Sherlock - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Steven Moffat, Mark Gatiss
Com: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Amanda Abbington
Gênero: Aventura, Drama, Policial, Ação
Duração: 90 minutos - 3 episódios
Lançamento: 2010

Preciso dizer isso com meu coração na mão, mas que Jonny Lee Miller (Elementary) e Robert Downey Jr. (filme) me perdoem, mas de todos os Sherlock's até hoje adaptados e apesar de amar cada um deles, Benedict Cumberbatch é o ator para dar vida a este personagem um tanto quanto, peculiar. O mesmo se aplica a Martin Freeman, eles são personificação desses personagens e por isso hoje vim falar sobre está série que tanto me conquistou.

Sherlock é uma série de TV britânica e é claro, baseada nos livros do grande inovador da literatura criminal, Sir Arthur Conan Doyle, criador do próprio. A série é passada na BBC e atualmente conta com três temporadas, se encaminhando para a quarta. Para aqueles que tem um pouco de preguiça de assistir séries, justamente pela quantidade de episódios, podem ficar animados, cada temporada de Sherlock conta com apenas três episódios.

Dr. John Watson (Freeman) foi atingido enquanto servia para o exército britânico no Afeganistão, ele é obrigado a voltar para Londres, sem ter onde ficar. A partir daí a vida de Watson vai de mal a pior. Além da guerra ter deixado certas sequelas em sua vida, ele também se vê sem emprego e consequentemente sem dinheiro. Neste momento que Watson conhece Holmes (Benedict), que procura alguém para dividir o aluguel de um apartamento no centro de Londres. Tudo que Watson necessitava, pagar pouco em um lugar bem localizado.

O problema é seu novo colega se mostra um tanto quanto...estranho? Afinal, estamos falando do excêntrico Sherlock Holmes, o detetive consultor que trabalha para o maior quartel general da Inglaterra. Ele trabalha apenas com aqueles casos sem solução, justamente aqueles mais complicados. Sem muitos amigos, e com seu jeito antissocial, é fácil Watson perceber que ele pouco se encaixa ao "estilo" de vida de Holmes, mas a verdade é que ele o intriga. O convívio com o colega e a falta de opção lhe obriga a aceitar seus hábitos, sua personalidade e todas suas singularidades. Aos poucos uma dupla sem igual se forma e juntos eles seriam capazes de resolver os piores casos de Londres e sem querer, indo ao encontro de um perigo maior.



Bem, todo mundo conhece Sherlock certo?! E se não conhece já ouviu falar. Já imaginou um detetive como Sherlock desvendando crimes com todas as tecnologias disponíveis atualmente? Os criadores fizeram isso incrivelmente bem e com uma competência sem igual. No maior estilo clássico e complexo em pleno século XXI, sem dúvidas uma sacada genial. Vale ressaltar que desde seu piloto, até então uma aposta, a série continua crescendo e já foi passada em mais de 180 países, o mais legal disso e saber que a ela vem numa crescente e hoje sua quarta temporada é mais do que aguardada.


Preciso falar também de cenas isoladas da série, principalmente as de deduções da qual Sherlock e Watson tem que usar toda a engenhosidade e inteligência que lhes cabem, simplesmente sensacional, mesmo em silêncio o personagem/ator consegue transmitir todas as engrenagens se sua cabeça trabalhando. A forma como a série é transmitida e bem executada é brilhante, as atuações são impecáveis, como se ambos realmente vivessem aquilo. Se você procura uma serie inteligente, sagaz e com o roteiro em si bem adaptada para "nossa realidade" está é a serie ideal para você, tudo isso mesclado com tensão, humor, ação e drama.

Seguindo tudo que esperamos de Sherlock, sempre nos desviando daquilo que achamos que é, Sherlock segue uma saga original. A série tem seu proposito principalmente pelo carisma do elenco, a trama flui apenas como consequência, como disse a cima, enaltecer as atuações é pouco, qualquer história na mão desses dois caras pode virar uma representação ideal, principalmente se falando do Holmes do nosso tempo. 


