Resenha: Não Me Abandone Jamais

Título original: Never Let Me Go
Autor: Kazuo Ishiguro
Ano: 2017
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 343

Kathy H. cresceu, estudou e passou toda sua infância no internato para crianças especiais, reconhecido em todo o mundo por seus métodos únicos e sua filosofia alternativa. Toda e qualquer criança proveniente dos outros internatos espalhados pelo país admitem a sorte que Kathy e seus amigos tiveram. 

Mesmo com o fechamento de Hailsham e o fato de que com o encerramento das atividades da instituição seus idealizadores não são mais vistos com facilidade, a época vivida no internato ainda é uma das memórias mais queridas e agradáveis na mente da cuidadora que, com trinta e um anos, está prestes a encerrar suas atividades e partir para o trabalho de doadora.

A personagem nos apresenta sua vida com delicadeza, sutileza e simplicidade. Aos poucos, descobriremos que todos os seus melhores amigos já não existem, foram levados pelo árduo caminho dos doadores. Com tempo e cuidado, a personagem cria uma aura de mistério com relação a todas as crianças provenientes de Hailsham, nos faz indagar quanto ao propósito de suas vidas em uma sociedade que, apesar de reconhecer sua existência, parece não compreender como realmente tratá-las. Além disso, com uma simplicidade e adorável reflexão, descobriremos a magia, dores e alegrias do amadurecimento.
"Porque no fundo não importa quão bem seus guardiões tentem prepará-lo: todas as conversas, todos os vídeos, debates, avisos, nada disso consegue, de fato, deixar as coisas bem claras, transparentes."


Não Me Abandone Jamais, com toda a sua delicadeza e simplicidade, apresenta ao leitor a passagem do tempo, a transformação de uma criança em jovem, os desafios que todos enfrentamos e que, mesmo sem perceber, nos tornam aquilo que somos no momento em que nos damos conta de que crescemos. Porém, muito mais do que abordar o crescimento e amadurecimento de uma criança, a formação do caráter e personalidade de cada um e ainda, as dores que somente nós sabemos carregar, a obra de Kazuo Ishiguro nos faz refletir sobre o que é ser humano.

Com um mistério belamente construído, que será revelado em toda sua profundidade e extensão, somente nos últimos capítulos da obra por meio da ação de uma ciência cuja ética foi amordaçada e trancada dentro de um quarto escuro, observaremos a dificuldade e facilidade com que reconhecemos a essência humana em cada um de nós. Da mesma forma, se permitem que distancie o olhar, percebemos a perda da humanidade de uma sociedade que, por meio de escolhas e da própria busca por novos rumos, perde a si mesma nos processos que criou. É demonstrando nossas semelhanças e diferenças, o amor que sentimos dentro de nós, os desafios e tristezas que a vida nos impõem, que percebemos a força da humanidade dentro de cada um de nós. 

Como podemos condenar, julgar ou justificar determinados atos quando a centelha que brilha em cada um é a mesma? Como podemos fechar os olhos para aquilo que, por nos trazer vantagens ou sucesso, acaba por influenciar negativamente a vida de outros? Com uma escrita simples e acessível, adoravelmente repleta de sutilezas e humanidade, Kazuo Ishiguro apresenta seu talento ao leitor, além de buscar formas de fazê-lo refletir sobre temas que parecem ter caído no esquecimento.

O ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2017 conquista o leitor com uma de suas obras mais conhecidas, apresenta o talento escondido em uma escrita simples e graciosa, destaca a possibilidade de levar o leitor a refletir sobre assuntos muito mais profundos do que, a princípio, poderíamos imaginar. Não Me Abandone Jamais é para todos os leitores que se dizem humanos ou buscam, no caos de uma sociedade problemática, a humanidade que parece fugir, dia após dia, de cada um de nós.

12 comentários

  1. Olá Izabel!
    Nossa achei a premissa dele livro muito profunda. Adorei saber sobre ele e já coloquei na lista.
    Gosto muito de histórias que nos levam a uma reflexão.
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me Abandone Jamais é o tipo de livro com uma escrita simples e acessível que esconde em si uma reflexão profunda sobre o ser humano !!! É uma leitura que recomendo fortemente, sem contar que o autor foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2017 !!! Outro motivo para conhecer né ?! ^-^
      Espero que tenha a chance de conferir a obra !!!

      Excluir
  2. Nossa, que resenha mais linda de ser lida!
    Kazuo não ganhou o Nobel a toa, é óbvio. As letras dele sempre fizeram isso: instigar a gente a pensar, a questionar e a tentar ao menos um pouco, colocar leveza na dureza da vida!
    Achei tão triste quando ele ganhou o prêmio e uma pessoa conhecida minha disse "quem é este??". Como se ele não merecesse ter ganho.
    Tentarei ler este livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma tristeza quando nos deparamos com comentários desse tipo né ?! O autor está aí já faz tempo, provou seu talento tantas vezes, e ainda encontramos pessoas desmerecendo seu trabalho ... :/
      Mas o melhor que podemos fazer é não se abalar né ?! E mostrar que as obras dele são maravilhosas e merecem ser lidas. Espero que tenha a chance de conferir a obra, tenho certeza de que irá gostar !!!

      Excluir
  3. Parece ser uma leitura com vários questionamentos sobre a humanidade e interessante essa passagem de criança para jovem é difícil tem muitas mudanças e dificuldades. Gostei por a escrita ser simples e ter mistério que adoro, tenho curiosidade em ler os livros do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com uma obra do autor, mas preciso dizer que já me encantei !!! Estou torcendo para ter a chance de conhecer os outros livros dele, pois fui fisgada, rsrsrs
      Estou torcendo para que também tenha a oportunidade de conferir as obras dele !!!

      Excluir
  4. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada nele. Achei muito legal o livro mostrar o amadurecimento do personagem, e falar também sobre a humanidade. Eu achei essa temática do livro bem diferente, e fiquei com muita vontade de ler o livro :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de conferir a obra. Não esquece de voltar aqui para me contar o que achou, após realizar a leitura !!! ;)

      Excluir
  5. Izabel!
    Gosto dos livros no estilo, onde podemos repensar uma sociedade tão cruel como a nossa, mas ainda assim, saber que algumas pessoas, mesmo que de forma ficcional, conseguem superar seus problemas e s tornam adultos equilibrados e produtivos.
    Não li nada do autor ainda, mas preciso.
    Desejo um ótimo domingo!
    “A poesia contém quase tudo que você precisa saber da vida.” (Josephine Hart)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma graça Rudy, tão delicado, simples e profundo !!! Tenho certeza de que irá aproveitar cada momento da leitura !!!
      Estou torcendo para que consiga conferir as obras do autor !!!

      Excluir
  6. Olá!
    O livro tem uma premissa muito boa. A forma de aborda essa forma da sociedade que vivemos dessa maneira, onde passamos a estar totalmente desligado de tudo e também da forma de pensar. Eu gostei muito e estou necessitando ler o livro desse autor.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui torcendo para que tenha a chance de conferir a obra !!! Vale cada virada de página !!! ^-^

      Excluir