Resenha: Sinceramente, Carter

Título Original: Sincerely, Carter: A Friends to Lovers Romance
Autora: Whitney G.
Ano: 2017
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 400

Ele é meu melhor amigo, ela é a única em quem confio cegamente. Uma amizade linda, que nasceu em meio a provocações e pirraças, mas o melhor não é conhecer o pior, para depois desvendar o melhor? Isso solidifica. Amigos de infância encontraram um no outro segurança, estabilidade e complemento. Uma mistura perfeita, onde um aprende com o outro, cresce e amadurece. Mas qual a linha tênue, o limite entre a amizade, admiração, respeito e atração? Os sentimentos podem se confundir, se modificar, se transformar, ou melhor, se unificar e tornar-se mais poderoso e único?

Carter e Arizona, nutrem um tipo de amizade rara. Eles são inseparáveis desde a quarta-série, do tipo chiclete que conta tudo um para o outro, que estão sempre por perto para apoiar, encorajar e ser um ombro amigo. Até suas faculdades ficam a meros minutos de distância, desta forma podem seguir coladinhos mesmo optando por cursos diferentes. E apesar da beleza da situação, foge totalmente da compreensão de seus demais amigos, como eles conseguem ser assim, sem jamais ter cruzado a linha, ou seja, se interessado um pelo outro, ou pelo menos ter tido a curiosidade de como seria. O que para Carter e Arizona é natural, eles se amam – como amigos e até pensar um no outro de outra maneira soa ridículo... ou pelo menos soava, até que de tanto que insistem e cutucam, plantam essa ideia em suas mentes e um estalinho acontece – Vamos ser honestos, eles só precisavam de um empurrãozinho certeiro.

"Eu estava certa de que o amava, e não do mesmo jeito como eu o amava antes."

Não sei lidar com romances entre amigos, apesar de ser incrédula a ponto de acreditar que esse tipo de amizade realmente exista e principalmente esse tipo de amor, fico completamente hipnotizada quando leio a respeito – desde que bem escrito e construído como é o caso aqui. Arizona e Carter me surpreenderam muito. Ela é determinada, espirituosa, pé no chão, sagaz, divertida, com manias engraçadas e algumas maluquices na hora de escolher seus namorados. Já Carter é o cara bonitão, sexy, com um jeito todo meninão, sempre presente, que faz de tudo por seus amigos. O que ambos demoram a perceber, é que inconscientemente procuram um ao outro em seus relacionamentos e só isso já é motivo o suficiente para explicar o fracasso em suas relações. Estou sendo vaga, eu sei, mas é difícil explicar aquilo que sentimos e criamos em nossa mente. E ao ler este livro é isso que sinto, como se um filme estivesse passando bem diante dos meus olhos, com cenas que arrepiam, emocionam, divertem e nos deixa suspirando.

Sinceramente, Carter entrega muito mais do que estamos esperando. Esse romance que tinha tudo para ser apenas clichê e previsível, chega com um trama bem construída, envolvente e pitadas de ousadia que nos levam por caminhos tortuosos e me arrisco a dizer que originais para o gênero. Amei como eles vão se descobrindo. Após anos de amizade e pensando conhecer o outro melhor do que eles mesmos, ficou claro que ainda faltava muito a desvendar, e essa caminhada foi o grande barato da história. O romance é algo natural, gradual e nos leitores vivemos cada etapa junto com eles.

Porém, claro que uma obra da Whitney não seria apenas leve, ela precisa chegar e nos deixar aflitos, roendo as unhas de ansiedade, com mil emoções a flor da pele. E aquilo que até então estava tudo encantado, enfrenta uma reviravolta.

Falando de família, amizade verdadeira, sacrifícios, recomeços e um amor que permite um "eu te amo" ao ponto de desejar sua felicidade acima da minha, de abrir mão de nós para que teu "eu" possa se encontrar e trilhar o caminho certo e lindo que está reservado para você, à conclusão da leitura não poderia ser mais satisfatória. Maravilhoso! Com um enredo divertido, com sacadas inteligentes que trazem a tona vislumbres do passado, tornando a história ainda mais sólida, personagens carismáticos, verossímeis, cheios de sonhos, vontade de viver e se entregar ao desconhecido com muita sede, Sinceramente, Carter me conquistou, envolveu, viciou e me deixou querendo muito mais.



A única coisa que me incomodou é que eles sempre foram amigos acima de tudo, enfrentaram muitos altos e baixos, compartilharam histórias, dividiram momentos únicos e quando a primeira pedra – ou melhor, a primeira montanha -, se materializou bem diante deles, o diálogo, a compreensão, a vivencia que eles tinham, simplesmente foi deixado de lado. Eu compreendo as motivações, os tropeços que provocou isso, e talvez esteja sendo hipócrita em me incomodar com isso, justamente pelo fato de que na minha vida, teria feito exatamente a mesma coisa se não pior, mas aqui... ai meu coração, ficou pequenininho e sofri por ambos, quis pegar ambos no colo e dizer que tudo ficaria bem, que eles só precisavam sentar, conversar e recorda quem eram de verdade e o quanto representavam um para o outro. Eu amo histórias que se aproximem do mundo real, que tenham personagens verossímeis, mas em determinados momentos, eu também amo e preciso de obras que fujam da realidade, que apenas entretenham, divirtam e me levem para algo mais distante do real. Posso dizer que busco por algo mais fantasioso realmente, com aquelas pitadas que sabemos que na vida jamais seria assim, deu para entender? - louca, eu sei. Mas acabei me envolvendo com os personagens em um nível pessoal, coisas da vida, e Whitney G. sabe brincar com essa ambiguidade de emoções.

