Resenha: Não Olhe para Trás

Título Original: Don't Look Back
Autora: Jennifer L. Armentrout
Ano: 2014
Editora: Farol Literário
Páginas: 440
Compre aqui

Eu raramente leio suspenses, acho que nem lembro a última vez que li algum, mas assim que surgiu a oportunidade de solicitar o livro com a Farol, Não Olhe para Trás foi o primeiro título que me veio à cabeça. Primeiro por sua capa e depois de ler a sinopse me senti fisgada para todo o mistério que aquelas poucas palavras traziam.

Samantha não se lembra de nada, só lembra de estar andando por uma estrada, machucada e descalça. Quando um carro passa, seu instinto de sobrevivência fala mais alto, é foi assim que ela foi encontrada. No hospital, ela acaba descobrindo que está com amnésia dissociativa, ou seja, acontecimentos importantes e traumáticos recentes foram apagados de sua memória, ou melhor, foram escondidos nas profundezas obscuras da sua mente. 

Samantha não sumiu sozinha, ela e sua melhor amiga Cassie desapareceram na mesma noite. Ela voltou, sua amiga ainda não. Pouco a pouco ela vai se adaptando a sua nova condição, Sam não se lembra de nada de sua antiga vida, como se não pertencesse aquele corpo, nem a sua família. Sem contar que não se encaixava mais no seu antigo perfil de garota popular da escola, linda, rica e que namorava Del, o garoto mais desejado entre as garotas. Sua vida seria um conto de fadas? Longe disso.

Ela logo se deu conta que sua vida era baseada em aparências e outras informações vieram com a bagagem, Sam era uma patricinha malvada, todos disputavam sua atenção apenas para ter mais "status" entre os alunos. Conversar com alguém de classe social mais baixa, era totalmente inaceitável. O problema? A nova Samantha, a que perderá a memória, quanto mais conhecia a antiga, mais a detestava, ela não podia acreditar nas coisas que era capaz de fazer, nas coisas diziam que ela fazia.

Para todos, a mudança de comportamento de Sam é assustadora, tanto para o seu irmão gêmeo Scott, sua cunhada Julie e seu amigo de infância Carson, o filho do caseiro, do qual Samantha costumava gostar de humilhar sempre que podia. Eu disse costumava, antes de toda esta confusão acontecer, pois agora, Sam se sentia diferente em relação a Carson, e começou a ver nele seu velho amigo. 


Os dias se passam e nada de Cassie aparecer, antes o que era apenas uma possível fuga adolescente, foi preocupando as autoridades e a possibilidade de homicídio não foi descartada. Os mistérios que envolvem Sam, os flashes e visões que reaparecem em sua mente, somadas com as atitudes suspeitas de alguns a sua volta ajudam para que ela tente buscar qualquer lembrança em sua memória do que aconteceu naquela noite, mas parece que alguém não quer que ela olhe para trás.

Com a ajuda de seu irmão, Carson e de suas novas amizades, Sammy terá que reaprender a lidar com "novas" pessoas e "novos" hábitos, ou seriam velhos? Nem ela sabe. Cheia de novas primeiras vezes, Sammy tem uma segunda chance para ser uma pessoa melhor, ao mesmo tempo que tenta encontrar pistas do paradeiro de sua melhor amiga.

Não Olhe para Trás é um livro com uma linguagem fácil e de bom entendimento, foi uma leitura super rápida, o típico policial ideal para adolescentes que te prende do início ao fim sem ser complicado demais. A história nos mostra um misto de sentimentos e fatos, decepção, mentiras, ameaças, ganância, egoísmo e sanidade caminham lado a lado tecendo a história que Sam custa a lembrar...ah e é claro com uma pitadinha de romance.

"Podia ser pior, aquela coisa toda da memória. Eu podia ainda estar desaparecida. Ou morta, sussurrou uma voz no fundo da minha mente."

A história me cativou e me envolveu, me vi absorta a pensamentos tentando desvendar o mistério que é esclarecido apenas no final. O que me surpreendeu mas não foi algo marcante. Entendi a mensagem que a autora quis passar mas mesmo assim achei os motivos forçados mas não impossíveis, é verdade. Com um desfecho um pouco corrido mas digno de um filme policial, senti falta apenas de mais detalhes sobre o destino de certos personagens, isso foi uma coisa que infelizmente a autora não me deu, simplesmente foi deixado de lado.

A editora Farol Literário está de parabéns, a diagramação está impecável, fonte em um tamanho ótimo, capítulos separados e numeração das páginas que lembram papel amassado assim como a capa, que é totalmente sugestiva e condizente com o enredo do livro. Gotas de sangue em verniz dão um toque real na capa, com certeza é um livro lindo que vai acrescentar e muito para o visual da minha estante. Recomendo a todos que gostam de um bom enredo, e o melhor, que não te deixa parada um segundo.

43 comentários

  1. Eu raramente leio suspenses, confesso mas nossa que resenha boa.
    To com vontade de ler logo

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo algo bem diferente do que estamos acostumados! Adorei

      Excluir
  2. Sabia que deveria ter comprado esse livro. Suspense não é meu gênero favorito, mas de vez em quando gosto de ler para variar e pelo que eu li é desse tipo de enredo que gosto, nada muito muito pesado. Gostei muito da resenha e fiquei ainda mais interessada nele depois de sua opnão.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente! Beijos Joi

      Excluir
  3. Olha para ser sincera eu já vi esse livro diversas vezes nas livrarias, mas nunca tinha me chamado atenção até agora depois de ter lido a sua resenha. Eu simplesmente adorei a trama, mas fiquei com um pouco de receio, porque gosto de leituras leves e não muito pesadas. Mas mesmo assim me pareceu uma história interessante. Porque gosto de livros envolventes e que te prendem fazendo com que vc fique querendo saber o que irá acontecer a seguir. Fiquei bastante curiosa e acho que irei colocar na minha lista de leitura. Mas eu ainda vou pensar pra ler...não sei...o que vc acha? vc acha que eu deveria ler? Eu não gosto de livros de terror e nada muito forte sabe? Até porque estou nos momentos de leituras leves ultimamente hahahhaa...Então vc me aconselha ai.

    Se cuida linda e parabéns
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Sil, o livro vai te tirar da zona de conforto mas vai valer a pena! Eu adorei! Beijos Joi

      Excluir
  4. Oi Joi, sou suspeita pois adoro um policial, já vi algumas críticas sobre esse livro e na maioria são muito boas também, ele chamou muito minha atenção pois tem uma premissa muito boa, e essa capa ta muito linda, só aumentando minha vontade de ler o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Joi, tudo bem, flor?

    Adoro os livros da Farol, são sempre bem caprichados. A capa desse livro me lembra a de Lista Negra, mas tudo bem =P. O livro parece ser bem interessante e como adoro uma história de mistério... acho que eu iria curtir huahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Kel! Amei a diagramação desse livro, realmente esqueci da Lista Negra, lembra mesmo mas ainda não li ele =/
      Beijos Joi

      Excluir
  6. Eu amo suspense! Por mim, leria um monte de livros que vejo por aí no mercado. O problema é que não tenho como consegui-los! De qualquer forma, amei sua resenha. Ainda não tinha ouvido falar na história, mas com certeza me chamou a atenção.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara te entendo, mas assim que tiver uma oportunidade leia o livro é muito envolvente! Beijos Joi

      Excluir
  7. Caramba! Essa resenha foi fantástica, consegui saber mais sobre o livro.
    Não tem noção do quanto quero ele agora.
    Esses tipos de livros sempre me cativam *-*
    http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles envolvem qualquer um né?! Até aqueles que não curtem muito ^^ Beijos Joi

      Excluir
  8. Oi, Joi! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas foi só ler a sua resenha que abri a página do skoob aqui e já adicionei o livro na minha lista de desejados! Gosto muito de suspenses, apesar de não ler tantos assim, mas o que venho reparando ultimamente é que essa trama de pessoas perderam completamente ou parte da memória está ficando bem comum... Não sei se o livro vai diferenciar de outros que li nesse estilo, mas espero que a revelação final, mesmo que corrida, me surpreenda! Adorei a sua resenha, fiquei realmente empolgada!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha de possibilitado estes sentimentos! Acho que é este o objetivo sempre! Se ler volta aqui e me conta ta?! Beijos Joi

      Excluir
  9. Achei interessante, não conhecia esse livro e sua resenha foi ótima!
    Suspense adolescente, tá aí um gênero que preciso ler mais! *-*
    Beijos!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // Foto do Leitor até 30/11, Sorteio de Natal rolando! //

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia, parece ser muito bom! Eu nunca li livros desse tipo, mas acho que quando eu ler, vou gostar bastante!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te proporcionado isso Gabi! Beijos Joi

      Excluir
  11. Oi Joi, tudo bem?
    Suspense policial é um dos meus gêneros literários favoritos!
    Eu adorei a capa e as informações sobre a diagramação! Além disso, sua resenha me deixou bem curiosa. Mesmo sem um final surpreendente, o enredo me pareceu instigante (e eu sempre fico com vontade de descobrir o mistério por trás do suspense!).
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é super Pri, tenho certeza que tu não vai descobrir este final hahaha! Beijos Joi

