Resenha: A Rainha Vermelha

Título Original: Red Queen
Autora: Victoria Aveyard
Ano: 2015
Editora: Seguinte
Páginas: 422
Compre aqui

Cada vez que finalizo um livro distópico que mistura também fantasia, tenho mais certeza sobre este ser, o meu gênero literário favorito. É claro que a escrita da autora Victoria Aveyard contribui, e muito, fazia tempo que não sentia esta imersão ao ler uma história como A Rainha Vermelha.

No mundo em que Victoria criou, a sociedade é dividida entre a grande maioria e base trabalhadora, os sangues vermelhos, os indivíduos mais fracos. Do outro lado temos os sangues prateados, empresários, nobres e a família real. Todos estes possuem dons mágicos, podem controlar os elementos e ler mentes, as habilidades são variadas dependendo do legado de suas famílias.

Mare Barrow é uma vermelha e mora na região de Palafitas em Norta, junto com sua família. Seus três irmãos mais velhos já partiram para a guerra, restam em sua casa, ela que está prestes a ser recrutada e sua irmã mais nova, a esperança da família. Aqueles vermelhos que não possuem nenhum talento profissional, ao completarem 18 anos são recrutados para a guerra e Mare e seu melhor amigo Kilorn estão bem próximos disso.

''A guerra prateada deles é paga com sangue vermelho.''


Na guerra a morte é certa, fazendo com que Mare recorra a medidas desesperadas para livrar ela e seu amigo deste destino, porém este, parece lhe trazer uma última chance. Ela consegue um emprego no palácio do reino, ironicamente, vai servir os prateados, vai servir ao rei, a rainha e os dois príncipes, o mais velho e herdeiro do trono, Cal e o mais novo Mavel. Este pequeno milagre aconteceu depois de conhecer um jovem misterioso em seu vilarejo.

Não preciso dizer que, uma vez que entrou no palácio a história de Mare começa a se desenrolar, surpresas inesperadas a aguardam, surpresas que nem ela poderia imaginar. Mare acaba descobrindo que possui dons, mas ela é uma vermelha, como poderia? Esta descoberta coloca em risco sua vida e toda a estrutura desta sociedade moldada pelo poder, isso somado ao início de uma grande rebelião intitulada como a Guarda Escarlate, promete abalar toda esta sociedade e Mare pode ser uma importante arma, para ambos os lados.

"Prateada e vermelha, e mais forte que ambos."


Gente, sério! Terminei de ler este livro ontem e até agora estou aqui tentando absorver parte do que li. Fazia tempo que não lia algo tão bom, algo tão bem descrito, que nos proporciona realmente imaginar tudo que a autora propõe, o ritmo narrativo é ótimo e mesmo narrado apenas pela percepção da nossa protagonista, abrange muito bem os personagens secundários, fazendo com que identifiquemos cada personalidade, que nos apeguemos a eles, até aqueles que ao final se mostram como traidores.

"Força e poder. É só isso que os prateados respeitam, e é tudo de que precisam para manter o resto de nós na escravidão."

A Rainha Vermelha é uma história que te prende de diversas formas. Você até vai perceber que pequenos detalhes do enredo, você pode ter lido em algum outro lugar, mas ele é tão bem conduzido que por mais que eu já soubesse o que iria acontecer no final, eu adorei. Fui levada para os mais diversos lugares, minha confiança foi testada de todas as formas e minha cabeça deu diversas voltas durante a leitura. Se isso não são sinais de um livro sensacional, por favor me convençam do contrário.


Ah, não poderia deixar de falar sobre o romance do livro, que na minha opinião é deixado totalmente de escanteio. E isso que engrandece ainda mais a história, ele está presente, mas não acontece, e mesmo assim é intenso. Victoria nos faz acreditar que existe algo forte, mas conflitante entre o casal, separados pelos abismos de duas causas, de seus ideais, isso para mim deve ser aplaudido em pé. Em nenhum momento ela precisou recorrer para o par romântico para prender o leitor, os personagens e sua trama toda amarrada conseguem fazer isso sozinhos.

A autora não teve medo de se arriscar, como fã de George R. R. Martin ela aprender muito bem, ela não teve medo de traçar o destino de certos personagens, simplesmente ela escreve conforme a história pede, conforme os personagens evoluíam. Então, se serve como dica, não se prendam a personagens, apesar de que TODOS são carismáticos e marcam presença quando passam, e o principal não confiem neles, pois nesta sociedade todo mundo pode trair todo mundo. 


A edição da Seguinte está linda, bem trabalhada e cheia de detalhes, a diagramação está simples, mas diante dessa história quem liga?! Talvez a única coisa que tenha me incomodado foi o título do livro, porém não vou me estender sobre isso, mas ele me fez pensar por muito tempo ao concluir a leitura. Infelizmente ainda não temos o segundo livro da trilogia, Glass Sword, mas 2016 está logo aí, e não vejo a hora de colocar minhas mãozinhas na continuação dessa história que me deixou totalmente sem ar.

A Rainha Vermelha merece todo o tipo de atenção, deem uma oportunidade para o livro, recomendo a leitura para os grandes amantes de distopias e fantasia. Conheçam algo não tão inovador, mas perfeitamente executado. Uma história com lutas e mortes, um jogo de força e poder, disputas políticas e estratégias de guerra, um povo com poderes e outro que busca igualdade, revolução. Está iniciada uma guerra e eu não vejo a hora de conferir quem vai sair ganhando. 

"Finalmente entendo a lição: todo mundo pode trair todo mundo."

Confira a série A Rainha Vermelha
1. A Rainha Vermelha
2. Coroa Cruel
3. Espada de Vidro
4. A Prisão do Rei

33 comentários

  1. Olá, Joi, sua linda e diva. Que resenha mais incrível poxa. Sou louca por esta obra e não sabe o quanto eu sofro pela continuação. Essa distópica misturada com fantasia e um leve romance intenso, realmente me cativou bastante. Esta capa é incrível e quero muito este livro físico. E claro, que chegue logo a continuação. E o romance, realmente foi bem... nossa. Pensava uma coisa e foi algo completamente diferente.
    Além dessa série, te indico muito Trono de Vidro <3
    Beijos e sucesso
    www.inspiradaporpalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trono de Vidro será minha próxima fantasia ^^ Espero gostar!

      Excluir
  2. Comprei esse livro um tempinho atrás, bem no lançamento, e não consegui levar a leitura adiante... mesmo no meio de uma leitura coletiva, não consegui. E vi muita gente se decepcionar com ele. Que bom que você gostou, pelo menos! A escrita é muito boa mesmo, me lembrou a Kiera, mas não gostei tanto. Talvez eu leia depois e acabe mudando de ideia. beijão
    te indiquei numa tag!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já ouvi muito sobre esse livro, mas não tinha despertado meu interesse ainda. Lendo sua resenha mudou meu pensamento sobre o livro e me deixou super curiosa em ler.
    Já esta na lista de desejados. :D
    Parabéns pela resenha!!
    Bjos e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Oi Joi, tudo bem? Depois que li uma resenha negativa, fiquei bem chateada e pensei se leria ou não, pois amo distopias, só que a resenhista tinha me deixado com uma baita interrogação na cabeça. E agora você vem mudar minha opinião. hahaha Quero comprar logo logo e ver se eu vou gostar ou não. Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Esse livro está na minha lista de leitura desse mês. E sim, acredito que seja mesmo um livro de tirar o fôlego. E o melhor vem da Seguinte: o marcador vem no próprio livro. É só cortar e usar!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei totalmente a resenha. Estou apaixonada pelo livro dês de que o vi pela primeira vez. Ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas está na minha lista dos desejados.
    vaiumspoilerai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Joi! Posso dizer que sou louca para ler A Rainha Vermelha desde que a Seguinte anunciou o lançamento. Sério, quero muito e, sua resenha me deixou bastante curiosa, mais do que já estava. A Mare me parece ser dessas protagonistas que a gente ama, sabe?
    Parabéns pela resenha. xoxo
    Thaís
    http://lonelyheartscllub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero tanto mas tanto ler esse livro :(

    Bjos, Magui
    http://livros-com-oculos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi! Ainda não tinha lida uma resenha que me deixasse tão afim de ler A rainha vermelha! Isso sem contar a capa e a diagramação, a Seguinte faz tudo impecavelmente.
    Beijos
    http://www.moleca20.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii,
    Essa sua resenha está ótima. Bom, eu comecei a ler esse livro há algumas semanas e infelizmente não consegui terminar '~'. Sabe, acho que estava com altas expectativas e apesar de muitas pessoas falarem que o final é surpreendente, não consegui terminar. Não tenho o que reclamar em relação a edição, a Seguinte caprichou nesse livro, a capa e aquele marcador na orelha são brilhantes. O que me desanimou em relação a esse livro foi a personagem principal, não sei, não gostei muito dela. E um fato citado na sua resenha, a semelhança de algumas situações com a de outros livros, sabe, não conseguia ler, parecia que estava lendo uma versão mais maluca de A Seleção, haha. Bom, parei bem na metade do livro, decidi que vou dar mais uma chance(quem sabe num futuro) pra ele(já que essa resenha despertou novas curiosidades sobre Mare e Mavel, sem contar minhas amigas, que ficam me enchendo pra terminar de ler). Sucesso ao blog *-*!!!

    Abraços,
    Yaya- 365 Dias Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma segunda chance sim Yasmin! Vale a pena, e na minha opinião, é um livro com uma critica muito mais construtiva que A Seleção.
      Bjs

      Excluir
  11. Olá Joi =D
    Comprei esse livro assim que terminei de ler a série "A Seleção" pensando que pudesse ser alguma coisa parecida, mas acho que nem tanto, né? Já deve ter quase um mês que esse livro está esperando por mim na estante, mas depois dessa resenha ... vou pular ele para frente xD

    Bjs, Ju!
    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro, já vi várias pessoas comentando sobre ele e é sempre coisas boas. Estou ansiosa para ler mas quero pegar o livro sem saber muita coisa sobre ele por isso não leio sinopses dele, hahah :)
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  13. Ainda não me decidi se gostei ou não desse livro. KKKK é super interessante e tal, mas não me prendeu tanto. Quero ler os outros, mas não to esperando muito.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh!!!! Desde que foi lançado eu estou querendo esse livro, já li milhares de resenhas e todas as pessoas parecem estar amando essa história. Só estou ficando cada vez mais curiosa.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente a mesma coisa que penso, Joi, estamos sempre na mesma página, menos com romances épicos kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu preciso desse livro. Já venho me apaixonando por ele há algum tempinho, sempre adiando a ideia de comprá-lo. Já li várias resenhas sobre ele, mas a sua foi o ponto chave para que eu decidir, finalmente, comprá-lo. Eu definitivamente amei a Mare e a capa desse livro é simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir
  17. Oi Joi.
    Esse é um livro que eu quero muito ler.
    Ouvi falar muito bem de tudo, e você também deu 5 estrelas e entrou nos favoritos. Como não querer ler?
    Quando disse que a personagem descobriu seus dons e que é mais forte que os prateados e os vermelhos, muita coisa passou pela minha cabeça...
    Ótima resenha. Preciso desse livro.
    Abraços! | Blog Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi! Eu já li muito sobre esse livro e por causa disso (eu acredito) criei uma vontade de lê-lo só que não procurei saber sobre o que a história falava, e agora que eu li a resenha fiquei chocada porque o livro é totalmente ao contrário do que eu esperava! Não para um lado ruim , mas pensava totalmente errado, pensava que era algo parecido com "A Seleção" hahaha Agora que já estou situada "a coisa" vai ficar melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Isabella, A Seleção é muito mais romantizado do que A Rainha. Este tras críticas bem legais!

