Resenha: A Casa do Lago

Título Original: The Lake House
Autora: Kate Morton
Ano: 2017
Editora: Arqueiro
Páginas: 464

Algumas histórias são construídas sob fundações habilmente interligadas a elementos fantásticos, encantadoramente misteriosos, ligeiramente fictícios, porém, como toda boa história, com reflexos de realidade transparecendo para além da superfície. 

Algumas famílias, igualmente fictícias ou encontradas na realidade de nossas vidas, são formadas através da maldição e benção que é viver através da criação das mesmas histórias fantasticamente reais de nossos mundos. A família Edevane reconhece todo o trabalho, magia, tristeza e alegria que o mistério e encantamento que cerca sua história, os encontros e desencontros observados nas linhas da vida de cada membro da família e as consequências enfrentadas para garantir a solidez das aparências sejam mantidas e que crianças continuem a ser crianças até o momento em que a vida atropele seus sonhos.

Durante uma noite delicadamente decorada na memória de cada pessoa que já passou pela adorável Loeanneth, durante os eventos agradáveis e peculiares em que membros do restrito círculo da família Edevane observam comportamentos estranhos em cada rosto, cada ato, cada palavra pronunciada e perdida no meio de tantas vozes, uma garotinho desaparece. Enquanto caminhos se cruzam e desencontros acontecem, no momento em que tristezas são enterradas, esperanças se perdem, certezas se encontram no meio dos momentos mais contraditórios, no meio da celebração do solstício de verão, o pequeno Theo Edevane desaparece para sempre da vida de sua família. Ninguém é capaz de dizer o que houve ou as motivações por trás do desaparecimento do garoto, porém, esse evento, o estopim para o fim da rotina e das certezas, deixa sua marca em Alice Edevane, fazendo com que, mesmo anos mais tarde ela tenha certeza acerca do desaparecimento, seja capaz de construir histórias policiais como nenhum outro autor, e, tenha seu futuro transformado por algo que guardou consigo por toda uma vida.


“Tinha vindo mais cedo cavar o buraco, mas só agora, sob o véu da escuridão, terminara o trabalho.”


O tempo passa, as investigações são arquivadas, a encantadora e repleta de histórias Loeanneth é abandonada, nunca mais revendo aqueles que um dia viveram seus melhores dias em seus domínios. Porém, assim como na realidade de nossas vidas, o destino possuí sua forma própria de cruzar caminhos e assim, a investigadora da polícia, afastada de suas atividades, com a mente repleta de perguntas e anseios, Saddie Sparrow, durante uma caminhada pelos bosques da Cornualha, encontra o que um dia foi uma bela casa do lago. No momento em que a antiga casa surge na vida de Saddie, quando os detalhes se tornam tentadores demais para ignorar, a policial se lança nos mistérios esquecidos, nos segredos escondidos e na tentativa de solucionar um desaparecimento que nunca viu o fechamento que merecia.

A Casa do Lago é um mistério habilmente construído, composto de maneira a mostrar ao leitor possibilidades escondidas, teorias encontradas, segredos perdidos ao longo dos anos, aparencias construídas com o intuito de manter disfarçados as rachaduras de uma família. A narrativa interliga histórias, destaca o passado de personagens, apresenta motivações, estabelece uma faceta humana até mesmo do personagem mais rancoroso, destaca a carga pscicológica de cada personagem e sua ligação com toda a obra.

Da mesma forma em que se apresenta como um grande mistério a ser desvendado. Ao mesmo tempo em que o leitor se vê imerso nos detalhes de um passado distante, acompanhando as investigações de uma policial capaz e absolutamente real, a obra de Kate Morton destaca muito mais do que uma história em que leitor e personagens se unem para chegar a solução de um mistério.



Aqui encontramos os dramas de uma família cuja vida se transformou, cuja trajetória de cada membro interfere no plano geral, nos anseios da família, nos sonhos de crianças, nas esperanças de cura de adultos que precisaram crescer, que viram seu futuro se transformar com a vida. Aqui encontramos os segredos escondidos, as máscaras utilizadas com o intuito de proteger crianças, de esconder detalhes sombrios, de ver curados traumas antigos. Encontramos os sacrifícios, os medos, as escolhas de pais que fazem de tudo para manter sua família unida, que se empenham para garantir o futuro e sonhos de seus filhos.

