Resenha: Sonhei que Amava Você

Título Original: Sonhei que Amava Você
Autora: Tammy Luciano
Ano: 2014
Editora: Valentina
Páginas: 318
Compre aqui

O livro conta a história de Kira, uma jovem empreendedora, dona de uma loja de variedades em parceria com sua melhor amiga. Ela tem dois irmãos lindos e gêmeos Cafa e Cadu, que são a sensação do Recreio, um bairro no Rio de Janeiro, cidade onde ela mora.

Um certo dia, Kira começa a sonhar com um homem que ela nunca viu. Após sonhar com ele algumas vezes e começar a se apaixonar, ela o encontra de uma forma muito inesperada.

Essa resenha é particularmente difícil de escrever, porque não posso deixar de apontar coisas ruins e coisas boas e deixar minha opinião de um jeito equilibrado. O caso é o seguinte: a ideia do livro em si é muito interessante. A personagem sonhar recorrentemente com um homem que ela não conhece, começar a gostar dele e depois encontrá-lo na vida real é muito instigante, um tema ótimo para se trabalhar.

Porém, a autora se prendeu em algumas futilidades como, a beleza e o sucesso que os irmão fazem com as garotas do bairro, o uso excessivo da palavra "amigaaa" e todos serem felizes e terem dinheiro e carros... Coisas desse tipo. Acho que ela escolheu um tema ótimo, misterioso e poderia ter dado mais sensibilidade à trama. Sou um pouco contra enredos que dão muita ênfase na beleza e bens materiais.

Acho que ela também poderia ter se aprofundado nessa conexão que a personagem tem com o homem misterioso nos sonhos e explicado melhor porque isso acontece. Ao invés de transformar a personagem em uma paranormal que recebe mensagens de socorro através dos sonhos.


Depois de acabar a leitura fiquei com a impressão de que esse tema tem muito potencial e pode ser melhor aproveitado em uma história mais profunda, com mas significado. Existem momentos que a enredo não convence, como em uma situação que era pra ser tensa, a personagem está mais preocupada com a "ex" do namorado do que com a situação de risco que ela tem que enfrentar.

A nossa edição de Sonhei que Amava Você chegou um pouco maltratada, mas a arte e diagramação feita pela Valentina são lindas, todos os detalhes são encantadores.

Não quero ser a chata que vê defeito em tudo, mas acho que esse livro poderia ter sido melhor trabalhado no mistério dos sonhos, no porque de a personagem ter essa ligação com o rapaz e no sentido que tudo isso tem no livro. Acho sim que a autora tem potencial para escrever melhor, elaborar uma história mais interessante, basta deixar algumas futilidades de lado. :)

23 comentários

  1. Olá, Tudo Bem ?

    Li faz um tempinho esse livro e gostei bastante - já que o primeiro livro que li dessa autora não tinha gostado . Uma coisa concordo com o que disse , deveria ter explicado o porque que Kira sonhava com ele , ficou meio estranho kk.

    Beijos ,
    Gleyce Nascimento .

    Blog : www.ps-believeandlive1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rai!
    Vivo procurando resenhas sobre esse livro e todas parecem concordar com você. Eu estou escrevendo um livro que tem uma temática parecida, sobre os sonhos, mas todo o resto é bem diferente.. É sempre bom analisar os erros dos outros para a gente não cometer eles também, né?

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pesquisei outras resenhas para saber se só eu não gostei tanto do livro. E também achei a mesma opinião...
      Mas realmente esse é o lado bom!

      Excluir
  3. Confesso que torço o nariz quando todos são ricos, lindos e felizes. A vida não é muito assim e isso é só iludir.
    A ideia do livro parece ser bem bacana mesmo. Um dia, quem sabe eu leio
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a capa desse livro muito bonita e já queria lê-lo só pela capa,mas achei a estória interessante. Pena que teve uns pontos que você não gostou,mas vou dar uma chance para o livro e lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Dani, a capa é lindíssimas, inclusive a Valentina abriu ao publico para escolha ♥

      Excluir
  5. A capa está maravilhosa, a diagramação muito bonita, gostei do enredo, mas parece que a história fugiu um pouco do tema, mas fiquei curiosa, vou ler quando puder, poderei dar minha opinião.Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania quem gosta de um enredo a lá novela das 8 vai curtir ^^

      Excluir
  6. Li esse livro, porque uma amiga minha me emprestou e falou muito bem dele. é bom, mas não é um dos melhores livros que já li. É ok. Tinha momentos que eu me irritava bastante com a mocinha da história, ai ficava complicada.

    ResponderExcluir
  7. OI Rai! Já tinha procurado sobre o livro antes e não falavam muito sobre como ele era e confesso que depois que li sua resenha fiquei com receio sobre ler o livro. Apesar da capa ter me chamado bastante atenção. Mas o que me desencantou mesmo foi a autora ter focado mais em coisas fúteis e sem utilidades como disse do que na estória em si.
    Realmente deve ficar diversas dúvidas se autora não focou totalmente nisso.
    Por isso vou passar :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Uma pena você não ter gostado tanto assim do livro porque o tema parece realmente ser bem interessante. Enfim se puder quero conferir também depois da minha lista enorme...rsrs. Se puder dar uma passadinha lá no blog hoje tem um super post sobre a Bienal e sorteio.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-i.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, queremos ler algo novo da autora para ver se é uma característica da autora, tomara que não ^^

      Excluir
  9. Estou doida pra ler um livro da Tammy.
    Acho essa história muito amorzinho, um romance dos sonhos né?
    Essa capa é linda, e me deixou bem curiosa.
    Quero muito conseguir ler essa história.
    Beijinhos!!!
    http://05estanteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste mais que a gente Larissa ^^ depois me conta!

      Excluir
  10. Oi tudo bom?
    Nossa, eu li quase nada de romances brasileiros, preciso me acostumar. Parece interessante, mas... não sei se leria agora

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei do tema do livro e realmente a capa é bem bonita, mas que pena que você não gostou :/ Fico bem indecisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, gosto é gosto o que pode ser bom pra mim pode não ser pra vc e vice versa. Dê uma oportunidade quem sabe tu não curte não é mesmo!?

      Excluir
  12. Conheci a pouco tempo a Editora Valentina e estou gostando mto das suas publicações.
    Sonhei que Amava Você eu queria mto ler, achei interessante a sinopse desde que lançou.
    Ao ler a resenha fiquei um pouco pe atars com o livro, pq eu tb nao sou fa de livros que dao ênfase na beleza e bens materiais, nao gosto disso nem na vida, imagina nos livros.
    Nao sei se vou ler o livro depois disso, a resenha está otima e tem razao, o enredo tinah tdo pra ser melhor explorado.
    Arte e diagramação da Valentina sempre arrasam!
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Suzzy, a diagramação da Valentina sempre arrasa ♥

      Excluir
  13. Oi *-*
    Sou super adepta aos livros da Valentina, e tive o prazer de conhecer a Tammy Luciano na Bienal deste ano, e simplesmente ela me encantou!
    Com certeza os livros dela estão na minha lista de futuras leituras *-* Ansiosa já!

    Beijos :)
    Paulinha
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura Paulinha! Que alegria conhecer a autora ♥

      Excluir