Folheando sobre Plágio

Ontem, mais uma vez, fui agraciada com alguém plagiando o Estante. Como se não bastasse usar minhas fotos, que diga-se de passagem, se utilizadas da maneira correta não teria problema algum, a pessoa ainda usou a minha resenha completa, sem tirar nem por. Control+C - Control+V assim, na cara dura.

Enfim, espero que isso seja resolvido, espero de coração que esta situação sirva de lição para a pessoa, que ela coloque a mão da consciência e perceba qual o propósito desse tipo de atitude, qual o propósito de não criar algo seu, de não colocar sua identidade naquilo que escreve. 

Para manter um blog literário caros leitores, adivinhem só, precisa do que?! Regra número 1: LER! Sim, no mínimo, eu digo no mínimo, você precisa ler um mísero livro ao mês, ter isso como costume, e o principal, ter prazer nisso.

Eu não vim aqui para falar apenas sobre isso, eu poderia utilizar o espaço para colocar uma resenha, uma TAG, etc., mas isso aqui é sério e precisa entrar de vez na cabeça de muitas pessoas e também na política de muitas editoras. O que mais me incomodou e o que me fez escrever este texto, foi descobrir durante minha vistoria no “tal” blog, que na lateral do mesmo, existia o logo de uma editora parceira. 

Eu não quero levantar polêmica, nem debater como os métodos de algumas editoras são totalmente incompreensíveis, mas o que todo blog, que tenha blogueiros que se dedicam, que se empenham e que tenham dedicação pelo que fazem, por que adivinhem novamente caros leitores, ninguém ganha nada por isso, ninguém paga contas com livros, eu não chego na fila do banco com minha conta de luz com 5 lançamento de baixo do braço, o mínimo que estes blogs querem é reconhecimento e respeito. 

Quando eu descubro um blog plagiador e encontro, mesmo que indiretamente, o apoio dessas editoras eu me sinto afrontada. Nós blogueiros (os verdadeiros), queremos um mínimo de retorno das editoras, sendo parceiras ou não, queremos ter nosso conteúdo lido, uma simples curtida, uma resenha compartilhada, isso para nós é muito significativo.

Por isso, se um dia este texto chegar nas mãos ou aos olhos de alguma editora, seja ela grande, pequena, assim ou assada, que ele sirva de dica, que ao fazer suas seleções de parceiros, que pelo menos peguem meia dúzia de resenhas, joguem alguns parágrafos no google e descubram se este blog realmente cria o seu conteúdo, e não simplesmente copiam de quem as vezes, tanto quer uma oportunidade de vocês.

53 comentários

  1. Oi Joi,
    Já me aconteceu também :( é uma coisa chata, e a gente fica irritada, mas triste é essa pessoa que não tem capacidade de escrever por si uma opinião.

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho um verdadeiro absurdo quando alguém faz plágio cara, sério é muita cara de pau da pessoa.
    pior que ontem vendo seu caso fui procurar uma coisa no meu blog e advinha? achei 4 plágios de uma das minhas resenhas mais acessadas. Gente a coitada já foi plagiada 39 vezes. Sério, tive que instalar bloqueio no html do blog de novo pra ninguém conseguir copiar nada.
    espero que esse caso se resolva logo e que a pessoa tire do ar.

    ResponderExcluir
  3. Joo um absurdo isso. Fico dias lendo, formulando a resenha, sempre mudo algo e se descobrir que na cara dura copiaram minha resenha ou algo do meu blog não sei qual vai ser minha reação e o pior é que esse povo sempre tem boas parcerias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Completamente apoio seu desabafo. Eu tô começando agora, meu blog tem apenas um mês "de vida" rs, mas acho um tremendo absurdo a falta de criatividade e, o que é pior, a desonestidade em copiar o que não foi criado. Todos nós temos capacidade pra criar nossos textos e resenhas, e copiar é feio demais... Eu ainda nem sequer penso em fazer parcerias. É claro, isso poderá acontecer no futuro, mas não é o meu objetivo principal, afinal criei meu blog por amor realmente aos livros e por gosto pela leitura. É um espaço desejado por mim há muito tempo, então quero fazer tudo com muito carinho e capricho (e convenhamos, né, dá um trabalhão fazer uma boa resenha!). E você disse tudo: não pagamos nossas contas com livros (quem dera se pudesse ser assim, eu estaria quaaase livre das minhas!kkkk). Mas falando sério é preciso, antes de tudo, respeito. E infelizmente nem todos pensam assim...

    Beijo!

    http://www.euleitora.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, o pior e que a pessoa acha que isso não é errado...

      Excluir
  5. wow que chato... deve ser ruim mesmo voce se dedicar em uma resenha e boom alguem te copia..
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi, tudo bem flor?
    Eu fiquei simplesmente abismada quando vi você comentando no face, gente que absurdo!!! Olha, eu espero que a editora tome uma providência, infelizmente nem sempre elas tem esse controle direto dos blogs, no que concerne as resenhas. Fica mais por conta dos blogueiros mesmo, de identificar e denunciar.
    Enfim, espero que isso não aconteça mais com você, e que o Estante continue crescendo cada vez mais.
    Bjus flor,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Joi.
    Isso é uma tremenda falta de respeito mesmo. O único ponto positivo que acho nisso é que o Estante está sendo reconhecido e tem um conteúdo de qualidade que faz com que outras pessoas copiem o que fez.
    Infelizmente existem muitas pessoas assim hoje, mas nem sempre as editoras sabem do que está acontecendo (pode até ser que o adm do blog tenha feito a cópia depois da parceria, vai saber)...
    Isso vai se resolver, com certeza.
    Abraços! | Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Absurdo completo. Eu teria a mesma reação se descobrisse que alguém fez isso comigo. Poxa, nem nas fotos a pessoa deu os créditos!!
    E a gente sofre para criar um bom conteúdo e para conseguir boas parceria, e quando esse tipo de coisa acontece é como se todo o nosso esforço fosse em vão. Ainda mais sabendo que uma pessoa dessa tem parceria!!
    Apoio sua atitude e se precisar da minha ajuda para qualquer coisa, saiba que estou aqui Joi!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que absurdo, Joi! Eu sei bem como é isso porque já enfrentei esse tipo de plágio diversas vezes. Como minhas poesias estão expostas na internet, já inclusive abri um embate com uma mulher que jurava que ela tinha escrito meus textos, acredita? Ela jurava! Uma vadia, com o perdão da expressão! kkkk Fico extremamente irritada com isso e evito pesquisar plágio, mas quando descubro vou até o fim e reporto o blog, exponho a plagiadora e faço com que ela exclua a postagem/blog. Espero que essa(e) blogueira(o) resolva a situação e admita seu erro. Nunca é tarde para se desculpar.

    beijos, linda!
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Joi já passei por isso, é horrível saber que a pessoa tem a cara de pau de plagiar, copiar pensamento de outra pessoa, me senti invadida! Mas se precisar de ajuda para denunciar pode contar comigo.! Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você Joi, já passei por isso 3 resenhas minhas não só de livros foram parar em outros blogs, fiquei tão revoltada na época. Com muita insistência eu consegui fazer com que o conteúdo saísse do ar.
    Hoje sempre verifico se as minhas resenhas não estão por aí.
    Sobre editoras é foda que eles nem olham esse tipo de coisa. :(


    bjs!
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  12. Oii!!

    Quando fiz meu TCC minha orientadora sempre me perguntava se eu não havia esquecido de colocar alguma citação, sei bem como isso é importante. Quando uma frase é plagiada já é muito chato imagino uma resenha inteira. As vezes as pessoas tem preguiça de ler ou de escrever, ou até escrevem mas não de uma maneira clara como você e acabam copiando, de qualquer forma, é muito revoltante quando isso acontece.

    Bjos e sucesso

    ResponderExcluir
  13. Oi Joi! Isso é mesmo muito chato, eu comecei meu blog esses dias e já tive a oportunidade de ver um pedaço da minha resenha copiado na cara dura. E, como você disse, nem se deram ao trabalho de mudar alguma palavra. Acho isso muito chato.
    Beijos
    http://www.moleca20.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior que não foi só comigo Paula, foram vários e vários blogs!

      Excluir
  14. Plágio sempre é chato, a gente se empenha pra fazer um material bom e a pessoa vem e copia sem ter trabalho nenhum, assim até eu ne?
    Tomara que a pessoa acorde pra vida ne?
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi!
    Apesar de eu nunca ter sido plagiada (assim espero), eu imagino como você deve estar se sentindo. Uma pessoa pegou o que é seu e falou que é dela. Isso é ridículo, eu não sei o que se passa na mente dela. E pior ainda que ela até usou as suas fotos! Geente que coisa! Espero que se um dia eu encontrar as minhas fotos sendo usadas que elas pelos menos tenham os devidos créditos de onde foi tirado. Algumas pessoas são um pouco sem noção..
    Beijinhos!

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Géssica, isso que meu blog é protegido, imagina o que acontece com blogs sem proteção!

      Excluir
  16. Oi Joi, tudo bem contigo ???
    Fiquei extremamente triste e muito revoltada quando vi o que você tinha colocado lá no face. É tão complicado, triste e revoltante ver que mesmo com tanta informação por aí, com tanta coisa legal, gente batalhando, dando duro para criar um conteúdo bacana, gente querendo ser reconhecida pelo que faz com tanto carinho e dedicação, ainda existe aqueles caras de pau que vão lá e copiam nosso trabalho sem mais nem menos. Será que ainda não caiu a ficha de que isso é crime ?! Mas o que mais me irrita não é isso.
    O que me incomoda e tira do sério é o fato de que as pessoas não têm respeito, não têm ética e moral alguma. Elas pouco se importam, simplesmente pegam o que outra pessoa criou e utilizam como sua/seu. A falta de caráter é o que me irrita. Caramba, o que está acontecendo com essas pessoas ???
    Só espero que com o seu texto os leitores entendam melhor o problemas e o espaço para discussão se abra, e aqueles espertinhos pensem duas vezes antes de copiar algo ...

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  17. As pessoas não tem mesmo noção. Melhor que copiar o conteúdo alheio só pra conseguir ganhar uns "brindes" é escrever seu próprio conteúdo. Não há vergonha em começar do zero, engatinhar, caminhar, crescer e melhorar por si só seu conteúdo. Eu tenho blog há pouco mais de um ano. Eu comecei a ler livros em dezembro do ano passado. Antes disso eu tinha lido meia dúzia de livros por obrigação na escola e acabei pegando preguicinha aguda. Quando tomei gosto pela coisa comecei a escrever um pouco sobre os livros lidos no blog. Céus! Dá até vergonha comparar minhas "resenhas" com as de blogs literários. Mas se comparar as minhas primeiras postagens do e as atuais dá pra ver que eu evoluí MUITO. E pretendo evoluir cada dia mais para chegar no level desses blogs que admiro com MINHAS PERNAS, meu conteúdo, minhas palavras. Totalmente injusto querer crescer nas costas dos outros. Eu já tive coisas copiadas do blog (e olha que não é lá grandes coisas) e fiquei p da vida. Imagino um plágio dessa dimensão. Mas força! O reconhecimento no fim sempre vem pra quem trabalha duro e as máscaras dos folgados sempre caem! ^^

    ResponderExcluir
  18. Concordo com tudo que você disse. Plágio é algo inadmissível e sua atitude foi plausível. Se ficarmos calados ao vermos nosso trabalho ser copiado significa que nem nós mesmo damos valor à ele. Já passei por isso e sei que é muito desgastante, entendo. Continue prezando o seu trabalho, o seu conteúdo e a sua criatividade.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Joi.
    Estou passando para expressar o meu apoio a você e ao Estante Diagonal. Adoro esse blog. Sua equipe é o máximo. Conteúdo maravilhoso. Layout acolhedor. Enfim, até entendo o que motiva alguém a plagiá-los (rs). Mas infelizmente não será a última vez que isso acontece na blogosfera. Já soube de vários outros amigos que tiveram essa mesma dificuldade. Eu mesma nunca procurei saber se o MQS sofreu algum plágio. Concordo quando diz que as pessoas não entendem o que envolve manter um blog com tamanha qualidade: leitura frequente e uma boa dose de interesse em trazer novidades. O pior, como você bem salientou, é que as editoras também não parecem ver quão grave é acolher um blog plagiador como parceiro. Isso desmerece o nosso trabalho. Só posso torcer para que nós, em um gesto de amizade, sempre estejamos atentos ao que vemos por aí para avisar uns aos outros.

    Vamos em frente.

    Beijos, flor.
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran querida, obrigada pelo apoio e pelas palavras, o pior que não foi apenas comigo, foram vários =/ mas eu que descobri.