      Excluir
  19. A Rainha Vermelha realmente é um livro espetacular, todos os comentários que li até o momento, sempre positivos, máximo de estrelas, bom de verdade, a não querendo ser abusada, rsrs, bem que vc poderia sorte-lo né, em alguma promoção, fica a dica, rsrsr!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  20. Nunca havia ouvido falar do livro e quando vi ele ali em cima, no seu blog, a principio achei que teria alguma coisa a ver com Alice no Pais das Maravilhas. Me enganei lindamente mas me senti super interessada pela história. Agora estou perdidamente curiosa pra ler o livro t.t

    http://exalandopurpurina1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. 01) QUE CAPA LINDA
    02) PRECISO LER

    AHHHH SÉRIO!!!!!!!!!! Minha amiga tá lendo e vai me emprestar e sua resenha me deixou MUITO intrigada!!!!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Sim essas são sim sinais de um livro sensacionais, e como sou uma pessoa que não gosto de ignorar siais vou ler com certeza, e falando nisso os sinais já começam na capa , que capa linda hen.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  23. Oi Joi,
    confesso que antes de começar a ler a resenha, fiquei curiosos para ver uma foto da autora e meu deus, ela é muito f-o-f-a. Amei a a sua resenha.
    Sobre "A Rainha Vermelha", eu já estava louco para ler ele, desde que o livro lançou. Me contaram que parecia muito com "A Seleção" só que bem mais "Jogos Vorazes" (haha). Eu vi em um vídeo no youtube que um booktuber falou que quem não desse 3 estrelas para ele, daria 5 e bang, eu fiquei mais louco para ler ainda.
    Beijos,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Quero muito muito ler esse livro, ouvi falar mega bem dele. Além do mais essa capa está muito linda, digna de ter um lugar de destaque na estante.

    Achei legal de saber que a autora não cai na mesmice de explorar o romance de forma fácil e óbvia para prender o leitor.

    ResponderExcluir
  25. Recentemente li uma resenha sobre esse livro, mas não senti nenhuma emoção ao lê-la. A sua mudou completamente minha visão sobre o livro, Deu até para sentir um gostinho da emoção do livro. Além de que eu achei a capa mais bonita agora, não por que kkk

    ResponderExcluir
  26. Oi Joi! Parabens pela resenha, bom eu terminei de ler o livro ontem e realmente concordo com tudo o que vc falou. É incrivel o talento da autora, já virei fã <3 Vou deixar aqui o que achei do livro:

    -- É bem fácil de perceber as fontes ou o material que deve ter servido de referencia pára a autora criar a historia. É como se ela pegasse um pouco de x-men, um pouco de jogos vorazes e uma pitada de game of thrones e dessa soma surgisse a rainha vermelha. Agora o mais incrível é que isso nao deixa a obra rasa, pelo contrario ela consegue encontrar uma personalidade propria e se destacando entre o proprio material que serviu de referencia. Pontos pra autora!

    -- Em relação a Mare, grande protagonista <3 fugindo do estereotipo de mocinha indefesa e que precisa de uim herói pra ser salva. Nesse ponto ela é bem parecida com a Katniss de Jogos Vorazes, mas com uma diferença... A Katniss ainda esta dentro daquele grupo de mocinhas cheias de virtudes diferente da MAre que é super humana (apesar dos poderes) tem defeitos e não pensa duas vezes em fazer algo errado por mais que o motivo seja nobre.

    -- Gostei do romance ter ficado em escanteio, quase pensei que a historia iria focar em mais um triangulo amoroso e caminhar para algo do tipo Crepúsculo... A mudança que acontece no final do livro por mais que possa ter sido previsível me pegou de surpresa, principalmente em relação a Maven....

    Estou mega ansioso para ler a Espada de Vidro, soube que a rainha vermelha vai ganhar uma adaptação para o cinema! Confesso que estou receoso, pq se o roteiro não for bem aproveitado o filme vai acabar sendo taxado de cópia... E isso seria mega injusto com esse material tão perfeito <3

    ResponderExcluir