Resenha: Cretino Abusado

Título Original: Cocky Bastard
Autoras: Penelope Ward e Vi Keeland
Ano: 2017
Editora: Essência
Páginas: 272

Aubrey sabe que negócios e amor dificilmente funcionam bem juntos, ainda mais após perder de uma única vez o namorado e o emprego. Saindo da cidade, rumo à desconhecida Califórnia, ela nem imagina que precisará decidir mais uma vez se envolve ou não as emoções no que parece ser a parceria perfeita. Quando Chance, um australiano lindo e simpático, propõe uma carona amiga, ela não vê outra alternativa a não ser ajudar o rapaz a chegar ao destino enquanto divide as despesas e a direção. 

Mas a curta viagem de carro toma proporções sensuais e assustadoras quando a atração entre eles vai ficando mais evidente a cada minuto que passa. Enquanto fica sentada no carona, Aubrey admira a bela paisagens dos bíceps bem torneados de Chance e conhece mais sobre a vida não tão glamourosa desse ex-jogador de futebol. É difícil encontrar a própria razão quando ele sorri daquela forma ou quando pronuncia seu nome com um sotaque incrível, e mais irresistível ainda são as investidas sutis que ele dá em relação à ela. 

Quando ela finalmente decide abrir mão das barreiras que construiu ao redor do seu coração e se entregar à esse sentimento avassalador, Chance hesita deixando-a confusa e humilhada. Afinal, que tipo de segredo ele esconde quando atende ligações misteriosas? Aubrey têm medo de se magoar mais uma vez, mas sente que uma forte conexão é compartilhada entre os dois, resta saber se ele está disposto a abrir mão dos próprios demônios e se entregar à esse sentimento.

"Em pouco mais de uma semana, encontrei minha maior felicidade e sofri meu maior desgosto. Era como se eu tivesse nascido de novo só para ser destruída pela mesma coisa que me dera um novo sentido para a vida."

Apesar de ter lido outro livro de uma das autoras e não ter gostado muito, quis dar uma chance à essa história. O plot previsível tem suas qualidades e Aubrey, já na sinopse, parece o tipo de mocinha que representa muitas de nós leitoras. Magoada, querendo recomeçar, mas que no fundo possui aquela esperança de encontrar seu próprio final feliz. E dentro da pretensão da obra, foi exatamente isso que ambas autoras conseguiram trazer. Porém se há algo que me incomoda nesse tipo de romance leve, é a rapidez do envolvimento entre as partes, defeito presente também nessa obra. Sabemos desde o início que lidamos com uma protagonista machucada, que por ter sido traída pelo ex-namorado desconfia de praticamente todo o ser do sexo masculino que respira, mas isso muda magicamente ao ficar apenas um único dia ao lado do gostosíssimo e perfeito Chance. Pra mim isso tira parte do valor da personagem, a torna fútil, cujas emoções voláteis não devem ser levadas à sério.

E não falo de atração física, afinal o cara é um deus grego e só sendo cega para não enxergar os belos atributos dele, mas sobre sentimento, sobre aquele tipo de amor instantâneo que consegue tirar a credibilidade mesmo da melhor das histórias. Declarações emotivas logo de início, como as apresentadas em Cretino Abusado, não me convencem e eu fiquei um pouco desanimada com o rumo que a trama estava tomando. Ainda bem que com um pouquinho de paciência continuei a leitura e consegui conhecer um lado mais maduro e envolvente dessa história.

Chance é o protagonista padrão, lindo de morrer, carismático como o diabo, sensual até dizer chega. Ele parece não ter defeitos, a não ser que te fazer esquecer como respirar seja considerado um, mas linha à linha vamos conhecendo um pouco mais desse homem que esconde uma grande mágoa atrás de belos sorrisos. É injusto eu mencionar apenas o desenvolvimento de seu personagem, pois a personalidade de Aubrey também foi amadurecida no decorrer das páginas e chegando ao desfecho dessa história, é possível se emocionar genuinamente com o casal.

"Nossa droga de noite de núpcias. Deveria ser falsa, mas parecia muito real. Nada tinha sido mais real em toda a minha vida. Agora, eu me recriminava por pensar que tirar essa foto seria uma boa ideia. Eu deveria ter apagado todas as fotos de Aubrey para que nunca tivesse que olhar para o que perdi - o coração que eu sabia muito bem que havia despedaçado."

Assim como os personagens o drama também cresceu aos poucos e levou o romance um pouco além do singelo “água com açúcar”. Talvez não tão denso quanto poderia, mas considerando que essa nunca foi a pretensão da obra, temos em mãos uma leitura agradável, envolvente e de muito bom gosto. Cretino Abusado pode não ser a obra prima das histórias de amor, mas é romântico na medida certa e isso basta e se você quer algo para se distrair, ele tem a combinação perfeita do leve e divertido para tirá-lo daquela ressaca literária.

