Martyrs - Crítica

Martyrs

Lançamento: 15 de abril de 2009
Com: Morjana Alaoui, Mylène Jampanoï
Gênero: Terror Psicológico

Olá pessoal tudo bem com vocês? Opa ... Eu esqueci de dizer que quem está aqui sentada, do outro lado da tela é a Ryokobel! Eu sou a nova colaboradora aqui do blog e queria aproveitar o espaço para dizer que eu estou muito animada e cheia de ideias fervilhando aqui na minha caixola, só esperando pelo momento certo para saírem em forma de resenhas para vocês! 

Foi no meio dessas várias ideias que eu decidi apostar na resenha do Martyrs! Eu queria chegar com alguma coisa impactante, mas ao mesmo tempo interessante e até certo ponto filosófica?!

Martyrs é um filme de terror francês, escrito e dirigido por Pascal Laugier, que já dirigiu filmes como House of Voices (Saint Ange) e The Tall Man (O Homem das Sombras). O filme conta, de certa maneira, a história de Lucie, que quando muito jovem fora vítima de torturas severas e isolada do mundo. Com sorte Lucie consegue fugir do local onde estava sendo mantida e alcança ajuda de policiais, que sem saber de sua vida passada acaba a levando até uma escola especial, para crianças que sofreram algum tipo de trauma ou abandono. 

É nesse ambiente que Lucie conhece Anna, e as duas se tornam melhores amigas! Mas a história não para por aí, e 15 anos depois Lucie descobre quem eram seus captores e com sede de vingança os encontra e assassina. Após a chacina, Lucie liga para Anna, e esta chega ao local e se depara com os corpos dos torturadores de Lucie e com uma Lucie perturbada. Esse foi apenas um resumo do início da história de Martyrs.


Uma coisa que eu preciso falar, antes de prosseguir com o resumo e então com a resenha deste filme, é que é extremamente difícil falar sobre o filme sem soltar algum spoiler, pois o que acontece a seguir, o que se desenrola a partir do momento em que Lucie assassina as pessoas que a torturaram durante um longo período de tempo é inesperado, pelo menos foi para mim, e pensando nesse ponto eu tentarei apenas direciona-los melhor no que se segue e então passar para as minhas opiniões.

Após Anna chegar ao local para tentar ajudar Lucie, tudo na história vai começar a mudar, sem que você perceba, e quando você menos esperar vai compreender que existe muito mais na história do que um simples acerto de contas. Lucie vivia perturbada por conta das torturas que sofreu e pelo fato de acreditar que não foi capaz de salvar outra vítima do local onde era mantida quando criança. Ela acreditava que se mata-se as pessoas que fizeram mal para ela, ela se veria livre da culpa. Porém nada disso acontece e a mesma se vê “perseguida” pelo passado. É neste contexto que Anna se encontra e tenta, da melhor maneira possível ajudar e auxiliar a amiga. E a última informação que eu estou autorizada a dar a vocês é que, a casa, onde Lucie assassina as pessoas que lhe fizeram mal esconde muito mais do que meros torturadores, e é Anna quem descobre seus segredos.

Uma coisa que se deve ter em mente ao assistir Martyrs é que o mesmo apresenta cenas de violência explicita, então se você possui estomago fraco, ou é facilmente impressionado eu só dou um conselho: não assista ao filme, ou então assista com um grupo de amigos! Uma vez dado meu conselho, me sinto na obrigação de oferecer outro. Assista ao filme de maneira séria, sem esperar um filme de terror hollywoodiano. Se você manter uma postura séria, aberta e prestar bastante atenção a todos os detalhes do filme tenho certeza de que irá se surpreender, e quem sabe estar mais aberto a filmes de terror de outros países!

“Os mártires são seres excepcionais. Eles sobrevivem à dor, eles sobrevivem a privação total. Eles suportam todos os pecados da terra. Eles se entregam. Eles transcendem-se ... Eles são transfigurados”

Em Martyrs nada é o que parece. Desde o começo do filme você será induzido a acreditar que sabe do que se trata todo o contexto, a história e as ações dos personagens. Porém sempre que você tiver certeza de que sabe o que acontecerá a seguir, o filme provará que você está errado, e não sabe de nada da história! Desta forma, o filme é repleto de reviravoltas, algumas pouco perceptíveis e outras que mudarão o curso de toda a história. 

