Textos Cruéis Demais para serem lidos rapidamente | TCD

Título Original:Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente
Autores: Igor Pires da Silva, Gabriela Barreira
Ano: 2017
Editora: Globo Alt
Páginas: 304
Amazon - Saraiva

Já diz o título que esse livro não deve ser lido rapidamente, cruel demais segundo os autores, que possuem também outras redes sociais para compartilhar conosco sua dor e sofrimento por meios das mais belas linhas. Por que a tristeza é um sentimento tão intenso quanto a alegria, e as guerras internas tão viscerais quanto a paz que almejamos avidamente. E se esse livro é doloroso demais para ser devorado, então decididamente sou masoquista. Impossível é ser tocado logo na primeira página e não querer ainda mais profundidade. Impossível é ver sua própria alma logo no primeiro texto e não querer se desnudar ainda mais.

Ler esse livro é como encontrar um amigo que te compreende, e apesar da crueldade existente nas palavras verdadeiras e tocantes, é estranho admitir que deixa o dia até mais leve. Como se ver os próprios anseios impressos no papel, fosse capaz de exorcizar aqueles demônios que insistem em nos colocar para baixo diariamente. Fácil é chorar com as tragédias, difícil é transformá-las em poesia, mas o que você encontra nessa obra vai além de qualquer clichê já usado para descrever narrativas tão puramente inspiradas. Sabe quando você encontra aquele trecho exato que define tudo o que você é, que já viveu, ou que secretamente sente mas não tem coragem de dizer? Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente é esse trecho todo e muito mais.

"A dor surgia de assimilar que você era igual aos caras que encontrei por aí. De que você poderia ser diferente de todos eles mas que, mesmo assim, preferiu ser igual."

Cada texto tocará uma parte diferente de você, da sua vida e da sua realidade. E você vai querer que esse livro seja uma pessoa que possa ser abraçada, um objeto de tamanho bem pequeno para ser guardado num potinho, um amante ardente para ser amado desesperadamente, uma criança de colo para ser carregado para todos os lados, aquela música favorita para fazer parte da sua trilha sonora, aquela comida gostosa capaz de saciar mesmo o mais esfomeado…  Porque não basta lê-lo, você quer estar dentro dele e quer que ele esteja dentro de você. Eu li no ônibus, e na faculdade, e na fila do banco e até mesmo no trabalho, e simplesmente não conseguia me desprender. Eu tentei seguir o conselho tão explícito visualmente mas fui incapaz de fazê-lo. Eu virei a última página querendo recomeçar e recomeçar e principalmente compartilhar essa obra prima com o mundo.

"A metáfora é que quanto mais luz, mais dor. Você era um raio solar em pleno meio-dia em horário de verão."  

E descrever o motivo para essa fixação pode ficar repetitivo, e eu poderia usar ainda mais definições. Poderia tentar convencê-los a correr pra livraria mais próxima e adquirir um exemplar, mas minhas débeis palavras podem não ser suficientes para isso. Uso meus trechos favoritos nessa resenha/desabafo para que ele mesmo mostre a que veio, para que fique claro que esse é o tipo de coisa que você deveria dar de presente e ganhar de presente, porque ele é um elogio à sinceridade, à vida e ao amor, mas principalmente à dor. Porque encontrar beleza mesmo na morte é para poucos e conseguir externá-la com tanta sutileza é ainda mais surpreendente. Não é romantizar que se chama , é olhar para a dor do outro com empatia e ainda assim conseguir mostrar é que possível ser grato pela vida que fica.

"Tudo ao redor parecia menor poque nosso amor parecia grande demais, alto como o maior pico da pequena aventura de uma montanha-russa. Eu sabia, em determinado momento, que a volta seria impiedosa e dolorida."



Se eu pudesse dizer ainda mais, certamente diria, mas me faltam argumentos coerentes para continuar, pois amar é viver em constante loucura e não posso nomear de outra forma minha relação com esse livro.

"Você não saberá, não pela minha boca, que gostei mais de você do que dos outros caras. Que em mim você ardia mais do que ardiam os piores dias aos quais sobrevivi. Que você encaixou seu corpo no meu, mas o que eu esperava mesmo era que toda a fala, o verbo e a língua estivessem na mesma frequência cardíaca e humana. Estou escrevendo na própria pele pra não enlouquecer e não ir até sua casa gritar que você mexeu comigo como nenhuma outra pessoa seria capaz. Escrevo na própria pele senão corro até você e peço pra você ficar ainda que saiba da partida."

