Resenha: Primeiro e Único

Título Original: The One and Only
Autora: Emily Giffin
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 446
Compre aqui

Nunca havia lido nada da autora Emily Giffin, apesar de já ter visto diversas capas dela por aí, não tinha nem ideia do que tratavam seus livros. Iniciei minha leitura de Primeiro e Único da mesma forma. Não li nenhuma resenha, nenhum a crítica, nem mesmo a sinopse atrás do livro. Gosto de me surpreender, tanto positiva como negativamente, sem nada influenciando a minha opinião. A capa do livro é um jogador de futebol americano, e logo percebi que seria um assunto esportivo, e fiquei entusiasmada, pois gosto destes enredos.

Shea é uma jovem adulta de 33 anos e mora em cidadezinha universitária, Walker, mora ao norte do Estado do Texas, EUA, e nunca saiu de lá. Se formou na universidade que leva o mesmo nome da cidade, e vive para ela até hoje, ou melhor, para o futebol americano, assim como todos os outros moradores da cidade. Porém, Shea levou sua paixão pelo esporte além. Formou-se jornalista, e trabalha na assessoria do time de futebol universitário da Walker. Shea sabe absolutamente tudo sobre futebol americano. Dados históricos, estatísticas de campeonatos, de cada jogador, perfil de cada time e de cada treinador. Ela é uma expert no assunto. Sempre sonhou em ser jornalista esportiva, mas a chance nunca apareceu, ou ela se acomodou o suficiente para nunca ir atrás.

"Tomei um gole de cerveja, depois olhei para o treinador. Olhei de verdade, tentando identificar a qualidade exata que  fazia diferente dos outros homens. Havia alguma coisa muito especial nele."

Lucy Carr, filha do lendário treinador da Walker Clive Carr, é melhor amiga de Shea desde sempre, e já no início do livro um golpe atinge a família dos Carr. A esposa do treinador, mãe de Lucy, Connie Carr, morreu e parece que ela era quem mantinha todos unidos. Lucy já é casada, e tem uma filhinha, mas tudo o que precisa neste momento é do carinho da amiga. Shea sempre frequentou  a casa dos Carr, e teve esta família como perfeita, quando a sua própria estava desmoronando. Sempre foi acolhida ali, e tratada como uma filha. 

Shea namora Miller um ex-jogador, atualmente professor de educação física, que não almeja muito na vida, mas faz Shea rir. A mãe de Shea e Lucy, concordam que Miller não é o cara certo para ela, e Shea já começava e se questionar quanto à isso. Ela começa a questionar tudo em sua vida, e tudo acaba mudando depois da morte de Connie, sua segunda mãe. Ela já não tem mais certeza de nada, e a ligação forte que sempre teve com o treinador Clive, se mostra ainda mais intensa.

"Quando chegou à mesa de bilhar, Ryan fez uma pausa dramática, abrindo os braços como se estivesse a espera de um abraço. Dei risada, e balancei a cabeça, sem querer parecer ansiosa demais."

Shea por fim decide terminar o relacionamento sem sal que tem com Miller, e pouco tempo depois começa a sair com o famoso jogador da liga profissional de futebol americano, Ryan James. Com Ryan tudo parece um conto de fadas, ele é lindo, rico, famoso, e parece profunda e verdadeiramente envolvido com Shea. Tudo corre bem, até que deixa de estar. Aos poucos, incertezas tomam conta de Shea, e ela não tem com quem contar. Quando ela acha que conhece uma pessoa, e parece que tudo vai dar certo, a vida prova que ela estava completamente errada, e lhe mostra um caminho completamente diferente.

Não vou contar mais nada sobre a história para não estragar a surpresa da história! A narrativa vai dando sinais do caminho que vai levar, e por vezes pensei: “não, ela está dando sinais, mas não é isso o que vai acontecer”, mas sim, é o que acontece. Isso me deixou um pouco chateada com a narrativa, queria ser mais surpreendida, mais desafiada. O tema é um pouco controverso, não me imagino agindo da mesma forma que Shea, mas entendo ela completamente.

Sobre a reação de Lucy (li algumas resenhas, após ler o livro, que detestaram a Lucy) eu achei totalmente plausível. Gente, se tudo aquilo tivesse acontecido comigo eu teria pirado também. Pirado mesmo, podem chamar de egoísmo ou o que for. Mas não sei se conseguiria absorver a ideia.

"Sinceramente, acho que não seria a pessoa que eu sou hoje se não fosse pela sua família. Devo à vocês a minha paixão por Walker e pelo futebol americano. Vocês são para mim o exemplo de bons pais, irmãos, cônjuges e amigos." 

A narrativa de Emily é muito boa, a única coisa que me deixou um pouco nervosa foram os excessos de informações detalhadas sobre futebol americano. Eu não sei nada sobre esse esporte, e achei um pouco chato esse monte de informação.

O final do livro me deixou satisfeita, para o rumo que a história tomou. A personagem da Shea eu achei um pouco passiva demais, aquele tipo de pessoa que não corre atrás do que quer, ou que não consegue definir o que quer. Esse tipo de personagem me agonia, mas ainda bem que ela tomou um rumo, e decidiu tomar as rédeas da sua vida.

Com relação ao livro no geral, posso dizer o seguinte: É uma ótima história para se passar o tempo. Algo que pode acontecer em famílias no geral, nada absurdo! Posso dizer que não entra para os meus preferidos do ano, mas não me arrependo de ter lido, e não consegui largar o livro até termina-lo. Para quem não leu, algumas das minhas colocações podem ter ficado sem pé nem cabeça, mas eu não queria contar mais detalhes sobre o livro, muito menos sobre o final! Para quem leu, gostaria muito de saber a sua opinião, sobre a resenha e sobre o livro!

Enjoy,
XO! 

24 comentários

  1. Gente, QUE LAY LINDO! Sofri aqui, preciso de um novo também ;---; o de vocês ficou demais!! amei <333
    Quanto ao livro, a capa me pareceu bem diferente da maioria dos livros dessa autora, assim como a maioria é bem baseada na vida real né, nada de absurdo, só algo no qual podemos nos identificar. Tenho um livro dela aqui, mas nunca tive muita curiosidade em prosseguir a leitura, talvez pelo tanto de conflitos que vão se desenrolando, meio casos de família kkkkk mas se dá pra passar o tempo então acho que vou arriscar também na leitura! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu achei a capa bem parecida com as que ela vem lançando mesmo, acho que a editora vem mantendo um padrão. ^^

      Excluir
  2. Oi Lily,
    Só li um livro dessa autora (uma prova de amor), e nao curti mto.
    Assim como vc, tbm achei mto previsível. A narrativa deixa mtas pistas sobre o que vai acontecer, então, fica dificil surpreender o leitor.
    Detesto protagonistas passivas. É umas das poucas coisas que me tira do sério, e chega um ponto que simplesmente nao consigo levar a sério.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, dá para perder a vontade de ler facilmente assim né?!

      Excluir
  3. É uma pena que não tenha gostado muito, eu ganhei esse livro mas aind não comecei a ler, mas espero gostar mais do que voce, e fiquei curiosa sobre o que ira acontecer no final

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esa autora, gostei da história, muitos personagens com personalidades diferentes, mas não me prendeu muito, mas valeu a dica, a resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili.
    Eu não me animei muito com esse lançamento porque essa ideia de ter futebol no enredo não me atraiu.
    E pelo visto não fiz uma escolha errada, não gosto de enredos previsíveis e rasos.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né Paty, ainda mais quando se estamos no Brasil, futebol americano aqui, é difícil vingar =/

      Excluir
  6. Heey!
    Não curti muito a premissa desse livro, mas pelo visto é legalzinho haha
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  7. Joi, li um outro livro dessa autora e praticamente odiei! Rs
    Acho q narrativa previsível e personagens passivos são a especialidade dela msm =/
    Tbm n sei nada sobre futebol americano, ia odiar essas descrições, rsrs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, a resenha é da Lili ^^ Pois bem, entendi teu ponto de visto. Uma pena, mas pelo que li dizem que este é o mais fraco dela!

      Excluir
  8. Nunca li nada dessa autora e esse também não um dos gêneros que mais me agradam. Acredito que não o leria. Porém, sua resenha ficou muito boa, você conseguiu passar a essência do livro, permitindo-nos compreender a história, mesmo sem a termos lido. Parabéns!
    Estou completamente apaixonada pelo seu layout e o nome Estante Diagonal, achei super criativo! E faz referência a Harry Potter que eu amo demais haha <3
    Abraços.

    http://madrugadadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm Fran! Nossa você pegou tudo direitinho, ainda mais sobre o o nome do blog sem precisar perguntar ♥ Muito amor por você!

      Excluir
  9. Olha eu ainda não li esse livro e estou bem curiosa para fazer a leitura.
    A Agatha leu e gostou. Mas eu ainda não sei o que dizer. Eu gostei bastante de tudo que você falou sobre o livro, embora tenha muito sobre a parte do futebol, mas mesmo assim quero tirar as minhas conclusões e espero poder gostar bastante, porque romance eu adoro. E mesmo se for um livro assim de boa para ser lido, com certeza é um gênero que vou gostar bastante!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-flora-hen.html

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Como você ainda não li nada da Emily mas tenho curiosidade, porém acho que esse não seria o primeiro livro que pegaria dela porque como você já li algumas resenhas falando sobre os detalhes do futebol que eu não entendo nadica de nada.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa.
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm ainda não li nada da autora Raquel, espero curtir quando isso acontecer ^^

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela resenha!
    Eu até comecei a leitura deste livro mas não me chamou tanta atenção.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Ah não combinemos, esse livro parece de gente sonsa (não quem lê, quem protagoniza) e pra mim um bom livro tem que nos instigar, surpreender e deixar um gostinho de quero mais. E esse pelo visto não é assim. Por isso, passo. Pena que você não curtiu muito também.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  13. Oi Lili, tudo bem?

    Eu só tenho lido resenhas que acham o livro ruim ou bem mais ou menos. Quando eu li a sinopse pensei que era um livro muito bom, mas pelo visto nem tanto. Não sei se vou querer ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Ana, acredito que este foi o livro mais fraco da autora! Bjs

      Excluir