      Excluir
  20. Oi Joi :) Esse não é o primeiro depoimento que leio em blogs literários sobre plágio, infelizmente. Me impressiona que mesmo hoje com tanta informação as pessoas ainda façam isso, será que elas não se dão conta que plágio é crime?! É realmente revoltante, pois você faz um enorme trabalho e se dedica para vim uma pessoa antiética e "roubar" tudo, é realmente um absurdo :/

    ResponderExcluir
  21. Oi Joi, que chato não!!!
    Mas não liga não, o importante é que vc sabe quem são seus seguidores e quanto as Editoras, deveriam ser mais cautelosas e saber quem são as verdadeiras blogueiras, né???
    Um forte abraço e firme com o Estante Diagonal, que eu adoroooo!!!

    ResponderExcluir
  22. Olha Joi, é realmente um absurdo, principalmente se o blog tem editoras parceiras.
    Como você mesmo disse, a gente que faz um " trabalho" bacana, e acaba recebendo vários nãos das editoras, enquanto blogs que vivem do plágio estão ai ganhando parcerias.
    Eu fico assustada com isso e principalmente com a cara de pau das pessoas que fazem esse tipo de coisa.
    Faz tempo que não me deparo com isso em relação ao Resenhando, mas te digo que até vou tirar um tempo pra dar uma pesquisada e ver se não estou sofrendo o mesmo mal, porque estamos no fim, todos expostos aos de má índole.

    Beijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri por pura sorte Tamirez e por "falta" de cuidado da pessoa tbm que se dizia minha parceira. Sim, acredite. Mas agora virou hábito eu jogar algumas resenhas no google.

      Excluir
  23. Oi Joi!

    Vim apoiar também essa causa e essa denúncia. Plágio é crime, é horrível e deve ser punido de alguma forma. É uma vergonha a pessoa se dar o trabalho de criar um blog para plagiar as resenhas alheias. Isso nos machuca muito, pois é nosso trabalho.
    Muitas pessoas acham que ter um blog é um hobbie, mas eu logo corrijo, é um trabalho e põe TRABALHO nisso. Só nós sabemos o quanto nos esforçamos para apresentar um bom conteúdo, ler bons livros, mesmo sem o apoio das editoras quando ainda não firmou parceria. E isso deve ser reconhecido. Assim como um blog PARCEIRO ser o responsável por postar plágios e mais plágios, deve ser reconhecido também, pela sua ousadia, falta de ética e falta de vergonha na cara. E assim perder pelo menos a parceria que muitos lutam tanto pra conseguir.

    Vamos esperar que haja justiça. De qualquer forma, nós blogueiros amigos apoiaremos sempre esse tipo de denúncia.

    Beijos, muito bom o post, necessário.
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ai caramba, isso é muito chato. Espero que tudo se resolva.

    ResponderExcluir
  25. Plágio é sempre uma atitude idiota e feia. Acho que as pessoas que plagiam é porque não tem muita competência pra fazer as coisas segundo as próprias opnioes.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Joy,poxa nem sabia que isso acontecia, muito revoltante saber disso, acho muito legal a sua atitude de trazer isso à tona, é algo realmente inaceitável, despreza o nosso árduo trabalho de blogueira, espero que isso possa ser resolvido logo,beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Nossa fiquei super impressionada com isso, serio que tem gente que se prestar a uma coisa dessas, falta de ética como diria meu professor de bioética, e falta de vergonha na cara como diria minha mãe. tomara que sirva de exemplo pra vários plagiadores que devem existir por aí, não sei como é a politica nesses casos mas seria bom se essas coisas não passassem em branco e que essas pessoas fossem punidas só acho!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Joi,
    nossa, que situação chata né?! Deve ser decepcionante ver aquilo que você tem tanto esforço para fazer ser simplesmente copiado, faz bater a "bad".
    Espero que esse tal blog possa criar coragem e vergonha na cara para aprender a ser uma pessoa original.
    Beijos,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Gente que horror. Coisa triste, essa coisas me dão o sentimento de ser usada, passada pra trás, coisa chata. E tem alguém por ai se sentindo muito espertinho tirando vantagem do esforço e capacidade alheia.

    O pior mesmo é a editora não checar o conteúdo de seu parceiro.

    ResponderExcluir
  30. Absurdo isso, eu vejo o trabalho que os blogueiros têm e o amor pelo que fazem, para deixar tudo certinho para seus visitantes. Com certeza as editoras deveriam observar essas coisas pois é inaceitável

    ResponderExcluir