Dunkirk - Crítica

Dunkirk

Lançamento: 27 de julho de 2017
Com: Fionn Whitehead, Tom Hardy, Mark Rylane, Harry Styles
Gênero: Guerra, Histórico, Drama

Dirigido por Christopher Nolan, diretor muito conhecido por Batman Begins, Dunkirk é um filme que divide opiniões. Eu particularmente gosto de filmes com temática da Segunda Guerra Mundial e achei incrível o resultado.

Em Dunkirk conheceremos a operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, onde soldados aliados, durante o início da Segunda Guerra, são sitiados pelo exército alemão. A tarefa é resgatar estes soldados ao longo de uma violenta batalha. A partir daí temos três perspectivas diferentes para acompanhar - um roteiro tríptico.

No litoral de Dunkirk - Dunquerque em português -, na França, acompanhamos o soldado britânico Tommy (Fionn Whitehead) tentando embarcar de volta para casa entre 400 mil soldados que tinham a esperança de fugir vivos dos ataques dos alemães. Pelo "ar", os pilotos, entre eles Farrier (Tom Hardy) dão apoio aéreo aos soldados que estão na praia e eles precisam lidar tanto com os ataques do inimigo, tanto com a quantidade de combustível. A terceira perspectiva se dá através do mar, único modo de evacuar todos esses soldados, de onde vinham barcos particulares requisitados pela Marinha Real para ajudar na evacuação. Nisso acompanhamos Sr. Dawson (Mark Rylane), seu filho mais novo e o amigo do menino, que utiliza do seu pequeno barco de passeio para ir ajudar no resgate dos soldados.


O filme tem uma dinâmica ótima intercalando entre cada ponto de vista. Christopher Nolan aproveita para brincar um pouco com o tempo deixando que algumas coisas se encaixassem ao longo da história. Fiquei muito feliz de ver novamente Mark Rylane atuando em um filme de guerra. Para quem não se lembra, ele ganhou ano passado o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante com Ponte dos Espiões. Os personagens foram muito bem construídos e é muito fácil criar uma relação com cada um deles. Da mesma forma que é muito fácil sofrer torcendo para que eles sobrevivam.

Lançado no segundo semestre de 2017, lembro que sai do cinema com a certeza de que ele receberia várias indicações ao Oscar, mas não imaginava que ele pudesse ser o segundo filme com mais indicações - no total são oito categorias e com exceção das categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor, o resto das indicações são em categorias mais técnicas. Como eu vi no cinema foi possível sentir a qualidade técnica usada nos efeitos sonoros e visuais, estão dignos das indicações. Mesmo assim, eu acredito que ele tem fortes concorrentes e não sei se levará todas as estatuetas para casa.



Baseado na história, Dunkirk reconta um fato marcante nas operações militares da Segunda Guerra Mundial. A evacuação aconteceu entre os dias 26 de maio a 04 de junho de 1940, datas fiéis a linha temporal do filme. Outra curiosidade sobre é que a ideia surgiu depois que Nolan realizou a travessia do Canal da Mancha e uma das condições era que o mesmo deveria ter o mínimo de diálogos possíveis. Além disso, as filmagens ocorreram na própria Dunquerque.

Dunkirk é um filme para quem gosta da temática de guerra, isso é um fato. Acredito que as pessoas que não gostam tanto do gênero possam cair para o lado das pessoas que acharam o filme maçante, mesmo Christopher Nolan tendo feito tudo para torná-lo mais dinâmico. De qualquer forma, para quem se deixar envolver pela história ficará tenso do começo ao fim e ainda poderá deixar algumas lágrimas rolarem.

13 comentários

  1. Quando vi este filme, bem antes das indicações ao Oscar, também imaginei que ao menos, merecia ter o nome lá, entre os favoritos.
    Mesmo não sendo tão fã de filmes de guerra, amo histórias baseadas em fatos reais, ainda mais quando os diretores e autores, conseguem reproduzir de fato, trechos do nosso passado com fidelidade.
    É como uma grande aula de história ali, na tela!
    Esse longa é primoroso, as batalhas são espetaculares e até com as partes noturnas bem escuras, é o tipo de filme perfeito para quem curte o gênero(e para quem não curte também)rs
    Super dica!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de filmes de guerra, raramente vejo e não tenho nenhuma empatia pelo tema, mas Dunkirk é algo fenomenal, tecnicamente. O roteiro tem seus furos, mas a direção, edição e toda a parte de áudio foram de tirar o fôlego. É um filme para ser visto no cinema.

    Não mostrar a cara do inimigo nenhuma vez, também foi uma sacada fenomenal.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de filmes de guerra não, principalmente segunda guerra mundial. Acho que deixarei passar esta indicação! Já tenho taaaaaaaaaantos filmes na lista pra assistir! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Esse filme esta na minha listina ja a algum tempo. So ainda nao tive um bom tempo para isso. Afinal, filmes com essa tematica precisam mesmo que a gente esteja disposto a assistir.

    ResponderExcluir
  5. Um dos poucos que não me interessei em ver antes do Oscar, mas quando vi levar os prêmios fiquei arrependida. Agora quero ver rs

    ResponderExcluir
  6. ainda não vi e confesso que não me interesso em filmes que retratam guerras, mas quando eu assistir todos os filmes de indicados ao oscar da minha lista esse ficara por último. quem sabe eu não goste dele.

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti esse filme assim que foi lançado e nao percebi qual era do filme ate ele terminar ahahahaha bem sem noção eu né? Mas enfim, as criticas desse filme sao as melhores e agora que sei do que se trata tenho que assistir novamente, mas agora com uma nova visão.

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso que até agora esse não é o meu filme favorito para o Oscar Mas eu vi várias críticas positivas sobre ele então acho que foi justo o filme desaparecido em algumas indicações Mas sinceramente eu ainda não vi ele então vou dar uma checada depois mas primeiro tenho que assistir Lady Bird

    ResponderExcluir
  9. A cena de abertura do filme é simplesmente uma das melhores cenas que assisti no ano passado. Acho o filme tecnicamente impecável, mas não acho que seja o melhor que o Christopher Nolan já fez, mas é um filme muito maduro e bem realizado. A visão e compreensão sobre a guerra e aquele cenário em que ela está se passando também chamam muito a atenção.

    ResponderExcluir
  10. Assisti esse filme é bem triste e sofrido, fiquei tensa em alguns momentos e depois conseguia respirar normalmente, me comoveu a luta dos soldados, mexeu comigo, pois gosto de filmes de guerra mesmo sendo revoltantes os acontecimentos.

    ResponderExcluir
  11. Evito filmes sobre guerra, apenas leio sobre o assunto quando necessário. Mas é um filme interessante e quem gosta do estilo deve assisti. Eu ja não vou assisti, por ser triste e tenho certeza que iria mexer comigo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nina!
    Tenho muita vontade de ver este filme, infelizmente não consegui pegar ele no Cinema, mas logo que tiver uma oportunidade vou assistir.
    =)

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda ão assistir ao filme do Christopher Nolan, vi muitos cometários sobre ele e realmente não agradou muito gente, mas estou em curiosa para assistir esse filme e poder saber o porque, o trailer dele esta incrível !!

    ResponderExcluir