Resenha: Eu te Darei o Sol

Título Original: I’ll Give You the Sun
Autora: Jandy Nelson
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Páginas: 377
Compre aqui

Quando Eu te Darei o Sol chegou aqui em casa eu não fazia ideia alguma do que iria encontrar nas páginas desse livro com a capa amarela mais fofa do mundo. Confesso que a cor, o desenho simples mas gracioso, e o nome curioso foram os principais responsáveis por me deixar curiosa em relação a história. Admito também que, quando não sei o que esperar de um livro, a capa é sempre a culpada por me fazer abandoná-lo ou iniciar a leitura com grandes expectativas. No caso desta obra a capa me salvou, mas eu preciso agradecer a Joi por ter me enviado esse livro, e ter me dado a oportunidade de conhecer uma história que, se não fosse pelo Estante Diagonal, eu provavelmente nunca teria a chance de conhecer.

Essa história possuí uma premissa simples e bem conhecida (acredito eu) por vários leitores espalhados mundo afora. Nesta obra nós seremos apresentados ao querido e criativo Noah e, a confusa e habilidosa Jude, irmãos gêmeos que estavam ligados um ao outro desde muito antes de nascerem. Os dois sempre possuíram uma ligação muito forte, por serem irmãos eles acabaram criando, desde o início de sua relação, uma ligação forte de apoio, companheirismo e proteção. Um sabe dizer quando o outro não está bem, sempre escolhem a mesma opção quando estão jogando Pedra, Papel ou Tesoura, eles possuem a capacidade de perceber o que o outro está pensando em qualquer momento, a não ser que algum deles feche as cortinas da mente e evite que o outro entenda o que se passa lá dentro.

“Alguma coisa está acontecendo no rosto dele agora, algo muito brilhante tentando transparecer, uma represa contendo toda uma parede de luz. A alma dele deve ser um sol. Nunca conheci ninguém que tivesse alma de sol.”

Quando a adolescência chega, e começa a tomar o lugar da infância e inocência, os dois irmãos, que antes eram tão unidos e ligados, começam a se distanciar. As amizades, os interesses e principalmente, a personalidade de cada um, faz com que NoaheJude, aos poucos se transformem em Noah e Jude, e iniciem um processo de distanciamento, processo este que muitas vezes é evitado, ou atrasado devido a falta que um faz na vida do outro. Porém, é justamente a personalidade, a inveja, ciúmes e por vezes a raiva que um sente pelo outro que farão com que a bela relação que os gêmeos mantinham seja corroída por inteiro. As indiretas, a forma como eles passam a se tratar, o fato de que os dois, aos poucos iniciam uma pequena guerra de cutucadas e estratégias para que percam coisas preciosas em suas vidas, faz com que o mundo seja destruído pouco a pouco. Mas é quando uma terrível tragédia ocorre na vida de sua família, que a ligação é quebrada por completo, e irmão e irmã se transformam em seres que nunca nasceram para ser.


Eu te Darei o Sol foi uma maravilhosa surpresa para mim. Normalmente eu não tenho o costume de ler livros com essa temática, e muito menos livros deste gênero (se não estou enganada, esse livro é um Young Adult). Essa obra fez com que eu saísse da minha zona de conforto, e não poderia estar mais feliz por ter tido a chance de conhecer essa obra. Aqui a autora nos agracia com as tão conhecidas confusões, dramas, aventuras e desventuras que vivemos na adolescência. Mas muito mais do que isso, nós encontraremos momentos de bela reflexão sobre a vida, sobre o amor, sobre seguir o que o seu coração manda. A leveza e graça dessa história me encantaram, fizeram com que eu voltasse para uma época estranha e engraçada. Esse livro foi como um espelho, segurado, estampado na minha frente. Ele me refletiu em suas palavras, me mostrou em suas letras, e fez com que eu realmente pudesse aproveitar a experiência. 

“Jude sabe muito bem como prezo o sol e as árvores. Nós dividimos o mundo desde os cinco anos. Estou vencendo no momento; a dominação do Universo está ao meu alcance pela primeira vez. ”

Noah, sem sombra de dúvida, é o meu personagem preferido nessa história. Ele é único, criativo, irradia vida, alegria e amor. Noah fez com que eu lembrasse de mim mesma, me fez sonhar com coisas que não sonhava à tempos, me fez relembrar tantas histórias e acontecimentos que havia esquecido. Esse personagem maravilhoso possuí tanta humanidade, tanta vida dentro de si, que é impossível não torcer por ele, é difícil não se identificar. O detalhe brilhante e maravilhoso, de que o personagem desenhava e pintava tão bem, me fez lembrar de uma Bel mais nova e sonhadora, que almejava pelo dia em que fosse se tornar uma artista, sonhava com o dia em que fosse entrar para a Faculdade de Artes e “reconstruiria o mundo”

