Resenha: Se Joga!

Título Original: Jump...and yout life will appear
Autora: Nancy Levin
Ano: 2014
Editora: Gente
Páginas: 192
Compre aqui

Se Joga! é o livro que toda pessoa, que um dia se sentiu ou se sente estagnada, deveria ler. O livro é uma dose de consciência. Nancy Levin compartilha de forma intima com o leitor o momento "x" de sua vida, onde ela tinha apenas duas opções: recuar ou se jogar. Ela escolheu se jogar e através dessa leitura nós conseguimos tirar proveito da experiência dela para nossas vidas.

A autora relata todo o seu divórcio, o antes, o durante e o depois. E através dele ela nos ensina a ultrapassar este tipo de dor, não apenas problemas amorosos, mas sim tantos outros que as vezes fazem parte de nossa vida e nem ao menos sabemos, ou simplesmente não queremos saber. É o livro onde a autora juntamente com sua experiência pessoal vê a chance de mostrar ás pessoa os erros que cometemos durante nossa vida e como concerta-los.


Durante a leitura somos submetidos à discussão e exercícios, possibilitando que identifiquemos o que nos incomoda em nossas vidas, o que escondemos a sete chaves em nosso intimo apenas para satisfazer a sociedade em que vivemos, apenas para nos encaixa em um grupo, ela nos ensina a perdermos esta necessidade de nos moldarmos a quem está a nossa volta. É este tipo de desapego, ao querer satisfazer os outros e querer satisfazer nós mesmos que trabalhamos em Se Joga! Em primeiro lugar devemos nos amar, nos conhecer, para depois sermos capaz de amar outras pessoas.

Nancy apenas se deu conta disso e de muitas outras coisas abordadas no livro, depois de estar casada por 18 anos em um relacionamento onde ela vivia para agradar seu ex-marido. Ao mesmo tempo que vamos tirando várias lições através dos relatos de Nancy e de seus clientes que também contribuem com livro, também vamos acompanhando toda a jornada da autora em busca do seu autoconhecimento.


Se Joga! é um autoajuda sim, mas que te envolve tanto com os relatos da autora que a leitura flui muito facilmente. O livro fala principalmente pela tomada de grandes decisões, e como o nosso medo de seguir em frente, as vezes nos paralisa. Estar em uma zona familiar realmente é mais reconfortante, mas como descobriremos o novo se nunca tentarmos não é mesmo?!

Eu achei a leitura extremamente válida para mim, que hoje com meus 26 anos já me vi adiando planos por medo de muitas coisas. Adorei conhecer a experiência de Nancy, adorei ver seu amadurecimento e adorei ver o modo que ela encontrou de ajudar pessoas que passam ou passaram pelos mesmo tipos de questionamentos. Mas principalmente, aprendi a estabelecer limites para mim e respeita-los, acima de tudo, não desviar de qualquer problema apenas para evitar o que virá depois.


Os exercícios do livro são divididos por passos em cada capitulo. E eles são realmente eficientes para conhecermos mais de nós mesmos e para despirmos as máscaras que vestimos diariamente. O primeiro passo e mais relevante que tirei do livro como um todo, é assumir-se autêntica como realmente sou. Depois vieram lições como ter a a certeza do alinhamento do meu verdadeiro eu, me aceitar, ser livre e se jogar realmente. Sem medo! Venho trabalhando muito isso na minha vida, e agora enfim, tenho tempo para correr atrás dos meus sonhos e fazer aquilo que realmente me faz feliz. 