41 comentários

  1. É apenas uma genialidade e quem não sofre com os hiatus? São de matar!!!!!!!!!!!!!!!1

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já ouvi muito dessa série, e o que mais me chama a atenção são os poucos e longos episódios e o hiatus infinito!
    Acho que morreria de curiosidade, pretendo começar a assistir logo!
    Já estou seguindo o blog, é muito lindo aqui! Ficarei feliz se puder retribuir
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hello!
    Ainda nao li nenhum livros do Sherlock Holmes, mas adoro essas coisas de mistério e investigação. Acho q faltou oportunidade mesmo.
    Essa série ta mega famosa! Nao sabia q era tão poucos eps por temporada.. Da pra ver tudo em um dia então. Eu ja assistir um eps e até gostei, mas acabei esquecendo e não baixei mais.
    O ator que faz p Holmes é mto bom mesmoooo! Sou fã!
    Sua resenha está ótima, adoro qdo os blogs são outras dicas além de livros.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Amiga sinceramente eu não sou muito chegada em séries
    Mas olha achei bastante legal saber que se trata de Sherlock Homes, até porque ele é uma lenda né? Quem com certeza vai gostar da série é meu irmão que adora. Eu vi aquele filme Sherlock Homes e só gostei do primeiro e nem cheguei a ver o segundo para vc ter uma ideia, mas acho bastante legal. Não conhecia a série, mas gostei de tudo que você contou. Espero ter a oportunidade de assistir qualquer hora, porque eu tenho que ter paciência para ver série, porque se não eu não engato ! hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-navegue-lagrima_2.html

    ResponderExcluir
  5. AMO TANTO, TANTO ESSA SÉRIE <33 e antes de assisti-la, não estava levando muita fé (já tinha lido os livros originais e não achava que seria possivel criar uma série com o Sherlock no século XXI), agora, obviamente, me arrependo de ter demorado começa-la!! A única coisa ruim, sem dúvida, é que são tão poucos episódios (e a 4 temp só vai lançar em 2016)... Choremos então T.T

    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
  6. Olá Joi, já vi alguns episódios. Os meus pais acompanham a série, e sim ela é pequena, mas os episódios tem longa duração. E Sherlock é engraçado de certa forma com as coisas que faz. Eu também gostei da série, mas não assisti todos os episódios, quem sabe eu não tiro um tempinho para terminar de ver.
    Beijinhos!

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Joi! Das adaptações de Holmes esta é minha preferida, acho que este ator captou a personalidade excêntrica do detetive com maestria, pena que demora muito para sair nova temporada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Essa série é boa demais!
    Minha mãe e eu acompanhávamos a série, mas tivemos que nos afastar - em parte porque demorava demais para as temporadas saírem!
    Tenho muita vontade de começar a assistir de novo, e depois com a curiosidade mais atiçada, ler os livros também!

    Beijos,
    http://clubeleitorassumidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. amo series mas essa nao me atrai muito, mesmo que eu ache a historia boa nao quero assistir massss to pensando em da uma chance, para falar a vdd, ate pq minha amg vive falando para eu começar a ver
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi!
    Sherlock é genial, né? Eu adoro literatura policial, mas confesso não gostar muito de Sherlock Holmes e os livros do Conan Doyle, mas sou fã da série (nem assisti Elementary que você mencionou porque depois do Benedict Cumberbatch não vai mesmo existir outro SH. Ele conseguiu tornar o personagem completamente cativante)
    Essa mistura de antigo com contemporâneo é sempre algo perigoso, mas concordo com você que a série sabe fazer isso muito bem.
    A quarta temporada é mais do que aguardada mesmo! Enquanto ela não chega, estou revendo as anteriores ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, eu adoro todas realmente, mas o Benedict é o Sherlock em pessoa não adianta!

      Excluir
  11. Oi Joi!
    Amo Sherlock! Benedict e Freeman formam uma dupla sensacional. E essa espera pela próxima temporada tá me deixando agoniada!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  12. Nunca parei pra ler o assistir os filmes de Sherlock, mas também não sabia que até serie tinha, de fato pelo que vejo ele é extremamente esperto, sem falar que tem estilo kk, e fala sério só 3 Ep por temporada? e eu achando que Game of Thrones tinha pouco ep por temporada.

    ResponderExcluir
  13. Adoro essa série e concordo plenamente com você quando diz que foi a melhor adaptação (e olha que amo o trabalho do Robert Downey Jr). Cumberbatch está magnifico no papel e a forma como a BBC produziu ficou fantástico. Outro ator que surpreendeu foi Andrew Scott no papel do Professor Moriarty tratado de uma forma mais insana. Estou louca pela próxima temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu falei mega pouco mas os personagens secundários também roubam a cena!

