Clássicos fáceis de ler!

Oi pessoas! Esta semana a Izabel indicou três clássicos para ler em nosso canal do Youtube! Vocês já conhecem o nosso cantinho lá da plataforma? No vídeo ela vai falar um pouquinho sobre um dos maiores clássicos dentro do gênero do terror, um clássico nacional bastante conhecido e um da nossa querida Jane Austen. Todos são livros que já tiveram pelo menos uma adaptação para os cinemas e os livros são super-rápidos e fáceis de ler, o paraíso para todo leitor né? Confiram abaixo e não deixem de comentar!



Espero que tenham gostado! E não esqueçam de se inscrever no canal :)

23 comentários

  1. Eu não costumo muito ler livros clássicos, mas adorei as dicas de livros clássicos fáceis de ler, já adicionei em minha lista de leituras e pretendo ler o livro Orgulho e Preconceito, ainda não li nem um livro de Jane Austen, então tenho curiosidade em ler algum livro dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pensando em quem não tem o costume de ler clássicos que trouxe essas três dicas para vocês !!! Fiquei feliz com o feedback de cada um, clássicos são tudo de bom !!!
      Tenho certeza que irá amar Orgulho e Preconceito, o livro é maravilhoso e, apesar de ser um dos mais "difíceis" das minhas dicas, vale muitíssimo a pena !!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Gostei muito da indicação desses clássicos, li poucos livros clássicos mas vou procurar ler mais esses livros. Adoro O Auto da compadecida assistir a adaptação cinematográfica desse livro e amei!! Ainda não li nada da Jane Austen só assistir dos os filmes baseados nos romances dela e pretendo sim ler no esses obras maravilhosas dela!!
      Bjoss

      Excluir
    2. Livros clássicos normalmente não chamam a atenção das pessoas né ?! Muitos ainda tem trauma de clássicos por conta de terem sido obrigados a ler esse ou aquele livro na escola, rsrsrs, por isso sempre que posso compartilho alguma dica de clássico, eles merecem nosso carinho e guardam histórias maravilhosas dentro de si !!! ^-^
      Espero que tenha a chance de conferir minhas dicas em breve !!!

      Excluir
  3. Oi Izabel!
    Os clássicos são fabulosos mesmo.
    Já li O médico e o monstro, fantástico e já assisti o filme também.
    Ariano Suassuna é tudo de bom. Tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e assistir uma palestra dele, além de ter lido todaa sua obra, é uma ótima indicação.
    Qualquer livro da Jane Austin é fabuloso, e Orgulho e preconceito é o melhor dela.
    Amei suas indicações.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clássicos são muito amor né ?! S2
      Das três indicações, confesso que tenciono mais para Orgulho e Preconceito, apesar de amar os outros dois, tenho um carinho enorme pela Jane Austen, ainda estou na luta para conhecer toda a obra da autora !!!

      Excluir
  4. Oi! Apesar de não ser muito fã de clássicos, fico feliz em pelo menos poder dizer que já li O Auto da Compadecida em 2013 em uma leitura obrigatória do colégio hahaha Me sinto muito excluída por nunca ter lido Orgulho e Preconceito. Que bom que tem adaptação, pretendo assistir o quanto antes! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas leituras obrigatórias das escolas matam os coitados dos clássicos, hahaha, muita gente acaba desistindo deles por ter sido obrigado a realizar a leitura e, muitas vezes, são leituras muito difíceis para as séries a que são destinadas, dai não tem como salvar né ?! XD
      O Auto da Compadecida também foi uma leitura obrigatória para mim, mas, apesar de ter tido péssimas experiências com outras leituras, essa foi a primeira que guardei com carinho na memória. O livro é simplesmente maravilhoso !!!

      Excluir
  5. Eu não tenho dificuldade em ler clássicos não. Então encaro qualquer um! hahaha
    Meus favoritos são O Grande Sertão Veredas, O Tempo e o Vento, quase todos do Machado de Assis...rsrsrs
    Tb gostei muito de O Morro dos Ventos Uivantes, Crime e Castigo, Os Maias e os contos do Poe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa !!! Adoro encontrar pessoas que também curtem clássicos e não tem medo da escrita mais complexa ou rebuscada !!! Vou ver se consigo gravar outro vídeo de dicas, dessa vez pra quem encara mesmo os mais complicados !!!
      Acredita que até hoje não li O Morro dos Ventos Uivantes ??? Tenho que ler para ontem !!! XD

      Excluir
  6. Li pouquíssimos clássicos, devido a linguagem difícil, mas esses como são fáceis é interessante, não li nenhum dos citados só assisti os filmes Orgulho e Preconceito e o Auto da Compadecida e foram muito bons imagina os livros. Quero mais dicas de clássicos, pois estou tentando ler mais deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pensando na linguagem mais rebuscada e na escrita um tanto quanto complexa que decidi trazer essas dicas para vocês. Clássicos merecem nossa atenção, mas as vezes tudo o que precisamos para nos apaixonar é uma direção a seguir, depois disso, é entrar de cabeça nesse mundo maravilhoso !!!
      Vou tentar trazer mais dicas para vocês, fiquei muito feliz com o feedback positivo !!! ;)

      Excluir
  7. Orgulho e Preconceito ♡ É uma das minhaa indicacoes gerais. Aquele livro clássico que é um clássico mesmo e merece estar na posição de respeito que ele está ♡
    Nunca o Auto da Compadecida, mas adoro o filme. Já assisti tantas vezes que não dá pra contar. O livro é mais fininho do que imaginava, mesmo pra uma peça de teatro.
    Eu comecei a ler o médico e o monstro, mas não foi uma leitura que me agradou :/
    Obrigada pelas indicações ;)
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito é amor !!! S2
      Fiquei feliz por saber que curtiu as indicações, espero que tenha chance de ler o Auto da Compadecida, é uma leitura maravilhosa que indico sempre que posso. Vale a pena ser lido !!!