Quem sabe, a arte tenha sido o elemento crucial para me fazer amar, adorar e suspirar por esse livro. Talvez a soma de todas as partes confusas, estranhas e adoráveis do que é ser adolescente tenham feito com que eu me apaixonasse. Ou quem sabe, o fato de já ter passado por situações e experiências parecidas com as dos personagens, tenha feito com que eu mergulhasse de vez nessa história. Admito que leria de novo e de novo, e daqui a dez anos, onde quer que estivesse, ainda indicaria esse livro para quem quer que fosse, pois ele tem poder, e passa mensagens tão belas, que não quero esquecer jamais.


O livro é todo narrado por Noah e Jude. Noah nos apresenta o passado, nos mostra a época em que tinha treze anos e o distanciamento entre sua irmã não era algo definitivo. Jude nos apresenta o presente, ela nos acompanha pela época em que tinha dezesseis anos e as coisas já não eram as mesmas, onde tudo havia mudado e sua relação com Noah já não existia mais. Nós conhecemos a história através dos olhos destes irmãos, e ouso dizer que, se o livro fosse escrito de qualquer outra maneira, ele não teria o peso e a beleza que possuí. É graças aos olhos destes gêmeos que podemos nos identificar, ou não (desculpe Jude), é graças a eles que podemos acompanhar cada acontecimento, cada situação, cada pensamento e sentimento. 

Nós vivenciamos cada passagem juntamente com os personagens, e é aqui que está a mágica. O único problema, a única coisa que me incomodou ao longo da leitura, foi o fato de que as partes destinadas a cada personagem ficaram longas demais. Esse detalhes me surpreendeu e irritou pois permanecemos em um determinado acontecimento por tempo demais. Acompanhamos este ou aquele personagem durante várias e várias páginas, e isso atrapalha um pouco a leitura. Gostaria que a autora tivesse balanceado melhor as partes, tivesse optado por uma quebra maior nos acontecimentos, assim o livro não ficaria tão preso e o ritmo da leitura seria mais fluido.

“Digo que vocês têm que fazer escolhas, errar, cometer erros enormes, terríveis, imperdoáveis, realmente estragar tudo. Digo que é a única maneira. ”

A Novo Conceito está mais uma vez de parabéns pelo belíssimo trabalho realizado realizado nesse livro. Como já era de se esperar, novamente recebemos uma edição graciosa, simples, porém absurdamente bela. Confesso que me encanto muito mais por edições simples e bem boladas, do que por edições mais detalhadas. Minha única ressalva está no fato de que ainda existem alguns errinhos de revisão, não é nada que atrapalhe a leitura, mas observando uma obra encantadora e tão rica como essa, eu me atrevo a dizer que desejaria que não houvesse erro algum.


Eu te Darei o Sol é um livro leve, gracioso, sensível e absurdamente iluminado. Ele é a prova de que é possível se utilizar de uma nova visão sobre algo que já estamos acostumados a ver e ouvir. Esta obra nos mostra que o amor é complicado, difícil, complexo, mas vale a pena lutar por ele. E não se deixe enganar, não estou falando apenas do amor tão discutido e observado em casais, mas sim do amor pela vida, pela arte, de todo o tipo de amor que pode existir nesse mundo maravilhoso. Essa obra é viva, pulsante assim como Noah, ela quer nos mostrar que existe um mundo novo dentro de nós mesmos, dentro de tudo o que conhecemos. Tudo o que você precisa fazer é se arriscar.

“Afinal, quem sabe? Quem sabe alguma coisa? Quem sabe quem está no controle? Ou o quê? Ou como? Quem sabe se o destino é apenas como você conta para si mesmo a história da sua vida? ”

