Resenha: A Evolução de Calpúrnia Tate

Título Original: The Evolution of Calpurnia Tate
Autora: Jacqueline Kelly
Ano: 2014
Editora: Única
Páginas: 380
Compre aqui

Eu sei que já comentei algo muito parecido com isso em uma resenha aqui no Estante Diagonal, mas nunca é tarde demais para recordar ou para repetir, pelo menos acredito que não nesse caso. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de passear pelas livrarias, adoro olhar os lançamentos, descobrir livros que não estão em destaque (aqueles perdidos no meio das prateleiras), é sempre uma pequena aventura. Eu olho para diversas capas, leio algumas sinopses, adiciono alguns livros na minha listinha, mas acima de tudo, aproveito um tempinho só observando esses amigos tão queridos. E as vezes, naqueles momentos em que estamos com a guarda baixa, os livros nos observam e nos olham de volta, e é nesses momentos que encontramos grandes surpresas. Foi isso que aconteceu com esse livro, um daqueles tantos que eu nunca tinha ouvido falar, nunca tinha lido uma resenha sequer, e mesmo assim levei para casa. Acho que foi uma mistura de encantamento por essa capa linda e por esse título que me fizeram adquiri-lo, e hoje eu estou aqui para contar um pouquinho sobre ele para vocês!

“O que era, exatamente, uma naturalista? Eu não sabia muito bem, mas resolvi passar o resto do verão sendo uma.”

A Evolução de Calpúrnia Tate é um livro simples e leve, uma pérola que eu descobri no meio de tantos livros soltos pela livraria. Seu título já diz tudo, aqui iremos conferir a evolução de uma garotinha de onze anos (quase doze), a protagonista fofa, curiosa e engraçada Calpúrnia Tate, ou Callie Vee. Essa pequena vive em uma fazenda que cultiva arvores de pecã e algodão, em uma pequena província no estado do Texas. Calpúrnia é a irmã do meio, a única menina entre sete irmãos. Vocês podem imaginar que a confusão e o caos poderiam reinar na casa devido a tantas crianças, e tantos meninos correndo soltos para lá e para cá, mas a verdade é que embora a confusão insista em aparecer vez ou outra, a mãe de Callie consegue organizar e comandar muito bem a família.

Nossa história se inicia no terrível verão que assolou o Texas no ano de 1899, em meio a diversas tentativas para se livrar do calor e da busca por algo para se fazer, algo que fosse capaz de distrair e afastar o tédio, Calpúrnia percebe, sentada do lado de fora de sua casa, que existem dois tipos de gafanhotos vivendo no seco gramado. Uma espécie de gafanhoto era amarelada enquanto a outra era verde e se destacava em meio a grama seca, a pequena se viu cheia de perguntas, e se pôs a anotar tudo o que encontrava e tudo o que pensava em sua nova caderneta, dada a ela por seu irmão mais velho, Harry (o preferido dentre todos os irmãos). Com o passar do tempo, e com tantas outras perguntas surgindo em sua cabeça, Callie Vee se vê cheia de dúvidas e com poucas respostas, o único membro da família que parecia ser capaz de lhe ajudar, de tirar suas dúvidas, era seu reservado e distante avô. É através das dúvidas de Calpúrnia e de sua curiosidade que ela e seu avô embarcam em pequenas aventuras diárias, juntos eles descobrem vários segredos do mundo das plantas e dos animais, mas também constroem uma bela relação de amizade.


À primeira vista A Evolução de Calpúrnia Tate pode parecer um livro simples e sem muitos atrativos, mas garanto que eles existem e que vão muito além do que a relação de uma neta com seu avô, ou a análise de gafanhotos. A autora conseguiu dosar muito bem diversos elementos ao longo de toda a história, esses elementos, essa diversidade, é o que deixa o livro tão interessante e especial. No início de cada capítulo nós somos apresentados a um trecho do famoso livro de Charles Darwin, o livro A Origem das Espécies, esses trechos escolhidos a dedo pela autora, possuem grande ligação com a história e com o que acontecerá em cada capítulo, nos dando de forma indireta um gostinho do que está por vir. Além disso a autora realizou diversas pesquisas com relação a plantas e animais, trazendo mais desse mundo científico e naturalista em que o avô da menina vivia e ao qual, aos poucos ela também se inseria.

“Um dia eu teria todos os livros do mundo, prateleiras e mais prateleiras deles. Viveria em uma torre de livros. Leria o dia todo e comeria pêssegos. E, se algum jovem cavaleiro de armadura ousasse vir gritando em seu cavalo branco, me pedindo que soltasse o cabelo, eu o bombardearia com caroços de pêssego até que fosse para casa.”