Além disto o filme nos traz uma perspectiva nova aos filmes de terror, ele aos poucos aborda assuntos que muito são usados em filmes do gênero, mas nunca da forma como apresentada neste exemplar. Outro elemento utilizado pelo filme é o final aberto. É aquele final em que após o término do filme cada pessoa pode tirar a sua conclusão acerca do que pode ter acontecido. Porém este final deixa diversas dúvidas no espectador, fazendo com que muitos critiquem o filme, pelo simples fato de não o terem entendido. Na minha opinião, o final aberto foi uma sacada de mestre do diretor, não poderia haver um final melhor para o filme, já que tudo o que se passa tem uma ligação extremamente forte com o que acontece com Anna e com o tema apresentado.

“É tão fácil criar uma vítima, mocinha, tão fácil. Você tranca alguém em um quarto escuro. Eles começam a sofrer. Você alimenta esse sofrimento. Metodicamente, sistematicamente e com frieza. E faz isso durar. Esse indivíduo passa por uma série de estados. Depois de um tempo, seus traumas; aquela pequena rachadura, facilmente aberta, faz com que eles vejam coisas que não existem.”




O filme é ganhador de diversos prêmios, como: melhor maquiagem; melhor atriz; melhor atriz coadjuvante; melhor diretor e melhor filme de terror, todos recebidos em festivais de filmes alternativos. E vai ganhar um remake hollywoodiano, sem data prevista para o lançamento. Muito além de ser um filme de terror, Martyrs destaca as potencialidades do terror francês e abre os olhos para uma temática muito interessante. Esse filme vai fazer você pensar durante um bom tempo.

37 comentários

  1. Sou fissurada por terror. E quando se trata de terror psicológico fico mais encantada ainda. Sua resenha me deixou instigada a ver o filme e, mais ainda, por ele receber tantos prêmios

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai gostar do filme !!!
      Eu me surpreendi, não esperava um filme como este !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi linda, tudo bem?
    Seja bem vinda ao Estante Diagonal o/.
    Adorei sua resenha! Sou apaixonada por filmes de terror, sério! Não perco um por nada...haha.
    Adoro descobrir novos bons filmes para assistir e agradeço a você pela dica, pois o filme parece ser realmente muito bom ;).

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara !!!
      Que bom que gostou da dica !!! Espero que goste do filme !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oie,
    não conhecia o filme. Confesso que ultimamente não tenho tido muito tempo para assistir, mas parece ser um bom filme. gostei

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa !!!
      A que pena ... Espero que consiga arranjar um tempinho para assistir esse filme, eu achei que valeu a pena !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  4. Ola. Tudo bem?
    Eu não conhecia o filme, mas sua resenha me chamou a atenção. Parece ser muito bom. Vou assistir com certeza.

    Beijos e obrigado pela dica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel !!!
      Espero que goste do filme !!! Eu sou suspeita a falar pois adorei, rsrsrsrs

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi Ray, tudo bem?

    Confesso que não sou tão viciada em filmes como sou em livros. Só vou ao cinema quando é aquele filme que eu quero muuuuito ver. Não vi esse filme ainda, não sou muito fã de terror psicológico. Dá medinho huahuaua. Bem vinda ao blog

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, nossa aqui no blog a peleia é feia com livros e filmes! =D

      Beijos Joi

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Seja bem vinda! ;)
    Confesso que morro de medo de filme de terror e NUNCA na vida sou capaz de assistir algo assim sozinha, rs. Mas morro de curiosidade para desvendar os mistérios e saber tudo o que acontece no final! Vou ter que esperar e ver se o final aparece naquele blog que conta os finais dos filmes KKK
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô eu era mais viciada em filmes de terror, mas depois de velha ando cada vez mais medrosa hahaha quero ver este filme, que a Bel indicou ^^
      Beijos Joi