34 comentários

  1. Adorei a resenha e o livro! Aliás, parabéns pelas suas parcerias. Você sempre indica livros maravilhosos e com capas lindas.
    Abraços.
    www.oraculodeelfos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulia, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que você gostou da resenha. Essa capa é linda mesmo, achei uma graça, e gostei ainda mais porque é amarela, sou apaixonada por capas amarelas !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Amei sua resenha!
    Estou muito curiosa pra poder ler essa história, essa capa me conquistou tem um tempo já.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem ???
      Muito obrigada flor, fico muito feliz por saber que você curtiu a resenha !!!
      Tomara que você consiga ler o livro, a história me surpreendeu muito, não imaginava que fosse gostar tanto. Não esquece de me contar o que achou depois que terminar a leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oii,
    eu quero ler esse livro em breve, pois além da capa ser maravilhosa a história parece ser tão boa quanto.
    Adorei a resenha.
    Beijos!!
    maisumepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem contigo ???
      Espero que você consiga conferir essa história flor, gostei muito dela, e apesar de não ser o tipo de livro que eu normalmente procuro ler, eu adorei a história !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Bel, que resenha linda! Ela transborda sentimentos e me faz querer ter esse livro agora, nesse momento, sem espera!
    A história parece ser muito bonita, feliz em um início, mas triste em outro. Ainda mais quando um irmão se distancia de outro devido às mudanças que estão acontecendo né, são adolescentes...
    Mas é necessário lembrar que, uma hora ou outra, eles voltam a se falar, e os laços ficam mais fortes.
    Abraços! | Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Fico muito, muito feliz por saber que gostou da minha resenha. Adoro quando vocês comentam o que acharam, me contam suas opiniões ou o que esperam dos livros que comento por aqui, o feedback de vocês é muito importante pra mim !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Heey!
    Gostei muito da premissa desse livro e pelo que li na sua resenha o livro é excelente!! Espero poder conhecer Noah e Jude em breve ^^
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, tudo bem ???
      Tomara que consiga realizar a leitura desse livro, eu comecei a ler sem saber o que me esperava e confesso que me surpreendi positivamente, não achei que fosse gostar tanto !!!
      Não esquece de me contar o que achou, depois que ler o livro !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi Bel, - Ah, adoro suas resenhas! (As da Joi também, claro)
    Eu estou com esse livro aqui para ler até o fim do mês, espero que eu consiga! HEHE
    Muita gente reclamou que o livro é muito longo e que se perderam nos acontecimentos, por esse motivo o deixei para o fim do mês. Estou tentando livrar as leituras mais rápidas e espero que esse livro seja uma dessas para mim. Ao contrário de você, eu adoroooo YA! Então, talvez eu dê a última estrelinha que você não deu para o livro, rs.
    Linda resenha! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    Love Lovers Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem flor ???
      Mari eu fico muito feliz por saber que você gosta das minhas resenhas, saber disso me deixa muito contente, vocês nem imaginam o quanto !!! O feedback de vocês é muito importante para mim !!!
      Sabe flor, com relação ao livro ser longo eu não tenho problema, mas para mim o pior defeito foi o fato de que a autora não soube dividir muito bem as partes do livro, deixando tudo muito comprido. Eu que gosto de finalizar o capítulo que estou lendo, antes de parar a leitura, quase fiquei louca, rsrsrs.

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi tudo bom?
    Meu deus, EU QUERO ESSE LIVRO!!!!!!!!!!1
    Imagina uma pessoa louca agora? Essa sou eu. Livros fofos assim é o que ta me tirando da ressaca literárias então né kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Telemaco, tudo ótimo e contigo ???
      Você precisa ler esse livro, se está tão animado assim com a história, tenho certeza de que vai curtir a leitura !!!
      Não esquece de me dizer o que achou da leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Oie, tudo bom?
    Estou lendo esse livro atualmente. A história não é ruim, mas não consegue me prender. Para você ter uma ideia, já li 3 livros paralelamente a esse. Eu estou bem curiosa para saber qual foi o ponto em que os dois romperam relações. Também estou incomodada com os grandes capítulos porque isso atrasa um pouco a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo ótimo e contigo ???
      Fiquei feliz por saber que está lendo o livro, bom, acredito que agora você já deve ter finalizado a leitura não é mesmo ?! Mas me conta, o que você achou da história ??? Espero que tenha gostado !!!
      Você destacou um ponto que também me incomodou muito, me incomodei muito com o tamanho dos capítulos. Sinceramente, não gosto de capítulos muito longos, não ligo quando eles possuem um tamanho mediano, mas quando eles são compridos demais a minha leitura perde um pouco a fluidez.