      Excluir
  12. Oi Joi, tudo bom?
    Eu também gosto de livros policiais e achei a proposta desse livro bem interessante e instigante. Além disso, é bem bacana o fato da protagonista não se lembrar do seu passado e por causa disso se tornar uma pessoa diferente. Bem interessante a indicação e já vou marcar no Skoob.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline, o livro passa mensagens bem bacanas, como quando mudamos para impressionar alguém, quando na verdade somos outra pessoa atrás de uma mascara. Eu adorei! Beijos Joi

      Excluir
  13. Oi Joi =)
    Adoro livros do gênero e estou namorando este livro.
    Parece ser ótimo, apesar do final corrido e os motivos forçados. Tenho certeza que é uma leitura super agradável e ótima pedida. Vou ler com certeza!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livy! E realmente é é um livro relativamente grande e eu mal vi as páginas rolando! Beijos Joi

      Excluir
  14. Oie,
    confesso que já conhecia o livro, mas mesmo gostando da sua resenha o livro ainda não me chama tanta atenção

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Vanessa, é bom sair da nossa zona de conforto as vezes! Beijos Joi

      Excluir
  15. Oie!
    Gosto bastante de tramas de suspense, mistério... Então acho que curtiria a leitura, sim. Também me incomoda quando os autores descrevem tudo aos poucos ao longo do livro, mas fazem um final super corrido.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É acho que eles tem um certo numero de páginas sei lá...mesmo assim o livro foi muito bom! Beijos Joi

      Excluir
  16. Oi, Joi-flor!
    Eu adorei sua resenha! Esse livro parece muito interessante e, sendo um suspense de rápida leitura, anotei a dica por aqui. Ao solicitar um livro da Farol, pedi Reiniciados (rs). Sempre quis lê-lo, mas agora estou considerando que certamente gostaria de ler Não Olhe para Trás, porque o enredo cheio de mistérios e a falta de lembranças da protagonista parece prender qualquer leitor à narrativa. :) Pena que a autora parece ter "esquecido" de dar um desfecho para todos os personagens…

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran querida que saudade! Bom fico pensando será que ela não deixou esta carta na manga para estes personagens, não me pareceu...mas quem sabe né?! hahaha Beijos Joi

      Excluir
  17. Show! Diferente de você eu amo livros de suspense e li muitos na adolescência. kkk Esse parece ser bem legal, gostei da trama em si e saber que só descobriu o "surpreendente" no final. Amei a foto que fez também. Parabéns.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    P.s.: Desculpe a demora em responder. Final de ano está me consumind aqui! *>*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila Paloma eu sei bem como é isso! hahaha Beijos Joi

      Excluir
  18. Logo que vi a capa fiquei completamente fisgada, mas a sinopse não tinha me atraido tanto, entao deixei de lado. Mas nossa, amei sua resenha! Ainda bem que a personagem mudou, porque é difícil aturar patricinhas assim kk e o mistério todo que envolve o desaparecimento da amiga, e as próprias lembranças lacradas, gente, quero saber o que que aconteceeeu D:

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh eu ficava pensando isso exatamente a cada página que virava Carol! Leia sim vale a pena! Beijos Joi

      Excluir
  19. Eu tinha certeza que a saga que a Valentina vai publicar da Jennifer L. Armentrout fosse a primeira publicação dela no Brasil. Que bom que estava errado, porque curti muito o enredo dessa obra, por isso vou adicionar na lista de desejados. O livro reúne vários elementos que gosto, então certamente vou apreciar a leitura, ainda que não seja totalmente perfeita.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm fale me mais sobre este lançamento da autora com a Valentina me interessei! Beijos Joi

      Excluir
  20. Oi, Joice! Como você está?
    Ainda não conhecia Não Olhe Para Trás, e apesar de não ler muito suspense, gosto bastante. O enredo me pareceu fascinante! O que eu gosto em livros desse tipo mais policial é que eles me prendem e eu fico muito ansiosa - e o que eu não gosto é que eles me deixam ansiosa, porque aí todo o meu sistema nervoso vai pro saco; não é legal. Acho legal o fato de ela se achar uma pessoa ruim no passado ao invés de querer recuperar tudo o que tinha. Amei sua foto! O livro entrou para a minha lista de desejados <3
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Karol! Obrigada, a foto tem tudo a vê com a trama, você vai ver! Beijos Joi

      Excluir
  21. Hey, Joi!

    Graças à você, mais um livro entrou para a minha lista de livros \o/
    Eu adorei a resenha e acho que vou curtir bastante a história!

    Abraços,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha. Eu não costumo ler esse tipo de gênero, mas tenho uma vontade enorme de ler. Geralmente leio mais romances e distopias e queria me aventurar mais em suspenses.
    palavrasinquebraveis.blogspot.com

    ResponderExcluir