Lady Bird: A Hora de Voar - Crítica

Lady Bird

Lançamento: 15 de fevereiro de 2018
Com: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts
Gênero: Drama, Comédia

Um dos filmes mais comentados dos últimos dias é Lady Bird, escrito e dirigido por Greta Gerwig. Antes de assistir eu já tinha lido algumas críticas e também assistido ao trailer e, sinceramente não achei que o hype se justificava. Mesmo assim eu sabia que não poderia formular uma opinião sem de fato ter assistido ao filme, por isso fui atrás de ver. 

Lady Bird conta a história de Christine McPherson (Saoirse Ronan), uma adolescente prestes a se formar no ensino médio, cujo sonho é estudar em Nova York e se envolver com culturas diferentes de sua cidade natal, Sacramento. Ela se sente presa na rotina da cidade pequena, onde todo mundo conhece todo mundo e as histórias se repetem. Para conseguir realizar esse sonho ela se candidata a várias universidades esperando que alguma delas a aceite com uma bolsa, já que seus pais não poderiam pagar uma mensalidade tão cara. Além disso, Lady Bird também tem que lidar com o primeiro amor, desilusões, amizade e a virgindade.

O filme trata de assuntos bem reais, coisas pelas quais todo mundo passa na vida, principalmente na adolescência. É o momento em que estamos começando a desenvolver um pensamento mais individual sobre a vida e sobre nossas escolhas. E essa fase é muito difícil para nossos pais, que também precisam se adaptar a mudança. A de que os filhos, começam a tomar suas próprias decisões e conviver com as consequências delas. 


Não é um tema inovador e nunca debatido antes, mas é algo tão constante na vida dos seres humanos que precisa sempre ser reforçado e renovado. Sempre em nossas vidas vamos ter essas questões que envolvem nossas inseguranças e medos, nossos sonhos e se um dia vamos, de fato, realizá-los.

Outro tema que o filme aborda é o fato de nunca estarmos realmente satisfeitos com nossa vida, como sempre vamos ter algum objetivo a ser alcançado, mesmo que tenhamos acabado de conquistar alguma coisa. É uma reflexão sobre perceber que talvez a felicidade não esteja na conquista e sim no momento presente. Talvez, para realmente ser feliz, seja necessário parar de olhar tanto para o futuro e começar a pensar no que nos faz bem agora.

Lady Bird está concorrendo ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Não sei se ganharia como melhor filme, mas com certeza aposto nas demais categorias, principalmente Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Lady Bird é o primeiro longa solo da diretora Greta Gerwig, que assina também o roteiro e entrega ao público quase que uma autobiografia.



Saoirse Ronan vem de outro filme excepcional, indicado em 2016 como Melhor Filme, Brooklin. Na ocasião, o filme recebeu outras 2 indicações. Em Lady Bird, a atriz interpreta uma excepcional adolescente de 17 anos, mesmo em seus 23 anos ela conseguiu transmitir muito honestidade em seu papel. Enfim, Lady Bird é um filme fácil de se identificar e com uma narrativa simples e despretensiosa. Não exige muito de quem está assistindo e nem chegou a me levar às lágrimas, mas com certeza me identifiquei com a protagonista e com as questões abordadas em sua jornada.

10 comentários

  1. O filme parece bem bacana e voltado pra vida real, mas não me parece algo que concorreria como melhor roteiro original! Não sei eu eu votaria para melhor filme tb, mas como não assisti e como vc mesma disse, não dá pra formar opinião sem realmente assistir né!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não entendi as indicações para este filme na festa do Oscar. Não, não é um filme ruim. As atuações estão fantásticas e muito reais. O cenário é perfeito, os conflitos interiores, as brigas com a protagonista, que beiram a embates bem perto de nós.
    Vamos aguardar a noite e ver,mas não estou botando fé não!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. assisti e não gostei muito , porque não gosto de filmes voltados a adolescentes, mas como foi dirigido por uma mulher , me interessei e assisti.
    não achei merecedor das indicações que teve, alem das ótimas atuações.
    Claramente, só foi reconhecido para incluir uma mulher no meio dos indicados e não ter só homens como sempre.
    tenho certeza que tem diretoras bem melhores que a Greta e que merecem um espeço, tanto quanto ela.

    ResponderExcluir
  4. Dramas adolescentes sempre me chamam atenção tanto por relembrar da minha epoca como pelo tema em si. Acho sempre muito enriquecedor se a linguagem não torna o livro no caso infanto juvenil demais, coisa que acho que em filmes nao acontece igual. Como disse temas assim me deixam pensativa e sempre se tira uma baita mensagem.

    ResponderExcluir
  5. Impossível não ficar com dúvida e não se identificar com a atuação da protagonista nesse filme Em vários pontos eu me via no lugar dela que me trouxe não só lembranças boas como também ruins da minha adolescência

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que Lady Bird tem muitos méritos pela visão feminina que ele traz. E um filme muito bonitinho e redondinho, que sabe chegar onde pretende. Sou cada vez mais fã da Saoirse Ronan, acho que ela estava bem melhor em Brooklyn, que é maravilhoso, mas em Lady Bird ela também mostra que vai muito longe ainda.

    ResponderExcluir
  7. Não assisti, mas é interessante assistir, filmes assim me deixam refletindo sobre essa fase da adolescência que é bem complicada com muitos altos e baixos. Concordo nunca estamos satisfeitos com nada estamos sempre querendo mais e acabamos não aproveitando alguns momentos da vida por isso.

    ResponderExcluir
  8. Sou bem desligada em relação a filmes e não conhecia esse. Porém curti a história, parece ser bem fácil de entender e eu gosto de filmes assim. Com certeza vou procurar para assisti.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um bom filme, mas não parece com o que costumamos ver no Oscar.
    Eu ainda não assisti, porque não é o tipo de filme que pela sinopse eu corro para ver nos cinemas, mas com certeza vou querer ver quando tiver oportunidade.
    =)

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não assistir a esse filme, mas gosto muito da Saoirse Ronan que parece ser um figura, vi muitas pessoas falarem sobre o filme e mesmo não sendo um dos favoritos de melhor filme ele agradou muita gente, estou com esse filme na lista para assistir !!

    ResponderExcluir