Além disso nós somos apresentados a diversos detalhes da época em que o livro se passa, através dele observamos a instalação da primeira central telefônica (e do primeiro telefone) da província, o surgimentos e popularização dos automóveis, a inserção da mulher no mercado de trabalho (de maneira gradativa e lenta), a famosa Coca Cola, e todo o discurso de virada de século, a energia e as possibilidades que o ano de 1900 traria para a vida de todos. Juntamente a tudo isso, e para acertar bem a mistura, nós observamos o dia a dia da menina, observamos o que sua mãe espera dela, o que a sociedade (que estava aos poucos mudando) esperava dela. Observamos a relação de Callie Vee com seus irmãos, e como eles, assim como ela, evoluem, amadurecem, aprendem mais e mais sobre os segredos da vida. Percebemos a descoberta de um amor por parte do irmão mais velho, os primeiros interesses amorosos de seus irmãos mais novos, descobrimos a tortura que era ter aulas de piano, sem contar no sofrimento de cozinhar e pior ainda, tricotar e aprender as técnicas de crochê.

Em meio a tantas situações, Calpúrnia se apresenta como uma pequena feminista, no sentido mais puro desse conceito tão comentando e interpretado atualmente. Ela não queria aceitar, e não consegue entender certas imposições e regras de sua mãe. A pequena garota não compreende porque tem que aprender a cozinhar quando seus irmãos estão todos soltos por ai se divertindo. Não entende porque ela deve aprender a tricotar quando tudo o que ela quer é coletar espécimes e ajudar nas observações científicas de seu avô. Ao longo do livro nós percebemos o quanto aquela pequena menina ansiava por uma mudança nos rumos da sociedade, o quanto ela estava voltada para o futuro, mesmo sem saber disso. Outro destaque do livro está em seus momentos de indignação, Callie Vee, além de ter toda a razão, se torna fofa e engraçada em seus momentos de revolta e indignação, a pequena é capaz de te divertir com suas ideias e pensamentos.

Ah, ervilhaca. Um instinto assassino invadiu meu peito. Eu queria voar sobre a mesa para cima dele, mas em vez disso, espumei em silencio pelo resto daquela refeição interminável.”

Todo o trabalho realizado pela Editora Única também está maravilhoso. A revisão do texto foi muito bem realizada, ao longo da leitura não notei nenhum erro de revisão, se existem, eles passaram totalmente despercebidos. Toda a diagramação e escolha de fontes mostra um carinho pelo livro. Adorei ver as fontes mudando de trechos em trechos, como nas citações de A Evolução das Espécies, nas anotações da caderneta de Calpúrnia ou nas cartas apresentadas ao longo da história. A fonte geral do texto possuí um tamanho um pouco maior do que o convencional, é verdade, mas isso facilitou muito a leitura e fez com que ela fosse mais fluida, além de auxiliar essa pessoa que vos fala, que além de ser míope tem astigmatismo, e que muitas vezes vê as letras pequenas todas embaralhadas.

A Evolução de Calpúrnia Tate é um livro leve, muito gostoso de ler, com uma história bem construída e que flui muito bem. Como o próprio nome diz, ele se trata da evolução de uma garota, e não sobre uma revolução, por isso não espere encontrar enormes descobertas, grandes reviravoltas, mas sim, momentos comuns ao dia a dia de uma criança, seus pensamentos e aspirações, todos recheados com aquele encantamento e graça que as crianças possuem. Ele é maravilhoso em sua forma simples, através dos relatos da garota somos transportados para outro tempo, e vemos o mundo sobre os olhos dela. Para aqueles que procuram algo leve, mas surpreendente, eu recomendo este livro, e para aqueles que querem se divertir e acompanhar a evolução de uma garota, eu peço que leiam o livro. Garanto que as surpresas e pensamentos dessa menina podem surpreender vocês também.

“O que Calpúrnia diz? O que eu poderia dizer? Que queria atirar o livro – nada melhor do que incendiá-lo – na lareira? Que queria gritar contra a injustiça daquilo tudo? Que naquele momento eu poderia ter feito uma violência, que queria esmurrar o rosto de todos eles e correr para o meu quarto?”