"(...) algumas pessoas entram na sua vida por uma razão, algumas duram apenas um verão e outras permanecem pelo resto da vida."

Quando precisa criticar, eu critico mesmo, mas quando preciso elogiar e enaltecer um trabalho bem feito, eu também faço. Há editora Universo dos Livros, parabéns, a capa está lindíssima, totalmente coerente com a história e a diagramação simples e impecável. Resumindo, se não bastasse uma história maravilhosa, a embalagem também está incrível, tornando o pacote completo um deleite. Aliás, esse modelo da capa é muito o protagonista, quando você ler vai entender o que estou falando, esse olhar de menino pidão, que está desolado...

Enfim, se ainda não ficou claro irei repetir: Adorei! E super recomendo a leitura a todos. Uma leitura rápida, viciante e apaixonante, que com certeza irá te marcar de alguma forma, ou apenas entreter e divertir. Beijos, até a próxima.

15 comentários

  1. Já quero ler esse livro!! Gosto de romances e principalmente aqueles que surgem de uma amizade, acho lindo!! Fiquei curiosa em saber quais as dificuldades que o casal vai enfrentar e a forma que irão resolve-los. Um livro que muitos irão se identificar com certeza!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina.
      Com certeza nos identificamos em diversos momentos. É realmente muito bonito e divertido, vale a pena cada página.
      Beijoooos

      Excluir
  2. Ah meu Deus! Eu sou uma romântica incurável e amo essas histórias de personagens que já tem uma carga enorme juntos, tipo fazendo tudo e que descobrem passo a passo, que é o amor maior que os une!
    Como não conhecia o livro, já fiquei boba com a capa e ao ler a resenha, não tenho outra alternativa senão colocar ele na lista de desejados e tentar ler o mais breve possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi. Simmmmmmm, leia, leia, leia. Ele é ótimoooooo, envolvente, com uma amizade linda, o tipo de livro que cativa o leitor. Ele é bem divertido e o romance é delicioso.
      Beijos

      Excluir
  3. Gosto quando uma relação amorosa surge de uma bela amizade, quando é algo totalmente imprevisível, e juntos, os personagens descobrem sentir algo a mais do que mero amor entre amigos... E como o romance se desenvolve, a partir daí. Enfim, quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, Daiane.
      E esse livro é exatamente assim. A amizade é lindaaaaaa e a maneira como eles vão se descobrindo e lutando contra o sentimento por medo de arriscá-la até que se torna impossível resistir... É LINDO.
      Beijoooos

      Excluir
  4. Biia!
    Ai meu Deus do céu!!!
    Já estou aqui passando mal só dessa capa e saber que Carter é moreno, alto, tatuado, tudo de bom, já dá vontade de elegê-lo o crush liter´rio do ano...
    E melhor ainda que o relacionamento dele com Arizona é bem completo e repleto de momentos apetitosos...
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor !
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Biia.
    Quero muito ler esse livro. O que me deixou mais interessada foi o fato de eles serem amigos antes. Deve ser muito divertido acompanhar a transformação da amizade em algo mais
    Já li uma trilogia da autora e já sei que a sua escrita é muito fluida e envolvente. Espero que Sinceramente, Carter seja assim também.
    Espero gostar desse livro tanto quanto você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma historia muito fofa com esse companheirismo entre os personagens, gosto quando o romance surge de uma amizade e vai crescendo cada vez mais, ainda mais amizade de infancia.

    ResponderExcluir
  7. Hum, as vezes busco uma história romântica e não sei onde encontrar uma que marque mesmo, não conhecia a autora, pela resenha esse livro vale a pena, consegue envolver.
    É Young Adult?A capa conseguiu representar o protagonista, que bom, gostei dela, está bem feita.

    ResponderExcluir
  8. Gosto desse desenvolvimento que rola na história entre amizade e amor, acho interessante.
    Confesso que a sinopse não me chama a atenção, muito menos a capa (não aguento mais homens com uma beleza padrão segundo a nossa sociedade), mas ao ler a sua resenha até levantou a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia! Apesar do livro não me interessar muito porque não gosto desse gênero achei a história interessante e, pela sua resenha, um pouco diferente do que eu imaginava encontrar a julgar pela capa apenas. É uma situação bastante realista, uma amizade que acaba cruzando limites e se tornando amor ou paixão. Parece um livro bem apaixonante para quem curte histórias de amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Amo leituras rápidas e que fluem e como você disse esse livro se encaixa nesses quesitos. Essa historia parece mesmo ser muito fofa e romântica. E alem disso eu amo histórias de amigos que se apaixonam.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bia. Eu amo histórias de romance que surgem de amizades fortes, a cada resenha que eu leio sobre esse livro me interesso mais, principalmente porque todos sempre falam que é uma história rápida e que a leitura flui bem. Assim como você eu também gosto quando as histórias se aproximam do mundo real e quando eu entendo os problemas dos protagonistas.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Biia!
    Nossa adoro um bom romance que surge através da amizade, acho interessante a autora ter colocado esse ingrediente nesse livro. Amei a indicação e que capa é essa?!! Linda demais!!
    Bjoss

    ResponderExcluir