Leiam, tenho certeza que Se Joga! irá ajudar não só aqueles que realmente precisam de um empurrãozinho em suas vidas, mas também aqueles que precisam apenas de um estalo. Lembrem-se, pedir ou buscar ajuda não significa não ser bom o suficiente, nada vai desmoronar se isso acontecer, isso não é uma fraqueza. Significa: "Opa! Eu estou viva, estou aqui. Vamos viver da melhor maneira possível por que a vida é só uma"

21 comentários

  1. Oi, Joi, tudo bem?
    Em primeiro lugar, como o blog está lindo de cara nova! Achei que ficou muito mais a sua cara! Adorei. Em segundo lugar, que bom que foi te conhecer no evento de sábado! *-*
    Sobre o livro... Essa capa chamou minha atenção na primeira vez que o vi. Quando eu soube que era autoajuda fiquei meio receosa, mas depois que li a sinopse fiquei com muita vontade de ler e sua resenha só aumentou essa vontade. Vou colocar na lista de próximas requisições.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do livro, das mensagens, dos exercícios, quando estava lendo a resenha me identifiquei, pois muitas vezes quero agradar as pessoas e acabo deixando o meu eu de lado, também tenho muito medo de sair da minha zona de conforto, quero muito ler, com certeza pra minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha de influenciado positivamente :)

      Excluir
  3. Parece que tudo o que fazemos é em nome de agradar alguém ou para tentar nos encaixarmos na sociedade. E esse livro parece mostrar o contrário. A coragem de ser diferente e não ter vergonha disso, além de outras coisas.
    Achei bem legal!!!

    Beijos!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rai, ela nos da outra visão de nos permitir! Achei valido!

      Excluir
  4. Oi, tudo joia?
    Joi gêmea de nome, ultimamente ando vendo muitas resenhas sobre esse livro, achei essa edição muito linda, a proposta dele é muito bacana e isso me deixou com muita curiosidade. Parabéns pela resenha maravilhosa. E novamente vou falar, o blog está maravilhosamente lindo, estou in love com ele <3

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Joi! Tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que leio do "Se Joga", estou impressionada e muito curiosa para fazer essa leitura! Dentro de mim tenho aquela leve tendência de me afastar de livros "auto-ajuda" por experiências que não deram certo, mas recentemente comecei a ficar mais aberta para o gênero. O que estava faltando era o livro certo e acho que encontrei um bom candidato! Adorei saber que o livro é interativo, mas a mensagem que ele passa foi o que me ganhou, estou aprendendo aos poucos a ser mais "eu" e menos "o que a sociedade deseja que eu seja" e descobri que é difícil pra caramba escutar eu mesma. Enfim, estou enrolando com isso tudo, mas adorei a sua resenha e o livro foi para a lista do desejados! Obrigada pela dica (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    já ouvi falar bastante deste livro, mas confesso que ainda nem adicionei nos meus desejados rsrsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Joy, tudo bom?
    Nossa, há tanto tempo não passo por aqui D: Ainda não tinha visto o layout novo, mas AMEI <3 Ficou lindíssimo *--------*
    Já vi outras resenhas desse livro.. As pessoas têm gostado bastante, mas confesso que não faz muito o meu tipo :S Eu acho que não o pegaria para ler por vontade própria... A menos que fosse parceria ou algo assim :T


    Beijo grande e boa quarta ♥

    >Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Thati, tbm não sei se leria sem a oportunidade que ganhei da Gente, mas confesso que foi uma grata surpresa! :) Quem sabe não funciona pra você também heim?! Bjs

      Excluir
  8. Não é um livro que estaria entre os que eu mais quero, mas se acontece a chance de te-lo ou se eu o ganhasse eu iria aproveitar, gostei que ele tem eercicios e eu iria adorar responde-los

    ResponderExcluir
  9. Quero tanto ler esse livro, já li algumas resenhas sobre ele e a sua me chamou bastante atenção.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que não sou muito de ler auto ajuda, mas que fiquei bem curiosa por esse livro. Ainda mais que é baseado na vida dela e cara eu adoro isso kkkkk e também acho essa capa super linda.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Eu quero ler este livro mesmo não sendo muito fã do gênero, mas fiquei curiosa para ler. Espero gostar :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Se ler, depois volta aqui e me conta Ana!

    ResponderExcluir
  13. Se ler, depois volta aqui e me conta Ana!

    ResponderExcluir