36 comentários

  1. Esse é um daqueles livros que leria só pela capa..kkkkk
    Bom saber que é uma história interessante e que evolui!
    Curti a resenha e os quotes que vc selecionou dá para sentir o livro!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha flor !!!
      A capa desse livro é realmente linda né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Hello!!
    Também faço isso, sempre que vejo uma livraria quero entrar pra ficar vendo os livros, ver algum que me chama a atenção, e adoro descobri livros novos, desses que nao estão na moda e que é uma bela surpresa!
    Achei diferente o nome da mocinha, Calpúrnia, nunca tinha escutado. E achei até bonito, nome de gente importante e pelo que vc disse, ela vai crescer uma bela pessoa e dessas que nao se deixar se enganar e corre atrás do que quer.
    Animei a conhecer o livro depois que li a sua felicidade de ter conhecido o livro. A capa está fofa e acho que vai ser aquela leitura leve que precisamos as vezes tb.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, tudo bem ???
      Não tem coisa melhor do que ficar passeando pelas livrarias né ?! Eu sou suspeita para falar pois adoro, e acho que todos os amantes de leitura também concordam, rsrsrs.
      Suzzy, você me descreveu. Eu sou bem assim, gosto de descobrir livros que não estão na moda (apesar de que também leio aqueles que estão, rsrsrs), é tão bom descobrir livros novos, sem ter aquela influencia da popularidade do livro !!! ^^
      Espero que consiga ler A Evolução de Calpúrnia Tate. O livro é realmente muito bom, tenho certeza de que vai te surpreender !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Esta capa é apaixonante! Não tinha lido nada a respeito dele ainda e a história parece ser lindinha!
    beijos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem ???
      A capa desse livro é apaixonante mesmo !!! *-*
      Adoro ela, acho a coisa mais linda as capas que seguem esse estilo !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Amiga eu sinceramente tenho que dizer que eu já havia lido uma resenha sobre esse livro e sinceramente tinha me chamado bastante atenção, depois lendo sua resenha tive a certeza que o livro iria me agradar bastante, mas eu ainda estou com receio de adquirir. Mas eu vou tentar ver qualquer hora dessas se eu leio, porque estou bastante curiosa sobre a história e estou precisando de histórias simples assim. Leves que me fazem descansar um pouco a mente também.

    Enfim...Olha estou com saudades de vc no meu cantinho
    Sumiu menina O.o

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-consultora-teen.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, tudo bem contigo ???
      Espero que consiga realizar a leitura desse livro flor, garanto que ele não vai te decepcionar !!!
      Eu comprei ele totalmente no escuro, só porque gostei da capa, rsrsrs, mas não me arrependo de ter comprado, é uma ótima história !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Nossa, leve e ainda com aspectos antigos? Ok, você me convenceu. Ainda essa luta meio feminista deve ficar ótima se for bem narrada kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem ???
      Pois é, esse livro conseguiu criar uma história tão interessante, de uma forma tão leve. É um livro que estou recomendando para todo mundo !!!
      Esse aspecto do feminismo aparece de uma maneira bem sutil, é uma característica da própria personagem, mas dá um toque especial para o livro !!! :]

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi!
    Nossa, que livro fofo. A capa e a diagramação estão belíssimas. Adoro quando a gente acha um livro perdido pela livraria, resolve comprar e é surpreendido. Parece ser um livro delicioso de ler e o enredo é bem diferente dos livros que tenho lido ultimamente. Vou colocar na minha lista. Obrigada pela dica e pela ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!!
      Fico muito feliz por saber que gostou da dica !!!
      Espero que goste da leitura e da história tanto quanto eu gostei. É realmente um ótimo livro, muito bom para dar aquela quebrada na rotina sabe, dar uma diferenciada !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  7. Olá!
    Posso dizer que amei a diagramação? Como estudante de Desgin Gráfico estou bem atenta a essas coisas e gostei muito, além de que a capa é bem chamativa.
    A história é bem interessante, gostei. Acho que quando tiver um dinheiro sobrando irei comprar este livro, afinal, existem muitos que quero comprar hehe
    Até a próxima!

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Géssica, tudo bem ???
      Que legal flor, acho esse curso muito interessante !!!
      Realmente, essa capa é bem chamativa, ainda mais com esse amarelo lindo. Adoro amarelo !!! *-*
      Espero que consiga ler esse livro flor, garanto que vale a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
    2. Eu comprei este livro de presente de amigo secreto, espero que a pessoa goste!

      Excluir
  8. Que ótima resenha, a capa me chamou bastante atenção, parece ser um bom livro e com uma leitura fácil, este livro me agradou bastante, pretendo ler futuramente, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha, a opinião de vocês é muito importante pra mim !!!
      Espero que consiga ler o livro flor, garanto que ele não vai te desapontar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Que resenha maravilhosa! A capa é linda.
    Realmente, eu ainda nunca havia visto nada desse livro. Parabéns pelo trabalho, está realmente uma resenha linda.

    beijos.
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie !!!
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha flor. O feedback de vocês é muito importante pra mim, e eu fico super contente quando vocês comentam que curtiram as minhas resenhas, me dá ainda mais energia para trazer coisas novas por aqui !!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Procurar livros perdidos nas livrarias? Quem nunca, hehehe?
    Bom, eu nunca nem vi esse livro antes, mas acho que daria uma chance só por conta da capa (sou desses leitores, me culpem). A Callie parece ser uma protagonista ótima (forte e engraçada, no momentos certos) e acho bem interessante poder acompanhar essa evolução (tanto da personagem, quanto da "técnologia" da época), então, definitivamente, A Evolução de Calpúrnia Tate está na minha listinha de próximas leituras >.<
    Bjs, Juh.

