Resenha: Minha Querida Aline

Título Original: Minha Querida Aline
Autor: Marcelo Vinicius 
Ano: 2015
Editora: Multifoco
Páginas: 114
Compre aqui

Quando conheci Minha Querida Aline não sabia o que esperar, pensei que seria uma história leve, um romance. A verdade é que li a sinopse por cima e mesmo assim, aceitei a parceria como autor. Quando iniciei a leitura me surpreendi, o livro fala sim sobre amor, mas de jeito nenhum da maneira que achei que seria.

O livro já inicia diferente, somos apresentados a um narrador e seus capítulos são separados pelas anotações do mesmo. Como uma espécie de diário o jovem universitário, relata de que forma foi se apaixonando por sua melhor amiga Aline. Ele está loucamente apaixonado por Aline, ele se declara a amiga, mas ela, jamais poderá corresponde-lo. 

Aline é homossexual e já namora, e por mais que ame o amigo jamais será mais do que isso, apenas uma amiga. Perdidamente apaixonado, o narrador vai contando ao leitor o começo da sua jornada, de tentar provar para Aline que é com ele que ela deveria ficar, porém o caminho que ele escolhe para convencer Aline é perigoso e absurdo.

Quando digo que ele está loucamente apaixonado, eu não estou dizendo no sentido romântico. Ele realmente está louco de amor, e ele está tão apegado nesse amor que acredita que se provar para Aline o quão perigoso é ser lésbica, na sociedade de hoje em dia, ela começara a enxerga-lo como um porto seguro, um verdadeiro amor.


Ele acredita tanto nisso que chega a ser doentio, um amor obsessivo e o afeta não só psicologicamente mas também fisicamente, ele só pensa nisso, dia e noite e não se contenta apenas com a amizade de Aline. O narrador pensa apenas em seus sentimentos, não se dando conta do plano absurdo que começa a formular em sua cabeça.

Ao mesmo tempo, o livro nos envolve no real e na fantasia, onde não sabemos o que realmente aconteceu ou que foi fruto do imaginário do narrador e também do autor. Os escritos de Minha Querida Aline foram encontrados na biblioteca da universidade onde toda a história acontece e isso, sinceramente, dá um toque bem especial para a história. Ao final, todo este mistério que envolve o livro torna a leitura muito mais reflexiva para o leitor.

A diagramação do livro está boa, a qualidade do papel também, porém a editora pecou na impressão da capa, pelo menos a minha edição veio com as cores muito saturadas. Também, depois de ler a obra, percebi que a capa poderia ser melhor, mas isso são apenas detalhes de uma leitora muito crítica hahaha.

Enfim meus queridos, eu recomendo a leitura a todos que procuram algo rápido, dinâmico e ao mesmo tempo interessante, intenso e também polêmico. Com uma escrita envolta de pequenas citações de grandes escritores, Marcelo Vinicius abrilhantou o livro como um todo. Tornou esses escritos um relato verdadeiro do amor, que as vezes, nem sempre é uma coisa boa. Debateu sobre os valores humanos e mostrou que o amor pode também se transformar em algo ruim, para aqueles que resolvem trilhar o caminho mais egoísta.


Sobre o autor:
Marcelo Vinicius é escritor e fotógrafo. É amante de literatura, fotografia e cinema. É graduando em Psicologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), editor da Revista Sísifo e faz parte da equipe editorial da Revista Ideação – UEFS. É integrante do núcleo de estudos em Filosofia da Arte e do projeto de pesquisa em Filosofia Contemporânea, os quais fazem parte do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEF / UEFS); realiza ensaio em Filosofia da Arte e pesquisa em Filosofia Contemporânea via CNPq. Participou do grupo de estudos em Psicologia Social e do projeto sobre cinema e produção de subjetividade, na UEFS.
Para saber mais, acesse: Facebook | Site

19 comentários

  1. Sua resenha ficou incrível!!
    Não conhecia esse autora e nem sua obra.
    Fiquei bem interessada.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi! Nossa, nem eu esperava por essa. Ao olhar para capa também pensei ser uma leitura mais leve de um amor não correspondido (essa parte eu acertei), mas não a pensar que teria toda uma polêmica em volta como disse, um drama. Achei muito legal o autor ter falado sobre esse tipo de amor. Que é egoísta e faz de tudo só para ter a amada por perto, um amor perigoso. E também por ele ter citado uma coisa que é super normal hoje em dia, que é a homossexualidade.
    Confesso que amo livros que contém temas e gêneros assim, que conseguem debater esses tipos de valores e passar isso para o leitor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema deve ser debatido e achei interessante todo o marketing do livro, não sabemos distinguir o que é real e o que é ficção e isso ajuda e muito na leitura!

      Excluir
  3. Oii...gostei do enredo, a história bem interessante, amor obsessivo, será que dá certo, uma pessoa que é homossexual, mudar para hetero, não sei, só lendo mesmo pra saber o fim, rsrsrs, estou curiosa, a capa está bonita.Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania o livro é curtinho dê uma oportunidade, quem sabe?!

      Excluir
  4. iai ele consegue huahau? fiquei curiosa ;o já quero, eu até que gostei da capa... Vamos ver depois de ler se eu mudo de idéia ;) bjuss

    estantdapri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    O livro realmente parace ser bom, ainda mais por apresentar um amor impossível. Diferente de qualquer um outro... gostei e vou procurar ele.
    Beijos :D

    http://carinapontes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha te influenciado positivamente Carina :)

      Excluir
  6. Oi querida,
    Nossa ao ver a capa e o titulo achei que seria algo totalmente diferente, mas depois de ler sua resenha não sei se queria ler. Realmente esse tipo de amor é doentio e nada saudável.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relacionamentos abusivos é um tema que deveria ser mais debatido Raquel, muita gente passa por isso não sabe.

      Excluir
  7. Essa capa não se pareceu em nada com a sua resenha. KKKKK
    Não parece ser um livro muito bom, pela capa eu achava que sim, mas como li sua resenha, vi que a historia é totalmente outra.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei bem curiosa com essa resenha! Gostei da capa , mas também não é essas coisas todas, mas ela é bem legal. Gostei do enredo também e já vi que tem poucas paginas , o que me deixa com um pé atras. Mas tudo bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha lido outra resenha sobre o livro e não tinha me animado mto a ler Minha Querida Aline.
    Eu achei o enredo diferente, mas nao gosto mto de historias que tratam de um amor assim, doentio, complicado e que com certeza faz mal.
    Mas nao sabia que a historia dava margem para o leitor duvida se tudo foi real ou nao...
    Apos a sua resenha me animei a dar uma chance por livro, vou ver se leio mesmo.
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Suzzy, tem algo por trás das linhas e vai com certeza de cada leitor e sua interpretação. Foi uma leitura interessante.

      Excluir
  10. Fiquei curiosa apenas pelo fato do livro realmente não ser o que parece...Não conhecia esse autor mas acho que vale da uma oportunidade.
    Bjs
    http://livros-e-tantos-vicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu achei a capa até bonitinha,mas eu não sei se gostaria desse livro por causa dessa obsessão que ele tem,gosto de romances,mas fico meio com pé atrás para ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é bom ler coisas pesadas, com certeza proporciona uma reflexão.

      Excluir