos, que lindo, irei dar uma chance ao livro e conhecer mais sobre o autismo, pois é algo que todos devemos ter conhecimento.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, tudo bem ???
      Fiquei muito, muito feliz por saber que se interessou pelo livro, espero que tenha a oportunidade de lê-lo !!!
      Essa obra é maravilhosa, não poderia deixar de compartilhá-la com vocês !!!

      Excluir