Resenha: Só Escute

Título Original: Just Listen
Autora: Sarah Dessen
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Páginas: 352
Amazon - Saraiva

A primeira vez que tentei ler um livro da Sarah Dessen foi há cinco anos mais ou menos. Eu comprei o e-book em inglês de Keeping the Moon, mas não consegui terminar. Não sei se a culpa era do meu inglês fraco ou se a história não me envolveu, no meu Kobo está marcando que li apenas 42% da história. Resolvi dar uma segunda chance para autora e dessa vez em português, afinal, são 9 milhões de exemplares vendidos no mundo todo. 

Eu poderia dizer que Só Escute é a história da Annabel, só que é muito mais do que isso. Ela é a irmã caçula de três irmãs com personalidades bem diferentes, modas acabaram sendo encaminhadas pela mãe para "vida de modelo". Quando crianças e adolescentes, elas fizeram trabalhos locais em sua cidade. Através do ponto de vista de Annabel, nós conhecemos cada uma delas, inclusive a mãe, e suas dores.  

Se não bastassem os problemas em família, no último verão, Annabel acaba perdendo amizade da sua melhor amiga. Agora sozinha pelos corredores da escola, ela sente os olhares de julgamento das pessoas por uma história que ninguém além dela sabe a verdade. Até que ela recebe a ajuda de Owen, um garoto que vivia se metendo em brigas e que passou por um programa de gerenciamento da raiva. Essa amizade inesperada, regada de músicas de um gosto um tanto suspeito (Não deixem, Owen ler isso. Sim, eu sei que ele é um personagem. Me deixa!), será a principal causa para ajudá-la a encarar as verdades que ela tenta esconder.

"As pessoas que nos conhecem melhor podem ser mais perigosas, porque suas palavras e seus pensamentos podem não apenas ser assustadores, mas verdadeiros."


Apesar da parte das irmãs não ser o enredo principal, ela traz temáticas muito interessantes para a história e também serve como justificativa para o problema de comunicação de Annabel.  Aliás, comunicação é um ponto central de todo o livro. Aprendemos lições valiosas com todos os personagens em relação a isso. Desde o pai que não consegue lidar com situações fora da sua zona de conforto, a irmã mais velha que não tem papas na língua, a falta de uma insistência em um pedido de desculpas, uma amizade abusiva, pessoas que não sabem ouvir, outras que mentem e as que omitem porque não sabem como lidar com o problema.

Me senti totalmente envolvida com essa história. Até porque, muitas vezes, eu sinto que a "comunicação" é um problema que eu preciso lidar com muita frequência. Talvez todos nós. Sarah Dessen passa uma mensagem muito bonita sobre a importância de sermos sinceros, principalmente com nós mesmos, e externar isso. Essa segunda parte é muito importante e difícil - ela retrata muito bem essa dificuldade através da Annabel. Mas se formos guardar tudo para gente, as consequências podem ser ainda piores do que enfrentar as dificuldades de tentar por isso para fora.

Eu simplesmente amei esse livro. Chorei um pouquinho no final, confesso, mas amei a escrita da autora Sarah Dessen e já quero ler outro livro da autora. Indicações? Provavelmente, não vou me arriscar em livros em inglês da autora para não correr o risco de esbarrar na barreira linguística de novo, porque perdi cinco anos que poderia ter lido muitos outros livros dela.  

12 comentários

  1. Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho vontade. A historia parece ser muito bonita, tema que envolve familia mexe com o emocional, a comunicação entre as pessoas é muito importante a falta dela acarreta muitos desentendimentos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninca.
    Da autora eu só li Só escute. Mas já tenho outros livros dela na minha lista de desejados.
    Acho que todo mundo devia ler esse livro. Hoje em dia precisamos para e ouvir o que os outros estão dizendo, sejam com palavas, com gestos ou com suas atitudes.
    É um livro lindo! É um dos meus favoritos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas claro que já li inúmeros elogios às letras da autora! E principalmente sobre este último livro! Juntar o lado família, mas também o lado humano da questão, talvez tenha sido o ponto alto. Mexer com sentimento, jogar o leitor de fato dentro do enredo, junto com os personagens, é coisa que poucos autores conseguem e por tudo que já li, Sarah consegue isso.
    Lerei o livro com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. A proposta do livro é muito boa e podemos aprender algo lendo. Acho que todos nós temos problemas com a comunicação e acabamos guardando tudo para si, mas uma hora tudo explode e é ai que erramos em não se abrir com alguém antes. Devemos sempre contar com as pessoas que amamos e confiamos.

    ResponderExcluir
  5. O livro nos traz uma grande reflexão, juntamente com um turbilhão de emoções, né? É um livro que quero muito ler. Nunca li nada da autora!

    ResponderExcluir
  6. Nina!
    Os livros da autora sempre trazem grandes reflexões para o cotidiano de nossa realidade, talvez porque aborde problemas tão reais que as personagens e enredo tornam-se críveis de forma incontestável.
    E tem um pouquinho de tudo, inclusive de música, deve ser um ótimo livro.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor !
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar bem da Sarah Dessen, ainda não conheço a escrita dessa autora, mas pelos bons comentários estou curiosa para conferir.
    Sinceridade consigo mesmo é uma mensagem essencial.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, muito menos a autora.
    Acho ótimo quando os livros abordam assuntos mais complexos, desenvolvem sobre as relações humanas. Isso me chamou a atenção.
    Talvez dê uma chance a ele em breve. Gostei da resenha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nina! Acredito que o problema da falta de comunicação realmente é um dos grandes males que afligem a todos nós. Fiquei interessada porque acho que um bom diálogo sempre pode resolver qualquer situação, desde que com sinceridade, e parece que esse é justamente o ponto de conflito entre os personagens, a falta de uma conversa aberta. Estou curiosa para saber como esses problemas entre os relacionamentos serão desenvolvidos e solucionados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de nunca ter lido nada dessa autora, esse parece ser um bom primeiro livro para se conhecer as obras dela.

    ResponderExcluir
  11. Oi nina, estou terminando um livro da sarah o ''os bons segredos'' não tenho uma opinião formada sobre ele ainda, mas com certeza mesmo se eu não gostar vou ler esse livro, por que eu sou completamente apaixonada por essa capa, ela me conquistou desde o primeiro olhar. Fico muito feliz a cada vez que vejo comentários positivos sobre a história. Já percebi que a sarah gosta muito de retratar problemas familiares que são bem comuns na vida real e gostei bastante disso. Estou extremamente curiosa para conhecer a história da Annabel e do Owen :D

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nina!!
    Ainda não li nada da Sarah Dessen mas achei bem interessante a estória que ela desenvolve, são problemas que todos podem enfrentar.
    Bjos

    ResponderExcluir