12 comentários

  1. Oi, Natasmi,

    O livro aparenta ser intenso e de uma profundidade tremenda, ao explorar diversos sentimentos do ser humano, bem como, digamos, expor situações vividas e sentidas.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura que mexe muito com as emoções do leitor, que vai no fundo da alma, fiquei bem curiosa para ler. Esse tipo de leitura é para se degustar aos poucos, mas parece que não dá que te envolve e só consegue parar quando termina, fiquei imaginando o quão triste deve ser também.

    ResponderExcluir
  3. A alma humana é capaz de suportar tanto amor, como também de suportar tanta dor. Mas e quando há certos tipos de "fraquezas"? Como agir?
    Escrever!
    Sempre achei que escrever seria uma espécie de salvação a muitas pessoas e talvez tenha um pouco disso ou muito disso, neste livro inteiro.
    Quero muito ter a oportunidade de conferir todo este trabalho e com isso, acolher a dor de todo mundo e torcer para que em algum momento, a minha dor seja também acolhida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Natasmi, se mesmo com o aviso de ler devagar você não conseguiu desapegar do livro isso é bem positivo. Com histórias intensas, reais, o livro parece ser envolvente e despertar várias emoções durante sua leitura, a resenha apaixonada comprova isso e gostei muito dela ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse livro virou febre e muitos conhecidos acabaram lendo. É bem raro eu ver gente que conheço lendo alguma coisa e quando lê tem que fazer sucesso demais xD
    Achei muito legal a ideia dos textos. Tem coisa pesada, tem seu momento de dor e sofrimento, mas também de beleza. Achei legal falar que não é romantizar a dor. É interessante ter algo assim pra ler por causar empatia, por fazer você sentir as coisas. Achei ele bem legal e gostaria de ler alguma hora.

    ResponderExcluir
  6. Oi Natasmi,
    Que resenha mais linda e perfeita! Amei ♥
    Obrigada por trazer essa indicação de livro maravilhoso que até em então não conhecia. Estou buscando variar mais as minhas leituras, sair um pouco da zona de conforto, e esse livro apareceu num momento certeiro. Já consegui sentir a profundidade e intensidade desse livro, onde nos identificamos, nos mais diversos trechos, desde os mais sutis e singelos, até os mais cruelmente dolorosos. Uma leitura que toca a alma e conforta ao mesmo tempo.
    Quero ler o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Natasmi!
    Adorei sua resenha, eu li mta coisa positiva sobre esse livro que parece ser bem intenso, gosto de leituras assim, que toca o leitor e deixa reflexões, já está na minha listinha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Natasmi.
    Esse livro parece fantástico.
    Parece aquele tipo de leitura que te faz parar para pensar e se você se identificar com algo, deixa um quentinho no coração por saber que é compreendido.
    Já vai para a lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Natasmi,
    Sem dúvidas você colocou seu coração nessa resenha, tão bom quando um livro nos toca assim..
    Quando me deparei com ele, imaginei que fosse mais do estilo perturbador, e claro, não dá para negar que é intenso, mas vai além disso, acredito que o que contém no livro nos faz, enxergar dentro de nós, de forma profunda. Não sei se é o busco no momento, mas sinto que todos deveriam ler o livro pelo menos uma vez!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Natasmi!
    Livros que atingem o âmago do nosso ser dúbio, como a própria escrita que traz dor, ao tempo que faz com que nos identifiquemos, é de dilacerar nosso coração e desejar arduamente poder fazer a leitura.
    Não conhecia o livro nem os autores, mas já quero.
    “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Natasmi
    Tinha conhecimento sobre o livro, mas jamais sabia do seu conteúdo.
    Sua resenha é a primeira que leio e adorei, tenho certeza que ser ser uma leitura prazerosa que não conseguimos largar até o fim do livro.
    Esse livro nos faz mergulhar em diversos sentimentos quero para ontem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que mexem com nossos sentimentos, sejam eles dos mais alegres aos mais tristes, pois a tristeza faz parte da vida e com ela amadurecemos e vamos buscando soluções para nossas vidas. Já fiquei com vontade de ler esse livro!!

    ResponderExcluir