Resenha: Cure meu Coração

Título Original: Unbreak my Heart
Autora: Melissa Walker
Ano: 2015
Editora: Farol Literário
Páginas: 272
Compre aqui

Cure meu Coração é um livro narrado em primeira pessoa por Clem, que alterna sua narrativa entre o presente e alguns meses atrás, quando sua vida virou de cabeça para baixo. Clementina é uma garota de 16 anos e está saindo de férias com sua família, a bordo de "Tudo é Possível", sua única companhia serão seus pais, sua irmã mais nova e é claro, sua própria solidão. 

Basicamente seria mais um verão monótono, mas dessa vez, ela traz junto o problema que separou ela de sua melhor amiga Amanda e de todos seus outros amigos. Completamente na pior, Clem embarca nessa viagem, com o coração partido e sem esperanças para a cura.  

Os capítulos narrados no passado, carregam trechos de uma carta de desculpas para Amanda, e são neles que Clem vai narrado o que a levou a tudo isso. Nos capítulos narrados no presente somos apresentados a suas tentativas, na maioria das vezes falhas, de se recuperar e procurar entender tudo que aconteceu. Ela sabia que este verão era sua oportunidade de se descobrir, saber quem realmente são seus amigos e tentar consertar as coisas do último ano.  Dessa maneira, aos poucos, ela vai guiando o leitor para que possamos entender o porquê ela se encontra em crise consigo mesma, se culpando por tudo e por que seu coração anda tão machucado.


Em meio esta viagem, vamos também não só nos aprofundando na personagem e a entendendo, mas também conhecemos a fundo sua doce irmã Olive, que recebe toda a atenção quando aparece e que a todo momento tenta alegra-la, e seus pais que respeitam seu momento e que se mostram pais amigos, acima de tudo. Durante as paradas, de marina a outra, Clem também conhece um casal de namorados e velhinhos, Ruth e George e sua gata Sra. Bigodes e também Bill e James, o garoto ruivo, que está sempre feliz e seu pai. Estes personagens tem um papel fundamental no descobrimento de Clem e sem querer, ajudam ela a superar e encarar seus problemas da melhor maneira possível. A relação desses personagens foi bem natural, de forma que acabou sendo super gostosa a leitura quando eles apareciam.

"- Para você se lembrar do que é real."

Cure meu Coração não está na minha lista de melhores leituras, mas a verdade é que ele nem precisa ser, seu trabalho é passar uma história com uma bela mensagem, e isso que a Melissa Walker faz. A escrita da autora é fluída e sem muita enrolação, mas confesso que desde que o livro chegou acabei criando muitas expectativas para a leitura e isso pode ter atrapalhado um pouco. Eu tenho pelo menos 10 anos a mais do que Clementina e isso também pode ter contribuído para que eu não me identificasse com ela, que por vezes, me irritou com todas suas inseguranças. No final, eu entendi o lado da personagem e também consegui ver a evolução da mesma, mas foi um processo.


De qualquer maneira, não consegui reprimir totalmente Clem pelo problema que ela passa com sua melhor amiga Amanda, está, consegue ser mais irritante e imatura que Clem e isso me deixou totalmente irritada com toda a situação, talvez Amanda só perca para Ethan que não soube se posicionar e assumir também sua parcela de culpa. Aqui, estamos falando de um livro, mas os acontecimentos presentes são totalmente reais, ainda mais nesta idade da vida. E o pior, nem sempre as pessoas colocam a amizade em primeiro lugar e acaba acontecendo exatamente como no livro. Então sem dúvidas, serve de aprendizado, principalmente para os jovens que andam nesta fase de descobrimento e primeiros amores.

Antes de concluir, preciso falar no trabalho da editora que está demais. A capa está simplesmente linda e cheia de detalhes, é impossível não se apaixonar e apreciar o capricho que esta edição foi feita, ainda mais linda que a original. A diagramação está perfeita também, em cada separação tem um lindo barquinho e as cartas destinadas a Amanda têm uma fonte diferente imitando a caligrafia de Clem. Lombada, capa e páginas, tudo encanta como um bom livro faz com o leitor!

Concluindo, Cure meu Coração é um romance juvenil, que passa uma mensagem muito bonita de auto-descobrimento, perdão e maturidade. Nos lembra de que sempre existe pessoas com problemas maiores que os nossos e que as vezes, lidam de formas totalmente diferentes. O livro passa que o real e o verdadeiro pode estar ao nosso lado, enquanto não percebemos pois estamos amarrados ao passado e em nossa auto piedade. É um livro fofo e gostoso de ler, e que deve encher seu coração de amor de todas as formas.

37 comentários

  1. Me interessei por esse livro, a capa é tão delicada, e o nome do livro também!
    Pretendo ler em breve e conhecer um pouco mais da história de Clem, e gostei de saber que passa uma mensagem de autodescobrimento.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, e eu nessa vibe de livros. Me de que acho que vou amar. Esses livros de solidão, etc, meu deus, eu quero eles logo kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga assim que li sua resenha fiquei ainda mais curiosa para fazer a leitura, porque é o tipo de leitura que estou precisando atualmente.sabe? Eu ando em um momento sensivel da minha vida e tenho precisado de algo assim para acalmar um pouco meu coração. Espero gostar do livro, apesar que você gostou mas nem tanto assim por conta das expectativas. Comigo foi o livro APENAS UM ANO que imaginava uma coisa e foi outra =x Mas enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/dia-de-quote-3.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga venha conferir a nova resenha
      Se você atualizar pode me chamar que corro aqui tá?

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-indie.html

      Excluir
  4. Oi Joi, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro por causa da capa, mas mesmo com sua crítica um pouco negativa, eu acho que gostaria do livro, pois estou na mesma faixa etária que a Clem. Seria fácil entender tudo aquilo que ela está passando. :) Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela, não achei a resenha de toda negativa, só não foi tudo aquilo que esperava ^^ Mas vale super a pena a leitura viu?! Bjs

      Excluir
  5. Oi Joi, sua linda, tudo bem?
    Saudades de vir aqui.
    Sabe Joi eu conheço pessoas assim, que ficam o tempo todo reclamando, que quando possuem um problema se afundam cada vez mais. Eu aprendi em uma aula de administração que devemos focar na solução e não no problema. Achei tão perfeito que levei para a vida. E funciona. Por isso goste da autora ter amadurecido os personagens, podemos aprender algo com eles. Parece ser uma boa leitura, nada muito forte.
    Sua resenha ficou ótima, achei seu texto tão delicado!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila, adorei ler seu comentário ♥ E sim, nós sempre tiramos algo bom da leitura!

      Excluir
  6. Oi Joi, tudo bom?
    Quando vi esse livro pela primeira vez, fiquei encantada... Culpa da capa, confesso.
    Lendo a sua resenha fiquei com um pé atrás em relação a obra. Não tenho muita paciência para personagens cheios de mimimi, rs! Gostei de conhecer a sua visão sobre a obra, mesmo que ela tenha me desestimulado um pouquinho, kk!

    Beijos e boa semana♥

    Thati Machado; escritora e blogueira.

    ► http://nemteconto.org


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thati, mas de uma oportunidade. Acho que sempre devemos tirar nossa própria visão sobre o livro, de repente o livro de toca mais que eu!

      Excluir
  7. Oi, Joi!
    Achei esse livro muito lindinho, compraria só pela capa. Mas, o enredo parece ser legal. Enfim, quem sabe um dia não dou uma chance a ele.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Joi!
    A capa do livro é belíssima e eu adorei as fotos com o barquinho rosa, rs. Fofo! Mesmo assim, esse livro não está na minha lista. Eu já li várias resenhas dele e percebi que vou me irritar bastante com a protagonista e com esse problema com a melhor amiga. Todas as resenhas que li falaram mal desse ponto, então fiquei com um pé atrás e provavelmente não vou ler o livro. Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo joia?
    Adorei as fotos, ficaram bem fofas *--*
    Achei a capa desse livro bonita, eu ainda não conhecia nada sobre ele, não gosto muito de romance juvenil, mas parece ser bem legal :D

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Joi!

    Olha, eu não sou muito fã de romances, mas esse me chamou a atenção, rs.
    A história é interessante e a capa muito linda *-----*
    Já ouvi falar bastante dele, então acho que o livro entra na lista haha

    Abraços,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia War! A história é fofa sim, acho que tu vai curtir mto!

      Excluir
  11. Olá!
    Parece ser um bom livro mesmo e fique até com vontade de ler, ainda mais porque amo romances.
    Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas parece algo gostoso de se ler.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu achei fofinho, mas não sei se vou começar a ler num futuro próximo. Sinceramente? Sua resenha me lembrou de Tipo Destino e não sei se estou pronta para ficar novamente decepcionada com a Protagonista (a maioria delas pode ser bem chata quando quer..). De qualquer forma, adorei a resenha ;)
    Bjs, Juh.
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo Destino é assim? Tenho aqui e lembro que comprei por que li uma resenha positiva, mas desde que comprei não consegui parar para ler! =/

      Excluir
  14. Ooooi, Joi! Tudo bem? Eu acho essa capa sensacional, porque é clean, simples e linda ao mesmo tempo! Acho que ela retrata bem o que o próprio livro deve ser: fofo, daqueles para se ler sem compromisso e com uma história bonita! Adorei as fotos também! Bjos

    Participe do nosso top comentarista - Livro: Garota Online
    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Tici, você captou tudo! E sobre as fotos...vindo de você, me emociona! Sério! Bjs

      Excluir
  15. Olá Joi!
    Ultimamente está tendo muitos livros que passam uma mensagem para o leitor, não é mesmo? Não é o meu gênero literário favorito, mas achei interessante, mas mesmo assim, não acho que eu o compraria. A capa me agradou muito, mas o conteúdo não.
    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu, mas talvez eu pergunte a alguém que leu. Não sei se eu iria gostar da leitura.
    Abraços.

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Géss, chicklits tbm não são os meus favoritos, pode ser por isso que não tenha gostado 100% mas é uma história fofa!

      Excluir
  16. Olá,
    Estou doida para ler esse livro, sinto que ele é daqueles que vai para minha lista de favoritos.
    Adorei a resenha, me fez ficar com mais vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Primeiro que essa capa é lindaaa, tô apaixonada! E gente, não sei o porque, mas a capa me lembra muito o livro da Marina Carvalho: azul da cor do mar.
    Não sei porque hahaha
    Quero muito ler! Já tinha visto no skoob, pela premissa é meu tipo de livro haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando aqui Mariana, parece mesmo, mas sinceramente? Prefiro de Cure Meu Coração! ^^

      Excluir
  18. Eu também achei a capa linda, ela é romântica e ao mesmo tempo fofa...gostei da foto que usaram e o modo que o titulo está escrito acho que deu um charme a mais na capa.
    Eu tinha me interessado pela capa, mas ao ler a sinopse eu vi que não gostei tanto... gosto de romances, mas esse realmente não me deu aquele tchan sabe?!
    Mas gostei de saber que o livro traz uma mensagem de autodescobrimento, perdão e maturidade, que na adolescência a gente começa a aprender sobre a gente mesmo.
    Por enquanto não devo ler, quem sabe depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Suzzy, para os adolescentes é o livro ideal! Aprendizados lindos ^^

      Excluir
  19. ja li coisas mt boas desse livro em outras resenhas, e principalmente ressalta aspectos que nem o seu, de que a mensagem eh boa.. pela sinopse a historia ja me atrai e c tanto aspecto positivo do livro, pelo menos que para mim seria, nao "universalmente". queria tirar minhas proprias conclusoes e ler o livro
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, se você ler me fala o que achou, vou adorar comentar o livro com você ^^

      Excluir
  20. eii
    nossa adoro livros assim que tentam chegar o mais próximo possível da realidade enfrentada hoje em dia por algumas pessoas, e quem tem como personagens principais adolescentes pois eles vão aprendendo no decorrer da historia como e o mundo em sua volta e assim crescendo ou regredindo...bjs

    ResponderExcluir
  21. Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei completamente encantado pela capa e depois me agradei muito com a sinopse dele, mas cabei deixando a vontade de ler passar, mas ao ler sua resenha ela voltou!! Vamos ver se encontro num preço bom para eu comprar!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  22. A capa é linda e eu sempre vou primeiro pela capa, antes eu tive muita vontade de le-lo, mas perdi e agora no momento estou lendo mais coisas de aventuras. Por enquanto não pretendo le-lo, mesmo assim obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te julgo Brenda, apesar de todo mundo dizer "Não julgue o livro pela capa" nós sempre fazemos isso, não adianta!

      Excluir
  23. Oi, tudo bem? Eu gostei muito da capa deste livro, ela é linda. Não tinha lido a sinopse ainda e agora lendo a resenha vi o quanto esse livro é bom, é um conjunto completo. Capa e conteúdo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir