Resenha: O Manual da Garota Geek

Título Original: The fangirl's Guide to the Galaxy
Autora: Samantha Magghilli
Ano: 2015
Editora: Única
Páginas: 192
Compre aqui

Desde que conheci o mundo dos games eu me considero uma garota geek. Porém, conforme fui conhecendo mais sobre este universo e todas suas diversidades, eu me dei conta que na realidade eu sempre fui.

Hoje em dia são muitos os caminhos que te levam ao mundo nerd, são os livros, os games, as séries e até os hobbies que te fazem amar e se encaixar em diversos grupos. É isso e muitas outras coisas que O Manual da Garota Geek da produtora de TV Sam Maggs vai falar. Não é uma história, muito menos uma autobiografia, é exatamente o que o título propõe, é um manual onde podemos identificar quem é, ou não um geek, em que grupo esta pessoa se encaixa, como este mercado vem se adequando ao universo feminino e como se familiarizar com tudo isso.

Logo de cara, a autora nos faz uma pequena introdução da onde surgiu esta vontade de escrever um livro que não necessariamente deve ser lido apenas por garotas, pelo contrário. De como ela se descobriu uma geek e qual foi seu caminho até lá. Eu particularmente me identifiquei com cada palavra que a Sam escreveu e a leitura acabou fluindo bem descolada e despretensiosa para mim, como se tivesse conversando com uma amiga.

É importante dizer que apesar de ser um manual e a autora apresentar diversos tipos de "garotas geeks" nele, o livro não te limita a isso. Um geek pode sim se identificar com diversos fandoms e como são muitos, é fácil se identificar com quase todos, mas sempre lembrando que acima de tudo, é necessário querer fazer parte deste mundo, não apenas estar nele.


Muitas dos assuntos abordados aqui eu já tinha total conhecimento e muitos outros eu amei conhecer. As origens dos fandoms, o nome dos fãs, as gírias ou os chamados "idiomas geeks" também marcam presença! Foi o máximo encontrar palavras como shipar, spoilers, otaku e PP super bem explicados no exemplar. Uma pena que alguns desses nomes foram traduzidos ao pé da letra, eu não achei que houvesse necessidade disso, mas OK.

Eu gostei bastante de ler que o geek e o meio em que ele vive não necessariamente precisa ser totalmente nerd. Como no meu caso, a maioria das minhas amigas não curtem e nem entende o meu mundo nos games, acham uma perda de tempo e etc., e eu sei que jamais poderia trazer uma delas para este meio, fato que a própria autora comenta no livro, e ela acaba nos dando algumas dicas para pelo menos aproximar nossos amigos disso.


Um compilado de lugares, eventos, encontros, youtubers e sites também são indicados e explicados no livro, como as convenções mais conhecidas, a San Diego Comic Con, a Blizzcon, as Zombie Walks e a Anime! E é claro, que a Editora Única trouxe diversas referências nacionais para os fãs brasileiros. Adorei encontrar no meio de tanto material bom a nossa primeira "Con" internacional, a Comic Con Expirience que acontece em São Paulo, a Anime Extreme, entre outros. Não poderia faltar, no meio de tudo isso, um guia de sobrevivência para estas convenções enormes, então para os marinheiros de primeira viagem, neste manual você vai encontrar todas as dicas que precisa! Mas será que só eu senti falta da nossa tão querida Bienal por aqui?!

O livro também traz doze entrevistas com mulheres bem sucedidas do meio, e cada uma respondendo o que uma garota geek significa para elas, como ser assim influenciou nas vidas delas e qual conselho elas dariam para a nova geração. Entre as entrevistadas vi nomes lindos como Jane Espenson e das autoras Erin Morgenstern e Beth Revis.


Foi-se o tempo em que os geeks eram considerados pessoas sozinhas em frente a um computador, ouso dizer que o meio social de um geek é muito maior e mais amplo de um não geek. Eu conheço pessoas de todos os estados e volta e meia vários fandoms organizam encontros para se conhecerem. trocarem ideias e compartilharem momentos. Ser nerd nos ensina a fazer amigos, respeitar as pessoas, e nos divertir a cima de tudo com aquilo que gostamos. Seja um geek feliz mas lembre-se sempre, não alimente os troll's ^^

Sem dúvidas, O Manual da Garota Geek foi super bem-vindo na minha estante. Parabéns Única pelo cuidado e capricho na edição, talvez se eu pudesse melhorar uma coisinha apenas, seria o tamanho da fonte que para mim ficou um pouco pequena, mas isso é apenas uma exigência de uma nerd quatro olhos. Como um todo, a edição está linda e cheia de ilustrações. Eu mais do que recomendo esta leitura, para garotos, pais, tios, avós e é claro, garotas.

33 comentários

  1. Amei muito sua resenha! Esse com certeza vai entrar pra minha lista.
    Eu acho esses manuais super divertidos e achei a edição linda! *-*
    Vou ler. =D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joi! \õ/
    Awn, eu quero muito ler esse livro também, parece ser bem bacana, li "Geek Love" e adorei toda essa temática geek/nerd, eu adorei bastante a sua opinião a respeito do livro e fiquei feliz em saber que você se identificou com a autora, E MEU DEUS, VI POTTERHEAD ali HUAHAUAHU, é um bom livro para presente também, desde a capa até a premissa fui conquistado, espero ler brevemente! Ótima resenha e lindas fotos!

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, li os dois, mas o foco é bem diferente, Geek Girl é mais uma história mesmo!

      Excluir
  3. Eu não sou a única que reclama de fonte! Meus olhos imploram para uma fonte boa. Muitas vezes eu parei para pensar se eu era realmente uma geek, e eu percebi que ser geek não é todos esses esteriótipos, pois hoje em dia você pode ser o nerd do seu mundo. E como uma futura jornalista, eu acabo loucamente sabendo de tudo, apesar de muitas vezes nem praticar ou assistir. Beijos

    sempreadormecidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a capa desse livro. Não sei se me considero uma garota geek, acho que terei que ler o livro para saber.

    ResponderExcluir
  5. Oláá! A capa desse livro é muito lindaa!
    Acho que não sou uma garota geek! Não sei hehe Acho que terei que ler ele para tirar essa dúvida heh!


    Oiiie anjoo! Lari aqui do Brilliant Diamond! Bom, é que a gente tá organizando uma promo e estamos chamando alguns blogs pra participar. se você tiver interesse e quiser participar pode preencher esse formulário por favor?! https://docs.google.com/forms/d/13NYFVRW7fMXSPDrn70f7rNmQnqAIH96aRskx5PXGOp8/viewform?c=0&w=1 Obrigada Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Leia sim, tenho certeza que vai saber onde se encaixa ^^

      Excluir
  6. Oi..
    Sempre tive vontade de ler este livro , também amo jogos, porém tenho medo de não gostar deste livro, eu me considero uma garota geek pelo que vc falou me encaixo perfeitamente... Vou tentar dar uma chance para esse livro quando for a uma biblioteca sem compromisso. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu nao me considero Geek, nem nerd essas coisas, mas adoro games, esses filmes de espaçonaves e jogos... mas nao me rotulo assim sabe?!
    Eu ja tinha amado o livro qdo vi a primeira resenha em outro blog, achei lindo demais a capa e por dentro dele da pra ver que a Editora realmente caprichou em tudo!
    Com certeza vou comprar o livro e me divertir!

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi!
    Até então não tinha vontade de ler esse livro, mas sua ajuda contribuiu para esclarecer algumas questões. Não me considero necessariamente uma garota geek apesar de gostar de várias coisas do universo nerd.
    Gostei da resenha!

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eii Joy!!
    Eu nunca soube exatamente o que é ser um Geek, até porque sempre que eu perguntava recebia uma resposta diferente, kkk... Em todo caso, adorei suas fotos e as ilustrações, além do conteúdo, claro. Então, já que estou montando minha TBR da Maratona de Inverno, estou pensando seríssimo em colocar o Manual da Garota Geek, pois tenho a impressão que não vou me arrepender!!
    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh! O livro é muito bom e esclare uma série de coisas nas fandoms ^^

      Excluir
  10. Oiii, adorei esse manual, eu até me considero uma garota geek, mas agora quero ler o livro para saber mais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, o manual parece ser bem interessante, apesar de eu não ter muito conhecimento desse assunto me interessei, pretendo ler o livro para conhecer mais um pouco do mundo das pessoas geek.

    ResponderExcluir
  12. Haha que legal, é um manual que dá pra se identificar com várias das classificações. Não vou dizer que sou 100% geek, conheço gente muuito mais, mas acho que no fundo todo mundo tem um pouquinho de geek haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna - O Legado", vem conferir!

    ResponderExcluir
  13. Olá Joi!
    Me identifiquei muito com o livro, aliás sou muito geek e nerd Há há. Quando vi que existe um livro chamado O Manual da garota Geek eu fiquei com muita vontade de lê-lo mas infelizmente ainda não pude adquirir, tenho muitos livros na estante a serem lidos.
    Ótima Resenha Joi!
    Beijinhos <3
    Paula Santos- http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei, estou louca neste livro, não comprei ainda, mas ja esta na minha lista há um tempinho!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  15. amei a capa, o livro parece ser ótimo, já add a minha lista de leitura
    amei a resenha também, você escreve muito bem, parabéns <3

    http://www.speakcinema.blogspot.com.br/ (cinema, séries e livros)

    ResponderExcluir
  16. Iai Joi??

    Gente adorei a resenha!! E eu preciso desse livro, acabei de notar que sou meio Geek também , eu já vinha meio que desconfiando mas é aquela coisa o mundo Geek é tão extenso que você pode estar incluso nele e nem perceber né? Espero adquirir esse livro logo logo.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  17. Oi, Joi =D

    Ai, que tudo este livro. E essa resenha? Amei. Amei suas crítica e suas fotos.
    Este livro está entre meus desejados...aborda o mundo geek de uma forma bem dinâmica e bem legal, e eu super me identifiquei com o livro XD Vou ler com certeza.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Joi!
    Como eu sendo uma garota geek, é claro que não me deixaria de interessar por este livro. Achei muito bom a sua resenha, porque agora eu sei mais do que se trata o livro, eu até pensei que poderia ser alguma estória sobre uma garota geek kkk'.
    Eu amo eventos de animes, já fui em alguns e estou tentando montar um cosplay para ir em outro.
    Amei a diagramação, e as cores usadas, realmente ficou muito bom!
    Acho que irei adicioná-lo a minha wish list!
    Até!

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou tão fã de animes, mas gostaria de ir aos eventos para conhecer ^^

      Excluir
  19. Li este livro todo quase no mesmo dia que comprei! Na verdade eu comprei mais pelo título e a capa, e acabei gostando muito! É interessante a forma como ela relaciona os fatos do dia a dia, as coisas que gostamos e também o feminismo. Adorei o blog! Já estou acompanhando. Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir