Resenha: Escola Noturna

Título Original: Night School
Autora: C.J Daugherty
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Páginas: 336
Compre aqui

- postada originalmente por mim no Livros e Chocolate Quente.

Depois de sua terceira prisão, Allie Sheridan, é mandada para um internato chamado Academia Cimmeria, uma escola rígida e principalmente sombria e cheia de mistérios. Allie foi parar lá por ter mudado bruscamente sua personalidade, de menina certinha e estudiosa, para a garota rebelde e problemática, durante meses ela colecionou delitos e tudo como resultado do abandono repentino de seu irmão mais velho Christopher.

Cimmeria tem suas regras e algumas bem rígidas, mas apesar de tudo isso, Allie parece se adaptar. O que a incomoda é o fato de todos os alunos serem de alguma maneira, especiais, vindos de famílias ricas e talentosas. Tudo que Allie e sua família nunca foram. Além disso, em meio as regras dessa nova escola, Allie é informada que não deveria frequentar certas instalações da escola. Estes lugares são organizados por alunos misteriosos, e lá funciona a Escola Noturna. Quebrar qualquer um desses limites podia acarretar sua expulsão. 

Até o final do livro, pouco se sabe sobre a Escola Noturna e como a mínima informação sobre isso acontecer apenas no final do livro vou deixar de fora da resenha para evitar spoilers. Ninguém sabe o que ela é, e os que sabem fingem não saber, é extremamente proibido falar sobre ela. Durante toda a leitura vamos coletando dados e detalhes, pouco a pouco e muito lentamente. A leitura acabou sendo arrastada para mim, por que até metade do livro quase nada acontece, e os acontecimentos que acontecem não são explicados da maneira que queria.


Os personagens secundários são bem presentes na trama e alguns bem desenvolvidos e importantes ao longo da leitura, mas a dualidade de alguns atrapalha. Se é um ponto positivo eu ainda não sei. Ao mesmo tempo que confiamos em um personagem cegamente em uma página, na próxima, já não confiamos tanto assim. Sem falar na formação de alguns laços repentinos e daqueles que são quebrados da mesma forma. De qualquer maneira, é isso que acaba prendendo o leitor, deixando-o atento a qualquer detalhe.


Um ponto negativo foi o fato da autora ter forçado algumas cenas românticas onde não deveria existir, e isso me incomodou um pouco. Allie se vê envolvida por Sylvain e Carter e também tem seus colegas Jo, Jules, Rachel, Gabe e Lucas, todos com suas peculiaridades e segredos, é claro! Tudo isso faz com que o leitor e a própria Allie, não saiba em quem confiar, quem está contando a verdade? A onda de mistério e segredos que envolvem todos dentro de Cimmeria é sempre presente, ainda mais depois de uma série de fatos macabros acontecerem, incluindo a morte de uma aluna. Tudo isso, mesmo que indiretamente acaba envolvendo Allie, que pode estar em perigo.

Apesar da capa e o nome enganar um pouco, não estamos diante de mais um livro, ou melhor, de mais uma série sobrenatural. Pelo menos, não até agora pelo que me foi apresentado no primeiro livro. C.J. Daugherty conseguiu criar uma boa história, com alguns fatos surpreendentes e nem um pouco clichês, mas apesar da trama correr para algo original e inteligente, ela pecou em sua narrativa e desenvolvimento, mesmo com uma ótima ideia, acredito que tenha sido mal executada (mas não totalmente OK?!).


Escola Noturna é o primeiro livro de uma série de cinco livros, e provavelmente toda esta falta de desfechos seja por este motivo. Sendo o primeiro, apenas o livro introdutório para todo o enredo que deve se desenrolar a partir daqui. É um livro teen e por este motivo o livro não funcionou totalmente comigo, principalmente por eu não me identificar mais com a idade dos personagens. Como não sou de começar uma série e não terminar, pretendo dar continuidade à ela e espero realmente que a autora evolua mais nos próximos volumes, quero descobrir se toda esta falta de explicação realmente terá uma explicação.

Confira a série Escola Noturna
1. Escola Noturna
2. Escola Noturna: O Legado

35 comentários

  1. Oooi Joi!!

    Eu já li duas resenhas que relatam a mesma coisa, e li uma do segundo livro que mostra que a autora evoluiu muito pouco a narrativa. Uma pena né?
    Eu acho o enredo muito interessante e poderia ser melhor trabalhado né? Acho que normalmente o priemiro livro é fraquinho uma introdução só.

    Fiquei feliz em saber que você não abandona série hahahaha


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve devo postar a resenha do segundo aqui. Mas confirmo, a narrativa não mudou =/

      Excluir
  2. Quero ler esse livro desde que lançou RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Pena que você não gostou tanto dessa leitura, mais eu ainda estou curiosa para ler pois estou vendo várias resenhas positivas quem sabe você goste do próximo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Denise, nada melhor do que ler e tirar as próprias conclusões, infelizmente pra mim não rolou.

      Excluir
  4. Oii,
    é a terceira resenha que leio sobre esse livro e encontro a mesma opinião basicamente.
    Não sou muito fã desses tipo de história mas confesso que fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Ooi, Joi! Tudo bem? Vi uma resenha sobre esse livro recentemente e também houve essa oscilação de gostar e não gostar :x Eu adoro livros mais teen ou infantis e também curto essa pegada de escola sombria. Mas como já estou com muita coisa para ler, vou deixar essa passar :/ Bjo!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Tici, mas se tiver um tempinho da uma oportunidade! Bjs

      Excluir
  6. Oi, Joi, tudo bem?

    Eu não sei o porquê, mas não curto a história desse livro. E andei lendo umas falando que tem um triângulo amoroso...tô fugindo disso! Tô saturada de triângulo amoroso! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade e no segundo livro fica tudo ainda mais confuso =/

      Excluir
  7. Oi Joi,
    Estou fugindo de séries, pq estou com mtas pendencias.
    Mas a premissa de escola noturna nao me atraiu muto. Me pareceu mais do mesmo, sabe?
    Me frustra mto ver um autora com uma ótima ideia em maos, mas que falha na hora de executar.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi, estava muito curiosa sobre esse livro, não sabia o que pensar dele, continuo sem saber se é sobrenatural, provavelmente sim. Ele continua na fila de leitura.
    Um abraço,
    Boo Nina,
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/07/eduardo-spohr-e-sua-fantasia-brasuca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, na resenha eu comento que não se trata de um livro sobrenatural... ^^

      Excluir
  9. Olá, Joi.
    De começo, já estou fugindo de séries, principalmente porque tenho mais de dez em aberto. Infelizmente, não tem como começar mais uma agora.
    Quanto ao livro, de uma maneira geral, não sei se ele me agradaria. Apesar de ter certo mistério, o que me agrada demais, acho que essas cenas que parecem um pouco forçadas me fariam desistir da obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, eu queria conseguir desistir de uma obra assim que pego, mas nunca consigo hahaha

      Excluir
  10. Oi Joi!
    Eu li esse livro, mas com a capa antiga, e concordo com você: a ideia era ótima, mas foi mal executada. Eu esperava muito mais, quando algumas coisas foram reveladas, me decepcionei. Acabei nem lendo o próximo livro da série.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Joi, tudo bom?
    Ainda bem que não comprei esse livro, pqp. Teen demais? É to passando da fase

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, pelo seu comentário não fiquei muito animada, no momento não me interessei, mas quem sabe pra frente, quando colocar minhas leituras em dia, eu pense em ler a série, mas mesmo assim valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  13. Realmente não gostei muito da proposta do livro e a história não me cativou...
    Obrigada pela dica!
    Beijos e beijos^.^
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. É uma pena que não tenha gostado muito, mas mesmo com os pontos negativos eu ainda quero muito ler, eu não sabia que será cinco livro e confesso que estou feliz em saber disso, já ouvi dizer que o segundo é melhor que o primeiro. Eu gostei da capa da um ar de misterio.

    ResponderExcluir
  15. Oláa,
    O livro tinha tudo para ser bom, mas é uma pena que ele não tenha resolvido com você. Achei a premissa bem legal, e a capa bem sugestiva. Confesso que fiquei bem curiosa!
    Gosto de personagens meio misteriosos e que não sabemos em quem confiar. Acho isso legal em alguns livros.
    Não sei se dou uma chance, será? hahaha Adorei a resenha :D

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, leia sem compromisso, quem sabe tu não gosta não é mesmo?! Bjs

      Excluir
  16. Olá...

    Mesmo você falando que foi uma leitura arrastada, me interessei pelo livro...pela história através da sua resenha... gosto de livros de suspense, que só nos mostram o que realmente acontece no fim do livro!!
    E olha essa capa que lindaaa!! Adorei!!

    Parabéns pelo post.

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Joi, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, pois ela já me deixou situada no que esperar da história.
    Recebi o livro estes dias para resenha, e espero que a história me prenda e que valha a pena.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Joi!
    Estou muito curiosa com essa série. Vejo vários comentários sobre ela.
    A originalidade é o que mais me atrai e me deixa interessada. Uma pena a autora ter pecado na narrativa.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  19. Super quero esse livro.
    Acho a capa dele muitooo linda.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  20. Eu estava com muita vontade de ler o livro e fiquei bem desanimada. Detesto histórias muito paradas. Pra mim tem que ter algo acontecendo e o tempo todo. Então, por causa disso acho que já vou deixar esse livro de lado.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  21. OI Joi, tudo bem?

    Eu achei essa série muito grande e estou evitando séries assim. E a sua avaliação mais a resenha me fez decidir esperar para ler essa série. Vou saber se nas continuações a narrativa melhora.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir