Resenha: Em Chamas

Título Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2009
Editora: Rocco
Páginas: 416
Compre aqui

Caso você ainda não tenha lido o primeiro volume da trilogia Jogos Vorazes já resenhado aqui no Estante Diagonal, esteja ciente que a resenha poderá conter spoilers

Katniss e Peeta usaram "um golpe baixo" para ganhar os 74º Jogos Vorazes, parecia ser a única chance para que ambos saírem vivos e juntos da arena. O que Katniss não imaginava é que, seu ato seria visto como uma atitude de coragem e que poderia criar uma fagulha de esperança para a nação de Panem. Isso não foi bem aceito pelos governantes da Capital, foi visto como uma afronta ao seu sistema de repressão.

Os dois voltaram para o Distrito 12 e passaram a morar na vila dos vitoriosos, lugar onde também vive Haymitch, alí não falta comida, nem água, contém cômodos confortáveis e sem regulações, porém a realidade do resto do distrito continua o mesmo. Pobre. A relação de Katniss e Peeta anda aos trancos, mas eles ainda têm que manter as aparências para a Capital pois afinal, foi assim que o "casal desafortunado" conseguiu todo o apoio e visibilidade que precisavam para ganhar os Jogos. Mas uma pessoa não estava convencida, e foi aí que o Presidente Snow resolve fazer uma visita a Katniss bem no dia em que ela e Peeta sairiam para a turnê da vitória.

Ambos sabem que quebraram as regras do Jogo e não deixariam de ser visados. Para que seus familiares e amigos não sejam punidos por seus atos eles deveriam continuar com o que começaram na arena. Agora eles não deveriam apenas convencer o público sobre o seu "amor" mas também ser convincentes para convencer o próprio Snow. É nessa turnê que Katniss começa ver de perto, a repercussão do seu ato dentro da arena. Para o povo de Panem isso foi uma forma de desafiar a Capital e não demorou muito para se iniciar uma série de atos rebeldes pelos distritos. Definitivamente, para Katniss é aí que a ficha começa a cair.

A chama estava acessa e sob a pressão de Snow dependeria deles controlá-la. O que eles não sabiam é que eles eram apenas peças manipuláveis neste "outro" jogo e até a ideia de se casarem já era aceitável para apaziguar e entreter a população. O tempo todo, o objetivo principal era provar que sua ação dentro da arena foi apenas um ato desesperado de um casal perdidamente apaixonado. O que para mim foi o pretendido por Katniss. Mas nada do que foi feito bastou, era tarde demais e nem os rebeldes e consequentemente, nem Snow estavam convencidos de toda esta cena. É na sua volta ao Distrito 12 que os rumores de uma grande rebelião foram ouvidos e é neste momento que Snow decide que ela, a responsável por toda a reviravolta de Panem deveria ser eliminada.

Estava por vir a colheita do 75º ano dos Jogos Vorazes, o que significa que seria ano do Massacre Quaternário que acontecia a cada 25 anos. São os mesmos jogos, porém sempre com alguma mudança especial e deste ano foi algo surpreende. Afim de passar um último recado para a população de Panem, Snow decreta:

"No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos."

Mesmo os vitoriosos, sempre estiveram à mercê do governo. Quando li isso, fiquei chocada, sem chão... exatamente como Katniss ficou na adaptação do livro, isto era ainda pior do que ela poderia imaginar. Agora eles enfrentam 22 ex-vitoriosos, muito mais experientes e assassinos que não mediriam esforços para vencerem novamente.

A participação dos outros personagens na trilogia e notável, conseguimos conhecer mais sobre Haymitch e como ele venceu sua edição dos Jogos, como e por que ele virou a pessoa que é e seus propósitos. Em Chamas nos mostra a vontade que este povo tem de lutar mesmo que Katniss a princípio, não tenha se dado conta do que causou. Gale mostra toda sua ambição e aproveita a oportunidade para lutar junto com os rebeldes, mesmo quando Katniss propõe que ambos fujam com suas famílias ele preferiu a libertação do seu povo.

Peeta continua o "menino do pão", sempre muito sincero e compreensivo mas principalmente convicto do que pensa, antes de qualquer coisa está ao lado de Katniss e ao contrário dela é totalmente resolvido com seus sentimentos. Um ponto negativo do livro? Acho que foi a lentidão de Katniss com seus sentimentos e os acontecimentos ao seu redor.