      Excluir
  8. Acho meio problemático isso de indicar um clássico como fácil ou não de ler, afinal, cada leitor colocará sua bagagem de vida e visão de mundo ao exercitar a leitura.
    Sou fã da Clarice Lispector, leitora ávida. É a minha escritora preferida. Escuto muito que Lispector é "difícil de ler". Particularmente, leio Clarice desde os onze ou doze anos e não enxergo tal dificuldade.
    Não estou dizendo que "decifro, vamos dizer assim toda a obra em uma leitura rs, pro exemplo, li semana passada A Hora da Estrela, rendi a pontos que não me chamaram a atenção nas últimas vezes que reli.
    Acho que ainda não sou capaz de opinar sobre ter livros fáceis ou não de ler, mas acredite, já vou me formar no curso de Letras e não tenho paciência para finalizar Os Lusíadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ...
      Você comentou uma diferença drástica entre quem normalmente franze o nariz para os clássicos e quem normalmente - detalhe que estou dando uma generalizada sim, mas digo isso com a bagagem que tenho por conta de minha pesquisa de mestrado - é apaixonado por clássicos. A questão dos clássicos não está na bagagem de vida, sentimental ou visão de mundo do leitor, isso é consenso entre todos os estudiosos da literatura, sendo clássico ou não, o leitor sempre irá transferir parte de si para o livro, assim como assimilará parte do livro para si. Você lê clássicos, como os livros da Clarice Lispector, desde os onze anos, porém, muitos não tiveram acesso a literatura clássica quando jovens, ou, quando tiveram, foram obrigados a realizar leituras que em muitos casos estavam distante de sua capacidade de compreensão, isso, na grande maioria dos casos por conta da linguagem.
      No meu vídeo citei que esses clássicos são fáceis de ler por serem mais simples, sua linguagem é menos complexa e rebuscada, evitando um certo estranhamento que muitas vezes é o que afasta futuras leituras. Aquele comentário de "o livro é chato" muitas vezes acontece pois, se aqui falamos de um livro realista como os de Gustave Flaubert, os detalhes são absurdos, a escrita é diferente da comercial e a narrativa pode se tornar frustrante. Levando tudo isso em consideração, é claro que vou buscar indicar obras mais "fáceis", isso pensando em todos aqueles leitores que não tem costume e talvez não estejam preparados para uma leitura mais complexa que pode afastá-los de outros clássicos.
      No final, as vezes tudo que precisamos é uma indicação que possa nos abrir as portas para um mundo que não conhecemos, e acredito que essas indicações cumprem o papel, justamente por não assustar, logo na primeira página, um leitor que não tem o costume de ler livros do gênero !!! ^-^

      Excluir
  9. O Médico e o Monstro é realmente um senhor clássico, tanto na literatura quanto no cinema. Aliás, é um filme que ganhou várias versões!
    O Auto é outro clássico nosso e dá muito orgulho ver e ler tudo que saiu na época e que ainda mexe com a imaginação de muita gente. A adaptação no cinema também é fabulosa e se minha pouca memória não falhar, ganhou muitos prêmios!
    Jane é fantástica e não há como não citar Orgulho e Preconceito. Acredito que este livro tenha feito parte da vida de muitos de nós, leitores. E pra variar, no cinema também foi um ícone pra época.
    Meu clássico preferido é O Morro dos Ventos Uivantes!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que nunca tive a chance de ler O Morro dos Ventos Uivantes ??? Oo
      Preciso me redimir com a obra, rsrsrs, sempre penso em ler e até hoje não realizei a leitura.

      Excluir
  10. Eu adoro ler clássicos, sempre os leio com bastante facilidade.
    Auto da compadecida só li após assistir o filme, pois gostei bastante.
    Orgulho e preconceito com certeza é um dos meu favoritos, adoro escrita da Jane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou admitir, adoro quando descubro que vocês também curtem clássicos !!!
      Quero ver se consigo gravar mais um vídeo de dicas, dessa vez, com clássicos um pouco mais complexos, mas não menos apaixonantes !!! Ou quem sabe algumas distopias e ficção científica ?! O céu é o limite !!! XD

      Excluir
  11. Olá!
    Gostei muito das dicas, eu não tenhocontato com livros clássicos mas eu já tenho o livro de Jane Austen para ler, estou super ansiosa para iniciar essa leitura e ter uma experiência com livros clássicos. Gostei bastante das dicas!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conhecer Jane Austen, pensa em uma autora apaixonante !!! ^-^
      Vou ficar aqui torcendo para que curta a escrita da autora !!!

      Excluir