“Seria errado dizer que eles se apaixonaram-nas semanas seguintes, pois já estavam apaixonados no primeiro dia.”

A Casa do Lago é rica em detalhes, em segredos esperando para serem descobertos, em ligações que surgem, contradizem teorias, nos fazem mudar de ideia, e brincam com nosso olhar apurado, ansioso por conhecer mais. Kate Morton cria uma história completa em que cada elemento se conecta, cada personagem possuí destaque e importância e todos estão interligados, perdidos dentro da trama de suas próprias vidas, unidos a um mistério trágico.

Uma história repleta de momentos passados e presentes, mistérios enterrados, personagens humanos e habilmente construídos, e, na mesma medida, uma bela, encantadora e única narrativa cujo palco vai muito além de uma casa do lago, estendendo-se para as linhas da vida de cada personagem. Esta obra destaca a forma mágica com que coincidências acontecem, e como nossas vidas, ao se cruzarem, são capazes de modificar nosso próprio destino.

27 comentários

  1. Gosto muito de livros com mistério envolvido, drama, e ao mesmo tempo previsível, vi algumas pessoas falando a respeito dele e de primeiro instante não me interessou muito apesar de eu ter amado essa capa, mas agora quero já ler e conhecer essa historia, e esta autora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, tudo bem contigo ???
      Fiquei muito feliz por saber que se interessou pela obra, espero que curta a leitura !!! ;)

      Excluir
  2. Oi Izabel, apesar desse não ser um gênero que eu leia com frequência, achei a capa desse livro bem bonita e a sinopse me deixou curiosa sobre o caso de desaparecimento, desaparecimentos de crianças são sempre tristes. Gostei da resenha, gostei de saber que os personagens são humanos e tô curiosa pra saber o desenrolar do mistério, mesmo não sendo meu gênero favorito espero poder lê-lo futuramente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lili, tudo bem contigo ???
      A capa desse livro é simplesmente maravilhosa né ?! Confesso que me apaixonei pela capa assim que bati os olhos nela !!! *-*

      Excluir
  3. Fiquei bem interessada pela história e achei a capa maravilhosa!!!!
    Engraçado que não gosto muito de capas com rostos ou pessoas reais, mas esta está divina!
    Adoro mistérios!!! Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tália, tudo bem contigo ???
      Essa capa é linda né ?! Confesso que, para mim, capas com modelos reais são bem variáveis, algumas acertam em cheio, mas outras são feias demais, hahaha.

      Excluir
  4. A sinopse do livro é interessante e chama minha atenção. Gostei de ver como é a trama dele, esse negócio dos mistérios e segredos de uma família sempre me chama atenção e pelo jeito da história é bem do tipo que adoro conferir. Com a policial se deparando com um mistério nunca solucionado e ficando tão intrigada a ponto de não conseguir deixar de lado e começando a investigar. A narrativa interligando histórias, passado e as motivações dos personagens devem dar uma coisa boa ao ler. A gente fica curioso pra entender as coisas e ao mesmo tempo pode conhecer melhor cada personagem, se identificar e simpatizar com eles ou não... É legal ver como cada um teve um papel no geral, cada coisinha e detalhe que tem uma importância maior e conhecer isso fica gostoso de ler. É bom também por fazer a gente ir criando nossas teorias. Adoro!
    Esse é um livro que adoraria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, tudo bem ???
      Fiquei muito, muito feliz por saber que curtiu a dica !!! Espero que tenha chance de conferir essa obra, vale muitíssimo a pena !!! ;)

      Excluir
  5. Confesso que não é um gênero que eu costumo ler, nem um estilo de meu interesse. As capas acabam não me interessando, nem a premissa, mas acabou que a resenha conseguiu despertar um certo interesse pelo livro. Não sei se irei fazer a leitura, mas fiquei instigado a ler e talvez eu encaixe nas minhas futuras leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      As vezes, para tirar a dúvida de leitura de um livro, só uma resenha mesmo né ?! ^-^
      Espero que tenha a oportunidade de conferir essa obra !!!

      Excluir
  6. Izabel!
    Nossa! Deve ser um daqueles livros que nos prende do começo ao fim com um enredo bem escrito, carregado de mistérios e com passagens de tempo, coisa que gosto muito em um livro porque dá uma visão dos aconteciments do passado e no presente.
    Desejo um mês repleto de realizações e uma semana de alegrias.
    “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Esse livro é muitíssimo bem escrito, fiquei surpresa com a capacidade da autora em interligar até mesmo a informação que, a princípio, seria mero detalhe. Leitura recomendadíssima !!!