      Excluir
  7. Nem me lembro da última vez que assisti um filme de terror, inclusive estava dizendo isso ontem enquanto procurava um legal para baixar, acho que acabei de encontrar o que estava procurando, vou tentar assisti-lo logo, inclusive já estou dando uma busca aqui nos sites que faço downloads e vendo se o encontro. Adorei a dica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Delmara ??? Mas tem vezes que eu também fico um bom tempo sem assistir nada, as vezes falta tempo ... :/
      Que bom que gostou da dica, espero que goste do filme !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oii! Confesso que gosto de filme de terror mais tenho medo de assistir sozinha hahah
    mas adorei a dica, e vou tentar assistir!
    Beijos, ahh te indiquei para uma tag: http://umlivronaestante.blogspot.com.br/2014/09/tag-love-it-or-hate-it-ame-ou-odeie.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca !!! Que bom que você gosta de filmes de terror também !!!
      Espero que goste do Martyrs !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Oi, confesso que morro de medo de filmes de terror ><" sério, sou do tipo que fica paranoica após assistir os mesmos... basicamente, vergonha define! Entretanto, sua crítica chamou muito minha atenção, então vou assisti-lo porque fiquei curiosa! haha Depois eu conto o que achei ^^'


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyana tudo bem ???
      Eu confesso que tem alguns filmes que me deixam com medo também, mas o Martyrs me deixou mais com uma espécie de sensação ruim do que medo mesmo, rsrsrsrsr
      Vou querer saber o que achou do filme, depois me conta !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oi Ryoko.. nome diferente né? kkk
    Bem vinda ao blog, já estou gostando do seu post!
    Vamos nos encontrar bastante porque sempre venho aqui no ED e amo esse blog!

    Beijos e até mais


    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa !!!
      Pois é ficou um nome diferente, um apelido na verdade !!!
      Muito obrigada pelas boas vindas !!! Espero que goste das próximas resenhas !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Não conhecia esse filme!
    Adorei a história dele!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  12. O filme até parece ser legal, mais não consgio assistir filme de terror.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conseguia bem mais Denise, este será um desafio pessoal! Joi

      Excluir
  13. Já gostei muito de filme de terror, mas atualmente tenho visto coisas mais leves. rs
    Porém, muito interessante a trama
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Bem Vinda Ryoko ^^
    Terror não é meu gênero favorito, eu sou daquelas bem medrosas, sabe? Procuro ver filmes e ler livros assustadores durante o dia, senão não consigo dormir á noite *-* Acho que não veria este filme...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh !!!
      A que pena que não gosta de filmes de terror, mas eu tenho que confessar que as vezes sinto um pouco de medo em alguns filmes, rsrsrsrs

      Beijinhos

      Excluir
  15. Socorro, me deu arrepio só de ver o cartaz desse filme, não tenho nem coragem de assistir, sério! Não sou muito fã de filmes de terror, infelizmente.

    www.laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é Débora, mas em um dia de sol né? hahaha
      Beijos Joi

      Excluir
  16. Oi! Adorei a dica, não conhecia o filme, mas a trama parece ser muito interessante, eu amo livros, filmes e séries, e procuro sempre por dicas dos três. Vou assistir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Parece o tipo de filme que te manipula, te fez acreditar que sabe das coisas e depois te surpreende! Estou louca para ver agora! Até sua resenha não conhecia! Ótima dica!
    Nova Resenha: O Artífice - Tony Ferraz
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-artifice-tony-ferraz.html
    Beijos - Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, pois é bem isso, a gente vai assistindo pensando que sabe do que se trata mais conforme o filme se desenrola vemos que não é bem assim, rsrsrsrs
      Espero que goste do filme !!!

      Beijinhos

      Excluir
  18. Caramba, eu adorei!!!
    Não conhecia este o que é meio estranho já que sou apaixonada por Terror.
    Apaixonada.

    Beijos.
    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milla querida! quero retomar meu gosto pelo gênero! Joice

      Excluir
  19. Apenas um filme idiota para pessoas imbecis. Violência gratuita e sem sentido, sem diálogos nem nada que possa parecer inteligente, enfim, um lixo do cinema. Típico filme para gente que não sabe o que é a 7ª arte e nunca vai saber, não sabe explicar porque achou o filme bom, não tem argumento.

    ResponderExcluir