Cinna é o destaque para mim, em tudo! É incrível seu envolvimento e lealdade com Katniss, a "Girl on Fire". Praticamente foi ele que a transformou no Tordo, literalmente ele a transforma no que o povo e os rebeldes de Panem queriam, na esperança que este povo tanto precisa.

Alguns outros personagens merecem seus louros, como o adorável Finnick e a destemida Johanna, cada um com suas particularidades e dramas, e é claro que não posso esquecer do Beetee e da frágil Mags, uma voluntária de 80 anos que preferiu se sentenciar a morte do que ver um casal lutando.

"Lembre-se de quem é o verdadeiro inimigo"

Apesar de Katniss continuar considerando Gale, é neste livro que ela percebe que é Peeta que sempre esteve ao seu lado, é ele que compartilha dos mesmos pesadelos, que sofre dos mesmos traumas ocasionados pelos Jogos. É com a presença dele que ela sente a paz que sempre buscou e agora lutar pela sobrevivência dele é ainda mais importante do que a dela própria. É dentro da arena novamente que o sentimento que se iniciou nos Jogos passados volta a aflorar, é no apoio um do outro que renasce o sentimento do casal e aquilo que até então era um fingimento, volta a ser algo verdadeiro e recíproco.

" - Então o que a gente devia fazer nos nossos últimos dias?
- Só quero passar todos os minutos possíveis do resto da minha vida com você - responde Peeta."

A trilogia Jogos Vorazes é sem dúvida uma das melhores distopias que li, e nela conseguimos ver como o governo (quando necessário), manipula e controla tudo, nem que seja preciso mudar as regras de uma hora pra outra. A todo momento o povo é regulado. Em Chamas aborda outros temas com bastante sutileza mas que não passam despercebidos, como o amor e seu crescimento nos momentos difíceis, sacrifícios, submissão e sobrevivência, enfim é um livro incrível!

Há quem diga que não gostou do livro, que foi repetitivo demais e sem nada a acrescentar, porém eu digo sem ressalva alguma, que é o melhor livro da série, onde a crítica social é muito mais gritante além de nos reservar momentos de tirar o fôlego. Com um final surpreendente, você vai terminar esta leitura implorando por mais. Se em "Jogos Vorazes" falamos sobre superação e perdas, em "Em Chamas" notamos que um pequeno ato pode significar muito e fazer toda a diferença. Agora se inicia as mudanças. Agora nasce a esperança.

Confira a série Jogos Vorazes:
1. Jogos Vorazes
2. Em Chamas
3. A Esperança

31 comentários

  1. Oi, Joi! <3 Tudo bom?
    Acredita que até agora não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros? Ainda estou muito chateada com isso, mas espero logo poder ler, porque perco o sono quando encontro alguma resenha sobre o livro ou algo sobre o filme.
    Li bem pouco sobre o primeiro livro, mas vendo o que você trouxe nessa resenha a situação para os dois parece se complicar até demais, com isso de governo x povo é sempre um enrascada porque, qual é o certo a fazer? Estou até mesmo um pouco perdida com tudo, vou te confessar, até porque não tenho a primeira leitura, mas sua resenha me deu uma amostra de como tudo vai ser. Ótima resenha, como é de se esperar <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe não é a toa que existe toda uma "febre" em cima dos livros e dos filmes é algo digno de ser apreciado. Vale a pena! Beijos Joi

      Excluir
  2. Eu amo Em Chamas da trilogia esse é o meu favorito, acho que é pelo fato de acontecer tanta coisa. Dá até para ver a transformação da Katniss nesse livro, digamos como ela amadurece. Pena que ela continua com a "ilusão" que gosta do Gale. Sim, eu odeio o personagem desde do momento que ele apareceu como um suposto encosto para atrapalhar o fofo do Peeta. ¬¬"
    Anyway, o filme eu amei de paixão gostei tanto que eu assisti três vezes no cinema... adoro quando o roteirista pensa nos pequenos detalhes não deixa nada de fora. Contei 3 cenas que faltaram dos livros.
    Minhas partes favoritas é a cena que ela está subindo para arena que tem aquela jogada da câmera como se ela estivesse claustrofóbica naquele lugar. Incrivel!
    E a cena que eles são atingidos pela névoa tipo, a reação e os sentimentos fazem parecer tão real e de uma forma que o livro não fez.

    Bom vou parar com a minha redação é que quando se trata de Jogos Vorazes eu falo sem parar igual quando acontece com Harry Potter.

    Beijão!
    Anne - auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhaha e eu te entendo perfeitamente Ray pois sou idêntica!! As adaptações estão igualmente incríveis! e não vejo a hora de ver o trailer de A Esperança Parte 1 a publicidade em cima dele foi incrível!
      Joi

      Excluir
  3. Eu gostei bastante de Em Chamas, mas não achei o melhor livro da série não. Para mim o melhor foi A Esperança. Achei um livro mais denso, mais maduro e bem trabalhado.
    Adorei a sua postagem e a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei de A Esperança mas achei ele corrido no final, no minimo deveria ter mais algumas páginas, por este motivo ainda acho Em Chamas mais redondinho! Beijos casal.

      Excluir
  4. Eu tenho todos os livros da série guardadinhos, lindinhos aqui na minha estante, mas até hoje não li nenhum !!! Eu já assisti os filmes, mas por algum motivo não consigo começar a ler os livros ...
    Acho que eu estou com medo de me apegar demais a história e acabar muito rápido, kkkkk.
    Preciso tomar vergonha na cara e começar a ler !!! :D
    Adorei a resenha Joi, como eu só assisti o filme não sei se tudo foi mostrado como no livro, mas eu achei o segundo filme muito melhor que o primeiro, acho que pelo fato de que neste podemos ver e entender melhor o contexto de Panem e compreender um pouco mais do que se passa na cabeça dos personagens principais !!!
    Parabéns pela resenha !!!
    Beijinhos

    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh menina deixa disso já te disse! Leia pelo menos os dois primeiros. Os filmes são bem fieis então tu não vai perder nada. Já quanto ao ultimo dai você vê se segura um pouco ou não! Ahh tirando um detalhe importantíssimo quando ao Peeta que nos filmes nem se quer é mencionado mas no livro é super presente hehehehe

      Joi

      Excluir
  5. Oi, Joi. Tudo bem?
    Eu li apenas o primeiro livro da trilogia, mas quero ver se leio os outros dois antes da estréia do filme né, que já está chegando...
    Mas, estou comentando nesta resenha hoje em homenagem ao Peeta, que é o personagem mais fofo do mundo. Amei aquele quote! rs
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Hey Joi, tudo joia?
    Eu amo a trilogia, sou um pouco suspeita para falar, além de gostar muito eu tenho minha mini coleção, para mim o melhor livro foi o primeiro, acho que pelo fato de haver muitos vivos ainda, vejo muita gente falando que o último é o melhor "A Esperança", fiquei um pouco decepcionada com algumas mortes que achei bem desnecessárias, mas isso não tirou a essência da história, apesar dos pesares isso não afetou em nada do "meu gostar" haha.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehhe entendo mas algumas mortes as vezes são necessárias, eu até concordaria bem mais com a Suzanne mas se não fosse tão corrido como foi a segunda parte de A Esperança, mas anyway sou tributo eternamente ^^
      Beijos Joi

      Excluir
  7. Acho o melhor da série, a organização, as reviravoltas.
    Isso me lembra que preciso reler pro filme

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Heey!

    Nossa, nem me lembra desse anuncio do Massacre! Fiquei sem chão também, completamente chocada. Cinna, meu lindo :/ buaaa fiquei de coração partido na cena que batem nele e o levam embora, fiquei até a última página de A Esperança me agarrando à esperança de que ele ainda estaria vivo! Não consigo imaginar alguém não gostando desse livro, sinceramente. Eu tô é com você: esse livro é o melhor dos três, e sinceramente um dos melhores que já li na minha vida. Sensacional, simplesmente. Ótima resenha!

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Sem spoilers moça hahahaa <3 mas eu também tinha esperanças quanto a ele, mas mesmo assim, ele foi bem presente até o final né?

      Obrigada! Joi

      Excluir
  9. aiii adoro jogos vorazes e quero mt todos os livros! só vi os filmes vou ver se leio tudo antes de a esperança parte 2 ser lançada!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana apenas algo a declarar, apesar de amar a Jenni e o Josh e o ótimo trabalho que a adaptação fez, livro>filme ^^
      Beijos Joi

      Excluir
  10. Oie!
    Ahhh, que bom que eu não fui a única a achar que esse foi o melhor livro da série! <3 Gosto muuuito. Realmente, é o que tem maior crítica.
    E aliás, é o de melhor adaptação até agora, também, né? Quando assisti ao filme fiquei de boca aberta... Realmente muito bom.

    Adorei a resenha
    Beijos
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeh eu assisti este filme 4 vezes no cinema hahaha MUITO BOM! Ansiosa pelo próximo! ainda bem que será 2, dai sim não ficarei com aquela sensação de historia corrida como senti no livro =/

      Beijos Joi

      Excluir
  11. Olá Joi !
    Em Chamas é o meu livro preferido da trilogia. Eu não sei explicar o motivo, mas simplesmente tenho um apego especial por ele. Acho que pelo fato do Peeta ter ganhado mais destaque, e ele é meu personagem preferido, e pela sociedade começar a se movimentar para derrubar aquele governo corrupto. Simplesmente perfeito <3 Acho que o filme ficou bom, faltaram algumas cenas ( como os jogos do Haymitch ) que eu acho que eram importantes mas em geral foi uma boa adaptação. espero que Esperança Parte 1 seja tão bom quanto.

    Beijos,

    - bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! compartilho da sua mesma opinião Bia! Realmente seria o máximo ver como Haymitch ganhou. Já viu a fanmade que tem? é muito boa e fiel!
      Beijos Joi

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu realmente amei o livro. Achei bem melhor que o primeiro e bem melhor que o último. E o filme eu também achei bem fiel, apesar de ter faltado algumas coisas que eu julgava importantes, mas eu compreendi que eles quiseram revelar o negócio do distrito 13 no final pra causar impacto, e não na floresta quando a Katniss encontra aquelas duas meninas.
    E a resenha tá muito boa, adorei.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aninha, sabe...mas mesmo assim eu não achei que fosse verdade sobre o D13 quando vi aquelas meninas, apenas achei que seria duas fugitivas, pois até elas achavam que era "boatos"

      Beijos

      Excluir
  13. BOA NOITE =D

    Já estou seguindo e curtindo seu blog, gostei do seu cantinho e resenha. Sucesso com seu blog ;)
    http://angelandherbooks.blogspot.com.br/

    Abraços ;) // Angel!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lindona!
    Eu ainda não li essa trilogia acredita? Logo eu que amo distopias, mas eu vi os filmes, mesmo assim fiquei intrigada demais com sua resenha, será mesmo que esse será o melhor pra ti? Esperança dizem que é forte tmbm! Curiosa linda! Vou ler com certeza! Parabéns pela resenha linda!
    Nova Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-incendeia-me-trilogia-estilhaca.html
    Beijinhos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve devo fazer a resenha do ultimo, e dai tu vai entender mais por que ele não foi tão bom quanto Em Chamas.
      Beijos Paulinha!

      Excluir
  15. Oiee Joi, tudo bem? :D

    A trilogia dos Jogos Vorazes não é minha trilogia favorita, nem distopia favorita, mas eu gosto! E Em Chamas é o melhor livro, sem dúvidas, é o menos parado, tem toda a intensidade e evolução dos personagens, além de introduzir novos personagens marcantes a saga, isso foi bem legal!
    Dificil não gostar desse livro, ele mescla tudo o que um bom livro precisa ter pra encantar o leitor, com o filme não foi diferente na minha opinião, amei o filme! Ficou perfeito =)

    Ótima resenha!!
    Beijoooooooooooo

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Caah acho que ti falou tudo, todos os pontos altos do livro e por que dele ser tão incrível!
      Beijos Joi

      Excluir
  16. Também acho Prii! Eu gostei (obvio) de Esperança mas foi tão corrido e que sei lá, Em Chamas realmente se destacou ^^

    Beijos Joi

    ResponderExcluir