Resenha: Os Irmãos Sisters

Título original: The Sisters Brothers
Autor: Patrick deWitt
Ano: 2017
Editora: Planeta
Páginas: 253

O ano é 1851. O contexto é a febre do ouro, os assassinos e seus empregadores, homens cuja riqueza e poder decidiam quem vive e morre. 

Nossos personagens principais são dois irmãos cuja fama carrega consigo os nomes de todos aqueles que já não estão mais aqui para contar como foi seu amistoso encontro. Os dois matam em nome do Comodoro. Mas, apesar de estarmos falando de foras da lei, suas personalidades opostas conquistam o leitor logo nas primeiras páginas desta obra instigante, divertida e curiosa.

Eli e Charlie Sisters sujam as mãos de sangue e poeira enquanto o Comodoro espera pacientemente em sua confortável e espaçosa residência. Os irmãos se encontram com seu empregador para conhecer sua nova missão, acabar com a vida de Hermann Warm, homem misterioso que assim como muitos, partiu em busca de fortuna para os rios repletos de ouro, localizados no estado da Califórnia.

“Ocorreu-me que eu tinha cruzado o batente da porta por um cavalo do qual não gostava, mas Charlie não tinha feito o mesmo pelo sangue do seu sangue. ”

A dupla reúne seus poucos pertences e parte, com toda a habilidade e destreza adquirida por anos de prática, em busca da morte de Warm. Porém, são os eventos e aventuras que os preparam para o encontro que transformam a simples vida de assassinos, em uma viagem fascinante pelo Velho Oeste, destacando as diferenças profundas entre os irmãos, os anseios, sonhos e dúvidas de Eli com relação ao que poderíamos classificar como seu ofício e como, de um momento para outro, sua sorte é capaz de mudar.


Os Irmãos Sisters é o tipo de obra que, conquista e aquece corações com suas breves reflexões e mensagens, destacando-se pela habilidade com que prende o leitor logo nas primeiras páginas, nos instigando a avançar por cada capítulo sem que notemos a passagem do tempo. Com uma escrita simples, acessível e bem-humorada, o livro encanta até mesmo os leitores que, como eu, sempre acreditaram não gostar ou serem capazes de estabelecer uma conexão com histórias e aventuras ligadas ao Velho Oeste.

A narrativa dosa de forma sábia os momentos de embate entre personagens, desafio, lutas, perseguições e aventuras a todos os pensamentos de Eli, o irmão responsável por nos acompanhar e direcionar por entre os eventos caóticos e curiosos da trama. As cenas, passagem do tempo e escolhas dos personagens são tão bem interligadas que, mesmo nos momentos em que nos encontramos frente a frente com acontecimentos estranhos, um tanto quanto sobrenaturais e, possivelmente desligados do direcionamento principal, sentimos que o desvio vale a pena, apesar de, em casos, não acrescentar nada de novo ao contexto e carga emocional de toda a trajetória e aventuras dos irmãos.

O companheirismo, além das aventuras que encontramos ao longo da obra, destaca-se como o ponto alto de todos os elementos e reflexões inseridos na narrativa. Apesar de possuírem personalidades dispares, pontos de vista diferentes e, nem sempre concordarem, Eli e Charlie representam a verdadeira relação entre irmãos. Nossas opiniões podem divergir, podemos entrar em brigas e discussões acaloradas, em determinados momentos não suportamos olhar para o rosto daquele que, nos piores ou melhores momentos de nossas vidas, estarão conosco, mas, não importa o que aconteça sabemos que o companheirismo é verdadeiro, e que irmãos são para a vida toda.


Os Irmãos Sisters, apesar de classificar-se como uma obra curta, conquista por sua escrita simples, surpreendendo o leitor com uma narrativa instigante, agradável e repleta de aventuras. O livro ganha força devida a forma como explora o lado pessoal, a carga psicológica e emocional dos personagens principais, demonstrando sua humanidade e, principalmente, companheirismo. 

É fácil, por meio do virar das páginas desta obra, sentir a areia do Velho Oeste, as pequenas partículas de ouro rolando pelas águas de um rio e, as pequenas e breves reflexões que aqui encontramos, transportando-nos para outro tempo, outro contexto, mas o mesmo companheirismo que todo irmão compartilha e transforma desafios em aventuras e dificuldades em aprendizado.

22 comentários

  1. Geralmente não curto histórias que desenrolam no cenário do velho Oeste, mas a ideia de construir um enredo onde a visão do mundo seja vista através dos olhos de dois assassinos é super interessante.
    A grande carga psicológica também me chamou a atenção, gosto disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho alguns problemas com obras do gênero Samanta, mas apesar de se tratar de um western, Os Irmãos Sisters possuí um foco um tanto modificado. É como se o autor se utilizasse do Velho Oeste para criar uma obra que quer ser um pouco mais do que outro western, rsrsrs, é difícil explicar, mas gostei muito da minha experiência com o livro !!!
      Espero que tenha a chance de conferir a obra !!!

