A Guerra Que Salvou a Minha Vida | Kimberly Bradley

Título Original: The War that Saved my Life
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Tradução: Mariana Serpa
Ano: 2017
Editora: Darkside Books
Páginas: 240
Amazon

Tudo começa no pequeno espaço de um apartamento da Londres de 1939. É neste ambiente malcuidado, praticamente abandonado, que a pequena Ada, uma garotinha adorável de aproximadamente dez anos, passa seus dias e suas noites, semanas e meses, nunca recebendo a oportunidade para brincar ao ar livre, tornar-se amiga das crianças da rua ou mesmo caminhar com seu irmãozinho Jamie

Sua infância lhe foi negada pelo simples fato de que essa menina inteligente e perseverante nasceu com um pé torto e, mesmo com o avanço da medicina tendo praticamente erradicado a presença deste problema, facilitando sua recuperação e reversão, a garota nunca sequer teve a chance de consultar-se com um médico. Sua condição foi dada como fixa, irreversível, e assim ela seguiria, se não fossem pelas mudanças que desenrolavam-se a cada dia.

Toda e qualquer experiência com o lado de fora ocorre através da visão limitada que a janela do apartamento lhe oferece. Através daquela moldura cruel, a menina observa seu irmão brincar e desfrutar de uma liberdade que somente a infância é capaz de proporcionar. Ela enxerga as pessoas andando pela rua, descobre cada segredo, nuance e detalhe de uma vida que lhe foi negada. 

Sua mãe somente lhe direciona ódio. Ada sofre maus tratos constantes, nunca viu amor ou carinho naquele que deveria ser seu lar, porém o destino, esta entidade misteriosa e curiosa que insiste em nos pregar peças, lança nas mãos da garota a oportunidade de conquistar sua vida novamente.

"Eu não sentia raiva. Sentia tristeza. A tristeza era tanta, que eu me perdia nela."


A guerra se aproxima de Londres, a possibilidade de um bombardeiro torna-se cada vez mais forte e, por conta do perigo que cresce no horizonte, as crianças devem ser realocadas para o campo. É graças a este contexto que Ada, juntamente de Jamie, partem para uma aventura que, mesmo com todas as sombras da guerra, lhe ensinará o verdadeiro significado da família, do amor e da liberdade.

A Guerra que Salvou a Minha Vida desenvolve-se por meio do contexto da Segunda Guerra Mundial, porém, sua narrativa não está limitada a eventos históricos, crueldade humana ou mesmo o poder de uma única mente sob toda a população de um país. Por meio de uma história tão explorada, pesquisada e revisitada, a autora nos lança para algo muito maior do que poderíamos imaginar a princípio. Aqui, de forma primorosa, encantadora e tocante, descobriremos juntamente de Ada o que realmente significa amar, completamente, incondicionalmente e sem rodeios. Aqui encontraremos perseverança em sua mais pura essência, observaremos a luta de alguém cuja vida lhe foi negada, cuja liberdade foi tirada, que viu a pior face daqueles que lhe deveriam proteger e amar, mas, mesmo assim nunca deixou de sonhar e acreditar que, algum dia, sua vida mudaria.

O livro trabalha com um crescente cativante e angustiante, algo esperado que, mesmo com toda a informação que possuímos, surpreende por conta da força e realidade com que nos atinge. A guerra não deixa de mostrar suas garras, a escuridão da humanidade não deixa de dar as caras, o sofrimento da vida existem sim, mas com sua habilidade única, a autora nos faz encarar as dificuldades, permite que, junto de Ada possamos lutar contra tudo o que conhecemos e desconhecemos, transformando assim, uma realidade em outra, a vida daqueles ao nosso redor e, na mesma medida, quem somos. 



A obra toca fundo o coração do leitor, não deixando, em momento algum, que a esperança e o amor, bens tão preciosos para toda e qualquer forma de vida, passem despercebidos. A Guerra que Salvou a Minha Vida é repleto de mensagens, luta, crueldade, sonhos e brincadeiras do destino, porém, o que permeia cada página é nada mais do que o amor e a esperança, a certeza de que algo melhor nos aguarda ao virar a esquina, ou ao tomarmos o trem em busca de uma vida melhor. 

A guerra pode ser sombria, porém ela esconde em si momentos preciosos de união, além do verdadeiro significado da palavra família. O amor nasce nos mais únicos e maravilhosos momentos, e é ele, e não os laços sanguíneos, que unem pessoas e permitem a formação de uma nova família, uma família pronta para enfrentar as dificuldades com coragem, pois sabe que quando se tem esperança e amor, nada é capaz de nos derrotar.