      Beijinhos

      Excluir
  9. Que resenha maravilhosa, já estava com vontade ler esse livro, agora fiquei com mais vontade, a capa é maravilhosa, que história maravilhosa, ao ler essas linhas voltei a minha adolescência, a todos os sonhos e desejos que queria realizar, a todos os cursos que queria fazer, rsrsrs, que delícia, uma viagem no tempo, com certeza esse livro está na minha lista de leituras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da resenha flor !!!
      Você conseguiu comentar bem o que eu senti enquanto lia esse livro, pude voltar à adolescência junto com ele. Relembrei tantas coisas, tantos sentimentos, situações, fases que admito que senti uma confusão de sentimentos enquanto lia o livro !!!
      Espero que goste da leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oi,
    Minha mãe acabou de ler esse livro e como você ela gostou muito também. Parece ser um livro lindo com grandes lições.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, tudo bem ???
      Gostei de saber que sua mãe também curtiu a leitura flor, é realmente um livro repleto de pequenas lições !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. O livro não me pareceu ser tão interessante assim, apesar de você ter gostado. E essa capa também eu tenho uma coisa com ela, que ao mesmo tempo que eu acho linda, eu acho feia e fico nessa sabe kkkkk mas confesso que agora até eu fiquei com vontade de fazer parte da estante ha, ha.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih, tudo bem ???
      Que pena que o livro não conseguiu te deixar curiosa flor, mas sabe, esse tipo de livro não é exatamente a leitura que eu costumo buscar, mesmo assim me surpreendi positivamente com a história, quem sabe você também não se surpreende !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?

    Eu estava esperando uma resenha deste livro e gostei do que você falou sobre ele. Mesmo não sendo o meu tipo favorito de leitura eu vou ler, pois fiquei curiosa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo ótimo e contigo ???
      Espero que goste da leitura tanto quanto eu flor. E não se esqueça de me contar o que achou da história, depois que finalizar a leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. Olá!
    Eu já me interessei por esse livro de cara por também ser gêmea, mas confesso que histórias sobre amor não-romântico não me atraem muito, então já tem um tempo que estou protelando, haha. O livro parece ser mesmo uma gracinha, só pela sua descrição o Noah já me cativou! Espero ter tempo de ler em breve.
    Abraços purpurinados ♥
    Elisa,
    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa, tudo bem ???
      Tomara que consiga realizar a leitura desse livro em breve flor, apesar de a principio não parecer ser uma grande história, eu garanto que vale a pena.
      Para você ter uma ideia, eu não costumo realizar esse tipo de leitura, mas hoje não me arrependo de ter aceitado o pedido da Joi para ler esse livro. Me identifiquei com tantas passagens que era impossível não gostar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. O livro parece ser muito bom,mas não faz o meu genero, mas se acontecesse de eu ganhar ele eu com certeza aproveitaria para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, tudo bem ???
      Tomara que você tenha a oportunidade de conferir essa história. E não esqueça de me contar o que achou, depois que você finalizar a leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Oie! Tudo bem!?

    Geeente, primeiramente, que fotos lindas! Ficaram maravilhosas. Adoro fotos de livros e tal, a gente passa um bom tempo tirando foto deles pro blog e afins mas no fim ficam mesmo lindas.
    Sobre o livro, eu fiquei muuuuuuito afim de ler, mesmo não sendo o gênero favorito, nem nada do tipo. Achei diferente a história, adoro essas relações de irmãos e tal e o drama nisso, mesmo sendo young adult. E a Edição que está linda né?

    Vou colocar na listinha, sem dúvidas, ainda mais depois dessa resenha, que ficou ótima.
    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah, tudo ótimo e contigo ???
      Fiquei super feliz por saber que você gostou das fotos que eu tirei do livro flor !!! Eu sempre penso em novas formas de tirar as fotos, de deixar tudo mais interessante para vocês, e confesso que essa é a primeira vez que alguém elogia minhas fotos !!! Fiquei super contente !!!
      Tomara que você consiga realizar a leitura flor, não esquece de me contar o que achou dessa história depois que você finalizar o livro !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  16. Estou com muita vontade de ler esse livro! Vi vários comentários positivos no instagram e fiquei super curiosa. Sem contar que essa capa é uma graça.

    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem ???
      Tomara que consiga ler o livro flor, espero que goste dessa história tanto quanto eu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Oie, tudo bem?
    Quando vi esse livro pela primeira vez - em um canal do youtube - fiquei apaixonada por ele, principalmente pela capa, mas isso gerou uma dúvida, será que o conteúdo vai superar as expectativas? Acabei deixando ele de lado todas as vezes que fui em uma livraria desde então, porém, após ler diversas resenhas, inclusive a sua, fique mais confortável em ler ele! Vai entrar para a lista dos "desejado" de uma vez por todas, haha.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    http://mundodeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo ótimo e contigo ???
      Fiquei feliz por saber que pretende realizar a leitura, ainda não tive a oportunidade de ler outras resenhas desse livro, mas acredito que ele seja do tipo de livro que consegue conquistar muitos leitores !!!
      Eu que não costumo ler esse tipo de livro amei !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir