Resenha: O Livro do Juízo Final

Título Original: Doomsday Book
Autora: Connie Willis
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras
Páginas: 573

Estamos no século XXI. A humanidade, que ao longo de sua breve história, já havia enfrentado as mais diversas epidemias bravamente superando cada uma delas, agora sofre com pandemias assustadoras. 

O avanço da ciência e medicina garantiu a criação dos mais diversos medicamentos e tratamentos de prevenção, porém, como a beleza da natureza está na capacidade de evolução de cada ser vivo, os seres microscópicos que pretendíamos evitar desenvolvem defesas contra nossas próprias defesas. Por muito tempo a humanidade encontrou-se em um entrave entre a invasão de inimigos invisíveis e nossa capacidade de combate-los.

O ano é 2054. Anos se passaram desde a última pandemia. A ciência e medicina avançaram a um patamar tal que, o homem já não sofre por qualquer tipo de doença. A tecnologia prosperou, fomos presenteados com um dos maiores sonhos e desejos de todo apaixonado por ficção científica, agora, historiadores são capazes de viajar ao passado e observar tudo o que realmente aconteceu nas páginas de nossa história.

“Nenhuma das coisas com que a gente se preocupa jamais acontece. Acontece uma que a gente nunca pensou. ”

A rede é capaz de enviar historiadores para o passado. Ela foi desenvolvida de forma a garantir a maior segurança tanto para quem fica, quanto para o indivíduo que será lançado para um ponto temporal específico e que lá deve permanecer até o dia combinado, quando a rede será reaberta e o trará novamente para seu devido ano. Todas as viagens realizadas, todos os testes tripulados e não tripulados, todos os cálculos mais seguros estão baseados em viagens para o século XX, porém, tudo está prestes a mudar pois Kivrin, uma jovem historiadora, realizará a primeira viagem para a Idade Média.


Os cálculos foram realizados, a garota estudou, aprendeu a se defender e se comunicar na linguagem da época, tomou todas as vacinas e reforços necessários para uma viagem desse porte, porém, no momento em que a levam para o passado, Badri, o técnico responsável pela checagem dos cálculos e membro da equipe de maior confiança de Dunworthy, adoece. Não demora muito para que a doença se espalhe pelo presente/futuro, chegando ao ponto de estabelecer-se uma quarentena, impedindo assim a utilização da rede, o que lançará Dunworthy e pessoas que o destino coloca sabiamente em seu caminho, à uma corrida contra o tempo para garantir a segurança daqueles que ainda estão vivos, e de sua protegida, perdida no passado.

O Livro do Juízo Final, lançado originalmente em 1992, o ano em que esta pequena padawan nasceu, é possivelmente um dos melhores livros que tive a chance de ler nesse ano de 2017. As 573 páginas escondem dentro de si toda a realidade do passado e os desafios do futuro. Em momento algum observamos eventos, situações ou a própria história da humanidade construída de maneira romantizada. Tudo é apresentado da forma como deveria ser, real, cruel em diversos momentos, triste e traumática, mas, permeando cada dificuldade, encontramos o sentimento de esperança.

O período da Idade Média é apresentado com olhares de historiador, a cultura patriarcal é facilmente percebida, a forte crença na religião em momento algum é diminuída, as doenças são tão verdadeiras que podemos sentir e enxergar os cenários, animais e pessoas que afetou profundamente. Da mesma forma, o futuro é plausível e não perde em nada a realidade e por vezes, desafios que encontramos no passado. Apesar de toda tristeza – e na terceira parte não pude evitar derramar algumas lágrimas – e dificuldades enfrentadas por absolutamente todos os personagens, Connie Willis nos brinda com esperança, fé e a mais pura bondade humana. É impossível finalizar o livro e não sentir um aperto no coração, mas também, a certeza de que a bondade ainda reina na essência humana.


Como se não bastasse, todas as características de uma maravilhosa história de ficção científica estão presentes no livro. Connie Willis não ignora o fato de que seu leitor é capaz de compreender fatos, informações e eventos, sem realmente conhecer todos os detalhes por trás do que está sendo mostrado. Compreendemos o significado do vocabulário, as leis que regem o funcionamento da rede, os eventos que construíram o futuro como o observamos ao longo da história, o avanço da ciência e tecnologia atuais e ainda, o contexto real do período da peste. Tudo acontece sem nos darmos conta de que realmente estamos aprendendo e agregando novas informações. A autora sabe que seus leitores possuem capacidade de compreender sem que todas as informações estejam presentes, e isso, faz com que nossa conexão com a história cresça ainda mais.

O Livro do Juízo Final é uma obra completa, fascinante, apaixonante e profunda. Repleto de informações, por vezes transforma-se em uma espécie de romance histórico e, quando retorna para o futuro, destaca toda a contextualização de uma ótima ficção científica. Nada é deixado de lado, nada é feito ao acaso, nada é feito de qualquer jeito. Todos os diversos personagens são aprofundados na medida certa, todos os eventos estão interligados e, mesmo que você tenha a sensação de saber qual será o desfecho, ele terá significado somente após a leitura da página final.

24 comentários

  1. Oi Izabel, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem misterioso, juro que fiquei com vontade de iniciar a sua leitura!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir a obra, é uma das minhas favoritas de 2017 !!! S2

      Excluir
  2. Olá!
    Achei essa capa sensacional!
    Parece ser bem interessante, não conhecia muito bem sobre e achei bem intrigante pelo que consta na resenha. Adorei!
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é simplesmente maravilhoso !!! Além de ser uma edição em capa dura, contém uma história que nos transporta para outro mundo e nos deixa com várias reflexões !!!
      Vale cada página !!!