Confira o outro livro da autora:
1. A Guerra Que Salvou a Minha Vida
2. A Guerra que Me Ensinou a Viver

17 comentários

  1. Eu amo o trabalho e carinho que a DarkSide tem com suas capas e admito que não conhecia este livro ainda e é a primeira resenha que leio dele e claro que já quero.
    Não é apenas uma guerra, é a guerra dentro, não só da personagem com um peso tão grande, mas da mãe(já não gosto dela) e deste torcer aqui fora, para que uma guerra possa salvar alguém!
    Espero sinceramente poder ler e em breve!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei super feliz por saber que curtiu a premissa desse livro flor !!! A Guerra que Salvou a Minha Vida foi uma grata surpresa para mim, e tenho que dizer que agora estou aqui super ansiosa para conferir a continuação dessa história !!!
      Pensa em uma história fofa, gostosa de ler e cheia de mensagens !!! Tenho certeza de que irá gostar !!!

      Excluir
  2. Ameeeei a resenha, já até coloquei na minha wishlist e sei que não vou me arrepender porque a Dark ARRASA
    www.entrefatosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa, já estou aqui toda ansiosa para saber o que irá achar dessa leitura !!! Espero que goste da Ada tanto quanto eu !!! *-*

      Excluir
  3. Lindas fotos, parabéns!
    Amei este livro e me apaixonei pela Ada quando li. Quero ler a continuação que foi lançada este mês. Espero que a história seja tão linda quanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito ler a continuação dessa história, estou aqui super curiosa para descobrir o que mais a Ada terá que enfrentar ao longo de sua jornada !!!

      Excluir
  4. Esse livro está na minha TBR há meses, mas sempre enrolo e acabo não lendo. Gosto desse tipo de livro que apresenta a segunda guerra mundial como plano de fundo e com narração de criança. Tenho certeza que vou gostar dessa leitura.

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma gracinha só !!! Tu precisa realizar a leitura e me contar o que achou !!!
      E, se te servir como outro motivo para realizar a leitura, essa obra é muito fácil de ler, rapidinho tu termina ela !!! ;)

      Excluir
  5. Esse livro está na minha lista de leituras a muito tempo e recentemente Pelo visto saiu a continuação desse livro e sair também a entrevista da autora falando que Possivelmente viraria uma trilogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há boatos de que será mesmo uma trilogia, mas confesso que não vi ninguém confirmando ainda, rsrsrs, então o jeito é conferir os dois livros e torcer para sair um terceiro !!!
      Preciso muito ler o segundo livro, estou super curiosa para saber o que nos aguarda ao longo do novo capítulo da história da Ada !!!

      Excluir
  6. Oi!
    Apesar de ser apaixonada pelas edições da Darkside e de ficar esperando os lançamentos que não são de terror, acabei não adquirindo A Guerra Que Salvou a Minha Vida. Mas já faz alguns dias que ele voltou para minha Lista de Desejos, depois do lançamento da continuação.
    Agora, depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais tentada!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu, tu precisa ler esse livro, ele é muito, muito amorzinho !!! *-*
      E deixa eu te dizer, apesar de ter saído a continuação agora, tu não precisa já partir para o segundo após ler o primeiro, apesar da continuação, esse livro se mantém muito bem sozinho, rsrsrsr

      Excluir
  7. Parece ser uma historia muito linda, embora se tratando de guerra é muito sofrida também e deve mexer muito com as emoções do leitor, a personagem deve ser um encanto e conquistar o leitor muito fácil, com toda essa garra e esperança de uma vida melhor e feliz, belo incentivo para muitas pessoas, quero muito ler essa historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário de muitos livros cujo contexto está ligado a Segunda Guerra Mundial, essa história aqui não é das mais sofridas, pesadas e cruéis. Ele possuí sim a sua carga de realidade, mas é tão amorzinho que em muitos momentos a guerra não passa de um segundo plano para a verdadeira guerra dessa obra, que é enfrentada diariamente pela menina Ada !!!
      Espero que tenha a chance de conferir essa obra !!! ;)

      Excluir
  8. Oi!
    Geralmente não gosto muito de livro e filmes que se passam na Segunda Guerra Mundial, mas esse foi um livro que me chamou atenção, achei em legal a forma que autora vai construído a historia, ela parece ser emocionante e esse titulo logo chama a atenção assim como a capa que esta maravilhosa, lida trabalho da editora !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa desse livro é um amorzinho só né ?!
      E preciso dizer que ela é tão amorzinho quanto a história que encontramos aqui, vale muito a pena ser lida !!!

      Excluir
  9. Eu quero muito ler esse livro, encontrei ele com um preço legal na Amazon mas ainda não consegui comprar rs
    quando eu conseguir ler volto aqui para dar a minha opinião para vcs ^.^

    ResponderExcluir