      Excluir
  14. Oi!
    Ainda não assisti essa série, então não posso comparar as atuações pra saber se gosto mais do Robert Downey Jr, ou desse ator...
    Mas eu sou suspeita pra falar e provavelmente nunca admitiria que alguém faz melhor o Sherlok do que ele! hahaha
    Mas fiquei curiosa em relação a série!!

    Beijos!!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai, eu amooooo o Robert, de verdade e para mim ele é um dos melhores atores. Mas Benedict realmente é o melhor Sherlock!

      Excluir
  15. Awwwwwwwn *-* Joi <3 Vem cá, me abraça!
    Sherlock é muito amor!! <3
    Eu comecei a admirar o Benedict depois de assistir o primeiro plot da série. Cara, ele é a personificação de Sherlock Holmes pra mim. Essa série é perfeita. Uma pena os hiatos serem de dois anos UHASUHSUHSUAHS

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Joi!
    Eu posso escrever aqui por horas e eu NUNCA vou conseguir mostrar o quanto eu AMO essa série. É a série mais perfeita e mais SÁDICA de todos os tempos, porque fazer os fãs esperarem anos por 3 episódios de cada vez é extremamente maldoso. E, mesmo assim, vale tão a pena! kkk Estou louca pela quarta temporada, AIMEUDEUS. Não vou dizer os motivos para não soltar spoilers aqui. Adoro. MUITO. Beijos. Tchau.

    ResponderExcluir
  17. Oie Joi!!!!
    Eu não vejo essa série e sinceramente não quero ver, não porque seja ruim, porque sei que a série é fantástica e muito elogiada, mas porque demora muito para sair novas temporadas e eu sinceramente odeio esperar mais do que necessário e com essa série é no tempo deles, não tem nem previsão então, não abrigado não pretendo começar a ver mesmo ela sendo maravilhosa!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alison na vdd tem previsão sim, os hiatos são de 2 anos! Então se a terceira temporada parou em 2014
      a próxima é ano que vem ^^

      Excluir
  18. Eu amo assitir series, eu tenho até uma lista enorme de serie que eu tenho que começar, Sherlock esta entre essas, no mometo não pretendo começar porque estou com um monte de series que comecei a assistir e acabei me atrasando, mas com certeza irei assistir Sherlock assim que terminar algumas series. Muito feliz que voce tenha gostado, tenho certeza de que tambem irei

    ResponderExcluir
  19. Oi Joi, tudo bem?

    Eu comecei a assistir Elementary e estou gostando muito. Eu quero começar a ver Sherlock, mas estou com um pé atrás. Vou pegar a sua dica como um ponto a favor da série e vou dar uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu já tinha visto falar da série, mas ainda não tive a oportunidade de assistir.
    Vou assistir o primeiro episódio para ver se eu gosto, mas pelo jeito vou adorar :)
    Bjs



    ResponderExcluir
  21. Sou apaixonada por séries e livros de investigação criminal e ler uma resenha positiva, desse seriado que esta na minha lista para assistir no futuro, é muito bom.
    Gosto muito da história de Sherlock e queria muito ter os livros e assistido todos os filmes e seriados que existem sobre, mas por algum motivo que eu realmente desconheço, nunca o fiz... mas é um plano para um futuro não muito distante e essa série com certeza vai entrar no pacote dos meus planos para Shlerlock haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana o bom que ela é rapidinha de se assistir ^^ o ponto ruim é que demora para a próxima temporada!

      Excluir
  22. Nunca assisti nenhum episodio desta série, pois sou tipo assisto tv ou leio então leio, mas pelo trailer ela me parece ser muito boa, quando me sobrar um tempinho livre verei o primeiro capitulo para ver se e tão bom quanto você fala.. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiele, o bom das séries é todo o toque contemporâneo que os originais não tem ^^

      Excluir
  23. Nunca assisti a série, mas não consigo me imaginar olhando Sherlock e não ver o rosto do Homem de ferro! euheueheu
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  24. Ainda não assisti essa série e nem tinha lido nada sobre ela, ainda , lendo a resenha me interessei, parece ter uns mistérios e isso me deixou curiosa, por não ter muitos episódios me animei em assistir, então pretendo começar a série em breve.

    ResponderExcluir