      Excluir
  2. Não gosto de histórias que envolvam faroeste, no qual o narrador é um psicopata. Simplesmente não consigo gostar e entender a mente de tal assassino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, o narrador do livro não é um psicopata, mas, infelizmente, você só iria perceber esse detalhe se desse uma chance para o livro ... ^-^

      Excluir
  3. Adoro livros e filmes com este tema. Isso do velho oeste, sempre conseguiu mexer comigo de alguma maneira e eu adorei tudo que li acima.
    O lance família, irmãos, sendo não só o pano de fundo para tudo, mas também as batalhas, o cenário, as disputas e claro, as diferenças entre ambos.
    A capa é um show à parte e o livro vai para fila de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa desse livro é uma graça né ?! Adorei a forma como montaram tudo !!!
      Fico muito feliz por saber que curtiu a proposta do livro, espero que tenha a chance de conferi-lo. ;)

      Excluir
  4. Olá Izabel! Tudo bem?

    Me parece um livro de proposta interessante, particularmente nunca havia lido antes e gostei do tema e da capa que é bem chamativa. Pretendo ler um dia. Parabéns pela resenha!


    Grande abraço!
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Irmãos Sisters foi uma agradável surpresa para mim, não sabia muito o que esperar, a não ser um contexto de Velho Oeste, rsrsrs, mas acabei encontrando uma história encantadora, que de quebra me tirou de leituras mais pesadas !!!
      Recomendo muito essa leitura !!!

      Excluir
  5. Irmãos são assim mesmo, uma hora brigam, depois estão se abraçando, essa é a graça de se ter irmãos, a gente sabe que aconteça o que acontecer, eles estão lá pela gente. A premissa do livro é bem bacana, pois não fala somente da relação dos irmãos , mas também de suas aventuras juntos e com uma dose de suspense, por conta dos assassinatos que ambos cometem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro representa de uma maneira adorável e, talvez um tanto sombria, a relação de irmãos !!! Para mim foi o ponto alto !!! S2

      Excluir
  6. Gosto de historias de velho oeste e essa parece ser legal, ainda mais que são com irmãos que mesmo com desentendimentos são bem unidos. Gosto de livros que passam mensagens e nos deixam pensando sobre elas. Adoro quando envolve sobrenatural na historia embora fiquei me perguntando onde se encaixaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os eventos sobrenaturais dessa história são quase desconexos, rsrsrs, em alguns momentos não pude compreender onde o autor gostaria de chegar com eles, mas quando tudo termina, eles fazem um pouquinho mais da sentido, rsrsrs.
      É o tipo de coisa que nem todos irão compreender, mas que deixa a obra ainda mais interessante !!! XD

      Excluir
  7. Oi Izabel.
    Como você, eu também não gosto muito de histórias que se passam no velho oeste. Mas depois de ler a sua resenha fiquei bem curiosa para conhecer os irmãos sisters e suas aventuras. Vai ser interessante conhecer a dinâmica dos irmãos, suas desavenças, mas também o companheirismo.
    Amei essa capa!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tive certo desentendimento com o gênero, hehehe, mas fiquei feliz por ter arriscado nessa leitura, valeu muito a pena !!!
      Espero que tenha a chance de conferir a obra Pamela, e torço para que curta ela tanto quanto eu !!!

      Excluir
  8. Izabel!
    Amo o velho oeste, era viciada em ler Tex...kkkk
    Só aí o livro já me interessou e depois em saber que a personalidade dos irmãos são diferentes e vários temas são abordados no livro com simplicidade que conquista o leitor, já fi para lista dos desejados, com toda certeza!
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz por saber que se interessou pelo livro Rudy !!!
      Os Irmãos Sisters foi uma obra na qual decidi me arriscar, normalmente não procuro livros do gênero, mas fiquei muito feliz por ter dado uma chance, vale cada página, além de ser uma leitura leve e divertida !!! S2

      Excluir
  9. Hum, achei a capa chamativa e fiquei intrigada para descobrir sobre o que era.
    Enredo envolvendo o Velho Oeste, a febre do ouro..não costumo pegar obras com esse cenário, bom ver a resenha pra sair da minha zona de conforto, gostei do toque de acontecimentos estranhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa !!!
      Fico feliz que minha resenha tenha te deixado curiosa para com a obra !!! XD

      Excluir
  10. Não sou a maior fã de Westerns mas esse é um livro que eu gostaria de ler. Adoro quando o ponto de vista é a partir de anti-heróis, vilões, assassinos etc e me pareceu muito interessante também a relação entre os dois irmãos, essa questão do companheirismo, adoro histórias assim. Fiquei interessada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Apesar de não ser um livro do gênero que eu gosto, esse livro parece ter bastante ponto positivos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Iza! Vou começar esse comentario falando dessa capa maravilhosa, quando vi esse livro pela primeira vez achei que a lua tinha um rosto rsrs, só quando parei para reparar melhor foi que vi que era intencional. O mais interessante dessa história é a viagem pelo velho oeste, e fiquei muito curiosa para conhecer essa história :D

    ResponderExcluir
  13. Oi, Izabel!
    Gostei da indicação do livro adoro o cenário de velho oeste e achei a estória bem interessante e a capa é muito legal também sem dúvida é uma leitura bem diferente de que estou lendo no momento!!
    Bjos

    ResponderExcluir