      Excluir
  7. Oi Izabel.
    Não me interessei pela trama do livro. Eu até leio suspense, mas esse realmente não me deixou com aquela vontade de descobrir o que aconteceu com a família Edevane.
    Achei interessante a narrativa ser alternada entre presente e passado. Isso deixa a leitura bem dinâmica.
    Achei a capa lindíssima.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela, tudo bem contigo ???
      Que pena que não se interessou pela obra ... :/
      Mas faz parte né ??? Cada um tem um estilo de leitura específico.

      Excluir
  8. Desde que eu vi esse livro já sabia que queria ler, além de ter uma capa linda a sinopse me prendeu muito! Adoro livros de mistério e destinos e achei que esse se encaixou bem no estilo que costumo ler.
    Narrativas intercaladas entre passado e presente sempre chamou minha atenção e fico torcendo para a autora ter feito um bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herica, tudo bem ???
      Fiquei aqui muito feliz por saber que pretende ler essa obra. Não esquece de me contar o que achou, depois que realizar a leitura !!! ;)

      Excluir
  9. Eu estou vendo bastante gente falar desse livro, e estou querendo muito ler ele. Achei essa trama dele bem interessante, parece ser um pouco clichê, mas eu gosto muito de livros assim. A história parece ser bem construída, e fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com o Theo. O livro já está na minha listinha, só espero ler ele logo :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, tudo bem contigo ???
      Confesso que o final do livro é um pouco clichê sim, mas a trajetória que fazemos para chegar ao final é muito interessante, e muito bem construída, faz valer o final !!!
      Espero que tenha a chance de conferir essa obra !!!

      Excluir
  10. Oi Izabel,
    Meu receio em ler livros onde as tramas são intercaladas entre passado e presente, é que elas podem se tornar confusas, pois além de termos ambientações diferentes são muitos personagens para a companhar, mas acho que Kate Morton conseguiu desenvolver bem esta história. O mistério sobre o desaparecimento da criança é bem intrigante e fiquei curiosa para conhecer a história da família Edevane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine, tudo bem ???
      No inicio a leitura do livro pode ser um pouco confusa sim, mas não vejo como algo que atrapalhe a leitura, é mais o tempo para o leitor se acostumar, compreender o ritmo e entrar de cabeça na obra !!! ^-^

      Excluir
  11. Fiquei muito interessada na leitura desse livro devido aos mistérios e segredos envolvidos, deve deixar a trama bem instigante e envolvente até a descoberta de tudo que aconteceu e esta acontecendo. Parece deixar o leitor refletindo sobre os acontecimentos da vida e muitas vezes o que eles causam nas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem ???
      Esse livro é simplesmente maravilhoso, super recomendo a leitura !!! ;)

      Excluir
  12. Olá!
    O livro e bem envolvente e misterioso.
    Ja tinha lido algumas resenhas sobre ele e me deixou bastante curiosa pela trama. A história dos personagens são bastante misteriosos, suspense onde vemos um desaparecimento de um garoto que parece não haver explicações. Gostei bastante da resenha, tem uma premissa muito boa e me deixou bem curiosa sobre o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha. Espero que tenha a chance de conferir essa obra !!!

      Excluir
  13. Quero ler esse livro, mas vou deixando para depois, porque ele não está no topo dos desejados.
    Tomara que ele entre em uma super promoção logo! =)
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Izabel ;)
    Esse era um dos lançamentos que eu mais estava ansiosa para ler da editora, achei essa premissa bastante instigante e me deixou bastante curiosa para saber o que a autora vai abordar no livro!
    Amo livros assim, que misturam narrativa policial com mistério, e que surpreendem o leitor com os acontecimentos.
    Enfim, adorei sua resenha e com certeza fiquei mais animada ainda para ler A Casa do Lago!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Eu estou com uma enorme vontade de ler esse livro desde lançamento, e sua resenha apenas aumentou a vontade haha
    Eu adoro toda essa narrativa policial que nos faz querer mais, e descobrir toda trama.
    Essa capa ficou linda.
    Ótima resenha.

    beijos

    ResponderExcluir