Resenha: Diário em Tópicos - Guia Prático

Título Original: Dot Journaling - A Practical Guide
Autora: Rachel Wilkerson Miller
Ano: 2017
Editora: Sextante
Páginas: 256
Amazon - Saraiva

Eu lembro como se fosse ontem, da primeira vez que descobri o sistema de bullet journal e como foi um sofrimento tentar entender tudo e como aquilo poderia me ajudar no meu dia a dia. Agora a Editora Sextante veio salvar a vida dos maníacos por organização com o livro escrito e organizado pela editora-chefe de estilo de vida do site BuzzFeed, Rachel Wilkerson Miller.

Neste guia prático, a autora explica o que é, e qual a verdadeira função dos tão conhecidos bullet jornals, uma espécie de diário de listas e afazeres que garantem mais organização em nossas vidas tão corridas. Neles você pode escrever sobre tudo, não há regras. No vídeo abaixo saiba mais o que você encontra nesse livro e como é o Diário em Tópicos.

"Talvez o Diário em Tópicos o ajude a responder às grandes e assustadoras questões sobre quem você é e o que quer da vida. Ou talvez ajude apenas a pagar a conta da TV a cabo em dia. Seja como for, acho que vale muito a pena."




Resenha em Vídeo


21 comentários

  1. Tá aí um guia bem legal pra dar uma organizada pra quem é louco com organização. É bom ter umas coisas assim porque lembra a gente do que tem que fazer, o que fez e etc e ainda achei legal esses pedacinhos que fazem perguntas do tipo o que você aprendeu esse mês, o que fez no mês e tal. No meio de tanta loucura das coisas da vida é bom dar uma parada pra pensar nesse tipo de coisa, né não? Ver o que foi feito, estabelecer novas metas e tal... é uma coisa legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Cris. Pegou bem o espírito do livro <3 Eu acho ótimo poder transferir um pouco para o papel aquela bagunça toda que fica na nossa cabeça!

      Excluir
  2. Nossa que demais, já quero muito ler o livro. Meu sonho é ter um bujo, acho tão lindo e adoraria mas nunca acho esses cadernos pontilhados que sejam bonitos e eu sou muito perfeccionista para comprar qualquer um, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina, eu nunca consegui manter um diário ou mesmo uma agenda, sei lá, eu começava mas pra mim eu errava ou esquecia de anotar por um tempo e acabava não dando continuidade. Assim, ainda não tinha ouvido falar do Diário de Tópicos, mas achei o vídeo e a ideia bem interessante pelo fato de a autora incentivar a não seguir um padrão se entendi, podendo ser minimalista ou bagunçado, do meu jeito haha. A edição está linda e curti muito o vídeo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Lili! O legal é que a ideia do Diário em Tópicos é fazer com que ele se encaixe na sua rotina, por isso, normalmente é mais fácil de manter. Mas como tudo na vida é preciso paciência para acostumar :)

      Excluir
  4. Eu adoro a ideia de Bullet Journal, apesar de não ter um, eu me organizo mais por caderno de organização mesmo da forma que achei melhor para mim mesma, mas quero muito esse guia diário em tópicos para ver mais e ter mais ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Bia. Acho esse livro pode ajudar a você incrementar o seu caderno :)

      Excluir
  5. Que bacana! Já pensei em fazer um bullet jornal, mas não tenho paciência nem dons artísticos....hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha no começo sempre é difícil tentar encaixar na rotina ou deixar com estilo que agrada a gente

      Excluir
  6. Nina!
    Achei legal um livro que fala sobre organização, é muito importante para o dia a dia.
    Não gosto muito de livros didáticos, mas nesse caso, acredito que é o ideal.
    Ainda gosto de usar agendas, porque me lembra de tudo o que tenho de fazer.
    Também faço um livro caixa aqui em casa, é bem trabalhoso, mas dá para controlar as finanças.
    Para mim também antar no papel é e sempre será o melhor método.
    Também faço tudo colorido, ainda ontem comprei 12 canetas de glitter, adoro.
    Adorei o livro e as ideias que ele traz, vou ver se compro para me aperfeiçoar.
    Prefiro também os cadernos pontilhados, ficam melhor para as marcações.
    O primeiro é sempre um teste, né? E é bom porque vamos nos adaptando e vendo o que é melhor ou não para o outro.
    Adoro enfeitar com sticker, adesivos, etc...
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Rudy! Acho que papel as vezes acaba sendo sempre mais fácil. As vezes você quer só anotar um negocinho e precisa ligar o computador.... Preguiça! Papel é só pegar e anotar, né?

      Excluir
  7. Oi Nina,
    Sempre me achei uma pessoa organizada, mas nos últimos anos não tenho conseguido seguir os padrões a que estava acostumada. Já ouvi falar (e muito) do bullet journal, mas para ser honesta não sei bem como funciona. Para aderir a este método de organização eu e, acredito, muitas pessoas, precisariam de orientação então o Diários em tópicos foi uma aposta inteligente e bem pensada da editora. A edição está mesmo muito bonita e bem detalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Gi! Por mais que exista uma liberdade para você adaptar conforme a sua rotina e estilo, ainda assim depende de algumas regrinhas básicas. E ter alguém que nos oriente é primordial <3

      Excluir
  8. Eu achei muito legal a ideia desse livro. Eu nunca consegui manter um diário por muito tempo, mas acho que com esse, eu consigo ir fazendo aos poucos mesmo, e acho que eu ia conseguir fazer esse. E achei muito legal ele ter algumas citações no meio. Achei esse kit super lindo, amei ele!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que kit fofo. Achei a ideia bem legal e o mais interessante é que você pode fazer do seu jeito e deixar sua vida mais organizada e não esquecer de nada, ois são tantas coisas para se fazer em um dia que se não anotar acaba esquecendo algo, o diário em tópicos facilita, boa sorte com o seu.

    ResponderExcluir
  10. Cono não amar papelaria e organização!
    Sou doida também!
    Já quero comprar esse diário! Certeza que agora vou ficar mais organizada.
    Beijoss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, Herica, fique sabendo que vai ter caderno de caligrafia em breve!!! *.*

      beijos

      Excluir
  11. Olá!
    Gostei da novidade, um diário que faz com que organizamos a nossa vida, tem uma ótima temática matavilhosa!
    Eu sou organizada mas será uma ótima para aqueles que quer se organizar!

    ResponderExcluir
  12. Oi Nina.
    Achei a ideia do livro muito legal.
    É sempre bom encontrar maneiras mais eficientes de se organizar.
    Gostei do livro ter exemplos ilustrativos de como fazer. Assim fica mais fácil visualizar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse guia com toda certeza deve ser muito bacana. Eu, por exemplo, tenho várias ideias, mas na hora de pôr em prática... os problemas aparecem, rs.

    ResponderExcluir