22 comentários

  1. O livro não me interessa muito... Já li um livro da Vi Keeland (somente escrito por ela - Bossman) antes e não gostei muito, achei um pouco fraco. Me parece que os livros sempre têm o mesmo enredo, quase as mesmas situações. É um saco livros assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane,
      Compartilho da sua opinião, a escrita é realmente fraca, ainda mais quando comparado com tantos bons romances que estão sendo lançados por aí.
      Valeu mesmo pelo entretenimento mas fica aquele gostinho de querer coisas novas e bem elaboradas :)
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  2. Eu sei lá, ando meio apreensiva com esse monte de "cretinos" que andam surgindo no mercado literário. Sabe, isso de se tornar mais do mesmo. Eu amo um bom romance hot, mas quando fica tudo meio que igual, a gente perde a vontade de ler e conhecer os personagens!
    Talvez eu leia sim, assim que for possível!
    Mas sem expectativas...
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha to rindo mas só li verdades no seu comentário :D
      É um tanto de cretino que eu já fico até confusa na hora de discernir quem é quem.
      E romance hot bem escrito deixa qualquer uma de perna bamba, o problema é que quando os autores usam uma fórmula já batida, é difícil trazer algo inovador e envolvente :/
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  3. Nunca vi falar, mas não interessei muito não.
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tália,
      Eu achei a capa muito linda quando vi na livraria, por isso quis dar uma chance, foi um bom entretenimento e só. Mas pena que você não gostou de nada nele, espero que na próxima resenha eu consiga te apresentar um livro legal.
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  4. Sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas foi inevitável. Já não gostei da capa e após ler a resenha me parece simplesmente mais do mesmo. Raramente me interesso por romances justamente por isso. A maioria parece uma formula pronta que a maioria dos escritores seguem.
    Enfim, esse não vai para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta,
      Simmmm guria, mais do mesmo hahahaha, mas ao contrário de você, eu até gostei da capa.
      Eu sinto muita falta de bons romances, daqueles envolventes que você não consegue fazer mais nada da vida sabe, mas com a facilidade das publicação, ta cada vez mais difícil garimpar algo assim :(
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  5. Oi.
    Eu já li alguns livros da Penelope, mas não da Vi, por isso ainda não sei bem o que pensar da obra. Também não curto livros que os personagens se envolvem rápido demais, isso me faz achar que os sentimentos de ambos são superficiais, mas ainda assim quero ler a história.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,
      Que bom que você tem interesse em conhecer melhor a obra apesar dos pontos negativos. Creio que quando já conhecemos algo do autor, fica mais fácil saber o que esperar, espero de coração que você tenha uma experiência agradável de leitura :)
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  6. Interessante a premissa do livro, romance com uma dose de mistério, fiquei curiosa sobre o que o Chance esconde e porque ele acabou magoando a Aubrey, deve ter tido um bom motivo já que ele gostou dela. Mulher com o coração partido é complicado, pois tem feridas que não cicatrizam totalmente, causando medos e mágoas, assim como aconteceu com a personagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina,
      Eu também fiquei super curiosa para descobrir o segredo do Chance e posso dizer que fui pega de surpresa, era algo que eu nem imaginava e ao menos um problema palpável ao invés daquela velha ladainha de "demônios interiores" e "sou quebrado demais para você".
      E como você bem disse, mulher magoada é complicado, normalmente já somos, imagina chateadas hahahahah
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  7. A leitura parece ser agradável, também não sou fã de romances rápidos gosto quando ão se conhecendo primeiro e o sentimento vai surgindo, mas que bom que não é romance água com açúcar ninguém merecer rs. O personagem parece ser um fofo e arrasar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Eu gosto daquelas histórias de amor em que o casal se envolve aos poucos, essa coisa de amor instantâneo não combina bem comigo, na verdade me deixa extremamente desanimada com a leitura. O Chance tem tudo de fofo e nada de cretino, na verdade ele tem os motivos deles para esse suspense todo e eu achei o título bem injusto, mas faz parte.
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  8. Oi Natasmi.
    A leitura parece ser bem rápida. Mas fiquei bem desanimada de ler esse livro.
    Odeio esse tipo de amor relâmpago, que a mocinha se derrete toda pelo cara só porque ele tem uma carinha e corpo bonito.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela,
      Menina, fico nervosa com esses estereótipos cara gostoso, logo paixão...
      Mas gente do céu, cadê aqueles homens de verdade né e fora que meu primeiro pensamento é:
      moça, você é adulta demais para confundir tesão com amor, dá licença hahahaha
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  9. Natasmi!
    Para ler, gosto muito dos romances instantÂneos e pelo visto, depois houve uma concretização mais forte.
    Que malvadeza não nos deixar saber quem é o terceiro personagem do livro…
    Aventura com muita confusão é bom demais, gosto de livros assim.
    Bom ver que Aubrey e Chance tentam reconquistar um ao outro, mesmo com tantos altos e baixos.
    Deve ser uma leitura delicinha!
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy,
      Parece que esse livro é sua cara, acho que você vai amar lindona.
      Ele é bem gostoso de ler, e apesar dos altos e baixos, proporciona um ótimo entretenimento. Um romance rápido para quando a gente está com pressa de coisas boas.
      Obrigada por ler e comentar ♡

      Excluir
  10. Olá! Acho que esse não é meu tipo de livro, rs. Achei os eventos que levam ao romance um tanto forçados, bem clichê, não gosto muito desse tipo de casal que se forma com base em aparências porque o cara é lindo e maravilhoso. Como você disse, para uma leitura despretensiosa pode ser um passatempo agradável, mas dificilmente me prenderia na leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser interessante, apesar de ser um pouco clichê.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Naty! Eu adoro livro que tem viagens misturado, porque é sempre no carro que os protagonistas começam a se apaixonar rsrs. Mas to um pouco cansada desse clichê de cara gostosão e que a gente sabe que não é bem assim que os caras são na vida real (nem todos pelo menos) to atrás de um romance com personagens mais reais rsrs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Naty!!
    Gosto de livros de romance e apesar de não ter lido nada da autora a estória chamou minha atenção. A capa está linda e parece ser uma leitura rápida e divertida.
    Bjoss

    ResponderExcluir