      Excluir
  3. Oi, Izabel. O interessante desse livro, é podermos acompanhar a personagem no presente e no futuro, ou seja, a viagem no tempo e saber tudo o que ela viveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais bacana desse livro é o fato de que, apesar de se tratar de uma obra com viagem no tempo, ele é muito mais do que viagens no tempo !!! ;)

      Excluir
  4. Izabel!
    Deve mesmo ser fascinate um livro que traz um enredo no futuro, querendo estudar o passado e acaba dando tudo errado.
    Amo livros sobre viagem no tempo e mesmo com suas ressalvas a respeito do livro poder ser um pouco menor, gostaria de poder fazer a leitura.
    Fã de ficção já sabe como é, né? Tem que ler para crer...
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui torcendo para que tenha a chance de conferir essa obra, sou tão apaixonada por ela, mas tão apaixonada, que estou indicando para todo mundo !!!
      Foi um dos melhores livros que li em 2017 !!! ^-^

      Excluir
  5. Namoro este livro desde que foi lançado e o máximo que consegui, foi segurar um exemplar em mãos em uma livraria(maledita pobreza).rs
    Mas todas as resenhas que já li, salientam o quanto a obra é completa, linda e com esta pegada de passado toda detalhada e trabalhada.
    Não é apenas visitar o passado, é colher o passado e trazer para o presente e apresentar ao futuro.
    Ainda lerei, tenho certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui torcendo para que tenha a chance de ler esse livro !!! Ele é lindo, perfeito, maravilhoso, não canso de elogiar essa obra, rsrsrs
      Mas por favor, não esquece de me contar o que achou, após realizar a leitura, quero poder conversar mais sobre ele !!! XD

      Excluir
  6. Ficção científica sempre me atraiu, esse livro aborda assuntos que podem ocorrer num futuro próximo e a tecnologia avança a cada dia que passa, podemos usá-la para realizar muita coisa boa. Quero muito ler esse livro e conhecer mais sobre os personagens e essa viagem no tempo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, com poucas palavras você descreveu um dos principais objetivos das obras de ficção científica !!! É claro que possuímos obras que seguem para outros lados, mas uma parte da essência da ficção científica é justamente refletir sobre a tecnologia e a ciência em nossa sociedade !!!
      Espero que tenha a chance de conferir esse livro !!!

      Excluir
  7. Oi Izabel.
    Esse livro parece ser fantástico.
    Adoro livros de ficção científica e de viagem no tempo, então acho que vou gostar bastante desse livro.
    Adorei saber que a autora nos contextualiza sobre o que está acontecendo ou sobre a viagem do tempo de uma forma prazerosa. Sem ser muito cansativo e explicando cada detalhe.
    Não leio muitos livros que retratam a Idade Média, então vai ser uma novidade o período abordado.
    Espero ler esse livro em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar aqui torcendo para que possa conferir essa obra, ela é muito, muito maravilhosa, uma das melhores leituras que fiz em 2017 !!!
      Não esquece de me contar o que achou, após finalizar o livro !!!

      Excluir
  8. Parece ser muito interessante o livro, adoro historias com viagens no tempo, a leitura deve ser emocionante e mexer com os sentimentos do leitor. É maravilhoso quando a leitura nos passa informações tem tantas coisas que não sabemos.

    ResponderExcluir
  9. Foi lançado no ano em que nasci.
    Como ainda não fizeram um filme baseado nesse livro?!
    Bom saber que o livro remete a fatos históricos, pela sua resenha fica claro que esse não vai decepcionar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui me perguntando exatamente a mesma coisa, como podem não ter produzido um filme baseado nesse livro ??? Se a pessoa certa estivesse responsável pelo projeto, tenho certeza que seria incrível !!! *-*

      Excluir
  10. Gostei da sua resenha de O Livro do Juízo Final, ele tinha chamado minha atenção na livraria, mas agora senti de outra forma a leitura que me espera.
    Voltar para Idade Média com um olhar do futuro é interessante, não esperava encontrar esperança como cerne..com tão apaixonada recomendação, claro que vai pra minha fila de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir essa obra, vale muitíssimo a leitura !!! S2

      Excluir
  11. Oi, Izabel! Estou louca para ler esse livro! Ficção científica + história é um combo fascinante! Acho que o clima do livro deve ser bem tenso e tem todo o drama envolvendo a peste. Ele já estava na minha lista e você só reforçou a vontade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser mesmo muito bom. Eu estou com muita vontade de lê-lo e pretendo fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Iza! Esse livro foi de um completo desconhecido a um livro que com certeza vai entrar na minha lista de desejados, não me dou muito bem com viagem no tempo quando ela acontece sem os personagens terem ciência disso, como poderes, mas acho que desse jeito que a connie criou deve ser bem mais legal :D

    ResponderExcluir
  14. Oi, Izabel!!
    Gosto muito de livros que tem viagens no tempo e é muito interessante que a personagem faz uma "viagem" do ano 2050 para 1300 onde não existia grande parte das coisas da sua época. Sem dúvida Kivrin vai ter uma grande "aventura" nessa experiência.
    Bjoss

    ResponderExcluir