    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh, tudo bem ???
      Pois é, quem nunca se perdeu em uma livraria à procura de livros perdidos ?! Eu sou suspeita para falar, pois sempre faço isso, mas acredito que todo leitor faça isso né ?! XD
      Fiquei muito feliz por saber que gostou do livro, espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Também adoro ficar olhando livrarias a procura de uma paixão a primeira vista e com certeza a capa e o título desse (adoro títulos longos e estranhos) teriam chamado a minha atenção. Mas acho que acabaria deixando ele na livraria ao ler a sinopse, ahistória parece até interessantes mas não acho ficaria envolvida com ela :(

    Mas gosto da ideia de tentar trazer resenhas de livros não tão comentados por aí, eu mesma sempre tento fazer isso e espero encontrar outros aqui no Estante :)

    beijão
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, tudo bem contigo ???
      Que pena que não se interessou tanto pela história flor, mas é assim mesmo. Cada um de nós tem seus gostos né ?! Se todo mundo gostasse da mesma coisa o mundo seria sem graça, rsrsrs.
      Babi, se depender de mim, pode ter certeza que outras resenhas de livros não tão conhecido vão aparecer por aqui. Talvez não apareçam com muita frequência, mas eu vou me esforçar para trazer livros não tão conhecidos para vocês !!! ;D

      Beijinhos

      Excluir
  12. Gente olha essa capa belíssima!! Não sei porque mais ao ler a resenha do livro só me veio a cabeça o filme da Nanny McPhee hahaha tem um cenário meio que parecido, gostei bastante da resenha e a história do livro é bem interessante, é muito legal (quase sempre) ver uma criança curiosa em busca de respostas!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson, tudo bem ???
      Essa capa é maravilhosa né ?! Sou suspeita para falar, pois adoro capas com esse estilo, mas essa é linda demais !!!
      Fico muito feliz por saber que gostou do livro, espero que consiga realizar a leitura e que goste do livro tanto quanto eu gostei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  13. nao faz bem o meu estilo mas eu ate que achei a historia bastante interessante, contudo nao leria
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud, tudo bem ???
      Que pena que o livro não faz bem o seu estilo ... :/
      Mas sem problemas, se todo mundo gostasse das mesmas coisas o mundo seria bem sem graça né ?! Espero que goste das outras dicas de livros que a gente traz pra cá !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Primeira vez que vejo algo sobre esse livro, e tenho que dizer que adorei a capa, a editora com certeza fez um excelente trabalho. Apesar de ser bem interessante eu não tenho certeza seseria algo que eu gostaria, então não colocarei ele na minha lista, mas se acontecer de eu ganhar ou ter uma oportunidade para te-lo eu irei. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, tudo bem contigo ???
      A capa desse livro é realmente muito bonita, sou apaixonada por ela !!!
      Uma pena que o livro não te interessou muito flor ... :/

      Beijinhos

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?

    Eu não tinha me interessado por este livro na época do lançamento, mas o poder que as resenhas tem é esse de incentivar as pessoas a lerem um livro. Fiquei bem curiosa para conhecer esse livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo ótimo e contigo ???
      Você disse tudo flor, as resenhas tem mesmo esse poder de nos incentivar e nos fazer querer ler esse ou aquele livro, minha listinha de livros está recheada de livros que descobri por causa de resenhas positivas, rsrsrs.
      Fico feliz por saber que está curiosa com relação ao A Evolução de Calpúrnia Tate, espero que consiga realizar a leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. Olá, Só pela capa eu já compraria *-*
    Não conhecia esse livro, vou colocar na minha lista de leitura.
    Como você disse a gente acaba indo na livraria e encontrando alguns livros que nem conhecíamos e acabam sendo livros especiais.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da dica, espero que consiga realizar a leitura desse livro e que goste dele tanto quanto eu gostei !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  17. Com essa capa eu compraria fácil se tivesse dinheiro hahaha Me lembrou muito Alice no país das maravilhas.
    Não conhecia mas vou adicionar no skoob <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem ???
      Essa capa é maravilhosa né ?! Sou apaixonada por ela !!!
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da dica, espero que consiga ler o livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  18. eu adoro livros que o personagem evolui -cresce- na historia e pelo jeito este livro me agradaria muito amei a capa e também amarei o livro se ler pelo que tu disse, bela resenha..abraços

    ResponderExcluir